CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

VIDANEWS - Operação da Polícia Civil apura irregularidade em licitação em Silvânia.

 

Informações veiculadas pela imprensa relatam que há uma diligência da Polícia Civil no Município de Silvânia, com o objetivo de apurar possível fraude em licitação para a execução de serviço de tapa-buraco pela Prefeitura.

A Polícia Civil do Estado de Goiás deflagrou nesta quarta-feira, 09/02, a operação denominada Apáte. Segundo informações da Rádio Rio Vermelho, o objetivo da mesma é apurar sobre possível fraude em licitação para a contratação do serviço de tapa-buraco pela Prefeitura de Silvânia, município distante a cerca de 70 km de Anápolis. As informações dão conta de que 75 policiais civis cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em Silvânia, Trindade e Goiatuba.Além disso, preliminarmente, tem-se informações sobre o bloqueio de bens e valores dos investigados, dentre outras medidas. A operação em Silvânia conta com apoio da Decarp, Polícia Científica, Core/GT3, Delegacia de Vianópolis e unidades da 3ª Regional da Polícia Civil, sediada em Anápolis. O delegado Leonardo Sanches, titular da DP de Silvânia, deverá repassar maiores detalhes sobre a operação em entrevista coletiva à imprensa.Até o fechamento da matéria, no site oficial nas redes sociais da Prefeitura de Silvânia, não havia ainda manifestação acerca da operação. O espaço fica aberto para os eventuais esclarecimentos.( Fonte Jornal Contexto Noticias Brasil GO)

VIDANEWS - Casal que usava fotos de bebê em golpes é preso em Anápolis.

 

Segundo a polícia, as fotos serviam para pedir doações para bebê que supostamente precisaria de uma cara cirurgia

Um casal de Itapaci foi preso em Anápolis na tarde desta quarta-feira (09) suspeito de aplicar golpes virtuais. De acordo com a Polícia Militar, um homem de 38 anos e a mulher de 41, utilizavam fotos de um bebê que precisa de cirurgia, para assim pedir doações nas redes. A corporação chegou ao casal após uma vítima registrar boletim de ocorrência, em Anápolis. Ela teria recebido mensagens do casal, relatando que uma criança chamada Miguel, precisava de cirurgia emergencial.Preso em AnápolisA vítima se sensibilizou com a história mas passou a desconfiar quando a família sempre apresentou recibos sem nexo da cirurgia. Ao investigar a veracidade do caso, o anapolino foi surpreendido ao encontrar amigos em Minas Gerais e que também teriam caído no golpe. A PM então abordou o casal durante uma busca de uma suposta cesta básica na Vila Jaiara. Em depoimento, o motorista do carro disse que recebeu R$ 450,00 do casal para trazê-los à Anápolis. “Chama atenção o fato de ser uma campanha fake e, na verdade, não existir criança alguma. Serve como alerta para que as pessoas não façam doação sem ter a certeza da procedência do caso”, explica Wanderley Alves, comandante do 28ª Batalhão de Polícia Militar.O casal confessou o crime e disse que uma outra pessoa estaria envolvida no golpe. Em depoimento, eles confessaram que a imagem era retirada na internet e que ainda gravavam vídeos para agradecer as vítimas pelas doações.Junto com o casal foram apreendidos 1 celular e 3 cartões de banco. O caso foi registrado na Central de Flagrantes e o casal deverá ser investigado por estelionato consumado.( Fonte Jornal Contexto Noticias Brasil GO)

VIDANEWS - Estados Unidos enviam jatos F-15 para país vizinho à Ucrânia.

 

Aeronaves estão em base aérea de Lask, na Polônia, Estado-membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O ministro da Defesa da Polônia, Maruisz Blaszczak, divulgou nesta quinta-feira (10) que caças F-15 dos Estados Unidos chegaram ao país em um reforço de tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no leste da Europa.As aeronaves estão na base aérea de Lask, no centro do país, que faz fronteira com a Ucrânia. O ministro Blaszczak não divulgou quantos caças foram enviados pelos EUA. De acordo com informações da Reuters, outros jatos americanos F-15 foram enviados para países aliados da região do mar Báltico, que banha nações como Alemanha, Dinamarca, Polônia e até a Rússia. Em 2 de fevereiro, os Estados Unidos anunciaram a realocação de 3.000 militares que estavam na Europa. As tropas foram direcionadas ao leste do continente, aproximando-se ainda mais da Rússia e da Ucrânia.Seguindo a premissa da Otan, todos os países signatários do tratado devem defender incondicionalmente os Estados-membros em situação de ataque de outras nações. Neste caso, como a Ucrânia não participa do acordo, os países não têm nenhuma obrigação de defender o território do presidente Volodymyr Zelensky. A Rússia teme que a Ucrânia entre na Otan e, assim, faça parte do tratado ocidental de defesa que reúne grandes potências como Alemanha, Canadá e França, além dos Estados Unidos. Uma das exigências do presidente Vladimir Putin para uma desescalada da tensão, inclusive, é a garantia de que ucranianos não entrarão na Aliança Atlântica.Autoridades americanas acreditam que Putin ainda não se decidiu sobre uma possível invasão da Ucrânia. Em contrapartida, o presidente russo continua enviando tropas para a fronteira entre os países, aumentando a tensão e a especulação sobre o início de uma guerra.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Google violou lei antimonopólio na Rússia, dizem autoridades.

 

Empresa terá que pagar multa por não ter normas claras para criar, suspender, bloquear contas e administrar conteúdos.

O serviço antimonopólio russo (FAS) determinou nesta quinta-feira (10) que o gigante americano Google, sob crescente pressão por parte de Moscou, infringiu a lei ao bloquear e eliminar de forma "opaca" contas em seu serviço de vídeos YouTube.O serviço antimonopólio russo informou em sua conta do Telegram ter considerado que "as normas para criar, suspender, bloquear contas e administrar o conteúdo dos usuários no YouTube são opacas, tendenciosas e imprevisíveis"."Isso gera bloqueios e eliminações repentinas de contas de usuários sem advertência nem justificativa", acrescentou o FAS, ao explicar que essa situação "prejudica os interesses dos usuários e limita a concorrência nos mercados relacionados".A Google deverá agora pagar uma multa cujo valor ainda não foi estabelecido, segundo a mesma fonte.Um representante da Google declarou à agência de notícias estatal russa Ria Novosti que a empresa americana esperava o "texto integral da decisão para analisá-la".A Rússia condenou em dezembro Google e Meta, a empresa matriz do Facebook, a multas recordes por não terem eliminado centenas de conteúdos "proibidos" no país. Nos últimos anos, as autoridades russas reforçaram o controle sobre a internet, o último espaço em que as vozes críticas ao Kremlin podem se expressar ainda com relativa liberdade, e têm deixado os gigantes digitais sob uma crescente pressão.Além de tomarem procedimentos judiciais e aplicarem multas, as autoridades ameaçaram prender funcionários da Apple e da Google na Rússia se eles não cooperarem, segundo fontes desses grupos.As autoridades russas podem também deixar os serviços lentos ou bloqueá-los.( Fonte R 7 Noticias Internacional

VIDANEWS - Chanceler russo garante que tropas voltarão às bases após a realização de manobras em Belarus.

 

Sergey Lavrov classificou como 'drama' a reação dos países ocidentais às movimentações militares do governo da Rússia.

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, garantiu nesta quinta-feira (10) que as tropas do país voltarão às bases após os exercícios militares conjuntos em Belarus, algo que, segundo ele, não ocorre com a alocação de efetivo e de armamento aliado na Europa Oriental."Depois das manobras, as tropas voltam para seus quartéis, o que é habitual. No que se refere a duração, é um direito soberano de cada governo", disse o chanceler, em entrevista coletiva realizada logo após reunião com a ministra de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss. Lavrov classificou como "drama", que cada dia parece mais uma "comédia", a reação ocidental às manobras da Rússia que começaram nesta quinta-feira, em diversos polígonos militares bielorrussos, alguns próximos da fronteira com a Ucrânia."Dentro de algum tempo, os países ocidentais saberão que os exercícios terminaram e que as tropas retornaram ao território russo. Então, haverá um grande ruído para demonstrar que o Ocidente conseguiu uma desescalada da Rússia, o que, na verdade, é vender fumaça", garantiu o chanceler. Segundo Lavrov, acontecerá algo diferente de quando Estados Unidos, Reino Unido e Canadá empregam efetivos nos países bálticos e outros banhados pelo mar Negro. "Essas tropas e armamentos, de uma maneira geral, nunca voltam para casa", afirmou.Desde o primeiro momento, tanto a Rússia quanto as autoridades de Belarus garantem que os milhares de soldados russos deslocados para o país vizinho para as manobras, retornarão no fim das atividades, previsto para 20 de fevereiro.Moscou e Minsk defenderam a "transparência das manobras conjuntas, que garantem não ultrapassar os limites contemplados pelos acordos internacionais, ao mesmo tempo em que acusam a Otan de mais que dobrar os exercícios no ano passado e de ampliar a presença militar nos arredores das fronteiras russa e bielorrussa.No primeiro dia de exercício, os aviões Su-25SM, que têm base habitual no Extremo Oriente, participaram na eliminação de alvos hipotéticos blindados de um inimigo em terra.As aeronaves estão atuando na região bielorrussa de Brest, fronteiriça com Rússia e Ucrânia, enquanto caças de quarta geração Su-35 participam de atividades em outros polígonos militares de Belarus.Durante as manobras, a maior movimentação de tropas na antiga república soviética desde a Guerra Fria, segundo o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, são ensaiadas operações de defesa contra uma agressão exterior e também ações de combate ao terrorismo.A Casa Branca denunciou que a Rússia enviou 5 mil militares para a fronteira entre Ucrânia e Belarus e que o número pode subir até chegar a 30 mil.A movimentação incluiria o envio dos mísseis táticos Iskander, que, segundo os militares russos, são capazes de superar o escudo antimísseis americano, embora o Ministério da Defesa do governo presidido por Vladimir Putin não tenha confirmado a informação.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Chanceleres da Rússia e do Reino Unido trocam farpas após encontro.

 

Britânica desafiou Lavrov ao dizer que o acúmulo de tropas e armamentos na fronteiras com a Ucrânia não ameaça ninguém.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia acusou sua colega britânica nesta quinta-feira (10) de arrogância e de se recusar a ouvir, em um encontro tenso que destacou o abismo entre eles sobre a crise na Ucrânia."Estou honestamente desapontado que o que temos é uma conversa entre um mudo e um surdo... Nossas explicações mais detalhadas caíram em terreno despreparado", disse Sergei Lavrov em entrevista coletiva conjunta com a britânica Liz Truss. "Eles dizem que a Rússia está esperando até que o solo congele como uma pedra para que seus tanques possam cruzar facilmente o território ucraniano. Acho que o terreno estava assim hoje com nossos colegas britânicos."Truss desafiou Lavrov diretamente por sua afirmação de que a Rússia não está ameaçando ninguém com o acúmulo de tropas e armamentos perto das fronteiras com a Ucrânia. "Não vejo outra razão para ter 100.000 soldados estacionados na fronteira além de ameaçar a Ucrânia. E se a Rússia leva a diplomacia a sério, eles precisam remover essas tropas e desistir das ameaças", disse ela. A Rússia apresentou ao Ocidente uma série de exigências para garantir a segurança, reclamando que se sente ameaçada pelas repetidas ondas de ampliação da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pela recusa da aliança em descartar a adesão de sua vizinha Ucrânia, uma ex-República soviética."Ninguém está minando a segurança da Rússia --isso simplesmente não é verdade", disse Truss, acrescentando que era "perfeitamente apropriado" que a Ucrânia se defendesse e buscasse alianças.( Fonte R 7 Noticias Internacinal)

VIDANEWS - Ex-PM é executado com tiro no rosto no Entorno do DF .

 

Quando socorro chegou ao local, homem já estava sem vida. Suspeitos, que atiraram de moto, estão foragidos.

Um homem de 35 anos foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (9), no Entorno do Distrito Federal, dentro do comércio onde trabalhava. Testemunhas do homicídio registraram a agonia da vítima com câmeras de celular.O caso ocorreu no Jardim Céu Azul, bairro do município de Valparaíso de Goiás. Clebert da Silva Costa estava dentro da concessionária quando duas pessoas chegaram ao local em uma motocicleta e dispararam contra ele. Em seguida, os dois suspeitos fugiram. Imagens de câmeras de segurança flagraram a dupla em uma das avenidas da cidade, e o material será analisado pela Polícia Civil de Goiás. O ataque gerou grande comoção entre os transeuntes e comerciantes de lojas vizinhas, que, em desespero, também filmaram o ex-policial ferido.Sentado em uma cadeira, ele esperou pelo socorro. No entanto, quando o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás chegou ao local do crime, Clebert estava com as pupilas dilatadas e sem sinais vitais. A vítima chegou a trabalhar no Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual, da Polícia Militar de Goiás, e também na Força Nacional, mas deixou a corporação. Aguarde mais informações.( Fonte R 7 Nticias Brasil)

VIDANEWS - Senado aprova recursos para perícias do INSS até o fim de 2024.

 

No ano passado, peritos médicos ficaram até nove meses sem receber; projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (9), o projeto de lei 4.491/2021, que garante recursos para a realização de perícias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) até o fim de 2024. O projeto segue agora para análise da Câmara dos DeputadosO objetivo da proposta é evitar o colapso dessas perícias, que são necessárias nos processos judiciais que envolvem benefícios por incapacidade. No ano passado, os peritos médicos da Justiça chegaram a ficar até nove meses sem receber. Isso aconteceu porque a lei 13.876, de 2019, só garantia dois anos de custeio pela União dos horonários periciais nas ações do INSS. Com o fim desse prazo, vários processos suspenderam as perícias médicas.De acordo com o autor do projeto, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), diversos processos de natureza previdenciária e assistencial estão parados. "Isso submete o cidadão em frágil estado jurídico e social ao atraso e mora no exercício de seus direitos sociais", disse. O relator da proposta, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), acatou algumas mudanças a serem feitas no texto, que foram apresentadas pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES). A nova versão, com ajustes de referências legais e técnica legislativa, será avaliada pela Câmara dos Deputados. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Foragidos da justiça são presos durante fiscalização na BR-020.

 

Os suspeitos tinham mandados de prisão em aberto por porte ilegal de arma, corrupção de menores e receptação .

Dois homens foragidos da Justiça foram presos na tarde desta quarta-feira (9), na BR-020, em Planaltina, no Distrito Federal. A primeira prisão foi realizada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) quando um dos homens andava de bicicleta na pista. O segundo suspeito foi detido após ser abordado em um ônibus interestadual que seguia para o Piauí. Os homens não tinham vinculação um com o outro, segundo a PRF. Os mandados de prisão foram expedidos na Paraíba e em Pernambuco. Segundo a corporação, o ciclista, de 24 anos, foi abordado durante uma fiscalização de rotina, e através de uma consulta no sistema, foi encontrado um mandado de prisão em aberto expedido na Paraíba. Ele é suspeito dos crimes de roubo, porte ilegal de arma e corrupção de menores. Ele foi preso em flagrante.O segundo suspeito, um homem de 40 anos, foi preso durante uma fiscalização em um ônibus. Ele seguia viagem em um veículo nterestadual com destino ao Piauí. Na verificação dos documentos, os agentes encontraram um mandado de prisão expedido em Pernambuco, em 2018, por receptação.A dupla foi encaminhada para 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina).( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

VIDANEWS - Homem é preso por furto horas depois de ser liberado de prisão.

 

Suspeito furtou cabos de energia na noite de terça, foi liberado em audiência na manhã seguinte e voltou a ser preso horas depois.

A Polícia Militar prendeu um homem pela segunda vez em menos de 24 horas pelo mesmo crime, no Distrito Federal. O suspeito havia sido detido na noite de terça-feira (8), mas acabou sendo liberado após audiência de custódia na manhã do dia seguinte. Horas depois, na noite de quarta-feira (9), ele voltou a cometer o mesmo crime e, mais uma vez, acabou sendo preso.O segundo caso aconteceu na 709 Norte. Durante a abordagem, o homem chegou a apresentar o alvará de soltura aos militares. O furto foi praticado por duas pessoas, mas, durante a abordagem, uma delas acabou fugindo. Segundo a Polícia Militar, o suspeito abordado carregava uma carcaça metálica, alguns fios e um aparelho de ar-condicionado.O homem confessou ainda que os objetos furtados de uma loja comercial da W3 Norte seriam vendidos. O suspeito foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), onde foi autuado novamente por furto.( Fonte R 7 Noticias Brasil) *Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

VIDANEWS - Ex-policial stalker tenta se matar em presídio feminino no DF.

 

Rafaela Ferreira foi encontrada com corda no pescoçona cela; ela foi atendida pela equipe de saúde e foi medicada, diz Seape.

A ex-policial penal Rafaela Luciane Motta Ferreira, 40 anos, presa por perseguir ex-companheiros no Distrito Federal, tentou se matar dentro de sua cela, na Colmeia (Penitenciária Feminina do DF), na quarta-feira da semana passada (2). Agentes penais encontraram a detenta com uma corda artesanal amarrada no pescoço. A Seape (Secretaria de Assuntos Penitenciários) informou que Rafaela foi imediatamente atendida pela equipe de saúde do presídio. Ela foi medicada e recebeu atendimento psicológico. Em seguida, foiEm novembro do ano passado, a ex-policial penal foi presa após perseguir o ex-namorado, furar os pneus do carro dele e golpeá-lo com um canivete. Durante a madrugada, foi ao estacionamento do prédio do homem disfarçada com um capuz. Ela correu ao ser avistada, e teve início a perseguição. Alcançada, a agente deu três golpes com canivete no ex-namorado, dois nas costas e um no peito. Essa não foi a primeira vez que ela foi encarcerada. Em agosto, Rafaela cumpriu pena pelo crime de stalking contra a mesma vítima.  Ela furou todos os pneus do carro dele. Em processo na Justiça do DF, há relatos de que o ex-namorado chegou a receber 98 ligações da mulher no mesmo dia, com diversas ameaças. Em entrevista à Record TV, na época, o ex de Rafaela, o personal trainer Gustavo Rodrigues da Silva, falou sobre o caso. "Quando você está dentro do relacionamento, acha que consegue contornar e ajudar", comentou Gustavo. Ele conta que conheceu a ex-policial em dezembro de 2019 por meio de um aplicativo de namoro e que os dois começaram a se relacionar em janeiro de 2020. Mas não demorou muito para que ela revelasse um comportamento descontrolado e agressivo, sobretudo quando era contrariada, segundo o ex-namorado. Ela também ameaçou alunos e a irmã de Gustavo.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Para quarta dose, Anvisa incentiva desenvolvimento de novas vacinas.

 

A agência enfatizou os benefícios das doses de reforço e reiterou que os imunizantes atuais oferecem proteção contra casos graves.

Em meio à discussão sobre a necessidade de uma quarta dose contra a Covid-19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu, nesta quinta-feira (10), um posicionamento no qual sugere o desenvolvimento de novas vacinas com outras abordagens tecnológicas. É decisão do Ministério da Saúde incorporar ou não uma quarta aplicação das vacinas já incorporadas ao PNI (Programa Nacional de Imunização). "Os reguladores globais incentivam a comunidade científica internacional e os desenvolvedores de vacinas a procurar abordagens alternativas às vacinas monovalentes", pontuou a Anvisa, por meio de nota oficial. "Na visão dos reguladores, as empresas devem explorar a viabilidade de desenvolver vacinas variantes bivalentes ou multivalentes, para determinar se elas oferecem vantagens às vacinas monovalentes", destacou. A dose de reforço ao esquema primário é defendida pela reguladora. "Está se tornando cada vez mais claro que uma dose de reforço da vacina é necessária para estender a proteção contra as formas graves da doença."Sem opinar pela inclusão de uma quarta dose no Brasil, a Anvisa apenas destacou que as atuais vacinas aprovadas pela agência, na forma de registro ou uso emergencial, oferecem "proteção considerável contra hospitalização e óbitos causados pela infecção contra a variante Ômicron."A reguladora pondera que uma estratégia a longo prazo, como a que prevê aplicações periódicas, é uma discussão global e que "exigirá coordenação entre os tomadores de decisão em saúde pública em todos os níveis". Por enquanto, o Ministério da Saúde descarta a inclusão de uma quarta dose, mas é possível que a aplicação seja a "dose de 2022" do imunizante. O tema é motivo de debate na Secovid (Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19) e o objetivo da pasta, segundo o ministro Marcelo Queiroga, é "garantir que todas as doses necessárias que sejam recomendadas pelos técnicos sejam disponibilizadas para a população brasileira". Na contramão, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o estado implementará a estratégia de mais uma dose, independentemente do que decidir o Ministério da Saúde, mas que o início das aplicações não seria imediato. Queiroga avaliou a novidade como mais uma interferência à decisões que estão no escopo federal, mas disse não temer um movimento coordenado neste sentido por parte de outros governadores, já que cabe ao governo federal distribuir novas doses. Na avaliação de Queiroga, a discussão de mais uma dose é precipitada e é preciso se concentrar em imunizar as pessoas com a dose de reforço. A cobertura vacinal da terceira dose está em 30% do público apto a receber os imunizantes.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - 'Vai acontecer algo que vai nos salvar no Brasil', diz Bolsonaro.

 

Fala do presidente em conversa com apoiadores também teve críticas ao Judiciário e mencionou ditaduras de Cuba e Venezuela.

Em conversa com apoiadores na manhã desta quinta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro disse que "nos próximos dias, vai acontecer algo que vai nos salvar no Brasil". A declaração foi dada pelo presidente após ele fazer críticas ao Judiciário e cita as "ditaduras" de Cuba e Venezuela. "Qual a diferença de uma ditadura feita pelas armas, como a gente vê em Cuba, Venezuela, em outros países, e uma ditadura que vem pelas canetas? Qual a diferença? Nenhuma. Vocês sabem que isso está acontecendo no Brasil. Acredito em Deus, mas nos próximos dias vai acontecer algo que vai nos salvar no Brasil. Tenho certeza disso", disse o presidente. A fala foi proferida depois que um apoiador disse que faria uma oração para que Bolsonaro se curasse de sua obstrução intestinal. O cidadão citou a facada levada pelo presidente em 6 de setembro de 2018, em Juiz de Fora, em Minas Gerais, durante campanha eleitoral.No ano passado, a Polícia Federal reabriu as investigações sobre o ataque, para identificar quem financiou a defesa do autor da agressão, Adélio Bispo de Oliveira. A diligência foi retomada após decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - 'Ansiedade' pela quarta dose da vacina não ajuda, afirma Queiroga.

 

Ministro diz que é preciso avançar na aplicação de reforço e que ainda não há evidência científica sobre necessidade de dose extra.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (10) que a expectativa e a cobrança da adoção da quarta dose da vacina contra a Covid-19 não auxiliam no combate à pandemia. Segundo ele, essa aplicação entrará no rol de medidas contra o coronavírus quando a área técnica da pasta reunir evidências de que é necessária para que as pessoas estejam mais protegidas da doença. “Essa ansiedade em querer aplicar a quarta dose sem evidência científica também não ajuda no enfrentamento da pandemia. É fundamental avançar a dose de reforço, eu tenho dito e reitero”, declarou. Segundo o ministro, o comitê técnico que apoia a Secovid (Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19) está analisando a aplicação da quarta dose na população com 18 anos ou mais e vai orientar sobre a adoção da medida no momento em que houver indicação de especialistas. O Ministério da Saúde não tem compromisso com a adoção de doses de vacina quando isso "for em desconformidade com o que foi decidido pela área técnica”, disse. Na última segunda-feira (7), o ministro declarou que o Brasil não deverá aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 por enquanto. Ele usou como argumento um parecer do grupo técnico da Secovid que afirma que a "dose de 2022" ainda não seria recomendada. "A secretária Rosana [Leite de Melo, secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde] conversou comigo na sexta-feira passada e disse que o grupo técnico, neste momento, não avalia aplicar a quarta dose. Mas na prática seria a dose de 2022." Queiroga prosseguiu dizendo que o ministério deve trabalhar para que a campanha de imunização chegue a todos os públicos aptos a receber as vacinas. "O que nós temos são doses, para garantir que todas as doses necessárias que sejam recomendadas pelos técnicos sejam disponibilizadas para a população brasileira." São Paulo Sobre o Governo de São Paulo ter anunciado que poderá aplicar a quarta dose, Queiroga disse que o estado não terá garantia da pasta de que receberá os imunizantes. “Primeiro, não tem evidência científica nem base técnica para fazê-lo no momento. Em segundo lugar, quando se faz em dissonância com o que o Ministério da Saúde recomenda, nós não temos compromisso de entregar doses.” Nesta quarta-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria, declarou que considera conceder a quarta dose, mas que a aplicação não será adotada neste momento. "Não afirmamos que a quarta dose seria aplicada imediatamente. Considerar não significa aplicar, principalmente aplicação imediata. Vacinamos a população todos os anos. Não houve nenhuma afirmativa que será aplicada no curto prazo", disse. Doria havia dito que poderia adotar a aplicação extra mesmo sem o aval do governo federal. Com as vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os entes federados têm autonomia para realizar aplicações. Após as declarações de Doria, Queiroga afirmou que quem tem feito a compra e distribuição dos imunizantes é o Ministério da Saúde e que as doses são entregues conforme decisões de natureza técnica. "O governador de São Paulo e outros chefes do Executivo, sejam de estados ou municípios, muitas vezes interferem no processo decisório a respeito da imunização. Às vezes são interferências oportunas, mas essas questões devem ser discutidas no âmbito do Ministério da Saúde, que é quem lidera esse processo e tem a obrigação de garantir aos brasileiros esse direito", afirmou Queiroga. Reforço O ministro Marcelo Queiroga disse que a cobertura vacinal da terceira dose está em 30% do público apto a receber os imunizantes. Esse número precisa ser ampliado, afirmou o chefe da pasta, que voltou a garantir que há vacinas disponíveis e que é necessário convencer a população sobre sua importância.“Já temos doses suficientes. Há mais de 70 milhões de doses com estados e municípios. Têm que ser aplicadas como dose de reforço. Essa é a nossa orientação, que temos dado de maneira reiterada”, declarou.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...