CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 26 de abril de 2021

VIDA NEWS- JOGADORES DENUNCIAM VITIMAS DE RACISMO

 

Jogadores denunciam que foram vítimas de racismo por presidente do time adversário no jogo em Goiás.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra briga generalizada entre as duas equipes. Profissional apontado como autor das ofensas nega as acusações. Atletas registraram um boletim de ocorrências. Três jogadores denunciam que foram vítimas de ataques racistas durante um campeonato de futebol em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Um dos atletas conta que o presidente do time adversário se referia a ele como “macaco, saci e neguinho safado”. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga generalizada entre as duas equipes após o final da partida (veja acima). Um boletim de ocorrências foi registrado. “É uma coisa que machuca muito. Em pleno século XXI estar acontecendo discriminação racial. A gente espera que isso acabe logo”, disse o jogador Breno de Oliveira Gonçalves, de 19 anos. O jogo, válido pelo torneio Goiânia Cup Sub-20, aconteceu na manhã do último sábado (24), entre equipes sub-20 da Associação Atlética Anapolina e da Associação Atlética Flugoiania de Futebol. O presidente do FluGoiânia, Cleib Moraes, apontado pelos jogadores como autor das ofensas, afirmou que “jamais” xingou os atletas da equipe adversária. O G1 não conseguiu contato com o responsável pelo campeonato para saber se alguma medida será tomada. O FluGoiânia publicou em uma rede social que repudia qualquer atitude racista ou discriminatória ocorrida dentro ou fora de campo e negou que qualquer integrante da equipe tenha cometido atos racistas. “Na tentativa de se furtar ou de inverter os fatos a Associação Atlética Anapolina formulou esta acusação caluniosa a respeito dos atletas e comissão técnica”. Em súmula, o árbitro da partida justificou que, após o jogo, um atleta da Anapolina começou a agredir vários atletas da equipe adversária com a alegação de que ele teria sido vítima de racismo. No entanto, relatou que a equipe de arbitragem não conseguiu identificar o autor dos xingamentos e finalizou afirmando que foi informado que Cleib Moraes, presidente do FluGoiânia, xingou um atleta da Anapolina de “Saci”. Guilherme Vasconcelos, supervisor de futebol da Anapolina, disse que os atletas ficaram bastante chateados com os xingamentos e que a briga começou depois que os atletas foram tirar satisfação sobre as ofensas. “Ele começou a xingar os jogadores durante o jogo e depois também. Quando eu questionei ele sobre os xingamentos, ele falou na minha cara que xingou mesmo, que chamou os meninos de macaco, de saci, mas que não era racista”, contou.O profissional afirmou ainda que registrou o caso junto à Polícia Civil, que ficará responsável por investigar o caso.(Fonte Portal Forte News )

 

VIDA NEWS- ADVOGADA PRESSA SUPEITA DE CORRUPÇÃO

 

Advogada é presa suspeita de participar de esquema de corrupção na cadeia de Valparaíso de Goiás.

Segundo a polícia, Alessandra da Costa Warren estava recebendo vantagens para favorecer detentos que cumprem pena na unidade prisional do município. OAB informou que acompanha o caso. Uma advogada foi presa suspeita de participar de um esquema de corrupção na cadeia de Valparaíso de Goiás, no entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, Alessandra da Costa Warren estava recebendo vantagens para favorecer detentos que cumprem pena na unidade prisional do município. O G1 não conseguiu localizar a defesa da advogada até a última atualização desta reportagem. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) informou que foi comunicada, por meio de sua Comissão de Direito e Prerrogativas (CDP), sobre a prisão da profissional. Disse ainda que a “subseção acompanhou o cumprimento do mandado e garantiu os direitos da advogada, conforme previsto pela lei". A advogada foi presa na noite da última sexta-feira (23). De acordo com a Polícia Civil, a corporação foi responsável apenas pelo cumprimento do mandado de prisão, sendo que as investigações sobre o caso foram conduzidas pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). O G1 solicitou ao MP-GO mais informações sobre as investigações, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem. Já o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) informou que o caso corre em segredo de Justiça.Ainda segundo a Polícia Civil, após ser presa, a advogada foi encaminhada ao presídio feminino de Luziânia, onde permanece à disposição do Poder Judiciário. (Fonte Portal Forte News )

VIDA NEWS- FILIPNAS NAVIOS CHINESES EM SEU TERRITÓRIO

 

Filipinas veem navios chineses em seu território como ‘desrespeito flagrante’.

Governo fez mais dois protestos diplomáticos após nova incursão de 165 navios chineses nas águas territoriais.

As Filipinas registraram mais dois protestos diplomáticos contra a China depois que autoridades marítimas detectaram 165 embarcações chinesas na Zona Econômica Exclusiva das águas territoriais de Manila, na última sexta (23). As embarcações teriam entrado na região desde a última terça (20). Em comunicado, o departamento filipino de Relações Exteriores classificou a invasão como um “desrespeito flagrante ao compromisso de Beijing de promover a paz e estabilidade da região”, registrou a agência catari Al-Jazeera. Conforme o texto, as embarcações incluem navios pesqueiros, guarda costeira e uma milícia marítima da China. Os navios já estariam dentro dos limites da ilha Pag-asa e dos recifes Thomas e Scarborough Shoal. “A presença dessas embarcações infringe de forma flagrante a soberania, os direitos e a jurisdição das Filipinas”, diz o documento.Harry Roque, porta-voz do presidente Rodrigo Duterte, também alertou que a presença chinesa pode “desencadear hostilidades indesejadas”. Duterte, que mantém laços estreitos com Beijing, afirmou que não pretende alimentar tensões e busca um acordo conjunto com o governo chinês. Início das incursões Centenas de navios da China começaram a aparecer na ZEE filipina, em área próxima ao recife de Whitsun, no início de março. Um decisão internacional de 2016 invalidou as reivindicações de Beijing sobre o território. Apesar dos apelos de Manila para a saída desses navios, Beijing insistiu que os navios de pesca apenas se protegem contra o mau tempo e têm permissão para estar lá com base em “direitos históricos”. O país reivindica quase todo o Mar da China Meridional – incursão que o Tribunal de Haia já definiu como ilegal. Além das Filipinas, o avanço chinês sobre o Mar da China Meridional preocupa outros países do sudeste asiático, como Malásia, Brunei e Vietnã. Beijing já implantou plataformas de vigilância para além de seus limites marítimos. O governo chinês não se manifestou sobre as novas incursões..( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- DIPLOMACIA DE CONFRONTO CHINESA

 

Diplomacia de confronto chinesa já atinge mais emergentes, diz analista.

Países que recebem financiamento têm optado por “autocensura” para não serem alvo de represálias públicas.

A política de confronto dos diplomatas chineses nas redes sociais ou em declarações públicas a respeito de outros países, sobretudo ocidentais, já tem como consequência uma espécie de autocensura de nações que dependem de investimento ou financiamento da China.A avaliação é da pesquisadora francesa Nadège Rolland, do Escritório Nacional de Pesquisa sobre a Ásia em Washington (EUA).Rolland define como “bullying seletivo” a recente tática chinesa de responder de forma contundente a eventuais críticas feitas pela comunidade internacional e alerta que os países emergentes ou em desenvolvimento serão os mais afetados por esse tipo de diplomacia. “Quanto mais assimétrico o relacionamento, maior a pressão possível”, afirma. A resposta inflamada às críticas é parte da chamada diplomacia chinesa “wolf warrior” (lobo guerreiro, em inglês), que ganhou tração sobretudo desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020. Essa política foi batizada em referência ao filme chinês homônimo, no qual um policial defende a honra nacional salvando seus concidadãos de ameaças impostas pelo Ocidente.O objetivo da chancelaria chinesa, na avaliação da pesquisadora, seria duplo. Para os diplomatas, “provar seu patriotismo, portanto melhorando suas credenciais nacionalistas em casa”. Já internamente, o confronto direto com potências estrangeiras seria “forma de aprimorar a legitimidade [do Partido Comunista Chinês] em face de um crescimento econômico mais modesto” nos últimos anos.Rolland é especialista em assuntos políticos e de segurança, foi assessora do Ministério da Defesa da França e hoje pesquisa as principais estratégias de expansão da esfera de influência chinesa em todo o mundo. Veja na íntegra sua conversa com A Referência.O que está por trás da chamada diplomacia chinesa de “wolf warrior”, levando em conta a estratégia de longo prazo de política externa da China? A chamada “diplomacia wolf warrior”, cujo nome surge de um filme de ação, apareceu há menos de dois anos. Tornou-se especialmente proeminente a partir de 2020, quando diplomatas chineses passam a usar mais a mídia, seja em plataformas como o Twitter ou em entrevistas na imprensa tradicional, para lançar ataques virulentos contra indivíduos ou países específicos. Em janeiro de 2020, por exemplo, o embaixador chinês na Suécia disse em uma entrevista na TV que “tratamos nossos amigos como um bom vinho, mas, para nossos inimigos, temos tiros”. Há apenas algumas semanas, a conta oficial da embaixada chinesa na França insultou um pesquisador francês, chamando-o de “bandidinho pequeno” porque ele havia defendido uma visita planejada de legisladores franceses a Taiwan. Contas oficiais chinesas no Twitter também têm sido usadas para espalhar teorias da conspiração sobre a origem do novo coronavírus. O que leva a essas manifestações públicas? As reações “wolf warrior” mais virulentas em geral são desencadeadas por comentários estrangeiros sobre políticas da China em Hong Kong, Tibet, Xinjiang ou Taiwan, consideradas interesse nacional fundamental, ou em qualquer coisa que possa questionar o Partido Comunista chinês em sua envergadura moral ou em sua performance, como a origem da pandemia. É o caso da atual disputa entre a Austrália e a China, para citar um exemplo recente? Sim. A China decidiu impor sanções econômicas unilaterais na Austrália, aumentando as tarifas de importações de alimentos e minério de ferro vindos do país, depois que Camberra pediu uma investigação internacional independente a respeito das origens do surto que iniciou a pandemia. Em uma entrevista, o embaixador da China na Austrália respondeu então que “por que devemos consumir vinho australiano? Comer carne australiana?”. Algumas semanas depois, foram anunciadas tarifas de mais de 200% no vinho australiano, além de uma lista de 14 exigências para que Camberra “consertasse seu relacionamento” com Beijing. Qual o objetivo do governo chinês ao permitir esses comentários públicos? Seria uma tática para consumo interno do público chinês? Muitas das plataformas de mídias sociais usadas por esses diplomatas, como Twitter e Facebook, não são permitidas na China, logo o público interno não tem acesso a elas. A audiência não é a população chinesa, mas duas outras. A primeira é o PC em si: ao mostrar uma postura combativa, os diplomatas chineses provam seu patriotismo, portanto melhorando suas credenciais nacionalistas em casa. Vale observar que o nacionalismo tem sido usado de forma consistente como um substituto para a erosão dos ideais comunistas desde o início dos anos 1990. Mas, desde 2008, essa tática passou a ser usada como forma de aprimorar a legitimidade do governo em face de um crescimento econômico mais modesto. Também enviam um sinal ao exterior de que a China é forte, não aceitará sermão de nenhum outro país e isso é o que acontece quando essas outras nações não respeitam essa diretriz. Qual é a consequência mais evidente dessas investidas? Esse “bullying seletivo” cria uma espécie de autocensura também entre países que não são alvos diretamente: se não quiserem ser os próximos nessa lista de abuso verbal ou coerção econômica, terão de acomodar os desejos da China ou receber as consequências. Há uma expressão chinesa que descreve essa tática: “matar um frango para assustar os macacos”. Veremos táticas similares contra outros países ocidentais, como os EUA ou membros da UE (União Europeia)? Medidas econômicas coercitivas estão entre as favoritas de Beijing há pelo menos uma década, desde a imposição de bloqueios no envio de minerais de terras-raras ao Japão em 2010 ou boicotes à Coreia do Sul com a instalação do sistema de defesa de mísseis Thaad, apoiado pelos EUA, em 2017. Essa tática continuará a ser uma importante ferramenta para Beijing, sobretudo à medida em que as assimetrias econômicas deem ao país um maior poder de barganha política. À medida em que cresce o poder da China, os países ocidentais não serão as únicas vítimas da agressividade chinesa. Quanto mais assimétrico o relacionamento, maior a pressão possível. Países emergentes e em desenvolvimento estarão cada vez mais suscetíveis às pressões da diplomacia chinesa no futuro, com menor margem de manobra para evitar possíveis impactos.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

 

VIDA NEWS- MOÇAMBIQUE MAIS DE 950 MIL PESSOAS ENTRENTAM FOME

 

ONU: Mais de 950 mil pessoas enfrentam fome severa no norte de Moçambique.

Agência pretende apoiar 750 mil deslocados nas comunidades de acolhimento; crianças são mais afetadas.

Programa Mundial de Alimentos disse que a crise na província de Cabo Delgado, em Moçambique, está se agravando, à medida que milhares de pessoas fogem da violência e estão à beira da fome.   O conflito entre tropas do governo e extremistas agravou a insegurança alimentar no norte do país, onde mais de 950 mil pessoas passam fome severa.  O PMA aumentou sua resposta e deve apoiar 750 mil deslocados internos e membros das comunidades de acolhimento em Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia. Os ataques de 24 de março, na cidade de Palma, afetaram 50 mil pessoas. Muitos fugiram para Pemba, a capital da província, enfrentando jornadas perigosas em mares revoltos.  . O PMA diz que atua sem parar para garantir o acesso aos mais necessitados. A agência usa barcos para chegar a áreas remotas, nas ilhas costeiras vizinhas. Em comunicado, a diretora nacional do PMA no país, Antonella Daprile, disse que “as pessoas se espalharam em muitas direções diferentes desde os recentes ataques.” Segundo ela, “os sobreviventes ficam traumatizados” ao serem obrigados a fugir somente com a roupa do corpo. Muitas famílias foram separadas. Ela contou o caso de uma jovem mãe, que caminhando com as duas filhas por três dias sem comida ou água e sem saber se a família tinha escapado com vida. Chuvas  Na última semana, a região foi afetada por fortes chuvas, agravando a situação.  O PMA lembra que a temporada de ciclones continua sendo uma ameaça. As crianças são as mais afetadas pela insegurança alimentar, com um aumento preocupante da desnutrição. Segundo uma pesquisa recente do PMA com o Unicef (Fundo da ONU para a Infância), quase 21% das crianças deslocadas com menos de 5 anos e 18% das crianças nas comunidades de acolhimento estão abaixo do peso. Ao mesmo tempo, as taxas de desnutrição crônica, que tem consequências ao longo da vida, atingiram níveis alarmantes, afetando 50% das crianças deslocadas e 41% dos meninos e meninas das comunidades anfitriãs. Resposta O PMA organiza distribuições emergenciais de alimentos para as famílias que fugiram da violência em Palma. A agência fornece biscoitos energéticos e rações alimentares com arroz, leguminosas, óleo vegetal, alimentos enlatados como sardinha e feijão, biscoitos e água. Mais tarde, as pessoas serão incluídas no programa regular mensal de assistência alimentar, que pretende chegar a 50 mil deslocados de Palma. O PMA precisa de US$ 82 milhões para responder à crise e fome na região norte de Moçambique, com apoio aos mais vulneráveis, principalmente mulheres e crianças. ( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- LIBERDADE RELIGIOSA

 

Rússia está entre os ‘piores violadores’ da liberdade religiosa, aponta EUA.

Classificação consta em relatório de comissão do Congresso dos EUA sobre liberdade religiosa no exterior.

A Uscirf (Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional, em inglês) classificou a Rússia como um dos países que mais violam a liberdade religiosa no mundo. A lista também inclui Irã, Paquistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e outros seis países, reportou a RFE (Radio Freee Europe). O órgão foi criado pelo Congresso norte-americano para abordar a liberdade religiosa em todo o mundo. Em seu relatório anual, divulgado na última quarta (21), a entidade propõe que a Rússia, Índia, Síria e Vietnã sejam incluídos na lista de alerta – categoria reservada às nações que cometem violações “sistemáticas, contínuas e flagrantes” contra grupos religiosos. Conforme o documento, as condições de liberdade religiosa se deterioraram em 2020 na Rússia. “O governo visa minorias religiosas tidas como não tradicionais com multas, detenções e acusações criminosas”, consta no relatório.Moscou teria movido 188 processos contra testemunhas de Jeová e requisitado 477 buscas nas casas de membros banidos. Nas inspeções, agentes invadiam e vandalizavam os locais e incluíam interrogatórios com “requintes de tortura” sem investigação ou punição.A religião é vista com desconfiança pela Rússia, onde predomina a Igreja Ortodoxa, defendida pelo presidente Vladimir Putin. Moscou baniu o grupo religioso em 2017 e o rotulou de extremista. O Departamento de Estado dos EUA classificou a decisão como “injusta”. Lei anti-extremismo O relatório aponta ainda que o Kremlin também usou sua lei anti-extremismo para “perseguir minorias religiosas, sobretudo muçulmanos”. Na região russa do Cáucaso do Norte, as forças de segurança “agiram com impunidade” ao prender e sequestrar suspeitos de manter vínculos com a militância islâmica, disse o documento. Na Crimeia, península da Ucrânia ocupada por Moscou desde 2014, atividades religiosas pacíficas foram proibidas e 16 muçulmanos condenados à prisão por “extremismo e terrorismo”. O relatório afirma que as acusações são inverídicas. Os países incluídos na relação podem receber sanções caso não melhorem seus registros. Além destes, estão na lista Afeganistão, Azerbaijão, Cazaquistão e Uzbequistão. As denúncias nesses países envolvem execuções sumárias por blasfêmia, conversões forçadas, discurso de ódio, estupros e casamentos forçados.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- TRAVADO SERVIÇOS DE SAÚDE EM 90% DOS PAISES

 

ONU: Covid-19 ainda trava serviços de saúde em 90% dos países.

Apesar dos sinais de recuperação, apenas grandes esforços devem fortalecer e restaurar o atendimento no setor.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que após um ano de pandemia, nove em cada 10 países, membros da agência, ainda lutam com interrupções no setor. Em 2020, em média, cerca de metade dos serviços essenciais de saúde foram interrompidos. No primeiro trimestre de 2021, no entanto, pouco mais de um terço dos serviços sofria mudanças causadas pela crise. Muitos países intensificaram informações sobre mudanças na prestação de serviços e a melhor maneira de obter cuidados de saúde com segurança, além de fazer uma triagem das necessidades mais urgentes. Mais da metade dos membros da OMS afirmam ter recrutado mais pessoal, reencaminhando pacientes a outras instalações e utilizando métodos alternativos, como serviços domiciliares, receitas médicas e telemedicina. “É encorajador ver que os países estão começando a reconstruir seus serviços essenciais de saúde, mas ainda há muito a ser feito”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus. Segundo ele, a pesquisa destaca a necessidade de aumentar esforços, fechar lacunas e fortalecer serviços. “É especialmente importante acompanhar os países que já tinham dificuldades antes da pandemia”, disse. Causas  Para cerca de 66% dos países, razões relacionadas à força de trabalho são as principais causas das interrupções. As cadeias de suprimentos também continuam afetadas em quase um terço das nações.  A comunicação também tem que melhorar.  Mais da metade dos países sofreram interrupções porque os pacientes ficaram desconfiados de procurar atendimento e tiveram medo de contaminação.   Ao mesmo tempo,43% dos Estados-membros destacam questões financeiras como a principal causas de dificuldades. Como resultado, milhões de pessoas ainda estão perdendo serviços de saúde vitais.   O maior impacto, relatado por quase metade dos países, é na prestação de cuidados primários diários para prevenir e tratar problemas de saúde comuns. Tratamento paliativo, reabilitação ou para doenças crônicas afetam a idosos e pessoas com deficiência com mais gravidade.( Fonte A Referencia Noticias Internacional

VIDA NEWS- MAIS PROTESTOS POR ATIVITAS EM MIANMAR

 

Em Mianmar, ativistas retomam protestos após conversas com Asean.

Em cúpula na Indonésia, general que lidera junta militar desde o golpe de 1º de fevereiro prometeu “fim da crise”.

Protestos anti-golpe voltaram às ruas de diversas cidades de Mianmar neste domingo (25), dia seguinte ao acordo selado entre os militares birmaneses e a comitiva da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático). Na cúpula no sábado em Jacarta, na Indonésia, o general Min Aung Hlaing prometeu o fim da violência após o golpe de 1º de fevereiro.Conforme o jornal australiano “The Camberra Times”, ativistas pedem que a população deixe de pagar as contas de eletricidade e empréstimos agrícolas e não mande seus filhos para a escola. Ativistas criticaram o acordo ao alegar que a cúpula legitimava o golpe e Min como chefe de Estado de Mianmar.O ceticismo da oposição coincide com a resposta violenta dos militares do país, que já mataram mais de 700 civis desde que Aung San Suu Kyi e outros líderes políticos foram presos e impedidos de assumir seus postos, conquistados após eleição democrática. A crise em Mianmar ensejou inédita pressão da Asean, que tem como princípio fundamental não interferir nos assuntos internos de seus dez países-membros. Na reunião, porém, o primeiro-ministro da Malásia, Muhyiddin Yassin, defendeu que a política de não interferência não deve valer se uma situação colocar em risco “a segurança da Asean e de toda a região”, registrou a Associated Press.“A situação em Mianmar é inaceitável”, disse o presidente indonésio Joko Widodo. “A violência deve ser interrompida e a democracia e estabilidade devolvidas”. Após duas horas de negociação, os líderes concordaram que o diálogo para cessar a crise deve começar imediatamente com a ajuda de enviados do bloco. Condições Uma das condições levantadas pela Asean é que o diálogo político só comece após a libertação dos presos políticos. Em entrevista coletiva, Muhyiddin anunciou que Min concordou com a cúpula. “Ele concordou que a violência deve parar. O general não rejeitou nossas propostas, o que é encorajador”, disse, ao destacar que a Asean não tratou Min como chefe de Estado. Mais tarde, porém, uma declaração formal do bloco delimitou demandas aos militares birmaneses em “termos sutis”. A Asean pede o fim imediato da violência em Mianmar e exorta as partes a exercerem o “máximo de contenção”. Não há qualquer menção oficial à exigência pela libertação dos presos políticos. Enquanto isso, a junta militar de Mianmar, que não se pronunciou, adiou o julgamento de Suu Kyi novamente. Conforme o jornal honconguês “South China Morning Post”, os advogados receberam o comunicado de adiamento nesta segunda (26). A líder política reconhecida com o Nobel da Paz em 1991 deverá permanecer em prisão domiciliar até 10 de maio. A equipe de defesa não pôde visitar Suu Kyi nas 12 semanas desde a sua detenção.Além de Mianmar, a Asean reúne Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- MELHER E AGREDIDA DENTRO DE VAGÃO DO METRÔ

 

Mulher é agredida por passageiro dentro de vagão do Metrô em SP.

Vítima foi socorrida por agentes do Metrô e encaminhada para Santa Casa. O agressor foi detido e levado para o 8ºDP .

Uma mulher foi agredida dentro do vagão no Metrô da Linha 1-Azul que seguia no sentido Tucuruvi na manhã desta segunda-feira (26). Ela foi socorrida por agentes do Metrô e encaminhada para o Pronto Socorro da Santa Casa em São Paulo.O caso ocorreu por volta das 5h da manhã na estação Sé, localizada na região central da capital. De acordo com o Delpom (Delegacia Polícia Metropolitano), o motivo da agressão ainda é desconhecido. O 8º DP (Brás/Belém) que abrange a região, informou que não foi comunicado da ocorrência, já que a Polícia Militar não teve chamado registrado para o local. O agressor foi detido pelos agentes de segurança da estação e encaminhado para a delegacia do 8º DP. O Metrô informou que a Linha 1-Azul foi paralisada entre às 5h07 às 5h16. Mas, neste momento, os trens circulam normalmente.( Fonte R 7 Noticias Brasil

VIDA NEWS- DIVULGADA FOTOS DO SUBMARINO QUE NAUFRAGOU

 

Marinha da Indonésia divulga fotos de submarino que naufragou.

Embarcação desapareceu na quarta-feira (21) e foi encontrada quatro dias depois com todos os 53 tripulantes mortos.

A Marinha da Indonésia anunciou, neste domingo (25), que encontrou o submarino desaparecido que naufragou quatro dias antes na costa de Bali, e confirmou a morte dos 53 membros de sua tripulação, após uma busca intensa e desesperada.O submarino, que havia desaparecido na última quarta-feira, foi encontrado seccionado em três partes no fundo do mar na costa de Bali, segundo o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono.Por sua vez, o comandante das Forças Armadas da Indonésia, Hadi Tjahjanto, confirmou aos jornalistas que "todos os 53 tripulantes morreram". As autoridades disseram que receberam sinais do local a mais de 800 metros de profundidade na madrugada deste domingo. E acrescentou que usaram um veículo de resgate subaquático fornecido por Singapura para obter confirmação visual. Tjahjanto disse que mais partes da embarcação foram descobertas neste domingo, incluindo uma âncora e roupas de segurança usadas pelos membros da tripulação.Aviões, barcos e centenas de soldados foram mobilizados para localizar o "KRI Nanggala 402", um submersível de cerca de quarenta anos de construção alemã, desaparecido durante exercícios militares. As esperanças de sobrevivência da tripulação já eram consideradas mínimas, pois as reservas de oxigênio do submarino estariam esgotadas. No sábado, após encontrar destroços e objetos de dentro do submersível, a Marinha admitiu que ele sofreu danos irreparáveis ao naufragar. Entre os objetos encontrados, foram recuperados parte de um sistema de torpedo e um frasco de graxa para lubrificar periscópios. Também foi encontrado um tapete para orações, comum na Indonésia, país que abriga o maior número de muçulmanos do mundo.Os "melhores patriotas"O presidente Joko Widodo descreveu os marinheiros desaparecidos como os "melhores patriotas"."Todos os indonésios expressam sua profunda tristeza por este acidente, especialmente aos parentes da tripulação do submarino", acrescentou o presidente.As autoridades ainda não deram uma explicação oficial para o acidente, mas afirmam que o submarino pode ter sofrido uma grande avaria elétrica que impediu a tripulação de retornar à superfície.Yudo Margono, chefe da Marinha da Indonésia, havia descartado, no entanto, uma possível explosão, estimando mais provável que o submarino se partiu devido à pressão da água em profundidades superiores a 800 metros, acima do seu limite de resistência. "Os cascos dos submarinos estão pressurizados (...) mas quando se rompem, a água invade o interior", explicou Wisnu Wardhana, especialista marítimo do Instituto de Tecnologia Sepuluh Nopember da Indonésia. O vice-almirante francês aposentado Jean-Louis Vichot disse à AFP que o casco de aço do submarino poderia ter quebrado "como um acordeão" ao atingir profundidades acima de seu limite.O submarino, um dos cinco pertencentes às Forças Armadas indonésias, submergiu na manhã de quarta-feira durante exercícios militares planejados no norte da ilha de Bali. O contato foi perdido pouco depois.Segundo a Marinha, o submarino, entregue à Indonésia em 1981, estava em boas condições de serviço. Mas esse tipo de submarino foi projetado para suportar uma pressão de apenas 300 ou 400 metros de profundidade. A Indonésia não registrou incidentes graves relacionados com seus submersíveis, mas outros países sofreram acidentes deste tipo.Uma das tragédias mais conhecidas ocorreu em 2000, quando o submarino nuclear russo "Kursk" afundou enquanto fazia manobras no Mar de Barents com 118 tripulantes a bordo.Um dos torpedos explodiu, destruindo todo o depósito de munição. 23 marinheiros sobreviveram à explosão, mas morreram porque não foram resgatados a tempo.Em 2017, o submarino da frota argentina "San Juan", com 44 tripulantes, desapareceu a cerca de 400 km da costa argentina.Uma explosão subaquática foi registrada perto de sua última posição. Em 2019, os restos do submarino Minerva, que naufragou em 1968 com 52 homens a bordo, foram encontrados no Mediterrâneo.O submersível da Marinha francesa, que realizava manobras a trinta quilômetros da costa de Toulon (sudeste da França), afundou em quatro minutos e se rompeu no fundo do mar por motivos até agora desconhecidos.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDA NEWS- ÍNDIA TEM NOVO PICO DE CASOS DE COVID

 

Índia tem novo pico de casos de covid e recebe ajuda internacional.

Reino Unido, Alemanha e EUA enviarão auxílio médico para ajudar a enfrentar a crise que sobrecarrega os hospitais indianos.

Os casos de covid-19 na Índia atingiram um pico recorde pelo quinto dia seguido nesta segunda-feira (26), e países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos prometeram enviar auxílio médico urgente para ajudar a enfrentar a crise que sobrecarrega seus hospitais.Karnataka, Estado do sul que abriga o pólo tecnológico da cidade de Bengaluru, ordenou um lockdown a partir de terça-feira (27), seguindo o exemplo de Maharashtra, Estado industrial do oeste onde os lockdowns vigoram até 1º de maio, porém alguns Estado planejam suspender as medidas nesta semana. Mas as restrições irregulares, complicadas por eleições locais e grandes aglomerações em festivais, podem desencadear surtos em outras partes. As infecções aumentaram 352.991 nas últimas 24 horas, e hospitais lotados estão ficando sem suprimentos de oxigênio e leitos."Atualmente o hospital está no modo 'se vire como puder' e em uma situação de crise extrema", disse um porta-voz do Hospital Sir Ganga Ram da capital Nova Délhi.Em Surat, pólo industrial de diamantes do oeste, cinco pacientes de Covid-19 morreram depois de um incêndio em um hospital no domingo, mesmo depois de agentes de resgate os levarem a hospitais com poucos leitos em unidades de tratamento intensivo, disse uma autoridade municipal à Reuters. Mais cedo, o primeiro-ministro, Narendra Modi, pediu que todos os cidadãos se vacinem e sejam cautelosos, enquanto hospitais e médicos divulgaram avisos urgentes dizendo não estar dando conta da avalanche de pacientes.Em algumas das cidades mais afetadas, como Nova Délhi, corpos estão sendo cremados em instalações improvisadas. O canal de televisão NDTV exibiu imagens de três profissionais de saúde de Bihar, um Estado do leste, puxando um corpo pelo chão para ser cremado devido à falta de macas."Se você nunca esteve em uma cremação, o odor da morte nunca abandona você", disse Vipin Narang, professor de ciência política do Instituto de Tecnologia de Massachusetts dos EUA (MIT), no Twitter.No domingo, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que seu país enviará matérias-primas para vacina e equipamento médico e de proteção à Índia. A Alemanha se somou a uma lista crescente de países que prometem enviar suprimentos.Com uma população de 1,3 bilhão de habitantes, a Índia tem uma cifra oficial de 17,31 milhões de infecções e 195.123 mortes, contadas as 2.812 fatalidades desta madrugada, mostraram dados do Ministério da Saúde, mas especialistas de saúde dizem que estes números provavelmente são mais altos.(        Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

VIDA NEWS- CARTA ESPANHOLA COM LAMINA ENSANGUENTADA

 

Ministra espanhola recebe carta com lâmina 'ensanguentada'.

Política já havia recebido envelopes com ameaças de morte e balas para várias figuras de destaque da esquerda.

A ministra espanhola do Turismo recebeu uma carta que continha "uma lâmina ensanguentada", dias depois de receber envelopes com ameaças de morte e balas para várias figuras de destaque da esquerda, afirmou nesta segunda-feira (26) uma líder socialista, Adriana Lastra. Esses fatos, pelos quais a esquerda responsabiliza a extrema direita, ocorrem a pouco mais de uma semana das eleições regionais de 4 de maio em Madri, eleições com consequências nacionais. "Acabaram de me informar que nossa companheira (a ministra do Turismo) Reyes Maroto (...) acaba de receber uma lâmina ensanguentada como ameaça", denunciou Adriana Lastra, porta-voz parlamentar socialista, em um ato de campanha em Madri. "As ameaças e a violência nunca calarão a voz da democracia. A liberdade prevalecerá", tuitou Reyes Maroto. A policia busca determinar se as manchas vermelhas na lâmina, segundo as imagens mostradas pela imprensa local, são realmente sangue. O presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, expressou no Twitter sua "condenação retumbante" a esta ameaça. "Basta! Não vamos permitir. Não vamos deixar que o ódio se apodere da convivência na Espanha", escreveu.( Fonte  R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...