CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 25 de maio de 2021

VIDA NEWS- HOMEM MORRE APÓS FICAR PRESO EM ESTÁTUA DE DINOSSAURO

 

Homem morre após ficar preso em estátua de dinossauro na Espanha.

Ainda não se sabe as causas que levaram esta pessoa a entrar no estegossauro; corpo foi encontrado por visitantes.

Um homem de 40 anos morreu depois de ficar preso dentro de uma estátua de dinossauro em Santa Coloma de Gramanet, uma cidade perto de Barcelona - informou a polícia catalã nesta terça-feira (25). Ainda não se sabe as causas que levaram esta pessoa a entrar no estegossauro decorativo, do qual não conseguiu sair, disse à AFP uma porta-voz da Mossos d'Esquadra, a polícia catalã. "Tudo aponta para uma morte acidental", afirmou a porta-voz, que disse que, após investigar os fatos, a polícia não encontrou "nenhuma indício de criminalidade". As autoridades receberam um aviso no sábado. "Fomos ao local e vimos que, dentro do dinossauro, havia uma pessoa morta", relatou a porta-voz. Segundo a imprensa catalã, um pai e seu filho, que brincavam no local, descobriram que havia um corpo dentro da estátua jurássica, elemento decorativo de cinemas próximos já fechados, e alertaram a polícia. Os bombeiros tiveram que cortar uma das patas da escultura para poder retirar o corpo. Fontes policiais citadas pela imprensa indicaram que as hipóteses em andamento são de que o homem entrou no dinossauro para dormir ali, ou tentar recuperar algum objeto, como um telefone celular, que pode ter caído ali e ficou preso.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- GENERAL EDUARDO PAUELLO, EX MINISTRO DA SAÚDE RECEBEU A FATD

 

Pazuello recebe ficha de apuração de infração e vai apresentar defesa.

Pazuello está sendo submetido a um Procedimento Administrativo Disciplinar por ter participado de ato com Bolsonaro.

O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, já recebeu a FATD (Ficha de Apuração de Transgressão Disciplinar) e tem 72 horas para apresentar sua defesa. Pazuello está sendo submetido a um Procedimento Administrativo Disciplinar por ter participado de um ato promovido pelo presidente Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro no último domingo (23). Fontes no Exército dizem que é pouco provável que o ex-ministro receba alguma punição. O encontro que era esperado para hoje entre Pazuello e o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, que hoje foi para Manaus, não vai acontecer. A abertura desse tipo de processo administrativo tem o objetivo de elucidar todas as circunstâncias envolvidas e, principalmente, conceder o direito da ampla defesa à pessoa envolvida, explicam integrantes do Exército ouvidos pelo blog. O processo pode se tornar público, mas pronunciamentos sobre o andamento do caso nunca são feitos ao longo do processo, mas apenas quando se chega a alguma conclusão. Esses procedimentos internos são sempre avaliados pelas autoridades administrativas da Força Armada envolvida, de maneira independente do Ministério da Defesa. O Palácio do Planalto e o Ministério da Defesa não se pronunciaram sobre o caso porque isso não é comum e não deve ocorrer para nenhum processo dessa natureza.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDA NEWS- DIABOS-DA-TASMÂNIA OU DEMONIOS-DA-TASMÂNIA

 

Diabos-da-tasmânia voltam a se reproduzir na Austrália continental.

Desaparecidos há cerca de 3 mil do continente australiano, grupo de 26 marsupiais agora vive em um santuário perto de Sydney.

Os diabos-da-tasmânia (ou demônios-da-tasmânia) em estado selvagem desapareceram da parte continental da Austrália há cerca de 3.000 anos, mas grupos conservacionistas anunciaram, nesta terça-feira (25), que exemplares destes marsupiais reintroduzidos se reproduziram em estado natural. Estes nascimentos trazem a esperança de que o esforço para sua preservação seja bem-sucedido.Aussie Ark e outros grupos conservacionistas revelaram que sete desses mamíferos carnívoros nasceram em uma reserva selvagem de 400 hectares, em Barrington Tops, ao norte de Sydney. A notícia chega menos de um ano depois que 26 exemplares adultos foram soltos no extenso santuário, que é cercado para protegê-los. Os conservacionistas classificaram este projeto como "histórico", similar ao retorno bem-sucedido dos lobos ao Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, na década de 1990. "Uma vez que (os demônios) estavam de volta à selva, tudo dependia deles, o que era angustiante", comenta o presidente da Aussie Ark, Tim Faulkner. "Ficávamos observando-os de longe até que chegou a hora de agir para confirmar o nascimento dos nossos primeiros filhotes selvagens. Foi um grande momento!", comemorou. Os guardas florestais examinaram as bolsas (ou marsúpios) das fêmeas e encontraram os filhotes em "perfeito estado de saúde".Os diabos-da-tasmânia pesam até 8 quilos e têm pelo preto, ou marrom. Alimentam-se de outros animais de seu ambiente, ou de cadáveres. Em geral, não são perigosos para os humanos.Na Austrália continental, especula-se que eles tenham sido exterminados por matilhas de dingos (cães selvagens), há cerca de 3.000 anos. Conhecidos por seu forte rugido, pelas mandíbulas poderosas e por sua ferocidade ao enfrentar adversários, seja por comida, ou por parceiros, os demônios são classificados como um espécie em perigo de extinção. Calcula-se que cerca de 25.000 deles ainda vivam na ilha da Tasmânia. A Aussie Ark pretende soltar mais diabos-da-tasmânia na reserva, nos próximos anos, junto com outras espécies. O objetivo é introduzi-los, posteriormente, em áreas sem cercas, onde enfrentarão um maior número de ameaças e perigos.(Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDA NEWS- BOLSA FAMÍLIA PODE ALMENTAR NÚMERO DE BENEFÍCIARIOS

 

Flavia Arruda: Bolsa Família deve aumentar número de beneficiados.

Mudanças devem ser apresentadas em breve; ministra foi ao Sem Censura

A ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, disse nesta segunda-feira (24) que propostas de mudanças no Bolsa Família devem ser apresentadas nos próximos meses, com aumento de valor e de número de beneficiários. Flávia Arruda foi entrevistada no programa Sem Censura, da TV Brasil, e tratou também de temas como covid-19, vacinação e das reformas administrativas e tributárias. “Não é uma questão do texto da Câmara ou o texto do governo. Não existe uma disputa de protagonismo e sim uma coisa prática, necessária e urgente, que eu acho que é a ampliação não só do valor, mas também dos beneficiários. Com essa pandemia e com o auxílio emergencial, milhões de brasileiros que eram invisíveis passaram a ser vistos pelo governo e a gente sabe da necessidade que tem dessa ampliação da distribuição de renda”, disse a ministra-chefe, que acrescentou que a discussão sobre o Bolsa Família está em seu radar.Flávia Arruda disse que já conversou sobre o assunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e reconhece que o país vive um momento de escassez de recursos para assuntos que não estejam ligados à pandemia. “Milhares de famílias perderam o emprego, milhares de famílias passaram de pobreza para extrema pobreza, existe a possibilidade [de mudança no programa]. O cobertor é curto, mas dá para ajustar porque o presidente [Jair Bolsonaro] e o governo sabem da importância que é nesse momento da ampliação não só do valor quanto dos beneficiários”, disse.Única mulher dentre os ministros que atuam no Palácio do Planalto na seara da articulação política, Flávia Arruda disse que foi muito bem recebida após assumir o cargo. “Às vezes um detalhe a mulher vê de uma forma diferente. Não que os homens não vejam, os homens são muito focados, mas as mulheres conseguem ver de uma forma mais ampla as coisas que estão acontecendo ao redor e pode ajudar um pouco mais.” Deputada federal antes de assumir o cargo de ministra, Flávia Arruda diz que é uma grande defensora de pautas que ampliam o espaço para as mulheres na política. Ela considera a equidade de gênero fundamental. “Nós crescemos 50% do que era na legislatura passada, mas ainda é muito pouco mediante não só outros países, como aqui no Brasil. De 513 [deputados] somos 77 mulheres na Câmara. É necessário essa ampliação, a gente precisa dessa equidade. As mulheres têm que participar mais, mas as mulheres têm que ter voz ativa também neste processo. Por isso ainda é importante essa necessidade de cotas, ou de mais participação dentro da lei, até que isso se torne mais igual entre homens e mulheres. Depois disso, pode deixar que as mulheres tomam conta do resto”, disse. (Fonte: Portal Forte News)

VIDA NEWS- GOVERNISTAS REJEITAM DERROTA E IMPEDEM NOVA PREMÍÊ DE ASSUMIR CARGO

 

Crise em Samoa: governistas rejeitam derrota e impedem nova premiê de assumir cargo.

Impedida de entrar no parlamento, política e apoiadores realizaram cerimônia de posse em uma tenda improvisada.

Fiame Naomi Mata’afa, eleita primeira-ministra de Samoa em abril, falou em “golpe de Estado” ao ser impedida de entrar no Parlamento do país para tomar posse nesta segunda (24).“Esta é uma tomada de controle ilegal do governo”, disse ao jornal neozelandês Newshub. Conforme a Associated Press, Mata’afa e seus apoiadores realizaram a cerimônia mais tarde em uma tenda instalada em frente ao Parlamento trancado – ação que seus oponentes também classificaram como “ilegal”.O embate vem na esteira da crescente crise de Samoa. Em abril, a elite política da nação insular do Pacífico, chefiada pelo então primeiro-ministro Tuilaepa Sailele Malielegaoi – há 22 anos no poder –, anunciou vitória no pleito, apesar de os tribunais confirmarem o triunfo de Mata’afa. A decisão de fechar o Parlamento foi do chefe de Estado Tuimalealiifano Vaaletoa Sualauvi II. Sem dar explicações, ele anunciou no sábado (22) que “não poderia permitir” que os parlamentares se reunissem. “Revelarei os motivos no devido tempo”, disse, em registro do “Jakarta Post”. Depois do bloqueio, Malielegaoi anunciou que seu governo continuaria no comando. A resistência em acatar a decisão das urnas engloba razões que vão desde a rara presença feminina na política até a manutenção das relações com a China. Malielegaoi tem apoiado Beijing nas últimas duas décadas, enquanto Mata’afa já deixou claro que pretende reformular as relações com o gigante asiático. Em entrevista à Reuters, ela anunciou que engavetaria o projeto de construir um porto de US$ 100 milhões financiado por bancos chineses, alegando que o gasto é “excessivo” para um país já afundado em dívidas com a China. Por trás da crise Mata’afa era vice-primeira-ministra de Tuilaepa antes de deixar o governo e criar o partido Fast (Fa’atuatua i le Atua Samoa ua Tasi, Fé no Único Deus de Samoa, em tradução livre), estabelecido apenas seis meses antes das eleições. Ao defender uma reforma judicial e as boas relações tanto com Beijing quanto com Washington, a líder do Fast angariou o apoio de samoanos no exterior e enfrentou o governista HRPP. A sigla detinha, até então, 46 dos 50 assentos do Parlamento. Foram os migrantes samoanos baseados na Austrália que financiaram grande parte da campanha de Mata’afa, uma cristã conservadora que apoia os direitos das mulheres. Ainda que a população da ilha seja de apenas 200 mil habitantes, estima-se que 500 mil descendentes vivam no exterior. O descontentamento derivou de três emendas constitucionais aprovadas no final de 2020. As leis permitiram a intervenção política no Tribunal de Contas, o que diminui a possibilidade de prestação de contas por parte dos governantes. Samoa tornou-se independente da Nova Zelândia em 1962. O HRPP está no poder desde 1982, exceto por um breve período entre 1986 e 1987.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- APOIO Á RD CONGO APÓS ERUPÇÃO DO VULCÃO MONTE NYIRAGONGO

 

ONU: Agências enviam apoio à RD Congo após erupção do vulcão Monte Nyiragongo.

O Monte Nyiragongo começou a soltar lavas no sábado (22) e forçou dezenas de milhares de pessoas a fugir de suas casas.

Á ONU (Organização das Nações Unidas) informou que pelo menos 13 pessoas morreram e cerca de 5 mil perderam suas casas com a erupção do vulcão Monte Nyiragongo, perto de Goma, na República Democrática do Congo. O secretário-geral António Guterres expressou suas profundas condolências às famílias das vítimas, bem como ao governo e ao povo do país, numa nota lida pelo seu porta-voz.  Stephane Dujarric afirmou que a ONU está preocupada porque o desastre acontece em um momento de aumento das necessidades humanitárias na região, que sofre com a insegurança e a atual crise econômica. A última erupção do Nyiragongo, um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, aconteceu em 2002 deixando mais de 100 mil desabrigados. Após o acidente, a maioria dos moradores fugiu para a localidade de Sake, na província congolesa de Kivu do Norte, ou para Ruanda, o país vizinho.  Com a liberação das lavas e a fumaça, a principal linha de abastecimento de alimentos para Goma permanece bloqueada. Houve danos às linhas de energia e ao abastecimento de água, interrompendo os serviços para cerca de meio milhão de pessoas.  A missão de paz da ONU, Monusco, também está em alerta máximo. Durante a erupção, a missão organizou vários voos de helicóptero, inclusive com especialistas em vulcões, para avaliar a trajetória da lava. A Missão compartilhou informações com as autoridades locais para orientar a resposta.  As correntes de lava pararam junto de Munigi, cerca de 5 km a nordeste de Goma. O aeroporto, que fica próximo, foi fechado, dificultando a movimentação de equipes humanitárias e de funcionários do governo, bem como o transporte de suprimentos e as evacuações. Cooperação  A ONU atua com autoridades locais e dá suporte no fornecimento de água, abrigo e saúde e ajuda a localizar parentes dos desalojados. A Missão está pronta para limpar as estradas principais que levam a Goma assim que possível.  A erupção do Monte Nyiragongo ocorre em um momento de grandes necessidades humanitárias na província de Kivu do Norte. Cerca de 44% dos 5 milhões dos deslocados internos no país vivem nesta província. Além disso, 3,2 milhões de pessoas, cerca de 33% da população, já sofrem de insegurança alimentar grave.No fim de semana, o Unicef (Fundo da ONU para a Infância) informou que ao menos 150 crianças foram separadas de suas famílias. A agência teme que mais de 170 crianças estejam desaparecidas.Mais de 5 mil pessoas cruzaram a fronteira com Ruanda no sábado, e pelo menos 25 mil precisaram se deslocar em Sake, 25 km a noroeste de Goma. No entanto, a maioria das pessoas está voltando lentamente para casa, já que a lava parou de fluir. Também há preocupação com o retorno de centenas de pessoas a Goma, onde encontrarão suas casas danificadas e terão que lidar com falta de água e eletricidade. Dezenas de crianças na área próxima ao aeroporto ficaram desabrigadas e desamparadas. Pelo menos cinco mortes estão diretamente relacionadas à erupção em Buhene, Kibatshi e Kibumba. Resposta  Uma equipe do Unicef está nas áreas afetadas de Sake, Buhene, Kibati e Kibumba para fornecer uma resposta de primeira linha, incluindo a instalação de pontos de água de cloração para limitar a propagação do cólera.  A agência também está instalando dois centros para crianças desacompanhadas e separadas, em colaboração com as autoridades locais, e trabalhando com parceiros para encaminhar casos de violência de gênero e abusos. ( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

 

VIDA NEWS- 10 MIL MORADORES DE DINDE LUTAM CONTRA A CHEGADA DE MINA DE CARVÃO

 

Mineradora chinesa ignora apelos de moradores e inicia exploração de carvão em Dinde, no Zimbábue.

Pelo menos 10 mil moradores de Dinde lutam contra a chegada de mina de carvão e usina termelétrica chinesas.

Os apelos contrários da população de Dinde, no noroeste de Zimbábue, não foram suficientes para barrar o início da exploração da mineradora chinesa Beifa Investments no local. De acordo com o portal All Africa, as disputas na região já afetam 10 mil moradores.A população local, que luta desde 2019 contra o estabelecimento da mina de carvão e de uma usina termelétrica chinesas, teme ser expulsa da região. Os moradores também são contrários à potencial degradação ambiental no território.A surpresa veio quando o líder da reserva, Nekatambe, se uniu a funcionários do governo e ameaçou a comunidade de despejo forçado caso continuem a resistir ao projeto. “A compensação virá mais tarde”, defendeu. A mineradora chinesa iniciou a perfuração no dia 14 de abril – movimento que inflamou a comunidade para protestos que terminaram com a prisão de Never Tshuma, presidente da Associação de Moradores de Dinde.Tshuma foi acusado de incitar a violência contra o investidor chinês. Enquanto isso, a companhia seguiu seu trabalho e já há diversos tubos de perfuração no local, registrou o watchdog Information for Development Trust. E a expansão da mineradora parece ser maior que o esperado. “O cinturão passa por várias propriedades próximas, e mais adiante chega às montanhas ao norte”, relatou a organização. Os empreiteiros teriam retornado à cidade para uma segunda perfuração após os confrontos. As máquinas começaram a trabalhar ao longo de uma afluente do rio Nyantue – a única fonte de água potável para o gado e a população local.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS-CONDIÇÕES DESUMANAS EM CENTROS DE DETENÇÃO DOS EUA RELATAM CRIANÇAS MIGRANTES

Crianças migrantes relatam condições desumanas em centros de detenção dos EUA.

Mais de 20 mil menores estão em cerca de 200 centros de detenção em 22 estados; crianças relatam frio, fome e negligência.

Os mais de 20 mil menores migrantes detidos nos campos de fronteira dos EUA passam frio, fome e vivem condições desumanas, concluiu uma reportagem da BBC publicada nesta segunda (24).Ariany, de dez anos, passou 22 dias detida depois de sair de Honduras e atravessar a fronteira sozinha no início do ano. Ela ficou no campo de Donna, no Texas – uma das estruturas mais precárias e superlotadas do país.No final de março, imagens divulgadas pelo CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras) mostraram que a instalação, projetada para acomodar 250 pessoas, abrigava mais de 4 mil no pico de ocupação. A menina relata que passou dias em um cubículo de plástico junto de outras crianças, bebês e adolescentes. O único abrigo era um cobertor de emergência. “Não tínhamos onde dormir, então dividíamos esteiras. Éramos cinco meninas em duas esteiras”, relatou. Ariany encontrou a mãe, Sonia, no final de março.Calcula-se que cerca de 36 mil crianças entraram nos EUA desacompanhadas entre março e abril – o número mais alto dos últimos anos. Boa parte dos menores viaja sozinha na esperança se encontrar os pais que já estão nos EUA. Pelo menos 80% já têm familiares no país, apontou Washington.‘Geladeira’ As crianças já esperam as condições que lhes aguardam ao atravessar a fronteira. Entre eles, os centros de detenção gerenciados pelo governo norte-americano são chamados de “geladeira” devido ao frio e ao tamanhos das instalações. Pelo menos 13 áreas como essa foram construídas em 2020. São mais de 200 centros distribuídos em 22 estados.Cindy, uma migrante de 16 anos, também sitiada em Donna, relatou que dividiu seu cubículo com 80 meninas. A maioria dos menores estava molhada sob os cobertores, devido ao gotejamento dos canos. “Todos os dias acordávamos encharcados”, disse. Assim como Cindy, Paola relata que recebeu comida vencida, estragada e mal cozida. “Algumas meninas desmaiavam”, lembrou Jennifer, de 17 anos. Segundo ela, muitas só tomam banho uma vez por semana, e outras ficam semanas sem realizar higiene básica. Piolhos são comuns. Nos cubículos, os mais velhos tentam ajudar os mais novos, que choram com medo de nunca mais sair dali. “Eu tentava confortá-los, mas também tinha dúvidas se poderia sair. Durante vários dias, ninguém pediu o contato ou o endereço da minha mãe”, relatou Paola. A crise migratória nos EUA O aumento da migração de menores desacompanhados nos EUA está ligado às políticas de Joe Biden, no poder desde janeiro. O presidente permitiu que crianças entrassem no país enquanto suas reivindicações eram processadas. Assim que assumiu o cargo, Biden também suspendeu o programa de protocolos de proteção ao migrante, sancionado por Donald Trump. A medida exigia que migrantes aguardassem a liberação do visto no México enquanto seus casos eram julgados pela imigração dos EUA.O democrata ainda criou uma força-tarefa para reunir famílias divididas durante a chamada política de “tolerância zero” de Trump e interrompeu a construção do muro na fronteira com o México. Ao mesmo tempo, investiu em uma campanha de propaganda na América Central e do Sul para desestimular a migração.Milhões de cidadãos da América Latina têm nos EUA a esperança de melhores condições de vida em meio à pobreza, à violência e à devastação econômica deixadas pela Covid-19 e pelos furacões no continente. Em sua maioria, os menores são adolescentes da Guatemala, de Honduras e de El Salvador. As crianças são enviados por parentes sozinhos ou por contrabandistas que cobram milhares de dólares pela travessia. Também há casos de famílias que acompanham as crianças até a fronteira e as enviam sozinhas para aumentar a chance de entrada nos EUA. Questionado, o Departamento de Saúde norte-americano afirmou que as crianças migrantes recebem um ambiente seguro e saudável. “Há acesso a alimentos nutritivos, roupas limpas, camas confortáveis, educação, atividades recreativas e serviços médicos”, disse o órgão à BBC.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)


VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...