CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Sintomas de distúrbio do sono comum e de difícil diagnóstico; entenda.

A apneia do sono, distúrbio muitas vezes não diagnosticado, pode causar sonolência diurna, aumentar riscos de doenças graves e prejudicar a qualidade de vida. 

Especialistas alertam para sintomas como ronco alto e pausas na respiração, e destacam que o tratamento é eficaz na maioria dos casos. Noites mal dormidas, mesmo em condições ideais de temperatura e conforto, podem ser sinal de um distúrbio do sono comum, mas de diagnóstico difícil: a apneia do sono. O problema, que afeta milhões de pessoas, é frequentemente percebido primeiro por familiares ou parceiros, já que seus principais sintomas ocorrem enquanto o paciente dorme. De acordo com o jornal Mirror, cerca de oito milhões de britânicos sofrem com a condição, sendo que aproximadamente um terço deles não recebe diagnóstico. A apneia do sono acontece quando as vias respiratórias são repetidamente bloqueadas durante o sono, interrompendo o descanso reparador. Entre as causas estão questões neurológicas, determinadas posições para dormir ou alterações anatômicas. Os sinais mais comuns incluem falta de ar, sensação de sufocamento e ronco alto e persistente. Embora o próprio paciente possa não perceber essas ocorrências, é possível identificar efeitos durante o dia, como sonolência excessiva, dificuldade de concentração e irritabilidade. Segundo o especialista em sono Martin Seeley, adormecer facilmente enquanto vê televisão, lê ou até durante o trânsito pode indicar algo mais sério. Ele alerta que sentir cansaço mesmo após uma noite inteira de sono, ou receber relatos de que ronca alto e para de respirar à noite, são motivos para buscar ajuda médica. A Escala de Sonolência de Epworth é usada para medir o grau de sonolência em atividades diárias e pode indicar se há sinais de apneia do sono. Sem tratamento, o distúrbio pode aumentar o risco de hipertensão, doenças cardíacas e diabetes, além de prejudicar a qualidade de vida e aumentar o risco de acidentes. Com diagnóstico, o tratamento é possível e eficaz. Mudanças no estilo de vida e nos hábitos de sono podem ajudar, mas casos mais graves podem exigir o uso de aparelhos como o CPAP ou dispositivos semelhantes a protetores bucais durante a noite. Dormir de lado, em um quarto escuro e fresco, ajuda a reduzir os sintomas. Dormir de costas favorece o colapso das vias respiratórias devido ao relaxamento da língua e dos tecidos moles. O consumo de álcool e o excesso de peso na região do pescoço também agravam o problema. Outro fator que pode contribuir para noites melhores é a escolha de um bom colchão. Modelos de firmeza média, que mantenham o alinhamento da coluna e reduzam pontos de pressão, podem melhorar o fluxo de ar e reduzir interrupções no sono.(Fonte Lifestyle ao MinutoNoticias)

Elon Musk acusa Apple de favorecer ChatGPT e ameaça ação judicial.

Bilionário afirma que a Apple prejudica o Grok, chatbot da xAI, no ranking da App Store. 

Sam Altman rebate e cita acusações de que Musk manipula o X para beneficiar suas empresas e prejudicar concorrentes. Disputa ocorre em meio a lançamentos de IA. O bilionário Elon Musk fez uma série de publicações na madrugada desta terça-feira (12) no X, acusando a Apple de prejudicar o aplicativo Grok, seu chatbot de inteligência artificial criado pela xAI, no ranking de popularidade da App Store. Musk afirmou que a empresa estaria favorecendo o ChatGPT, da rival OpenAI, e chegou a ameaçar processar a gigante de tecnologia. Na primeira postagem, Musk questionou por que nem o X nem o Grok aparecem na lista de aplicativos essenciais da Apple, alegando que a rede social é o app de notícias mais baixado do mundo e que o Grok ocupa a quinta posição no ranking geral. “Estão brincando de política? O que está acontecendo? Mentes curiosas querem saber”, escreveu. Pouco depois, Musk publicou uma nova mensagem, dessa vez com tom mais incisivo. “A Apple está agindo de forma a tornar impossível para qualquer empresa de inteligência artificial, que não seja a OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma clara violação das regras de concorrência. A xAI tomará medidas legais imediatas”, declarou. O CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu diretamente a Musk, destacando a ironia das acusações e compartilhando um artigo do site Platformer que acusa o dono do X de manipular o algoritmo da rede social para dar destaque às próprias publicações e prejudicar concorrentes. Uma 'guerra' de Inteligência(s) Artificiai(s) As críticas de Musk surgem em um momento de disputa direta entre as duas empresas. Na última semana, a OpenAI lançou oficialmente o GPT-5 para todos os usuários do ChatGPT, enquanto a xAI liberou gratuitamente o Grok 4, apresentado em julho. No dia seguinte ao anúncio do GPT-5, Musk afirmou no X que a próxima versão do seu chatbot, o Grok 5, será lançada até o fim do ano e prometeu que será “devastadoramente boa”.(Fonte Tech ao Minuto Noticias)

Chás e infusões que fortalecem a memória e protegem o cérebro.

Bebidas como chá verde, camomila e alecrim oferecem antioxidantes e compostos neuroprotetores que ajudam a prevenir o declínio cognitivo, melhorar a concentração, reduzir o estresse e apoiar a saúde cerebral a longo prazo.

Cuidar da saúde do cérebro e preservar a memória pode ser mais simples e saboroso do que parece. Chás e infusões, além de reconfortantes, contêm compostos que ajudam a prevenir o declínio cognitivo, melhorar a concentração e até reduzir os níveis de estresse. A revista Real Simple conversou com nutricionistas para identificar as bebidas que realmente fazem diferença para o cérebro e a memória. São opções acessíveis que, consumidas regularmente, oferecem benefícios valiosos para o organismo. O chá verde é um dos mais lembrados quando o assunto é saúde cerebral. Isso se deve ao seu alto teor de antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem as células nervosas, explica a nutricionista Chacha Miller. A cúrcuma também merece destaque. Rica em antioxidantes, é conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios que contribuem para a proteção do cérebro. O chá de camomila é uma forma simples e natural de cuidar da saúde mental, já que favorece o relaxamento, melhora o sono e reduz a ansiedade, segundo o especialista Raj Dasgupta. O chá de hortelã, mesmo sem cafeína, pode estimular o cérebro. Pesquisas indicam que o aroma e o consumo da menta ajudam a melhorar a memória, aumentar o estado de alerta e aprimorar o desempenho cognitivo. A infusão de alecrim é outra excelente aliada, pois contém ácido carnósico, um composto neuroprotetor que contribui para o fortalecimento da memória e para a redução da fadiga mental. Estudos mostram que cerca de 35% dos casos de demência estão relacionados a fatores de risco modificáveis, como hipertensão, obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo e isolamento social. Isso significa que, embora não seja possível evitar completamente a doença, é viável adotar hábitos que diminuam significativamente as chances de desenvolvê-la. Um dos hábitos mais poderosos para reduzir o risco de demência é manter uma rotina matinal saudável, e o café da manhã tem papel central nesse cuidado. De acordo com Gary Wenk, professor de psicologia e neurociência na Universidade Estadual de Ohio, o cérebro precisa de glicose pela manhã para repor a energia gasta durante o sono e os sonhos. A neurologista Pamela Youssef reforça que tomar café da manhã é importante para preservar tanto a memória de curto quanto de longo prazo. Pesquisas mostram que pular essa refeição pode comprometer o fornecimento de energia ao cérebro, prejudicando o desempenho cognitivo e a capacidade de lembrar informações recentes.(Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

Bebê de 8 meses morre após ser deixada sozinha com irmã de 5 anos; mãe é presa.

De acordo com a 34ª DP (Bangu), a mulher saiu de casa na noite de sábado (9), no bairro Jardim Novo, para ir a um baile. 

Ela retornou na manhã do dia seguinte, quando encontrou a bebê sem respirar. Uma bebê de 8 meses morreu neste domingo (10) após, segundo a Polícia Civil, ter sido deixada sozinha em casa com a irmã de 5 anos, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. A mãe das crianças foi presa em flagrante por suspeita de abandono de incapaz seguido de morte. A reportagem não localizou a defesa da mulher. Questionada sobre o paradeiro do pai da criança, a Polícia Civil não soube informar até esta publicação. De acordo com a 34ª DP (Bangu), a mulher saiu de casa na noite de sábado (9), no bairro Jardim Novo, para ir a um baile. Ela retornou na manhã do dia seguinte, quando encontrou a bebê sem respirar. Ainda segundo a investigação, a mãe levou a criança a uma unidade de pronto atendimento da região, mas os médicos constataram a morte, com sinais de sufocamento. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a bebê, levada por sua mãe, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Magalhães Bastos, já em óbito. O corpo foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros ao IML de Campo Grande, órgão responsável por definir a causa da morte. A mãe foi levada por policiais para a 34ª Delegacia Policial em Bangu. Na residência da mulher, policiais disseram ter encontrado o local "em condições insalubres, com paredes sujas, roupas rasgadas e sem estrutura adequada para crianças". Testemunhas relataram à polícia que a mãe deixava as filhas sozinhas com frequência. A mulher foi encaminhada ao sistema prisional. A filha de 5 anos foi entregue ao Conselho Tutelar.(Fonte Justiça ao Minuto Noticias)

Projeto contra adultização de menores nas redes sociais avança na Câmara.

 

Esse projeto é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e já foi aprovado no Senado em dezembro. 

A proposta é bem vista por organizações da sociedade civil, como o Instituto Alana. Depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), dizer que a Casa vai pautar propostas contra a adultização de crianças e adolescentes, uma proposta em especial ganhou força para ir a votação em plenário. A proposição estabelece mecanismos para o combate de conteúdos de exploração sexual de crianças e adolescentes em ambiente digital, também cria regulações para o uso de redes sociais e jogos online para crianças e adolescentes. Esse projeto é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e já foi aprovado no Senado em dezembro. A proposta é bem vista por organizações da sociedade civil, como o Instituto Alana. Tanto autor e relator da proposta, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), correm para assegurar que o projeto seja votado. Em suma, o projeto de lei estabelece uma espécie de dever de cuidado às plataformas para fornecer serviços digitais na internet. Jadyel trabalha ajustes no texto ainda na noite desta segunda-feira, 11, para poder apresentar o texto a Motta. Uma reunião de líderes nesta terça-feira, 12, deverá definir quais propostas entrarão ou não em pauta. A proposta tem grande possibilidade de encaminhamento em plenário. Em maio, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) apresentou requerimento de urgência (para acelerar a tramitação) do projeto, que conta com a adesão de líderes do PSD, PDT, Republicanos, União, PSDB, PT, PV, PSOL e PSDB. Motta decidiu entrar na discussão após um vídeo do youtuber Felca alcançar 29 milhões de visualizações em poucos dias. Somente até o fim da noite desta segunda-feira, 13 projetos haviam sido procolocados na Câmara sobre adultização e penalização da pornografia, sob os números 3836, 3837, 3840, 3848, 3851, 3852, 3856, 3859, 3875, 3877, 3878, 3885, 3889. O de número 3852 sugere abertamente a criação de uma Lei Felca. Em 50 minutos, o youtuber fez um compilado de denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças, mostrou como o algoritmo funciona para entregar esse tipo de conteúdo para pedófilos e entrevistou uma psicóloga especializada para falar sobre o perigo da exposição nas redes sociais para as crianças e adolescentes."É um projeto que aumenta muito a segurança de crianças e adolescentes em ambiente digital, na medida em que exige uma atuação ativa das empresas e facilita o acompanhamento pelas famílias", diz o senador Alessandro Vieira. O Instituto Alana é um dos apoiadores do projeto de lei. "A lógica de engajamento das redes sociais acelera a adultização da infância, incentivando crianças a trocarem estudos e brincadeiras por visibilidade online", diz um texto do instituto em apoio à proposta. "O projeto de lei obriga plataformas a prevenir riscos, a dar transparência aos algoritmos que influenciam o que vemos online e a remover conteúdos nocivos, priorizando o melhor interesse de crianças e adolescentes." Veja o que diz o texto: Principais diretrizes O texto que veio do Senado diz que fornecedores de produtores ou serviços de tecnologia da informação direcionados ou que sejam usados por crianças e adolescentes devem tomar medidas para conter o acesso e exposição de menores a exploração e abuso sexual, violência física, bullying virtual e assédio de crianças e adolescentes, promoção de jogos de azar e outros produtos para maiores de idade, publicidade predatória, entre outros. Controle parental obriga empresas a disponibilizar de forma acessível meios de tempo de uso, bloqueio de contas, limite de visualização de conteúdo Esses fornecedores deverão disponibilizar a pais ou responsáveis disponibilizar, de forma fácil, ferramentas e configurações que garantam o controle parental para bloquear contas e limitar visibilidade de determinados conteúdos e ferramentas de limitação de tempo de uso de produto ou serviço. O texto foca em outras medidas para garantir que os pais possam ter mais acesso ao acesso de filhos em redes sociais e para conter meios predatórios para viciar crianças e adolescentes (veja mais sobre abaixo). Combate à sexualização de crianças e adolescentes Sobre sexualização de crianças e adolescentes, o texto também diz que provedores de aplicações de internet que disponibilizem conteúdo pornográfico deverão impedir o acesso e a criação de contas por menores. Plataformas ou demais serviços online devem comunicar os conteúdos de exploração e abuso sexual infantil detectados em seus produtos ou serviços às autoridades nacionais e internacionais competentes e reter a informação do usuário responsável. Grandes empresas terão que fazer relatórios Caso haja alguma denúncia feita por usuários sobre violações a direitos de crianças e adolescentes, a empresa deve oficiar autoridades competentes para instaurar investigação. Provedores de aplicações de internet com mais de um milhão de usuários menores de idade registrados precisam fazer relatórios semestrais disponibilizando os canais para recebimento de denúncias, a quantidade delas, a quantidade de moderação de conteúdo ou de contas e medidas adotadas para identificação de contas infantis. Pena para empresas que descumprirem regra podem chegar a dezena de milhões Os descumpridores de regras estão sujeitos a quatro possíveis penas. São estas:- Advertência para adoção de medidas corretivas em até 30 dias; - Multa de até 10% do faturamento do grupo econômico no Brasil. Caso não haja faturamento, a multa passa a ser de R$ 10 a até R$ 1 mil por usuário, podendo chegar a até R$ 50 milhões; - Suspensão temporária das atividades; ou - Proibição da atividade - Determinará o nível da pena, além dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, a gravidade da infração, reincidência, capacidade econômica do infrator e o impacto coletivo que tal provedor possui. Jogos online deverão proibir lootboxes, conhecidas como  'jogo de azar online', e regular sistema de interação entre usuários com menores de idade No caso de jogos online que possam ser utilizados por crianças e adolescentes, o projeto de lei exige a obrigatoriedade da possibilidade de desativar ferramentas de interação dos usuários. Os jogos deverão disponibilizar um sistema para recebimento e processamento de denúncias. As lootboxes, caixas de recompensa geralmente compradas por dinheiro físico que oferecem premiações de raridades diferentes de forma aleatória, são proibidas em jogos que podem ser usados por crianças e adolescentes. Essas caixas são conhecidas como uma espécie de "jogo de azar online" - há conquistas muito recompensadoras, mas com chances extremas de insucesso. Perfilamento de publicidade é proibido e menores em redes sociais deverão ter conta vinculada a de um responsável A proposição proíbe técnicas de perfilamento para direcionar publicidade a menores.No caso de redes sociais, contas de menores de idade devem estar vinculadas a de seus responsáveis legais. As empresas podem pedir aos responsáveis que eles confirmem a identificação dos menores. Elas ainda deverão aprimorar mecanismos de verificação de idade.(Fonte Brasil ao Minuto Noticias)

Morre Maria Berklian, a 'Rainha do Brasil', do meme 'Tá barato'


A influenciadora somava mais de 2,5 milhões de seguidores no TikTok. A influenciadora viralizou com vídeos onde passeava por lojas de grife e comprava itens bem caros, afirmando que estavam baratos.

 A influenciadora Maria Berklian, conhecida como a "Rainha do Brasil", morreu aos 86 anos. A informação foi confirmada à reportagem pela Igreja Apostólica Armênia do Brasil, da qual Maria era membro ativa. A causa da morte não foi informada. O velório da influenciadora ocorreu nesta segunda-feira (11), na Catedral Armênia São Jorge, no Bom Retiro, em São Paulo. Em maio, Maria Berlkian havia sido hospitalizada devido a influenza e pneumonia. A influenciadora somava mais de 2,5 milhões de seguidores no TikTok. A influenciadora viralizou com vídeos onde passeava por lojas de grife e comprava itens bem caros, afirmando que estavam baratos. Devido aos gastos altos de luxo, ela passou a ser conhecida nas redes sociais como "Rainha do Brasil".(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez: veja o preço do anel de noivado.

Peça com diamante oval de até 45 quilates e pedras laterais é avaliada em seis milhões de euros. 

Modelo e jogador anunciaram noivado após nove anos juntos, em meio à luxuosa coleção de joias e bolsas da influenciadora. Oanúncio do noivado de Georgina Rodríguez e Cristiano Ronaldo deixou fãs e seguidores da modelo e do jogador em êxtase. Após nove anos juntos, o casal vai oficializar a união em uma cerimônia que promete ser acompanhada minuto a minuto pelo mundo inteiro. Ainda não foram divulgados detalhes sobre como foi o pedido de casamento, mas, a julgar pelo anel que o craque português deu à noiva, não parece ter sido um momento modesto. A peça chamou atenção não apenas pelo simbolismo, mas pela impressionante dimensão do diamante. Os detalhes do (milionário) anel de noivado de Georgina Rodríguez Segundo a revista Hola!, o anel escolhido por Cristiano Ronaldo possui um diamante oval de cerca de dois centímetros de comprimento, entre 40 e 45 quilates, acompanhado por dois diamantes triangulares nas laterais. A publicação espanhola destaca que joias desse tipo costumam estar disponíveis apenas em leilões ou com grandes comerciantes de diamantes. O joalheiro Iñaki Torres estima que a pedra principal possa custar cerca de cinco milhões de euros (aproximadamente R$ 31,75 milhões), podendo chegar a 10 ou 12 milhões de euros (R$ 63,5 milhões a R$ 76,2 milhões) dependendo da pureza. Avaliando a peça completa, incluindo os diamantes laterais, o valor estimado é de cerca de seis milhões de euros (R$ 38,1 milhões). “Sim, aceito” Georgina anunciou o noivado com uma foto exibindo o anel, acompanhada da legenda: “Sim, aceito. Nesta e em todas as minhas vidas”. O casal tem cinco filhos e mantém um relacionamento desde 2016. O gosto por luxo Georgina Rodríguez é conhecida por sua coleção de peças de alto valor. Em entrevista ao programa El Hormiguero em 2023, revelou ter cerca de 150 bolsas, muitas da marca Hermès, incluindo modelos Birkin considerados os mais caros do mundo. Entre eles, possui uma versão em couro de crocodilo avaliada em até 380 mil euros (R$ 2,41 milhões). Em joias, a modelo tem peças como um anel de safira avaliado em 284 mil euros (R$ 1,80 milhão), um anel de diamantes de 10 quilates no valor de 360 mil euros (R$ 2,29 milhões) e outro de 7 quilates avaliado em 240 mil euros (R$ 1,52 milhão), além de relógios Rolex e diversas outras peças de valor incalculável.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Fuzileiro droga mulher para se "livrar" de bebê nos EUA: "Coisa".

Processo afirma que militar dissolveu pílulas abortivas em chocolate quente, causando perda do bebê. 

Mulher alega que ele insistiu diversas vezes para que interrompesse a gravidez e enviou mensagens com ofensas e pressão psicológica. Uma mulher processa um fuzileiro naval dos Estados Unidos por supostamente ter colocado comprimidos abortivos em sua bebida, o que teria provocado a perda do bebê. Segundo a NBC News, citando documentos de um tribunal federal, a mulher afirma que o militar havia insistido diversas vezes para que ela “se livrasse” da gravidez, mas ela se recusou. A acusação relata que, em 5 de abril, o fuzileiro dissolveu ao menos dez pílulas abortivas em uma caneca de chocolate quente que preparou para a vítima. Em seguida, ele teria saído de casa e deixado de responder a mensagens e ligações, enquanto ela apresentava sangramento. O processo inclui diversas trocas de mensagens ao longo de semanas. Em uma delas, a mulher perguntou ao militar qual seria sua reação se ela estivesse grávida. Ele respondeu que preferia que ela “se livrasse do bebê”. Em outras mensagens, o fuzileiro disse que não eram um casal nem estavam apaixonados e que seria “confuso ter um filho” sem que ambos estivessem comprometidos em criá-lo. Após a confirmação da gravidez por meio de um teste, ele voltou a pedir que a mulher interrompesse a gestação. Ela relatou que ouvir isso era como levar “um choque elétrico” e descreveu a sensação como “descer a colina mais íngreme de uma montanha-russa”. Ainda de acordo com as mensagens, o militar afirmou que compraria os comprimidos pela Aid Access, serviço online que envia medicamentos abortivos. As conversas se tornaram mais agressivas quando ela manteve a decisão de continuar a gestação. O fuzileiro chegou a se referir ao bebê como “coisa” e acusou a mulher de ter “mentalidade psicopata” por ter causado seu divórcio. No fim de março, ele enviou outra mensagem dizendo que queria o aborto e que se sentia “preso” pela situação. O militar se recusou a depor na primeira audiência do julgamento.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

Câncer de fígado: conheça os sintomas que podem indicar algo mais grave.

 

Perda de apetite? Cansaço extremo? Estes sintomas não são para ignorar!.

"Acredito que 70% das pessoas com gordura no fígado não sabem que estão doentes." A declaração é do médico Marcos Pontes, em entrevista ao jornal Metrópoles, destacando um problema de saúde pública que frequentemente passa despercebido: a esteatose hepática. Popularmente conhecida como gordura no fígado, essa condição pode evoluir para doenças graves como cirrose e câncer de fígado, muitas vezes sem apresentar sintomas nos estágios iniciais. No Brasil, o câncer de fígado é o sexto tipo de câncer mais letal, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dados de 2023 estimam cerca de 10 mil novos casos anuais, com uma taxa de mortalidade elevada devido à detecção tardia da doença. O principal fator de risco está relacionado a doenças hepáticas crônicas, como a esteatose hepática, que afeta aproximadamente 20% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia. Riscos da gordura no fígado A esteatose hepática ocorre quando o fígado acumula excesso de gordura, geralmente associado a fatores como obesidade, diabetes tipo 2, colesterol alto e consumo excessivo de álcool. Se não tratada, pode evoluir para inflamação crônica, formação de cicatrizes (fibrose) e, em casos graves, câncer de fígado. "Ficar muito tempo com a inflamação pode causar cicatrizes no órgão, levando a problemas mais sérios, como cirrose e até a necessidade de transplante hepático na idade adulta", alerta o médico. Sintomas que não devem ser ignorados Os sintomas de câncer de fígado, por vezes, podem parecer inofensivos ou relacionados a outras condições, mas a atenção a sinais específicos é crucial para o diagnóstico precoce. Entre eles estão: Icterícia: coloração amarelada nos olhos e na pele. Urina escura ou fezes claras: mudanças na coloração podem indicar problemas hepáticos. Coceira na pele: causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue. Perda de apetite ou náusea: sintomas comuns, mas que requerem atenção. Perda de peso inexplicável: pode ser um sinal de alerta. Cansaço extremo: associado à falência do fígado em processar nutrientes. Caroço no lado direito do abdômen: pode indicar aumento do fígado ou tumor. Prevenção e tratamento A prevenção passa por mudanças no estilo de vida, como manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o consumo excessivo de álcool. O diagnóstico precoce é essencial e pode ser feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, e testes de função hepática. Especialistas alertam que pacientes com fatores de risco devem realizar exames regulares e buscar acompanhamento médico para evitar o agravamento do quadro. Aumento dos casos e desafios no Brasil O aumento da obesidade e do diabetes tipo 2 no Brasil tem contribuído para o crescimento de doenças hepáticas. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais de 60% da população brasileira está acima do peso, um dos principais fatores para o desenvolvimento da esteatose hepática. "Com o crescimento do sedentarismo e da má alimentação, estamos enfrentando uma epidemia silenciosa que impacta diretamente a saúde do fígado e pode gerar complicações graves, como o câncer", reforça o médico. Ficar atento aos sintomas e buscar orientação médica ao primeiro sinal de alteração é a melhor forma de preservar a saúde do fígado e evitar complicações futuras.(Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

Sintomas de distúrbio do sono comum e de difícil diagnóstico; entenda.

A apneia do sono, distúrbio muitas vezes não diagnosticado, pode causar sonolência diurna, aumentar riscos de doenças graves e prejudicar a ...