CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 27 de abril de 2021

VIDA NEWS- DR LUCAS PREFEITO DE ÁGUAS LINDAS VAI AO GOVERNADOR IBANEIS ROCHA

 

Governador Ibaneis Rocha, Recebe o prefeito de Águas Lindas Dr. Lucas em busca de parcerias.

Nesta segunda-feira 26, o prefeito de Águas Lindas Dr. Lucas, acompanhado do vice-prefeito Jorge Amaro, foi recebido pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e pelo Secretário de Assuntos Institucionais, Vítor Paulo. Na pauta, além dos agradecimentos pelas parcerias já firmadas, foram discutidos assuntos referentes a abertura de vínculos para captação de mais recursos para serem investidos na cidade. (Fonte Portal Forte News)

VIDA NEWS- JOVEM AGREDIDA EM ÁGUAS LINDAS-GO

 

Jovem denuncia que foi agredida por amigo do namorado em Águas Lindas de Goiás.

Segundo a moça, rapaz tem histórico de agressividade e causou tumulto em reunião de amigos; em decorrência dos socos, ela quebrou o nariz.

Por meio das redes sociais, uma jovem de 20 anos denunciou uma agressão praticada por um amigo do namorado contra ela. O fato ocorreu na noite desse domingo (25/4), durante a comemoração do aniversário do companheiro da moça, em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal (DF). Julia Almeida, de 20 anos, publicou um vídeo em que aparece ensanguentada e pede ajuda para encontrar Whellynton Holanda, que, segundo ela, é o agressor. A gravação já tem mais de 8 mil visualizações e 700 comentários. Ao Metrópoles, Julia relatou a dinâmica do ocorrido. De acordo com ela, amigos estavam reunidos no apartamento em que ela mora com o namorado para comemorar o aniversário dele. Segundo a jovem, o agressor estava no local e fez um comentário desapropriado para outro convidado que retrucou.Nesse momento, segundo Julia, Whellyton arremessou um prato de vidro contra a cabeça do outro rapaz. “Não deu tempo de pensar muito. Meu namorado pegou nosso amigo e levou para o hospital e eu fiquei com as outras pessoas. Eu me exaltei, mas, em momento algum, levantei a mão para ninguém. Eu pedi para ele [o agressor] e sua esposa irem embora da minha casa, pois não eram mais bem vindos ali”, disse a moça. Julia afirmou que foi nesse momento que as agressões contra ela começaram. “A mulher dele me empurrou contra o sofá e nós discutimos, mas não foi nada demais. Aí ele me atingiu com o primeiro soco. Eu peguei um capacete que estava perto e usei para me defender, mas não adiantou e ele me deu o segundo soco. Eu meio que perdi a consciência, realmente não lembro de muito”, relatou ela. A jovem disse que os demais convidados tiraram Whellyton de cima dela e ele fugiu. “Ele fugiu. Eu fui socorrida pelos vizinhos e os amigos, tive uma fratura no nariz e estou cheia de hematomas pelo corpo”, ressaltou. O Metrópoles não conseguiu contato com Whellyton. Ainda de acordo com Julia, ela foi ameaçada e saiu de casa por medo. “Ele disse que se for preso algo vai acontecer algo comigo e meu namorado. Nós saímos do nosso apartamento e estamos com medo e ele continua escondido. Ele sempre teve esse lado agressivo, entrou na minha casa e em questão de 10 minutos começou a briga”, disse ela. Júlia registrou um boletim de ocorrência da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Águas Lindas de Goiás. De acordo com o documento, o caso foi tipificado como lesão corporal dolosa. O Metrópoles também entrou em contato com a Polícia Civil, que, até então, não havia encontrado o procedimento registrado pela jovem.(Fonte  Portal Forte News

VIDA NEWS- EDUARDO CUNHA RÉU MAIS UMA VEZ

 

Eduardo Cunha vira réu por propinas no setor da aviação.

Em esquema com empresários, ex-deputado e ex-vice-governador do DF teriam aprovado leis reduzindo impostos sobre combustíveis.

A Justiça de Brasília aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Distrito Federal contra o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o ex-vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, e outras cinco pessoas acusadas de participação em um suposto esquema de propinas para baixar impostos em combustíveis da aviação. Com a decisão, o grupo virou réu em um processo por corrupção e lavagem de dinheiro. "Os elementos indiciários autorizam a abertura da ação penal em relação aos crimes imputados aos denunciados acima referidos, eis que há elementos de informação sobre as materialidades delitivas e indícios de autorias”, escreveu o juiz Fernando Brandini Barbagalo, da 7ª Vara Criminal de Brasília. Réus Eduardo Cunha - denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Tadeu Filippelli, apontado como intermediário entre as empresas aéreas e o governo do DF - denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Lúcio Funaro, apontado como operador dos pagamentos - denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Afrânio Roberto de Souza Filho, apontado como operador dos pagamentos - denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Henrique Constantino, cofundador da Gol Linhas Aéreas - denunciado por corrupção ativa; Altair Alves Pinto, apontado como operador dos pagamentos - denunciado por lavagem de dinheiro; Sidney Roberto Szabo, apontado como operador dos pagamentos - denunciado por lavagem de dinheiro. A denúncia em questão foi apresentada na esteira da Operação Antonov, aberta em fevereiro a partir da delação premiada de Lúcio Funaro ao Ministério Público Federal. Na ocasião, a Polícia Federal fez buscas em endereços ligados aos investigados que também tiveram os sigilos fiscal e bancário quebrados por determinação da Justiça. A partir dos elementos reunidos, os promotores concluíram que, entre 2012 e 2014, as companhias Latam e Gol fizeram pagamentos milionários para alterar uma lei distrital e reduzir a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene da aviação de 25% para 12%. O dinheiro teria sido repassado através de contratos falsos de prestação de serviços firmados com empresas controladas por operadores dos políticos. Cofundador da Gol Linhas Aéreas, o empresário Henrique Constantino se apresentou como colaborador no caso e admitiu as propinas. A companhia também teria feito pagamentos em troca da liberação de empréstimo na Caixa Econômica e da desoneração da folha de pagamento dos empregados do setor aéreo e rodoviário. COM A PALAVRA, A DEFESA DE EDUARDO CUNHAA reportagem entrou em contato com os advogados do ex-presidente da Câmara e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestação. COM A PALAVRA, A DEFESA DE TADEU FILIPELLI "A defesa vai ter a oportunidade de contraditar e, assim, comprovar a inocência do vice-governador.”( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

VIDA NEWS- TRIBUNAL RUSSO ORDENA FECHAMENTO DE ESCRITÓRIOS

 

Tribunal russo ordena fechamento de escritórios vinculados a Navalny.

Ministério Público da Rússia quer classificar ONGs do opositor Alexei Navalny, preso desde janeiro, como ‘extremistas’.

Um tribunal de Moscou ordenou a suspensão de todas as atividades nos escritórios vinculados ao político da oposição Alexei Navalny, preso desde janeiro. A decisão saiu nesta segunda (26), segundo afirmou um dos advogados de Navalny, Vladimir Voronin, à RFE (Radio Free Europe).A medida deve incluir a Fundação Anticorrupção e a Organização de Proteção aos Direitos dos Cidadãos – ambos gerenciados por equipes do opositor. Uma audiência solicitada pelo Ministério Público russo deve decidir, na quinta (29), se as entidades serão enquadradas como “extremistas”. Caso o tribunal reconheça as organizações de Navalny desta forma, agentes públicos poderão condenar todos os funcionários de 34 unidades gerenciadas pelo político a penas de seis a dez anos de prisão. Em uma das moções, o promotor Denis Popov pede que as organizações sejam proibidas de publicar relatórios investigativos na internet, realizar manifestações e participar de eleições e referendos. As entidades do político da oposição ganharam destaque nas redes ao denunciar casos de corrupção e abusos do governo. “Com este movimento, o governo diz que teme nossos comícios e a votação inteligente”, escreveu Ivan Zhdanov, diretor da entidade anticorrupção no Twitter. A medida ocorre poucos dias depois da prisão de cerca de dois mil apoiadores de Navalny, em protestos que pedem atendimento médico adequado ao opositor na prisão. O político encerrou sua greve de fome na última sexta (23) ao alegar que recebeu o “suficiente”. A Anistia Internacional condenou a ordem de fechamento como um “ataque cínico sem precedentes”. A prisão de Navalny já desencadeou sanções dos EUA e UE (União Europeia). O político foi preso assim que retornou à Rússia em janeiro, após uma tentativa de envenenamento pelo agente nervoso novichok e meses em recuperação na Alemanha.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- CHANCELER DIZ QUE RÚSSIA TENTA PARAR "NEGÓCIO NUCLEAR

 

Em áudio vazado, chanceler do Irã diz que Rússia tenta parar ‘negócio nuclear’.

Em áudio de três horas, chanceler fala sobre relações “difíceis” com Rússia, EUA e China com franqueza inédita.

Um áudio vazado do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, nesta segunda (26), mostra o chanceler dizendo que a Rússia quer parar o “negócio nuclear” do Irã. A gravação, a qual a agência norte-americana Associated Press teve acesso, tem cerca de três horas. “Se o Irã não tivesse se tornado a prioridade de [Donald] Trump, a China e a Rússia é que teriam virado prioridade”, diz o chanceler. Conforme Zarif, Moscou quer parar as tratativas nucleares com o Irã – um ponto de extrema sensibilidade que o faz pedir para que o entrevistador “nunca libere” a confissão, diz o áudio. Seu interlocutor é o economista e jornalista Saeed Leylaz, ex-conselheiro de Mohammad Khatami, clérigo pró-reforma e presidente do Irã por dois mandatos, entre 1997 e 2005. Os trechos foram divulgados pela Iran International, emissora persa sediada em Londres. Segundo o ministro, Moscou teve um “relacionamento difícil” com ex-presidente norte-americano Barack Obama, que negociou acordo nuclear com Teerã em 2015. Washington deixou o tratado de forma unilateral em 2018 e impôs um pacote extenso de sanções, com o objetivo de causar máxima pressão na economia iraniana. A Rússia e o Irã também têm relações tensas, apesar de serem aliadas na guerra na Síria. “Se por causa da hostilidade com o Ocidente sempre precisarmos da Rússia e da China, eles não precisam competir com ninguém e também podem sempre desfrutar do máximo de benefícios por nosso intermédio”, afirmou. Tanto Moscou quanto Beijing defendem publicamente o retorno do acordo nuclear. Candidatura e Guarda Revolucionária Zarif também fala sobre o major-general Qasem Suleimani, morto em janeiro de 2020 após um ataque de drones dos EUA. Segundo ele, o militar trabalhou para subverter o acordo nuclear em conluio com a Rússia, ao intensificar a intervenção iraniana na Síria. “Quase todas as vezes que fui negociar, Suleimani disse: quero que você faça esta concessão ou ponto. Eu estava negociando para o sucesso do campo [militar]”, afirmou Zarif. Apesar da aparente frustração, o ministro reconheceu a importância do major, um dos principais arquitetos da estratégia militar do Irã. “Acredito que os EUA, ao atingi-lo, desferiram um golpe ao Irã que não teria sido tão ruim quanto atingir uma de nossas cidades”. Em certa altura, Leylaz sugere que Zarif concorra a presidente nas eleições de 18 de junho, ideia que o ministro rejeita. O diplomata está em quatro lugar em pesquisas preliminares, empatado com o chefe do Judiciário, o linha-dura Ebrahim Raisi, apontou o diário “The Washington Post”. Na conversa, o o jornalista também afirma que o governo de Hassan Rouhani não foi informado pela Guarda Revolucionária de que haviam derrubado acidentalmente um voo comercial ucraniano que deixava o aeroporto de Teerã em janeiro de 2020. Todos os 176 passageiros a bordo morreram. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Saeed Khatibzadeh, classificou o vazamento como “ilegal”. Segundo ele, a conversa tinha “fins históricos” e um “compromisso mútuo de manter sua confidencialidade”. O vazamento pode interferir nas negociações indiretas para a retomada do acordo nuclear, que acontecem na capital austríaca Viena.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- 130 MORTOS EM NAUFRÁGIO NA LÍBIA

 

ONU: Mais de 130 mortos em naufrágio na Líbia apesar de pedido de ajuda.

Vítimas passaram dois dias em um bote de borracha antes de afundar no centro do Mar Mediterrâneo, disse OIM.

Uma embarcação de resgate, Oceano Viking, confirmou a morte de pelo menos 130 pessoas num naufrágio perto da capital líbia, Trípoli. O navio encontrou vários corpos boiando nas águas do Mediterrâneo central após as vítimas terem passado dois dias num bote de borracha à espera de socorro. A porta-voz da Organização Internacional para Migrações, Safa Msehli, contou que foram realizadas várias chamadas de SOS para centros de resgate marítimo na região com pedido de envio de embarcações de socorro. Mas nada foi feito. Somente este ano, mais de 500 pessoas morreram afogadas na parte central do Mediterrâneo fazendo a perigosa jornada para chegar à Europa. O número é três vezes mais alto se comparado ao total do ano passado, no mesmo período. A porta-voz da OIM lembrou que nos últimos três dias, pelo menos outros dois barcos transportando migrantes entraram nas mesmas águas.  O primeiro naufrágio foi interceptado pela guarda costeira da Líbia e teve de retornar mais de 103 pessoas a bordo. Uma mulher e o filho foram encontrados sem vida na apreensão. Uma terceira embarcação, que carregava 40 pessoas, e que estava no mar por três dias, continua desaparecida. Segundo a OIM, mais de 16,7 mil pessoas cruzaram essa mesma rota desde o início deste ano.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- CONFRONTO ISOLAM CAPITAL NA SOMÁLIA

 

Na Somália, grupos isolam capital em meio a confrontos contra governo.

Soldados amotinados isolaram partes da capital e iniciaram campanha de violência para forçar a saída do presidente.

Os confrontos entre combatentes da oposição e tropas do governo da Somália já dividem a capital do país, Mogadíscio. Segundo a agência francesa AFP, grupos armados dominaram regiões da cidade nesta segunda (26), um dia após a eclosão de protestos violentos contra a decisão do presidente Mohamed Abdullahi Farmajo de estender seu mandato por mais dois anos. Combatentes usaram montes de terra para fechar estradas e homens armados com metralhadoras estacionaram seus carros em “fortalezas” construídas para afastar a polícia. Há confirmação de três mortos desde domingo (25), reportou a France24. A tensão em ebulição na capital forçou o primeiro-ministro Mohamed Hussein Roble a pedir um cessar-fogo e convidar as partes para uma reunião de emergência. Ele exortou as forças de segurança a “não se misturarem com a política”. No domingo, soldados amotinados ainda de farda assumiram posições-chave na cidade e iniciaram um tiroteio pela renúncia do presidente. É provável que o grupo tenha vindo de bases militares de fora da capital, apontou o norte-americano “The New York Times”. A maioria pertence ao clã dos ex-presidentes Sheikh Mohamud e Sharif Sheikh Ahmed, que já prometeram destituir Farmajo caso não renuncie ou retome as negociações sobre o adiamento das eleições. No poder desde 2017, Farmajo viu confrontos aumentarem depois que o Parlamento da Somália aprovou a prorrogação de dois anos em seu mandato. Conflito étnico e político A eleição para a escolha do próximo presidente deveria acontecer em fevereiro, mas foi adiada em meio a disputas entre o governo federal e os estados de Puntland e Jubbaland, redutos da oposição. O pleito seria a primeira eleição direta desde o início da guerra civil, em 1991. Ataques do grupo terrorista Al-Shabaab, porém, atrasaram os preparativos e o governo passou a defender uma nova eleição indireta, onde um conselho de anciãos e clãs somalis escolheriam o novo mandatário. “Farmajo é um ditador”, disse o comandante militar Abdulkadkir Mohamed Warsame, que lidera o motim e apoia o ex-primeiro-ministro e opositor Hassan Ali Khaire. “Ele quer permanecer no poder à força. Somos contra isso e continuaremos lutando até que ele saia”.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- 16 CRIANÇAS FERIDAS EM ATAQUE NO AFEGANISTÃO

 

Ataque fere 16 crianças em meio a nova tentativa de paz no Afeganistão.

Ofensiva em Kunar marca retomada do conflito após mais um fracasso nas negociações de paz entre Cabul e Taleban.

Um ataque com foguete feriu 16 crianças em Kunar, no leste do Afeganistão, nesta segunda (26). A ofensiva é mais uma manifestação da retomada do conflito no país após a mais recente tentativa falha de negociação pela paz entre o governo afegão em Cabul e o Taleban. Informações da emissora turca TRT apontam que o foguete atingiu o complexo do governador da província durante uma cerimônia religiosa. As crianças estavam em uma competição de recitação do Alcorão e diversas estão em estado grave. Além dos menores, três membros das forças de segurança afegãs e oficiais religiosos também se feriram. Cabul atribuiu o ataque ao Taleban, que pressiona pela derrubada do governo afegão apoiado pela comunidade internacional. O grupo disse estar “ciente do incidente” e que investiga a responsabilidade do ato. No dia 14, o Taleban rejeitou participar da cúpula mediada pelos EUA e pela ONU (Organização das Nações Unidas) na Turquia. Com a recusa, Washington transferiu a reunião para maio e ampliou o prazo para retirada das tropas aliadas do Afeganistão para 11 de setembro. Violência escala Os ataques não cessaram desde então. Nos últimos dez dias, mais de 100 civis e soldados afegãos foram mortos ou feridos em combates em todo o país. Nesta segunda (25), uma mina terrestre atingiu um veículo do Exército em Jalalabad e feriu seis pessoas. Em seguida, 12 policiais afegãos foram mortos em uma emboscada em Kandahar. No domingo (25), um ataque suicida explodiu um carro cheio de explosivos em área próxima à base militar da província ao sul do Afeganistão e polo de conflitos. Cinco policiais morreram. A violência aumentou no Afeganistão desde a assinatura do acordo que negociou a saída das tropas entre o Taleban e os EUA, em fevereiro de 2020. Para o governo afegão, os talibãs buscam gerar insegurança no país e, assim, pleitear vantagens nas negociações do acordo de paz.( Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDA NEWS- PANDEMIA DESCONTROLADA NA ÍNDIA

 

Pandemia descontrolada na Índia ameaça vacinação contra Covid na África.

Governo indiano restringiu exportações de doses, o que afeta o fornecimento de imunizantes destinados ao consórcio Covax.

contágio descontrolado pela Covid-19 na Índia não afetará apenas o sistema de saúde do país, mas deve atrasar a já lenta distribuição global de vacinas – em especial do continente africano. Conforme levantamento do diário “The New York Times”, a maioria das nações da África depende das vacinas produzidas pelo Instituto Serum da Índia. Nova Délhi, porém, restringiu as exportações das doses para lidar com a crescente demanda doméstica. O problema é que instituto, sediado em Mumbai, é o principal produtor de vacinas da iniciativa Covax, mediada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e que destina doses a países pobres. Até a Índia suspender as exportações, o Instituto Serum havia destinado, sozinho, 60 milhões de doses do imunizante – 43,4 milhões para países de baixa e média renda assistidos pela Covax, principalmente da África. Agora, os controles de exportação indianos são a principal restrição ao fornecimento do programa. Ainda antes da paralisação, o continente africano tinha problemas no recebimento de vacinas, processo mais lento na comparação com outros continentes. Até a última quarta (21), apenas metade das mais de 36 milhões de doses adquiridas de vacinas haviam chegado ao continente, de 1,3 bilhão de habitantes. Panorama geral Do total, apenas seis milhões de doses foram administradas em toda a África Subsaariana – um número inferior a maioria dos estados dos EUA. Países como Ruanda e Gana, os primeiros a receber as remessas da Covax, já têm seus suprimentos iniciais quase esgotados. Em Botsuana, a vacinação foi suspensa em abril por falta de imunizantes. Até agora, dez países africanos consumiram mais de dois terços dos suprimentos, disse a diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti. A força-tarefa da UA (União Africana), que garantiu um financiamento para comprar 400 milhões de doses da Johnson & Johnson, não deve receber as vacinas até o final de junho. Os países africanos, agora, passaram a recorrer a Rússia e China. Ainda assim, o continente enfrenta uma intensa onda de casos. Os Centros Africanos para Controle e Prevenção de Doenças relataram 2.155 mortes pelo vírus na última sexta (23), mesmo com a precariedade nos registros de óbitos. Enquanto países tentam lidar com os imunizantes que já receberam, nações como Eritreia, Chade, Burundi, Tanzânia e Burkina Faso ainda não administraram qualquer vacina.(Fonte A Referencia Noticias Internacional)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...