CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DIA DOS AGENTES COMUNITARIOS

Prefeitura celebra o dia dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias
Visualizar foto na mensagemNo dia 04 de outubro é comemorado o dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), duas categorias de grande importância para a execução de políticas públicas de prevenção de doenças. Como atribuição, o exercício dos ACS e ACE são voltados às atividades de promoção da saúde, prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob a orientação do município de acordo com as prioridades definidas pelas estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Águas Lindas, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, destaca a importância destes agentes para a saúde da comunidade. “O papel do ACS é importantíssimo porque utiliza instrumentos para o diagnóstico demográfico e sociocultural das famílias registradas em sua base geográfica definida, a micro área. Estes instrumentos são o cadastro atualizado de todas as pessoas de sua micro área e o registro para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde”, disse o secretário.

A partir destas informações, estes profissionais podem orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e transmitir para as Unidades de Atenção Primária à Saúde, a dinâmica social da população assistida, suas necessidades, potencialidades e limites, bem como identificar parceiros e recursos existentes que possam ser potencializados pelas equipes.

FEIRA DE CIÊNCIA.

 Escola Municipal Nilzon Periquito realiza Feira de Ciências e apresenta peças do Museu de animais do Zoológico de Brasília
Na última sexta-feira (29), a Escola Municipal Nilzon Periquito, localizada no setor Mansões Olinda, realizou a sua Feira de Ciências, em que os alunos de todas as séries abordaram o tema de sustentabilidade. O projeto foi iniciado em fevereiro, com uma intensa troca de experiências entre alunos, escola e comunidade.
O secretário de Educação, Deusimar Macedo, enalteceu a iniciativa da equipe que compõe a escola por promover o projeto de sustentabilidade. “Estamos orientando e incentivando todas as escolas que compõem a nossa rede a promover a integração do conhecimento com a parte lúdica. Nossos alunos estão assimilando bem as informações repassadas”, disse o secretário.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola, professora Thais Nunes, “os alunos foram instigados a promover a sustentabilidade na Feira de Ciências e apresentaram os projetos que eles desenvolveram com suas professoras abordando os cincos R’s da sustentabilidade que são: Repensar - Antes de efetuar qualquer compra reflita se é realmente necessária tal aquisição, se você não está comprando por impulso, talvez você até consiga reaproveitar algo que já possui. Avalie quais os danos este produto causa ao meio ambiente ou à sua saúde; Recusar - Recuse produtos que vem em embalagens de plástico, prefira as recicláveis, como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente; Reduzir - Reduza seu consumo, o barato às vezes sai caro, por isso adquira produtos de qualidade e com maior durabilidade. Desta forma, além de ter uma economia, você reduz o seu lixo; Reutilizar - Dê uma nova vida para materiais que já foram utilizados. Doe roupas que você não usa mais, conserte o que estiver quebrado como eletrodomésticos e móveis. Use sua criatividade. Resíduos de plásticos, papéis, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato virando lindas peças de decoração; e Reciclar - fazendo a coleta seletiva na sua casa, seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar, você economiza energia, preserva os recursos naturais, contribui para a redução da poluição e prolonga a vida útil dos aterros sanitários. Os nossos alunos assimilaram muito bem, trazendo até receitas de casa”, disse Thais Nunes.

A Feira de Ciências contou com o reforço do Museu de animais do cerrado empalhados do Zoológico de Brasília, que pela primeira vez participa de uma ação deste tipo no município de Águas Lindas. A iniciativa deixou crianças e adultos encantados com as peças exibidas, despertando a consciência da necessidade de preservar o meio ambiente.

ATÉ O DIA 15 BIOMÉTRIA

Recadastramento biométrico pode ser feito até o dia 15 de outubro em Águas Lindas, lembra Aleandra Sousa
A secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, lembra a todos os eleitores de Águas Lindas que o prazo para o recadastramento biométrico se estenderá até o dia 15 de outubro. O eleitor que não conseguir fazer o recadastramento terá o titulo de eleitor cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
A campanha para que seja feito o recadastramento começou no dia 17 de abril deste ano. “Aproveite, vá ao cartório eleitoral ou ao Vapt-Vupt e fique em dia com a Justiça Eleitoral. Águas Lindas precisa de você!”, destaca Aleandra Sousa em sua página oficial no Facebook.

Segundo a Justiça Eleitoral de Goiás, essa já é a quarta etapa da revisão do eleitorado, que visa fazer o cadastro eleitoral, com a coleta da identificação por impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada do eleitor, conhecida como biometria. 

ACADEMIA DE LETRAS

 Academia Aguaslindense de Letras participa da abertura da Terceira Feira do Livro da Câmara Legislativa do DF
Com apresentações de uma agenda cultural que contou com a participação da Academia Aguaslindense de Letras (Aletras), da Academia Cruzeirense de Letras, da Academia Taguatinguense de Letras, Arco-Íris, Canal Cuidarte, Feira Dente, Ler Mais Brasil, Livraria Leitura, Mala do Livro, Paulinas, Rômulo Neves, Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Tagore Editora, Thesaurus Editora e Celeiro Cultural, a Terceira Feira do Livro da Câmara Legislativa do Distrito Federal teve início nesta terça-feira (03). A Feira é organizada pela Terceira Secretaria da CLDF, por meio da Biblioteca Paulo Bertran.
A abertura do evento contou com as presenças de deputados distritais, representantes de instituições culturais do DF e de outros segmentos da sociedade. A exposição estará aberta à população até o dia 05 de outubro. O evento reúne estandes e expositores de livrarias e editoras de Brasília. Conta também com espaço para a venda de livros, exposição de artes plásticas, contação de histórias,  palestras, oficina de produção de texto, leitura de poemas, entre outras.
O presidente da Aletras disse que o primeiro dia do evento foi muito proveitoso. “Marcamos presença efetiva no evento, com um estande, com o Sarau das Águas e com o lançamento das obras Toda a Poesia e Toda a Prosa, coletâneas dos escritores da nossa Academia”, disse Filemon Felix.

Filemon Felix também agradeceu a participação de vários escritores da academia no evento: Gege Brasil, Pedro Gomes da Silva, Hezio Teixeira, Ismar Lemes de Abreu, Custódia Wolney, Ronaldo Mousinho, Nilva Belo de Morais, Antonio De Lima Martins, Vânia Lucia Oliveira, Dérik Reis, Alberto Pessoa, entre outros. 

30 DETENTOS FORMAM NO EJA

 Prefeitura e unidade prisional de Águas Lindas formam 30 detentos no EJA
Na última sexta (29), A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de Educação, realizou a cerimônia que marcou a formatura de 30 detentos dentro do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), alinhado com o programa da Agência Prisional do Estado de Goiás “Projeto Reeducação Básica Reaprendendo a Escrever”.
O evento aconteceu na unidade prisional de Águas Lindas e contou com a presença do secretário de Educação, Deusimar Macedo, da coordenadora do Projeto Reeducação Básica Reaprendendo a Escrever na unidade de Águas Lindas, a agente prisional Estael Palácio de Andrade, da coordenadora do EJA da rede municipal de Ensino, Adriana de Oliveira, da diretora da Escola Municipal Kennedy, professora Marissol Garcia, e do professor Robson Dias, responsável pelas aulas.
Na oportunidade, o secretário Deusimar Macedo enfatizou a necessidade de todos buscarem a continuidade dos estudos. “O conhecimento traz grandes benefícios e vocês demonstraram uma grande vontade de aprender, mesmo diante das dificuldades impostas a vocês pela própria vida. Tenho certeza absoluta que vocês serão pessoas melhores, não desanimem e continuem os estudos”, disse o secretário.
O programa tem como finalidade a reinserção ao convívio social dos reeducandos, ofertando conhecimento. Os históricos escolares dos participantes ficam na Escola Municipal Kenedy, responsável pelo EJA da unidade, e também irão fazer parte dos arquivos de cada detento. Para o bom desenvolvimento do projeto, a unidade prisional conta com uma biblioteca própria, com um acervo com mais de 3.800 obras literárias

PREFEITURA TRABALHANDO

Prefeitura promoveu o avanço das obras de infraestrutura do Complexo Camping Club
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria de Obras, promoveu a realização das obras de infraestrutura do Complexo Camping Club. As obras de construção de uma estação elevatória de esgoto, de galerias para captação de águas pluviais, de instalação da rede de captação de esgoto, de pavimentação e construção de meio fio e de calçadas neste Complexo estão em fase de acabamento.
A pavimentação asfáltica do Camping Club também beneficiará toda a área compreendida pelo Complexo Camargo. O aposentado Antônio Ferreira da Silva, que desde 2003 reside no Camping Club, afirma que "este sonho se tornou real para todos nós moradores que estamos vendo o nosso bairro valorizado”.

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura também realiza os trabalhos do Plantão Técnico Social (PTS) no Complexo Camping Club, com palestras sobre segurança pública e empreendedorismo, preparando os moradores para a nova realidade. O PTS é parte das atividades de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias pela implantação das obras conduzidas nestes bairros com as atividades de elaboração de projetos sociais, acompanhamento social dos beneficiários, articulação intersetorial e parcerias entre diferentes esferas, identificação de perfil socioeconômico, realização de palestras, oficinas e de cursos profissionalizantes para os beneficiários.

MOMENTO SAÚDE CLINICA SANTA MONOCA.

Visualizar foto na mensagem
Clínica Santa Mônica leva informações sobre saúde para vários bairros de Águas Lindas
Visualizar foto na mensagem A Clínica Santa Mônica, que tem em suas diretrizes de missão, visão e valores a valorização da vida também tem em seus ideais tornar a saúde de qualidade acessível, visando a prevenção nesta tão importante área da nossa existência,  iniciou em maio de 2017 um Projeto elaborado desde sua inauguração em maio de 2015 denominado PEC Programa de Educação Continuada – Momento Saúde, que tem por objetivo levar a clínica para mais perto da população através de informações sobre temas variados na área da saúde. De maio a setembro foram ministradas 27 aulas pelo médico Dr. Lucas Antonietti, responsável técnico pela clínica, e um grande incentivador de projetos sociais na cidade, para ele o acesso a informações uma vez assimiladas e compartilhadas pelos participantes podem salvar vidas de modo a prevenir doenças.
 Nesta semana foram ministradas 3 aulas nos setores Solar da Barragem na segunda-feira (25/09), no Setor Mansões Águas Lindas 2 na quinta-feira (28/09) e neste sábado no INPALGO – Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas de Goiás onde se concentraram mais de 300 atletas de várias faixas etárias.
 Várias aulas já estão agendadas até o fim de 2017, acompanhe as publicações no Facebook Santa Mônica para Todos e saiba mais sobre o ciclo de palestras. Para informações sobre a agenda deixe uma mensagem no Messenger da página do Facebook.
 Assessoria de Comunicação Santa Mônica para Todos


VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...