CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 2 de março de 2023

VIDANEWS - Aumenta para 57 o número de mortos no acidente ferroviário mais grave da história da Grécia.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a temperatura do incêndio em um dos vagões da composição pode ter chegado a 1.300°C.

O número de mortos no acidente ferroviário com dois trens em Lárissa, na Grécia, subiu nesta quinta-feira (2) para 57. As informações foram dadas pelo legista Eleni Zaggelidou à emissora britância BBC. Apontado como responsável pela tragédia, o diretor da estação ferroviária de Lárissa foi detido na quarta-feira (1º) e será acusado de homicídio culposo e lesão corporal, depois que as autoridades atribuíram o ocorrido a um "erro humano". O homem de 59 anos pode ser condenado à prisão perpétua pelo acidente. O funcionário, que estava em serviço no momento da colisão, terá de explicar como um trem de passageiros e um trem de carga circularam por vários quilômetros na mesma via, mas em sentidos opostos. Após a colisão, dois vagões ficaram esmagados, e um terceiro pegou fogo com as pessoas bloqueadas dentro. Os sobreviventes descreveram cenas de horror e de caos. Eles precisaram passar por vidros quebrados e destroços quando o trem virou e quebraram as janelas para sair dos vagões. Integrantes das equipes de emergência afirmaram que nunca haviam testemunhado uma tragédia de tal magnitude. O vagão-restaurante do trem sofreu um incêndio, e a temperatura interna atingiu 1.300°C, segundo os bombeiros. O porta-voz do governo, Yiannis Economou, disse que a investigação vai analisar "atrasos na execução de trabalhos ferroviários provocados pelas deficiências crônicas do setor público e décadas de fracassos". Cinco anos depois da privatização da empresa ferroviária Hellenic Train, que foi vendida para o grupo italiano Ferrovie dello Statto, os sistemas de segurança ainda não foram automatizados. O governo decretou três dias de luto nacional, e o ministro dos Transportes pediu demissão horas depois do acidente. Os sindicatos ferroviários afirmam que as falhas na linha que liga Atenas a Tessalônica são conhecidas há muitos anos. Uma porta-voz do Corpo de Bombeiros afirmou que as equipes de resgate trabalharam durante toda a noite em busca de sobreviventes, mas as possibilidades de encontrar alguém são cada vez menores. "O tempo não está do nosso lado", admitiu..( Fonte R 7 Noticias Internacional0

 

 

 

 

 

VIDANEWS - Mais uma pessoa é presa por envolvimento no caso da modelo assassinada em Hong Kong.

 

O suspeito trabalha em uma empresa de aluguel de iates e teria ajudado um dos envolvido a fugir do país.

A polícia de Hong Kong prendeu um homem nesta quinta-feira (2) pela suspeita de ter sido cúmplice no assassinato da modelo Abby Choi, de 28 anos. A jovem foi morta e esquartejada pelo ex-marido, pelo ex-sogro e pelo ex-cunhado. A ex-sogra teria participado do crime ao ajudá-los a ocultar pistas e atrapalhar as investigações. Além dos familiares, a polícia averiguava a participação de outras duas pessoas, sendo que uma mulher já foi identificada.Segundo as autoridades, o homem preso trabalhava em uma empresa de aluguel de iates e ajudou um dos envolvidos no crime a fugir de Hong Kong. A polícia também faz buscas para localizar as partes do corpo da modelo. Somente as pernas, algumas costelas e a cabeça foram encontradas. O superintendente de polícia Alan Chung explicou à ABC News que as evidências disponíveis até agora já são suficientes para reconstruir o caso.Uma das linhas de investigação sugere que o crime tenha sido motivado por dinheiro. A modelo fazia sucesso nas redes sociais e recentemente foi capa da revista de moda L’Officiel Monaco.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI 384/23

 

Projeto inclui construção de condomínios residenciais para idosos vulneráveis em política nacional.

O Projeto de Lei 384/23 inclui a promoção de programas de construção e manutenção de condomínios residenciais voltados para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social entre as competências dos órgãos e entidades públicos responsáveis pela implementação da Política Nacional da Pessoa Idosa (Lei 8.842/94). Pelo texto, esses condomínios, chamados de unidades residenciais privativas multifamiliares públicas específicas, serão de uso gratuito. A proposta em análise na Câmara dos Deputados inclui a medida na lei que institui a Política Nacional da Pessoa Idosa e no Estatuto da Pessoa Idosa. O texto prevê que, nesses condomínios, deverá ser preservada a identidade, a autonomia e a vida privada das pessoas idosas e garantida a convivência comunitária e a qualidade de vida. Autora do projeto, a deputada Ana Paula Leão (PP-MG) ressalta que, diferentemente das unidades de acolhimento institucional (instituições de longa permanência, casas-lares e repúblicas), as unidades residenciais previstas na proposta são privativas e lotadas em condomínios especializados (vocacionados à pessoa idosa). Ela afirma que o projeto foi "inspirado e lastreado em experiências de excelência do município de Uberlândia (MG)". Na Câmara, já tramita proposta que reserva 10% dos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) para a construção de condomínios residenciais destinados a pessoas idosas de baixa renda (Projeto de Lei 1765/15 e apensados). Tramitação O PL 384/23 ainda será despachado para as comissões permanentes da Casa. Fonte: Agência Câmara de Notícias Reportagem - Lara Haje Edição - Ana Chalub

VIDANEWS - Região do Santos Dumont ganha primeira obra do Anápolis Investe.

 

Nova unidade de saúde atenderá mais de quatro mil pessoas do setor

Moradores do bairro Santos Dumont receberam, nesta quarta-feira, 1º, a primeira obra do Anápolis Investe, a Unidade de Saúde Dr. Iran Célio José Rodrigues. Inicialmente, o local vai atender mais de quatro mil moradores da região que compreende ainda os bairros Monte Sinai, Jardim Peixoto e Jardim Promissão. O espaço vai funcionar das 7h às 17h, com uma equipe de Saúde da Família composta por médico, cirurgião dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde, além de equipe multiprofissional. “Essa unidade poderia ser uma UPA. O tamanho e a estrutura nos dão possibilidade de ampliar os atendimentos posteriormente. E mais uma vez somos referência na saúde. Cidades como Campina Grande, na Paraíba, já entraram em contato conosco pedindo o modelo da unidade. Assim como ZAP da Saúde, UPA Pediátrica e unidades em horário estendido, Anápolis segue sendo exemplo para todo o País”, destacou o prefeito Roberto Naves. A primeira-dama de Anápolis e deputada estadual, Vivian Naves, também falou sobre a necessidade de investimentos na região. “Estamos atentos às demandas da cidade e, olhando essa obra, podemos confirmar que a gestão atual está firme no seu propósito que é cuidar das pessoas”, relatou. Ela, como o prefeito Roberto Naves, fizeram um agradecimento especial ao deputado estadual Amilton Filho, autor da emenda parlamentar que destinou parte dos mais de R$ 2 milhões investidos, que foi o valor total da obra. Luciane Maria de Souza, 52 anos, moradora do Santos Dumont, não via a hora de a unidade ficar pronta. “Agradeço demais a Deus por esse postinho. Agora, aqui na porta da nossa casa”. Alexandre Silva, 34 anos, que também vive no bairro, disse que a partir dessa gestão a região começou a ser lembrada. “Veio o asfalto, a iluminação, muitos benefícios. Agora recebemos essa unidade de saúde que parece um hospital”, pontuou. A unidade de saúde possui 650 metros quadrados de área construída com oito consultórios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de outros espaços, como salas para o serviço social e triagem, curativos e vacinação, para a realização de todos os serviços oferecidos pela atenção básica.Homenagem A Unidade de Saúde do Santos Dumont recebeu o nome do médico cardiologista, Dr. Iran Célio José Rodrigues. O objetivo foi homenagear o profissional que faleceu recentemente e valorizar os mais de 40 anos de dedicação à rede municipal de saúde.“Estamos muito felizes com a homenagem. Meu pai era uma pessoa muito boa, simples e humilde que se dedicou principalmente à saúde pública. Que essa unidade traga um pouco do espírito dele, de trabalho, humanidade, de amor ao próximo e energia”, disse a filha do homenageado, a médica Monike Lourenço Dias, que estava acompanhada da mãe, a veterinária Vera Lúcia Lourenço Dias.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)

 

 

VIDANEWS - STF invalida norma que obrigava planos de saúde a ampliar formas de pagamento no RJ.

 

A regra estadual obrigava as operadoras a aceitar pagamentos por meio de cartão de crédito, boleto digital e PIX.

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inválida a lei do estado do Rio de Janeiro que ampliou as formas de pagamento dos planos privados de assistência à saúde. Todos os ministros entenderam que somente a União poderia legislar sobre o tema. A ação foi apresentada pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas). A norma estadual obrigava as operadoras a aceitar pagamentos por meio de cartão de crédito, boleto digital e PIX. A entidade alegava que a conduta, além de criar regras que geram graves prejuízos às operadoras, fixava obrigações não previstas em lei federal.  O relator, ministro Luís Roberto Barroso, constatou que o estado interferiu diretamente no conteúdo dos contratos de prestação de serviços de saúde para disciplinar as formas de quitação das mensalidades.Leia também: Após conversa com Zelenski, Lula afirma que 'guerra não pode interessar a ninguém'Em situações como essa, "o Supremo tem entendimento para derrubar a competência dos entes federativos para legislar sobre produção e consumo", afirmou o ministro. ( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

VIDANEWS - Maioria tem menos de R$ 10 para resgatar no dinheiro esquecido do BC.

 

Segundo o Banco Central, apenas 1,37% das contas têm valores maiores que R$ 1.000 a ser resgatados.

Na segunda fase do SVR (Sistema de Valores a Receber), há mais de R$ 6 bilhões parados nas instituições financeiras aguardando liberação para cerca de 38,5 milhões de pessoas físicas e 2,4 milhões de pessoas jurídicas. A maioria dos beneficiários, no entanto, tem valores abaixo de R$ 10 para resgatar, segundo dados referentes a janeiro do BC (Banco Central). O relatório do BC mostra que 29,2 milhões de contas, o equivalente a 62,5% do total, têm menos de R$ 10 de valores “esquecidos” a ser resgatados. Na outra ponta, apenas 643,1 mil contas, ou 1,37% do total, têm valores acima de R$ 1.000,01. Veja a quantidade de beneficiários para cada faixa de valor • Até R$ 10: 29.282.110 contas (62,55%)
• Entre R$ 10,01 e R$ 100: 12.195.837 contas (26,05%)
• Entre R$ 100,01 e R$ 1.000: 4.694.862 contas (10,03%)
• Acima de R$ 1.000,01: 643.105 contas (1,37%) As consultas ao Sistema de Valores a Receber foram reabertas na terça-feira (28), possibilitando que o cidadão descubra se tem recursos “esquecidos” nas instituições para resgatar. A solicitação dos resgates dos valores poderá ser realizada a partir do dia 7 de março, às 10h. Os dados do BC também mostram que a maior parte dos valores, R$ 3,1 bilhões, se encontra nos bancos. Logo em seguida, estão as administradoras de consórcio, com R$ 2,1 bilhões, e as cooperativas, com R$ 602,7 milhões.
Veja recursos “esquecidos” em cada tipo de instituição • Bancos: R$ 3.187.355.784,83 Beneficiários: 28.308.773 • Administradoras de consórcio: R$ 2.149.913.448,90 Beneficiários: 8.901.738 • Cooperativas: R$ 602.764.641,30 Beneficiários: 2.437.485 • Instituições de pagamento: R$ 96.135.472,69 Beneficiários: 1.733.340 • Financeiras: R$ 40.286.992,88 Beneficiários: 3.078.240 • Corretoras e distribuidoras: R$ 9.464.761,52 Beneficiários: 11.791 • Outros: R$ 1.920.882,18 Beneficiários: 192 Como consultar • Acesse a página valoresareceber.bcb.gov.br/ e informe: Para valores de pessoas físicas: CPF e data de nascimento
Para valores de pessoas jurídicas: CNPJ e data de abertura da empresa • Se tiver valores, você poderá clicar no botão "Acessar o SVR" para obter mais informações e verificar como solicitar os recursos.
Como consultar valores de pessoa falecida • Acesse a página valoresareceber.bcb.gov.br e informe CPF e data de nascimento da pessoa falecida. • Após verificar se a pessoa falecida tem valores, selecione "Acessar o SVR". • Você precisará entrar no sistema com a sua conta gov.br, nível prata ou ouro. Como acessar o sistema • Após fazer a consulta e verificar que há valores a receber, você clicará no botão "Acessar o SVR". Se não tiver fila de espera, você será transferido para a página de login da conta gov.br. • Para acessar seus valores (pessoa física) ou de pessoas falecidas, sua conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. • Para acessar valores de pessoa jurídica, sua conta gov.br precisa ter o CNPJ a ela vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto colaborador). • Você terá 30 minutos dentro do sistema. Esse tempo é suficiente para fazer tudo o que é necessário, mas fique atento ao reloginho no canto superior da tela. Fila para acessar o sistema • Se tiver muita gente no sistema ao mesmo tempo, você terá que aguardar em uma fila (sala de espera) virtual. O sistema vai informar o número de usuários na sua frente e a estimativa de tempo de espera. • Enquanto aguarda, você poderá fazer outras coisas. Só não feche a página da fila. • Depois, o sistema vai informar quando chegar sua vez, e você terá até cinco minutos para fazer login com sua conta gov.br. Se houver impossibilidade de entrar na fila • Caso o número de pessoas que já estão na fila atingir a capacidade máxima, o sistema não permitirá novas entradas. Por isso, é recomendado que o usuário volte em outro horário. Como solicitar valores de pessoas físicas e jurídicas • Já no sistema, clique no botão "Meus valores a receber" e aceite o Termo de Ciência. Depois disso, você poderá ver os seguintes dados: Montante do valor a receber; Nome e dados de contato da instituição que deve devolver o valor; Origem (tipo) do valor a receber; e Mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso. • Em seguida, siga as orientações indicadas: a) Se o sistema oferecer a opção "Solicitar por aqui": Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais; e guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário. • Nesse caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis; mesmo que você tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada; • A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo email indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição. Mas não forneça senhas a ninguém. b) Se o sistema oferecer a opção "Solicitar por aqui", mas não apresentar chave Pix disponível para seleção: Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo email informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis; ou, se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor. c) Se o sistema não oferecer a opção "Solicitar por aqui": Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo email informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis. Cuidado com golpes
O Banco Central pede para tomar cuidado com golpes. Ao solicitar o saque, a instituição responsável poderá entrar em contato pelo telefone ou pelo email indicados para confirmar a identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. "Somente a instituição solicitada poderá contatar para tratar apenas do valor informado no sistema, e ela nunca vai pedir senha", alerta o BC. "Desconfie de outras ligações ou emails." • O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br; • Todos os serviços do Sistema Valores a Receber são totalmente gratuitos. Não faça nenhum tipo de pagamento para ter acesso aos valores; • O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para falar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;• Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar você, e ela nunca vai pedir sua senha; • Não clique em links suspeitos enviados por email, SMS, WhatsApp ou Telegram. ( Fonte R 7 Noticias Brasilia) *Com Agência Estado e Banco Central

VIDANEWS - Presidente da Petrobras critica política de preços da estatal: 'PPI é uma abstração'.

 

Jean Paul Prates não descartou fim da paridade internacional de preços para os combustíveis e disse que estatal vai ser competitiva.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, criticou o Preço de Paridade Internacional (PPI) e disse que a estatal vai avaliar a diversificação do mecanismo de reajuste de preços dos combustíveis. Desde 2017, o preço da gasolina, do etanol e do diesel no Brasil acompanha a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional. "Não existe bala de prata. O próprio PPI é uma abstração, parece que virou um dogma. Não é necessariamente assim. O mercado brasileiro é diferente", disse. "A Petrobras vai praticar o preço do mercado em que ela estiver atuando. Quem faz preço de mercado é o mercado, a empresa faz condições comerciais. Não faz sentido eu praticar o preço do meu concorrente", completou. A proposta deve ser discutida com o conselho e a diretoria executiva da Petrobras, bem como pelo governo federal. "O PPI foi essencial para os importadores, não quer dizer que ele seja essencial para a Petrobras. Ele pode ser o melhor preço em alguns casos ou pode não ser", comentou Prates, que sempre foi crítico do modelo. Desde que foi empossado presidente da Petrobras, ele tem se reunido com o presidente Lula e com a equipe econômica do governo para discutir os preços dos combustíveis. O chefe do Executivo também não concorda com o modelo do PPI.  Em outras ocasiões, Prates sugeriu que o governo adotasse um "colchão de amortecimento" para que o preço pago pelo consumidor nos combustíveis não sofra variações drásticas nos postos de combustíveis. Esse fundo seria financiado com dinheiro que a estatal paga ao governo brasileiro mensalmente. Jean Paul também fez sinalização para os acionsitas da empresa, que ficaram preocupados com as mudanças na estatal. "Vamos fazer o melhor funcionamento possível para o mercado e para nós", disse. "Nosso desafio é mostrar que ser sócio do governo brasileiro tem que ser uma vantagem, não uma desvantagem. Vamos comandar mostrando para o acionista que é bom estar ali."Mais cedo, questionado sobre possíveis mudanças na política de preços da Petrobras, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que as alterações no Preço de Paridade de Importação (PPI) da empresa fazem parte da agenda do Ministério de Minas e Energia (MME)."Vamos colocar os nossos melhores quadros à disposição do MME para encontrar alternativas para que não pesem no bolso do consumidor as eventuais variações do preço internacional [do petróleo], que penalizaram muito a população no último governo. Chegou-se a pagar R$ 10 no litro da gasolina", afirmou. Energia renovável Prates também afirmou que a estatal vai reforçar investimentos em energia renovável. "Quando o pré-sal foi descoberto, houve grande desconfiança. Hoje o pré-sal responde pela maior parte da produção da Petrobras. Essa é a Petrobras que será protagonista também na economia de baixo carbono", comentou. "A Petrobras está comprometida a desenvolver todo esse potencial energético que nós temos e descobrir novas possibilidades. Vamos capilarizar nossa atuação no Brasil buscando as melhores oportunidades", completou.( Fonte R 7 Noticias Brasilia)

 

 

 

 

VIDANEWS - Alexandre de Moraes dá 10 dias para INSS esclarecer pagamento da revisão da vida toda.

 

Decisão do STF do ano passado permite que segurados possam escolher a regra mais vantajosa para o cálculo da aposentadoria.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou na última terça-feira (28) que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apresente em até dez dias um planejamento de quanto tempo a autarquia federal precisa para implementar os pagamentos da chamada revisão da vida toda. No ano passado, a Corte decidiu que os segurados podem escolher a regra mais vantajosa para o cálculo da aposentadoria. A medida vale para quem se aposentou nos últimos dez anos, desde que tenha dado entrada no pedido de aposentadoria antes da Reforma da Previdência de 2019.. "Não é razoável que, estabelecida pelo Supremo a orientação para a questão, fique sem qualquer previsão o resultado prático do comando judicial. Assim, é preciso que a autarquia previdenciária requerente informe de que modo e em que prazos se propõe a dar efetividade ao entendimento definido pelo Supremo Tribunal Federal", afirma o ministro Alexandre de Moraes no requerimento. O advogado João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do Aith, Badari e Luchin Advogados, afirma que foi mais uma sinalização positiva do Tribunal para que seja honrada a decisão do plenário do STF, do último dia 1º de dezembro, que reconheceu o direito dos aposentados e pensionistas à revisão da vida toda. "Foi uma resposta do Supremo ao pedido recente do INSS para a suspensão dos processos que tratam do tema em todo o país. O ministro Alexandre de Moraes teve uma decisão acertada, agindo com muita parcimônia, ao receber os pedidos do INSS e também dos aposentados e buscar um melhor entendimento para que o pagamento seja feito o mais breve possível, de uma forma mais harmônica para quem receberá a decisão e também para não afetar a estrutura do INSS. Essa nova decisão não afetará em nada o direito dos aposentados", avalia o advogado. O INSS afirmou em nota que ainda está analisando a melhor maneira para atender à determinação do STF. A AGU (Advocacia-Geral da União) havia pedido, no último dia 13 de fevereiro, ao STF a suspensão nacional de processos relativos à revisão. O INSS afirmou que a medida era necessária para possibilitar ao instituto operacionalizar administrativamente o cumprimento da decisão. Segundo o INSS, a revisão envolve 51 milhões de benefícios ativos e inativos, o que impacta também o atendimento que está sendo realizado pelo INSS em razão dos prazos acordados na decisão do STF, bem como a agenda de atendimento regular, que hoje conta com cerca de 5 milhões de segurados aguardando atendimento de benefícios requeridos administrativamente pela fila virtual de requerimentos. Para Badari, essa nova determinação serviu para anular a manobra processual do INSS. “O pedido do INSS se mostra meramente protelatório, e poderá trazer prejuízos ainda maiores para os aposentados e pensionistas, em sua maioria com idade avançada e muitos doentes. Além do mais, já existe um entendimento consolidado no Supremo sobre a desnecessidade de aguardar a publicação do acórdão quando a decisão ocorrer por meio do seu plenário, muito menos que se aguarde o trânsito em julgado de suas decisões para que ocorram os desdobrestamentos", acrescenta Badari. Quem tem direito O Congresso Nacional mudou, em 1999, a forma de apuração dos salários para calcular a aposentadoria dos segurados do INSS. Até então, o cálculo era feito a partir da média dos 36 últimos salários de contribuição. A reforma criou duas fórmulas para definir o benefício: uma transitória, para quem já era segurado, e outra definitiva, para quem começou a contribuir a partir de 27 de novembro de 1999. Nos dois casos, a média salarial passou a ser calculada sobre 80% das maiores contribuições. A diferença foi o marco temporal:• No caso de quem já era segurado, as contribuições feitas antes da criação do real, em 1994, foram desconsideradas.• Para os novos contribuintes, o cálculo considera os recolhimentos desde o início das contribuições.O INSS argumentava que a revisão causaria impacto imediato de R$ 120 bilhões e de R$ 360 bilhões ao longo de 15 anos.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

 

 

 

 

 

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...