CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 6 de fevereiro de 2022

VIDANEWS - Em 2021, prisões da PF por crimes de colarinho-branco caíram 59%.

 

Por outro lado, detenções por delitos relacionados a violação dos direitos humanos e ataques contra o meio ambiente aumentaram.

O número de prisões feitas pela Polícia Federal por crimes de colarinho-branco teve uma queda de 59% no ano passado. De acordo com dados da corporação, em 2021, o número de prisões por delitos como corrupção, organização criminosa, peculato, tráfico de influência e outros crimes, foi de 167 entre janeiro e setembro. Já no ano anterior, foram realizadas 411 detenções. O fim da operação Lava Jato, com a desmobilização das forças-tarefas no âmbito do MPF (Ministério Público Federal) por determinação da PGR (Procuradoria-Geral da República), poderia explicar a desaceleração nas ações. No entanto, o número de prisões está bem abaixo de anos anteriores, quando a Lava Jato nem sequer tinha sido deflagrada. Em 2008, foram 320 prisões, e em 2011, 314.  A Lava Jato começou em 2014, quando foram registradas 174 prisões, e, em 2018, ano eleitoral, atingiu o pico, com 668 encarceramentos. Os dados anteriores a 2018 foram informados pela PF após um pedido de acesso à informação da ONG (Organização Não Governamental) Fiquem Sabendo, especializada na coleta de dados públicos. Os dados mais recentes foram divulgados em um balanço da instituição. Se por um lado as prisões deflagradas contra atos de corrupção diminuíram, as ações e detenções ligadas a violações de direitos humanos tiveram um aumento substancial. Em 2021, foram realizadas 304 operações contra crimes desse tipo, que envolvem trabalho escravo, tráfico de pessoas e contrabando de imigrantes. Em 2020, foram 90 operações, o que revela um aumento de 237%, sendo o maior número de ações do tipo desde 2008. No ano passado, 156 pessoas foram presas por envolvimento em delitos contra os direitos humanos, frente a 70 detenções no período imediatamente anterior. Outro aumento foi o registrado nas ações deflagradas contra crimes ambientais, que chegaram a 695 no ano passado, com aumento de 55% frente às 447 de 2020. No mesmo período, 646 pessoas foram presas por atos que envolvem desmatamento ilegal, poluição de rios, danos contra a fauna e a flora e contrabando de produtos de origem animal e vegetal. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Bolsonaro visita campo de tiro e padaria entre o DF e Goiás.

 

Chefe do Executivo saiu logo cedo do Palácio da Alvorada e percorre cidades entre as duas unidades da federação.

Em uma série de passeios realizados neste domingo (7), o presidente Jair Bolsonaro visitou comércios, unidades policiais e treinou em um estande de tiros entre o Distrito Federal e Goiás. O chefe do Executivo saiu cedo do Palácio da Alvorada e foi em direção à BR-060, que liga Brasília a Goiânia. O primeiro ponto de parada foi um posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na região de Santa Maria, ainda no DF. Em seguida, ele foi até um restaurante frequentado por motociclistas e moradores de Brasília que seguem até a capital goiana. Em um vídeo publicado por Mozart Aragão, assessor especial da Presidência, Bolsonaro aparece empunhando uma pistola e disparando em um estande de tiros. Bolsonaro está acompanhado por seguranças e pelo filho Carlos Bolsonaro, que registra o passeio para as redes sociais do pai. Na região de Engenho das Lajes, o presidente parou em um estabelecimento comercial e tomou café. Ele cumprimentou funcionários e frequentadores do local.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - PEC dos combustíveis é medida de emergência, diz Bolsonaro.

 

Presidente defendeu a alteração nos impostos para frear o aumento do preço dos combustíveis.

O presidente Jair Bolsonaro defendeu, neste domingo, a PEC que permite zerar, durante dois anos, o imposto sobre combustíveis, gás e energia. Questionado sobre a perda de arrecadação com a iniciativa, o mandatário afirmou que se trata de uma "medida de emergência".  A PEC não é impositiva. É autorizativa. Uma medida de emergência. Prejuízo maior você tem que pensar no povo e não no Estado. Primeiro lugar é a população. O preço do barril de petróleo está batendo em US$ 90 , pode chegar a 100. Imagina o problema que teríamos no Brasil com o barril de petróleo a US$ 100", justificou. O presidente afirmou que a crise do preço dos combustíveis é global e não tem um responsável. "A pandemia é o grande responsável e a política do 'fique em casa que a economia a gente vê depois'. Os combustíveis estão altos no Brasil; mais altos estão aí fora, mas tem que buscar uma maneira de diminuir o sofrimento dessas pessoas", declarou. Bolsonaro também criticou a composição do preço do combustível. "Isso aí é bastante grave. Desde janeiro de 2019 o valor do PIS, Cofins do diesel, álcool e gasolina, sempre foi o mesmo. Foi congelado. Já no tocante ao ICMS quase que dobrou o valor desses impostos", disse. Caminhoneiros As declarações foram feitas no Palácio do Alvorada após o presidente retornar de passeio nos arredores de Brasília neste domingo. Bolsonaro comentou que conversou com caminhoneiros, que reclamaram da cobrança de taxas para pernoite em postos. "Um caminhoneiro nos relatou que só deixam pernoitar em região de posto de combustível e restaurante se eles abastecerem ou pagarem uma taxa. Liguei para o ministro da Justiça pra ver se é legal isso. Se não for legal, tomar as devidas providências e buscar uma maneira de atender os caminhoneiros nesse quesito também", afirmou. O presidente também visitou um clube de tiro. "Dei uns tiros com minha 9 milímetros. Os CACS, clubes de tiro têm crescido no Brasil e, não por acaso, a violência tem diminuído. A arma de fogo legal está diretamente associada, no meu entender, a diminuição da violência no Brasil."( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Ministro do STF Dias Toffoli passa a noite em hospital no DF.

 

Toffoli foi internado na noite de sábado por causa de uma alergia no pulmão; ministro deixou o hospital neste domingo.

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), passou a noite internado em um hospital de Brasília. Ele deu entrada no sábado (5) e foi liberado neste domingo. A informação foi confirmada ao R7 por fontes na unidade de saúde.  O ministro foi internado por causa de um processo alérgico no pulmão e passou por exames num dos principais hospitais particulares da capital federal. A assessoria do ministro ainda não se manifestou. O ministro foi internado em 2020, quando ainda era presidente do STF, também em razão de problemas pulmonares.  À época, Toffoli foi diagnosticado com pneumonite alérgica. A pneumonite é uma inflamação dentro e ao redor dos alvéolos do pulmão e dos bronquíolos causada por exposição e inalação de poeira orgânica ou de substâncias químicas. Trata-se de uma hipersensibilidade dos pulmões que tem como característica provocar tosse, febre, calafrios e falta de ar algumas horas após o contato com a substância.Normalmente, o tratamento é feito com medicamentos corticosteroides, que reduzem a inflamação.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - Senadores entram com ação contra subprocurador que investiga Moro.

 

Sete parlamentares do Podemos pedem à PGR que investigue suposto abuso de poder contra o candidato à Presidência.

Sete senadores do Podemos entraram com representação na PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o subprocurador do Ministério Público Federal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado. Eles alegam que houve abuso de poder no pedido de Furtado para que os gastos do ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro, filiado ao partido, sejam investigados. “A medida é tão teratologicamente indevida que, no bojo de um ano eleitoral em que o ex-juiz figura como possível postulante à Presidência da República, faz notar a quem quiser ver a utilização do cargo de procurador do TCU para perseguição pessoal”, diz trecho da representação. “Esse cenário precisa de devida e regular apuração, de modo a apurar a ocorrência do crime de abuso de autoridade”. “Nenhuma autoridade pública pode abusar dos poderes que lhe tenham sido atribuídos para prejudicar ou beneficiar outrem ou por mero capricho ou satisfação pessoal. E uma atitude tão idiossincrática como a relatada só pode representar o cúmulo da pessoalidade”, acrescenta a representação asssinada por Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães, Flávio Arns, Lasier Martins, Jorge Kajuru, Styvenson Valentim e Eduardo Girão Entenda o caso O subprocurador-geral do Ministério Público pediu à Corte, na sexta-feira, que bloqueie os bens de Moro por causa de indícios de sonegação fiscal no período em que ele trabalhou para a consultoria americana Alvarez & Marsal. Furtado alegou inconsistência nas informações sobre os contratos firmados por Moro com a Alvarez & Marsal que foram apresentadas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e pediu a íntegra dos documentos dos contratos. A solicitação de Furtado foi enviada ao ministro Bruno Dantas, relator de um inquérito no TCU que analisa se houve conflito de interesses na contratação de Moro pelo escritório. A consultoria atende empreiteiras investigadas e condenadas pela Operação Lava Jato, na qual Moro atuou como juiz. Furtado chegou a recomendar, na segunda-feira (31), o arquivamento do processo contra Moro, após o ex-ministro divulgar na internet os valores que recebeu da consultoria. Ele voltou atrás após analisar "fatos novos" que envolvem o contrato de Moro e disse ser fundamental uma apuração do caso pela Receita Federal.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

Menina de 8 anos esfaqueada por homem que atacou cinco morre.

 

Homem entrou em casa e atacou cinco mulheres na noite de sábado; neste domingo, a criança não resistiu.

Uma menina de 8 anos morreu, neste domingo (6), após ser esfaqueada por homem que atacou a criança e outras quatros mulheres em uma casa de Samambaia, no Distrito Federal, no sábado.A vítima foi encaminhada para o HRC (Hospital Regional de Ceilândia) depois do ataque, mas, neste domingo, não resistiu. A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria de comunicação da Polícia Civil do DF. O homem, que teria um relacionamento com uma das mulheres, foi preso em flagrante pela Polícia Militar, no sábado. A menina era filha de uma das vítimas. O caso é investigado pela 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte). DenuncieSecretaria de Segurança Pública do DF tem meios de atendimento que funcionam 24 horas para receber denúncias sobre violência contra a mulher. Veja outros canais de denúncia.( Fonte R 7 noticias Brasil)

VIDANEWS - De surpresa, Bolsonaro visita posto da PRF na BR-060.

 

No local, presidente cumprimentou os agentes que acabaram de assumir o serviço após o curso de formação.

Em um ato que não estava programado, o presidente Jair Bolsonaro visitou o posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR-060, no Distrito Federal, neste domingo (6). A unidade fica no caminho de quem segue de Brasília para Goiânia. O chefe do Executivo saiu pela manhã, em comitiva, pela região.Bolsonaro saiu logo cedo em direção a um restaurante comumente visitado por motociclistas na BR, no trecho que corta o estado de Goiás. Ele estava acompanhado de seguranças. Ao parar no posto da PRF, ele cumprimentou os policiais e ouviu de uma das responsáveis pela unidade que os policiais de plantão formaram-se em dezembro de 2021. O passeio não estava previsto na agenda do presidente. Nesta segunda-feira (7), ele deve permanecer em Brasília, onde realiza reuniões com ministros de Estado e deve receber, também, a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - China e Argentina prometem relações mais próximas.

 

Aproximação dos países busca aprofundar a cooperação estratégica em comércio, câmbio e infraestrutura.

China e Argentina se comprometeram neste domingo a aprofundar a cooperação estratégica em comércio, câmbio e na iniciativa do Cinturão e Rota, com foco em infraestrutura, disseram o governo e a mídia estatal, após encontro entre os presidentes Xi Jinping e Alberto Fernandez. Os líderes, que se reuniram nos bastidores dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, concordaram no plano de cinco anos para cooperação agrícola e identificaram áreas-chave para crescer e diversificar o comércio e o investimento no setor. A China é um grande comprador de soja e carne bovina argentinas. Também tem um importante acordo de troca cambial com o país, o que ajuda a reforçar suas reservas internacionais cada vez menores. Fernandez tem encontrado dificuldades para reaquecer a economia argentina, que é grande produtora de grãos. O governo argentino disse que os dois lados destacaram a importância da troca de moeda entre seus bancos centrais e concordaram em continuar fortalecendo a cooperação. Os países também assinaram um memorando de entendimento ligado a uma plataforma para investimentos chineses em ferrovias, portos e rodovias em todo o mundo.Esta decisão estratégica permitirá que o governo assine diferentes acordos que garantem financiamento para investimentos e obras ao custo de mais de US$ 23,7 bilhões", disse o governo argentino. O lado chinês não divulgou um número. Em uma reunião de 40 minutos, Xi e Fernandez concordaram em cooperar e investir em áreas como desenvolvimento verde e sustentável, bem como economia digital.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - ONU: Coreia do Norte desenvolveu arsenal nuclear, apesar das sanções.

 

Relatório confidencial mostra que governo norte-coreano financia ações com dinheiro obtido em ciberataques.

A Coreia do Norte continuou desenvolvendo seu arsenal nuclear e capacidades de mísseis durante um ano, apesar das sanções internacionais impostas a Pyongyang, diz um relatório confidencial da ONU (Organização das Nações Unidas) ao qual a AFP teve acesso no sábado (5)."Os ciberataques, especialmente sobre os ativos de criptomoedas, continuam sendo uma importante fonte de renda para o governo da Coreia do Norte", diz esse documento anual que acaba de ser entregue aos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU."A quantidade de importações ilícitas de petróleo refinado aumentou consideravelmente" há um ano, "mas a um nível muito inferior ao de anos anteriores", afirma também o relatório, elaborado por especialistas da ONU encarregados do monitoramento do embargo de armas e econômico internacional e das sanções contra a Coreia do Norte.Quanto ao armamento norte-coreano que a comunidade internacional tenta limitar, Pyongyang "continuou mantendo e desenvolvendo seus programas nucleares e de mísseis balísticos em violação das resoluções do Conselho de Segurança", destacam os especialistas."Embora não haja informações de testes nucleares ou lançamentos de mísseis intercontinentais, a Coreia do Norte continuou desenvolvendo sua capacidade de produção de material nuclear", acrescentam.Durante um ano, Pyongyang "demonstrou uma maior capacidade de lançamento rápido, alta mobilidade (inclusive no mar) e uma maior resistência de suas forças de mísseis”, destaca o relatório.Desde 2017, o Conselho de Segurança não vem atingindo consenso sobre a questão da Coreia do Norte, como comprovado novamente por uma reunião fechada realizada na sexta-feira (4) no Conselho de Segurança e solicitada por Washington para condenar os últimos testes de mísseis da Coreia do Norte.Para sair do ponto morto, China e Rússia ofereceram um alívio das sanções com finalidades humanitárias, proposta recusada pelo Ocidente.Espera-se que Moscou e Pequim voltem a defender seu caso na segunda-feira durante um debate no conselho sobre os efeitos prejudiciais das sanções, convocado pela Rússia.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ciclone mata seis e deixa 48 mil desalojados em Madagascar.

 

O fenômeno atingiu ventos de 165 km/h e, apesar de ter perdido força, continua preocupando o país pelos risco de enchentes.

Ao menos seis pessoas morreram e cerca de 48 mil tiveram de deixar sua casa em Madagascar com a passagem do ciclone Batsirai, que tocou solo na noite de sábado (5) nessa ilha do oceano Índico, informou neste domingo (6) a Agência de Gestão de Desastres do país. Paolo Emilio Raholinarivo, diretor de gestão de riscos da agência, informou o número de mortos e sua localização em uma mensagem de texto enviada à AFP, sem fornecer maiores detalhes. Um balanço oficial contabilizou 47.888 desabrigados. Esse ciclone tropical, que tocou solo em Madagascar com ventos de 165 km/h e rajadas de até 235 km/h, perdeu força, mas continua gerando receio de enchentes devido às chuvas torrenciais, informou neste domingo o instituto de meteorologia. Há medo de enchentes localizadas ou generalizadas após as fortes chuvas", mas Batsirai deveria "sair para o mar no canal de Moçambique na parte norte de Atsimo Andrefana pela tarde ou noite", acrescentou a fonte.Após ter provocado chuvas torrenciais durante dois dias na ilha francesa de Reunião, Batsirai tocou solo no sábado às 20h (14h de Brasília) no distrito de Mananjary, a mais de 530 quilômetros ao sudeste da capital Antananarivo.Após 90 minutos da chegada do ciclone, as autoridades contabilizaram quase 27 mil pessoas que abandonaram sua casa, afirmou Fabien, cujos serviços prepararam alimentos, medicamentos e locais de refúgio. Os habitantes se prepararam com os recursos que possuem na ilha, um dos países mais pobres do mundo, que já foi afetada pela tempestade tropical mortal Ana em janeiro e que desde sexta-feira foi atingida pelo vento e pelas chuvas contínuas.Ana, que também afetou o Maláui, Moçambique e Zimbábue, causou uma centena de mortos (56 deles em Madagascar) e dezenas de milhares de afetados.Na cidade costeira de Vatomadry, no Leste, mais de 200 pessoas se refugiaram em um quarto de um prédio de concreto de propriedade chinesa. As famílias dormiam em tapetes ou colchões.Um funcionário local, Thierry Louison Leaby, lamentou a falta de água potável depois que a empresa de água cortou o abastecimento antes do ciclone."As pessoas estão cozinhando com água suja", disse preocupado, temendo um surto de diarreia. "O governo tem que nos ajudar. Não nos deram nada", reclamou.O impacto do ciclone Batsirai em Madagascar deveria ser "considerável", inclusive nas áreas que ainda se recuperam da tempestade Ana, alertou na sexta-feira o porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, Jens Laerke. A diretora do Programa Mundial de Alimentos para Madagascar, Pasqualina Di Sirio, declarou que antecipava uma "crise importante" na ilha, onde o ciclone poderia afetar mais de 600 mil pessoas, entre elas 150 mil deslocados.A FICR (Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Meio Crescente Vermelho), cujas "equipes e sócios" locais estão "em alerta e mobilizados nas comunidades", estimou que 4,4 milhões de pessoas estão ameaçadas de alguma forma pelo ciclone.Todo ano, durante o período de novembro a abril, cerca de dez tempestades ou ciclones atravessam o sudoeste do oceano Índico de leste a oeste.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

 

 

VIDANEWS - Avalanches 'sem precedentes' deixam nove mortos na Áustria.

 

Entre as vítimas está um grupo de turistas suecos que saiu de uma pista de esqui próximo da fronteira com a Suíça.

Ao menos nove pessoas morreram em três dias na Áustria devido a mais de cem avalanches, uma situação "sem precedentes", segundo as autoridades neste domingo (6). "Nos últimos três dias houve uma centena de incidentes de avalanche que precisaram de 70 intervenções", disseram neste domingo as autoridades regionais da região de Tirol. Uma situação "sem precedentes", segundo as autoridades, que alertaram que há mais por vir.A maioria das avalanches foi registrada no oeste da região do Tirol. Somente na sexta-feira (4) morreram cinco pessoas, disseram os serviços de resgate.Segundo a polícia, o incidente matou um grupo de esquiadores suecos que saíram da pista com um guia de montanha na região de Ischgl, perto da fronteira com a Suíça. O monitor e quatro membros do grupo foram arrastados pela neve e apenas um deles sobreviveu. Conseguiu pedir ajuda e foi levado em helicóptero.No mesmo dia, um homem de 60 anos e sua esposa de 61 morreram cobertos pela neve enquanto praticavam esqui perto da cidade de Auffach, segundo a polícia do Tirol. No sábado, um austríaco de 58 anos morreu em Schirmn, perto de Innsbruck, por causa de uma avalanche que causou outros quatro feridos.Mais ao oeste, um experiente esquiador de 43 anos na região de Vorarlberg morreu em condições parecidas. Cinco admiradores dos esportes de inverno também foram cobertos por uma nevasca na importante estação de Soelden, mas todos foram resgatados. Nos últimos anos, as avalanches cobraram cerca de 20 vidas por ano na Áustria, embora seja menos nos dois últimos anos depois que a pandemia reduziu enormemente o número de esquiadores.( Fonte R n7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Ucrânia tenta amenizar risco de invasão russa após alerta dos EUA.

 

País avalia que possibilidades de uma "solução diplomática" são "muito superiores" às de uma "escalada" militar.

A Ucrânia demonstrou neste domingo (6) desconfiar de "previsões apocalípticas", considerando que as possibilidades de uma "solução diplomática" com a Rússia são "muito superiores" às de uma "escalada" militar, após alertas dos EUA sobre a ameaça de uma invasão russa em larga escala . "Não confie em previsões apocalípticas", disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, em uma rede social. "A Ucrânia tem um exército poderoso, apoio internacional sem precedentes... e está pronta para qualquer cenário", disse ele. "É o inimigo que devemos temer", completou. "As chances de encontrar uma solução diplomática para uma desescalada são consideravelmente maiores que a ameaça de uma nova escalada", declarou Myhailo Podoliak, conselheiro chefe do governo ucraniano. Essas declarações ocorreram logo após a inteligência dos EUA indicar que a Rússia já havia implantado 70% do aparato militar necessário para uma invasão em larga escala da Ucrânia, que atingiria uma capacidade suficiente, de aproximadamente 150.000 soldados, para lançar sua eventual ofensiva de duas semanas. De acordo com funcionários dos EUA que informaram ao Congresso e seus aliados europeus, os serviços de inteligência ainda não conseguiram estabelecer se o presidente russo Vladimir Putin tomou a decisão de agir ou não, mas ele está lidando com todas as opções possíveis, desde uma invasão parcial do enclave separatista de Donbas à invasão total.  Para a Inteligência americana, se a Rússia optar por um ataque em grande escala, a ofensiva poderia tomar a capital Kiev e derrubar o presidente Volodymyr Zelensky em questão de 48 horas. Tal ataque deixaria entre 25.000 e 50.000 civis mortos, junto com entre 5.000 e 25.000 soldados ucranianos e entre 3.000 e 10.000 soldados russos. Também poderia desencadear uma avalanche de refugiados de um a cinco milhões de pessoas, principalmente para a Polônia, alertaram os funcionários. O presidente Joe Biden enviou tropas americanas à Polônia para proteger os membros da Otan, enquanto os diplomatas trabalham arduamente para tentar persuadir a Rússia a retirar suas tropas da fronteira com a Ucrânia. O primeiro contingente de soldados americanos chegou no sábado e outro contigente é aguardado nesse domingo. Os Estados Unidos, deslocou 3.000 militares para a Europa, mas reitera que não enviaram essas tropas "para iniciar uma guerra" contra a Rússia na Ucrânia, disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, neste domingo (6). A Rússia nega qualquer intenção para invadir a Ucrânia e afirma que só quer garantir sua segurança. Moscou também anunciou manobras militares conjuntas com Belarus e enviou vários batalhões ao norte de Kiev e para a região de Brest, não longe da fronteira com a Polônia. No entanto, os serviços de inteligência dos Estados Unidos concluíram que a Rússia continua reunindo uma grande força militar em sua fronteira com a Ucrânia. Há duas semanas, um total de 60 batalhões do exército russo se posicionaram ao norte, leste e sul da Ucrânia, particularmente na península da Crimeia, anexada pela Rússia depois de uma invasão em 2014. Na sexta-feira já havia 80 batalhões e outros 14 estavam a caminho a partir de outras partes da Rússia, disseram funcionários americanos. Além disso, 1.500 soldados das forças especiais russas conhecidas como Spetsnaz foram enviados ao longo a fronteira com a Ucrânia há uma semana. Uma importante força naval russa também está posicionada no Mar Negro, equipada com cinco navios de assalto anfíbio que poderiam ser usados para desembarcar tropas na costa sul da Ucrânia, disseram funcionários americanos. A Força Aérea Russa já destacou aviões caça e bombardeiros, assim como posicionou baterias anti-aéreas próximas da fronteira com a Ucrânia. A Rússia concentra tropas em sua fronteira com a Ucrânia "desde a primavera passada", para "exercer pressão psicológica", e também está realizando "manobras maciças", segundo Mihailo Podoliak."Por quanto tempo essa intensa atividade russa continuará e qual objetivo ela busca? Apenas o Kremlin tem a resposta exata", mas a Ucrânia e seus aliados devem, no entanto, "estar preparados para todos os cenários possíveis", alertou.A Ucrânia vem tentando há semanas minimizar o risco de um ataque russo, enquanto tenta evitar mais danos à sua frágil economia. Os Estados Unidos disseram na quinta-feira (3) que têm evidências de que a Rússia está preparando um vídeo falso de um ataque ucraniano que serviria de pretexto para invadir a Ucrânia.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

VIDANEWS - Inflação e desemprego deixam saída da recessão mais difícil.

 

Cenário econômico dificulta o cons umo das famílias e deve ocasionar em uma nova baixa do PIB no 4º trimestre de 2021.

O desempenho recente do consumo das famílias, segmento responsável por dois terços (cerca de 65%) do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, se mostra insuficiente para impulsionar a economia brasileira no quarto trimestre de 2021 e tirar o Brasil da situação de recessão técnica. A percepção leva em conta o cenário econômico com inflaçãodesemprego e taxa básica de juros em patamares ainda elevados. A combinação conta ainda com incertezas devido à disseminação da variante Ômicron do coronavírus em território nacional. Para ter ingressado em 2022 distante da recessão técnica, nome dado ao período com duas retrações trimestrais consecutivas da economia, é necessário que a soma de todos os bens e serviços produzidos no país tenha apresentado crescimento entre os meses de outubro e dezembro. O crescimento no período ficou mais distante a partir do recuo de 5,8% produção industrial nos últimos três meses do ano passado, na comparação com o já negativo terceiro trimestre (-1,1%). Restam agora os dados relativos ao agronegócio, à indústria e aos serviços para descobrir a situação econômica ao final do ano passado.Diante da situação, o economista e sócio da BRA, João Beck, afirma ser difícil acreditar em um resultado positivo os últimos três meses de 2021. "As perspectivas já eram de queda meses atrás e ainda saíram novos dados de desemprego, atividade da indústria e queda de serviços", avalia ele. Piter Carvalho, economistas da Valor Investimentos, observa que a sequência negativa da economia ocorre com a não concretização do "consumo desenfreado" previsto com o avanço da vacinação contra a Covid-19. "A Black Friday foi positiva, mais ainda teve um desempenho abaixo do esperado. Em dezembro, o Natal também não foi tão bom quanto os comerciantes desejavam", lamenta.Beck afirma ainda que a recessão técnica foi uma escolha do BC (Banco Central) na tentativa de domar a inflação, o que ocasiona no elevado nível de desemprego e não vai permitir que o consumo salve a economia por um período. “O momento ainda é de retração de toda a atividade e isso impacta a geração de empregos.”A explicação considera que a elevação da taxa Selic é o instrumento de política monetária mais utilizado para reduzir os preços. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam outras alternativas de investimento. A sequência recente de oito altas consecutivas elevou os juros básicos ao maior nível em cinco anos.De acordo com o ICF (Indicador de Consumo das Famílias), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a intenção de consumo dos brasileiros encerrou 2021 com queda de quase 10%, aos 71,6 pontos, menor nível de satisfação da história.A situação pior dos consumidores também foi destacada pelo Monitor do PIB, da FGV (Fundação Getulio Vargas), referente ao trimestre encerado no mês de novembro. De acordo com a publicação, o segmento apresentou retração de 0,8% na comparação com os três meses anteriores, salientando sua perda de força.( Fonte R 7 Noticias Brasil)

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...