CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Saiba quais são os principais vilões da inadimplência no Brasil.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela quais são as contas em atraso que mais levam brasileiros à condição de inadimplência. 

Segundo esse levantamento, os principais vilões da inadimplência no país são o cartão de crédito (23%), os empréstimos em bancos ou financeiras (16%) e o crediário (12%).A pesquisa ouviu consumidores inadimplentes há mais de 3 meses, de todas as capitais do país. O levantamento também mapeou quais são os compromissos financeiros em atraso, mas que não levaram ainda o consumidor à inadimplência: mais uma vez o cartão de crédito (15%) lidera a lista, seguido pelas contas de água e luz (10%) e em seguida o cheque especial (9%, com destaque para as classes A/B). “O país vive um momento de alta inadimplência e juros altos, este cenário desafiador demanda paciência e educação financeira por parte dos consumidores”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.Na hora de negociar uma dívida, é importante ir com um planejamento que possa ser realmente cumprido e na hora de buscar um crédito, deve-se sempre considerar todas as taxas envolvidas. Além disso, o consumidor deve ficar atento uma vez que aqueles créditos que ficam disponíveis com mais facilidade, são os empréstimos com juros mais caros. Prioridades No ranking das contas prioritárias, a pesquisa mostra que os consumidores pagam em dia primeiro as que são de uso diário e podem ter seus serviços cortados: a internet (73%), as contas de água e luz (68%) e o telefone (65%), seguidos pela TV por assinatura (59%) e plano de saúde (48%)Já os principais compromissos financeiros dos entrevistados são as contas de água/luz (86%), o cartão de crédito (85%), internet (84%), conta de telefone (80%) e TV por assinatura (67%). Entre as contas com maior tempo médio de atraso destacam-se parcelas a pagar em cheques pré-datados (15 meses), escola / faculdade / FIES (15 meses), condomínio (13 meses), crediário (11 meses) e os empréstimos (11 meses). Por outro lado, os compromissos com menor média de tempo são: telefone (6 meses), financiamento de casa própria (6 meses) e financiamento de automóvel (6 meses). “As contas de telefone e internet são prioritárias uma vez que estas ferramentas se tornaram indispensáveis para os consumidores, inclusive para a vida profissional”, afirma Merula Borges, especialista em finanças da CNDL. Metodologia Público-alvo: consumidores com contas em atraso há mais de 3 meses, de todas as capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas. Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. Tamanho amostral da Pesquisa: 600 casos, gerando uma margem de erro no geral de 4 p. p. para um intervalo de confiança a 95%. Data de coleta dos dados: 22 a 30 de janeiro de 2025.(Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

Ataques de macacos em parque de Anápolis entra no radar de Márcio Corrêa.

Um problema que não é novo, mas que volta a acender a luz de alerta: o ataque de macacos a pessoas no Parque Senador Onofre Quinan, em Anápolis. 

E o alerta, dessa vez, é dado pelo prefeito Márcio Corrêa, que esteve visitando o logradouro e conversando com moradores para se inteirar da situação. Segundo relatou em sua rede social, Márcio Corrêa falou sobre o relato dos moradores da região sobre o ataque de macacos a pessoas. “O número de atendimentos por mordidas na rede municipal de saúde já acendeu o alerta”, pontuou o prefeito. Ele adiantou, inclusive, que o Corpo de Bombeiros já está contribuindo para que providências sejam tomadas no sentido de resolver a situação. Uma das solicitações estudadas, adiantou Márcio Corrêa, é levar os animais para um outro habitat, reduzindo uma possível superpopulação, garantindo, assim, a segurança dos frequentadores do parque, dos moradores da região e, mesmo, dos próprios animais.(Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

Cantor sertanejo é morto a tiros por homens que fingiam ser policiais em MS.

O corpo de Yuri Ramirez foi encontrado em um dos quartos do imóvel onde morava em Campo Grande; de acordo com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, os criminosos fugiram e ainda não foram identificados.

O cantor Iuri Gomes Oliveira Ramires, conhecido como Yuri Ramirez, 47, foi morto a tiros na casa onde morava, no bairro Santa Emília, em Campo Grande, na manhã do último sábado (30).Yuri Ramirez foi baleado oito vezes e morreu no local. O corpo dele foi encontrado em um dos quartos do imóvel. Dois homens armados se passaram por policiais, arrombaram o portão e entraram na casa onde o cantor vivia. Perícia encontrou 12 cápsulas de pistola na cena do crime. De acordo com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, os criminosos fugiram e ainda não foram identificados. Proprietária do imóvel informou que cedeu um dos quartos da casa a um amigo de seu filho. Segundo ela, Yuri Ramirez precisava de um endereço fixo para informar ao juízo. Inicialmente, os criminosos encontraram o filho da dona da casa dormindo no sofá da sala e, ao constatarem que não se tratava da pessoa que procuravam, seguiram até o quarto dela, onde também não encontraram o alvo. Por fim, foram até o outro cômodo da casa, onde localizaram a vítima. Cantor foi encontrado sem roupas. Yuri Ramirez tem antecedentes criminais por tráfico de drogas. Ele cumpria prisão domiciliar na casa onde foi morto. Vítima já havia sido condenada por tráfico de drogas. Em 2018, ele também foi preso em Goiânia por usar um documento falso. Na época, a investigação da polícia apontou que o cantor era integrante do PCC e atuava traficando armas e drogas na cidade. Polícia investiga se morte do cantor tem alguma ligação com o tráfico. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso, registrado como homicídio qualificado. Yuri era cantor e compositor. Ele iniciou a carreira musical ainda na adolescência, quando começou a compor suas primeiras canções.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais bem colocado na maratona de Sydney: 'Valeu a pena'.

O ator percorreu os 42 km em 2h48min12s, garantindo destaque entre milhares de competidores.

Nicolas Prattes, 28, conquistou no sábado (30) um marco pessoal e esportivo: foi o melhor brasileiro a cruzar a linha de chegada da Sydney Marathon, uma das corridas de rua mais tradicionais da Austrália. O ator percorreu os 42 km em 2h48min12s, garantindo destaque entre milhares de competidores."Para todo sempre, história feita, valeu a pena", escreveu em seu Instagram, celebrando o resultado. Ele ainda descreveu a disputa como a "prova mais difícil" de sua vida, em referência às condições do percurso e à intensidade da preparação. O feito tem um peso simbólico para Prattes, que nos últimos anos tem conciliado a carreira artística com a rotina de treinos de alto rendimento. A paixão pelas corridas já o levou a participar de diversas maratonas internacionais, mas o desempenho em Sydney entrou para a lista de suas maiores conquistas.Quem não esteve presente fisicamente foi Sabrina Sato, companheira do ator e também entusiasta das corridas. Desta vez, ela acompanhou tudo à distância, já que permanece dedicada ao pai, que enfrenta problemas de saúde e passou por mais uma cirurgia. Em uma mensagem publicada nas redes sociais, a apresentadora demonstrou apoio e carinho, mesmo de longe: "Meu campeão... enquanto estou aqui no hospital acompanhando mais uma cirurgia do meu pai, meu coração também viaja até você. Já conversei com Deus, entreguei nas mãos dele e tudo o que precisa dar certo, aqui e aí. E mesmo longe, eu estou perto. Porque meu amor, minha fé e minha energia são gigantes e não têm fim. É como se eu estivesse junto, passo a passo, te impulsionando e torcendo." A Sydney Marathon é reconhecida como uma das provas que integram o calendário da Abbott World Marathon Majors, grupo que reúne as corridas mais prestigiadas do mundo, como Berlim, Boston, Londres, Chicago, Nova York e Tóquio.(Fonte Fama ao Minuto Noticias)

Menino de 11 anos é morto a tiro após tocar a campainha e correr.

Menino estaria a brincar com outras crianças e acabou sendo fatalmente baleado após tocar em uma das campainhas, na cidade de Houston, nos Estados Unidos; o óbito foi declarado em uma unidade hospitalar.

Um menino de 11 anos, morreu, este domingo (31), em um hospital em Houston, nos Estados Unidos, depois de, na noite anterior, ter sido baleado enquanto fugia de uma casa após ter tocado à campainha.Em um comunicado, citado pela imprensa norte-americana, a prefeitura da cidade de Houston confirmou a morte e indicou que o menino estava brincando. As crianças estavam em um jogo conhecido localmente como 'doorbell ditch', que consiste em tocar à campanha e correr.  "Uma testemunha afirmou que o rapaz estava correndo de uma casa, após tocar a campainha, pouco antes de ser alvo de um tiro", informou.  Os agentes foram chamados para um tiroteio, na noite de sábado, e acabaram libertando uma pessoa que tinha sido detida para interrogatório. O rapaz foi levado para um hospital, onde acabou morrendo no domingo.  A KPRC, afiliada da NBC em Houston, noticiou outras crianças também estavam participando do jogo.  A investigação ao caso continua. (Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que dá previsão legal para Disque 100 e prioriza pessoa idosa na telessaúde.

 

A Câmara dos Deputados continua analisando a proposta.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto que dá status de lei ao serviço Disque 100. O serviço, hoje regulamentado por decreto, recebe denúncias de violações de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme a proposta aprovada, o “Disque Direitos Humanos – Disque 100” receberá denúncias de violação de direitos contra pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes. O sigilo das informações será garantido. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), para o Projeto de Lei 1710/20, do ex-deputado Rubens Bueno (PR) e outros 12 parlamentares. A versão original criava um programa de teleassistência a pessoas idosas ou com deficiência em situações de vulnerabilidade. “O aumento da população idosa evidencia a urgência e a necessidade de políticas públicas que assegurem uma vida digna a esse grupo, combatendo toda forma de violação de direitos”, afirmou Zé Haroldo Cathedral em seu parecer. Segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, até agosto deste ano já ocorreram 117,2 mil denúncias de violência contra pessoas idosas e 79,6 mil contra pessoas com deficiência. Em 2024, foram registradas, respectivamente, 179,6 mil e 95,4 mil denúncias. O substitutivo aprovado também altera a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) para exigir que, na prestação de serviços por telessaúde, será assegurado o atendimento prioritário das pessoas idosas e das pessoas com deficiência. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. Da Reportagem/RM Edição - Marcia Becker Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que torna crime o assédio a adolescentes.

Proposta altera o ECA para incluir adolescentes como vítimas e aumenta penas para assédio cometido por meios digitais.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna crime aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, crianças ou adolescentes para a prática de ato sexual. O texto deverá seguir agora para análise no Plenário. Hoje, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) classifica essa conduta como crime apenas se a vítima for criança – ou seja, se tiver até 12 anos incompletos. A proposta altera o ECA. O projeto também aumenta o tempo de prisão: de 1 a 3 anos para 2 a 4 anos, além de multa. Mudanças no original O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), para o Projeto de Lei 4723/23, da deputada Delegada Ione (Avante-MG). A relatora manteve o aumento da pena previsto no projeto original, mas decidiu incorporar sugestões do Projeto de Lei 2857/19, recentemente aprovado pela CCJ. Assim, nos casos de assédio contra criança ou adolescente cometidos por meio de mídias sociais ou pela internet, a pena de prisão aumentará em 1/3, passando então de 2 a 4 anos para 2 anos e sete meses a 5 anos e três meses, além de multa. Proteção ampliada Segundo Laura Carneiro, a Constituição já determina que “lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual de criança e adolescente”, sem fazer distinção de idade. “Todas as vítimas menores de 18 anos devem ser protegidas, tendo em vista a condição peculiar de pessoas em desenvolvimento”, disse ela. Autora da proposta original, a deputada Delegada Ione avalia que o ECA precisa ser atualizado. “Esse trecho merece crítica, pois o pedófilo só será punido por assédio contra crianças, e contra adolescentes não haverá punição”, comentou. Da Reportagem/RM Edição – Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias


Deputado Mendonça Filho será o relator da PEC da Segurança Pública na comissão especial.

 

Deputado Aluisio Mendes foi designado presidente da comissão.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou o deputado Mendonça Filho (União-PE) como relator da proposta de emenda à Constituição que reformula a segurança pública (PEC 18/25), e o deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA) como presidente da comissão especial criada para debater o tema. “São parlamentares com ampla experiência na área, o que garantirá um debate técnico e qualificado. A segurança pública é uma prioridade desta Casa e do povo brasileiro”, disse Motta, por meio de suas redes sociais. A admissibilidade da proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, tendo Mendonça Filho como relator. Agora, a proposta será analisada em comissão especial, antes de seguir para o Plenário. Conheça a tramitação de propostas de emenda à Constituição Elaborada pelo governo federal, a PEC: • reconfigura a estrutura de segurança pública no Brasil, ao constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), hoje amparado por lei ordinária; • amplia competências de órgãos de segurança, como a Polícia Federal (PF); e • fortalece o papel da União no planejamento e coordenação da segurança pública. De acordo com o texto, competirá à União coordenar o Sistema Único de Segurança Pública e Defesa Social e o Sistema Penitenciário, por meio de estratégias que assegurem a integração, a cooperação e a interoperabilidade dos órgãos que o compõem. A PEC deixa claro que estados e municípios continuarão responsáveis pelo comando e gestão de suas forças de segurança. Reportagem - Luiz Gustavo Xavier Edição - Wilson Silveira Fonte: Agência Câmara de Notícias


Projeto estabelece diretrizes para a contratação de profissionais de enfermagem recém-formados.

Texto propõe capacitação gratuita e valorização de direitos, como piso salarial e carga horária; a Câmara dos Deputados analisa o assunto.

O Projeto de Lei 4718/24 estabelece os objetivos que devem ser seguidos pelo poder público e pelas instituições privadas de saúde na contratação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem recém-formados. O texto tramita na Câmara dos Deputados. "Na área da saúde, em especial em relação à enfermagem, os desafios iniciais são maiores, tendo em vista que a exigência de experiência é frequente, pelo fato de a profissão estar intimamente ligada a vidas humanas", justificou o autor, deputado Bruno Farias (Avante-MG). Diretrizes Entre outras medidas, a proposta determina que os empregadores deverão exigir diploma de conclusão de curso, e promover a capacitação profissional gratuita desses trabalhadores por meio de cursos e minicursos. O texto também incentiva a contratação de profissionais provenientes de famílias de baixa renda. Além disso, o projeto reforça que as empresas devem estimular a cultura de respeito aos direitos trabalhistas da enfermagem, como piso salarial e carga horária. Próximos passos A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Emanuelle Brasil Edição – Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova prioridade para análise de sentença estrangeira sobre violência contra mulher.

Projeto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votado no Plenário da Câmara.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prioriza a análise e a homologação, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), de sentenças estrangeiras que tratem de estupro ou de violência contra mulher, criança, adolescente ou pessoa idosa. O texto aprovado altera a Lei de Migração. Foi aprovada a versão (substitutivo) apresentada pela relatora, deputada Rosangela Moro (União-SP), ao Projeto de Lei 824/24, da deputada Fernanda Pessoa (União-CE). Segundo a autora, “a rapidez na homologação da sentença estrangeira” faz justiça à vítima e à família e impede que “o sentimento de impunidade prevaleça”. O novo texto, além de alterações de redação e técnica legislativa, inclui a medida na Lei de Migração e não no Código de Processo Civil (CPC), como previa o projeto original. Projeto importante A deputada Lêda Borges (PSDB-GO), que participou da discussão da matéria, ressaltou que o projeto é importante para vítimas de violência no estrangeiro. “É um dos maiores absurdos o que nós mulheres passamos quando vamos para o exterior nos casar e temos que decidir: deixamos os nossos filhos com o agressor ou chegamos no Brasil como sequestradoras”, disse. Legislação atual A Constituição Federal estabelece que a homologação de decisões estrangeiras é competência do STJ. De acordo com o Código de Processo Civil, a decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação. A exigência não é válida apenas para a sentença estrangeira relativa a divórcio consensual, sem envolvimento de guarda de filhos, alimentos ou partilha de bens. Próximos passos A proposta tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para análise do Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. Reportagem - Murilo Souza Edição - Marcia Becker Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Projeto prevê isenção fiscal para empresas que ajudarem na reconstrução pós-desastre.

A Câmara dos Deputados está discutindo o assunto.

O Projeto de Lei 217/25 concede incentivos fiscais para empresas que participarem da reconstrução de infraestruturas em regiões atingidas por emergências ou calamidades públicas. O objetivo do texto, em análise na Câmara dos Deputados, é acelerar a recuperação de áreas devastadas por desastres naturais, como enchentes. A proposta prevê a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre os custos com contratação, coordenação e execução das obras de recuperação. Esses valores poderão ser deduzidos no ano-calendário em que os gastos ocorrerem e nos quatro anos seguintes. Quem terá direito à isenção Para usufruir do benefício, a empresa precisará apresentar um projeto detalhado e garantir o fornecimento de todos os recursos materiais e de mão de obra necessários. Os custos de materiais e serviços deverão seguir a tabela de referência de preços do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Ao possibilitar a realização direta, por empresas privadas, das obras de infraestrutura, a proposição pode proporcionar uma resposta ágil às extremas necessidades de obras estruturais nas localidades afetadas”, disse o autor do projeto, deputado Mauricio Marcon (Pode-RS). Próximos passos O projeto será analisado, em caráter conclusivo, nas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Janary Júnior Edição – Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputados cobram identificação de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado.

Investigação apura adulteração de combustíveis e movimentação de R$ 80 bilhões.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que os órgãos responsáveis pela operação Carbono Oculto só vão divulgar os nomes de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado e a adulteração de produtos após terem certeza da participação deles. Parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação cobraram a lista em audiência pública nesta quarta-feira (3), alegando defesa do consumidor. A operação foi deflagrada no fim de agosto e reuniu órgãos federais e estaduais em ações de apreensão de documentos e prisão de suspeitos. O esquema pode ter movimentado R$ 80 bilhões e envolvia a adição de metanol em combustíveis. Até mil postos em dez estados podem ter sido atingidos. Barreirinhas disse que a cautela é necessária para não prejudicar pessoas inocentes. “Por que a gente não fica falando de nomes? Para não cometer erro de operações passadas em que não se separou antes o joio do trigo e se quebraram empresas, quebraram setores do empresariado por falta de cautela. A gente não pode demonizar sem ter certeza absoluta de quem nós estamos pegando”, reforçou o secretário. Segundo ele, o esquema financeiro também usava pessoas sem ligação com os crimes. O dinheiro passava por contas de fintechs e bancos tradicionais, em chamadas contas-bolsão. Depois, era aplicado em fundos de investimento e, ao final, em negócios regulares. Assim, pessoas idôneas podiam virar sócias de criminosos sem saber.Barreirinhas lembrou que operações anteriores da Receita contra contrabando de cigarros e apostas ilegais também envolveram fintechs. Por isso, o governo editou uma norma em 2024 para dar transparência às operações desses bancos digitais. A medida foi revogada após a disseminação da informação de que haveria taxação do Pix. “As mentiras, sim, ajudaram o crime organizado. A gente corrigiu agora na sexta-feira e vamos pedir os dados retroativamente a janeiro. A partir dessas informações, eu tenho certeza de que mais coisas serão encontradas relacionadas a esse tipo de problema.” Ele ressaltou que o objetivo não é atingir todas as instituições digitais, que contribuem para a inclusão financeira. Mas informou que a Medida Provisória 1303/25 prevê punição a fintechs que atuem com bets ilegais. O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) disse que a oposição foi cautelosa nas críticas à norma revogada. “A questão do vídeo que fizemos, todos os parlamentares da oposição, com relação ao Pix, em nenhum momento a gente disse que ia ter taxação. A gente disse que poderia ter taxação. A gente, como atores políticos, tem que fazer a nossa parte de oposição ao governo Lula.” Já o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) informou que apresentou o Projeto de Lei 4321/25, que exige transparência das contas abertas por fintechs, inclusive de ativos virtuais como criptomoedas. Ele disse ter recebido ligação anônima questionando sua disposição em levar a proposta adiante. O deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR) defendeu que o Banco Central aumente a fiscalização sobre as fintechs. Reportagem - Silvia Mugnatto Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Matriz de energia limpa e renovável torna o Brasil atraente para instalação de data centers.

Um projeto de lei em análise na Câmara prevê a expansão da infraestrutura tecnológica no país para receber esses centros.

A Comissão de Ciência e Tecnologia discutiu nesta quarta-feira (3) o papel dos data centers no desenvolvimento da economia digital. O debate ocorreu em audiência pública sobre o Projeto de Lei 1680/25, que cria a Política Nacional para Processamento e Armazenamento Digitais e busca expandir a infraestrutura tecnológica do país. O relator é o deputado David Soares (União-SP). A diretora do Departamento de Transformação Digital do Ministério do Desenvolvimento, Cristiana Viana Rauen, afirmou que centros de inteligência artificial consomem 70% mais energia do que os convencionais. Esses locais exigem fornecimento estável de energia, refrigeração e alta velocidade de conexão. Para ela, a matriz brasileira, majoritariamente limpa e renovável, torna o país atrativo para investimentos. “Dados são o principal ativo econômico da atualidade. [...] Nenhum país pode se furtar a participar de um processo que se beneficie de uma infraestrutura digital de prontidão, como é o foco do projeto em análise.” O professor de Economia da Universidade de Brasília Jorge Arbache destacou que 90% da energia brasileira são renováveis, ante 24% nos Estados Unidos, 32% na China e 45% na Europa. “Na melhor das hipóteses, Europa, China e Estados Unidos teriam uma matriz elétrica tão renovável quanto a do Brasil em 18 a 30 anos, mantidos os investimentos atuais. Isso coloca o Brasil no mapa dos data centers.” O vice-presidente da Associação Brasileira de Data Center, Luis Tossi, disse que o país precisa agir rápido para atrair investimentos. “Esses data centers estão sendo decididos e construídos hoje, para implementação nos próximos cinco anos. O tempo médio de implantação no Brasil é de 18 a 24 meses. Precisamos de medidas de atração de investimentos em prazo muito curto, porque a janela está passando.” O representante do Google Cloud no Brasil, Michael Mohallem, disse que a política de incentivo ao setor deve buscar equilíbrio entre Estado e mercado, com previsibilidade e menos centralização no governo. Atualmente, o Brasil tem 189 data centers, o que representa cerca de 2% do total mundial. Reportagem - Luiz Cláudio Canuto Edição - Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova transferência maior de recursos para alimentação escolar na Amazônia.

Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1248/24, da deputada Meire Serafim (União-AC), que inclui o custo amazônico como critério para transferência de recursos federais ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Isso deve aumentar a verba para merenda na rede pública da educação básica da Amazônia. A aprovação seguiu o parecer da relatora, deputada Dilvanda Faro (PT-PA). "O problema é real. A implementação de programas educacionais na região amazônica efetivamente acarreta custos extraordinários, que devem ser levados em conta se se deseja fazer uma distribuição justa dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)", pondera Dilvanda Faro. "As grandes distâncias percorridas para o transporte dos educandos, dos professores e de alimentos, muitas vezes na dependência de transporte fluvial, são fatores que não podem ser desconsiderados." Atualmente, o Programa Nacional de Alimentação Escolar distribui os recursos a estados, municípios e escolas federais apenas com base no número de alunos devidamente matriculados na educação básica pública de cada um dos entes governamentais, conforme os dados oficiais de matrícula obtidos no censo escolar realizado pelo Ministério da Educação. O Pnae atende alunos de toda a rede pública da educação básica, incluindo educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. O programa atende escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias, com oferta de refeições e de ações de educação alimentar e nutricional. Tramitação A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem - Francisco Brandão Edição - Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias


Rio Verde conquista 1º lugar do Estado em inovação pelo transporte público

Foi implementado um sistema com ônibus equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, câmeras internas e externas.

Rio Verde conquistou o 1º lugar em Inovação no Estado de Goiás pelo projeto de reestruturação do transporte público municipal. Foi implementado um sistema com ônibus equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, câmeras internas e externas e tecnologia de reconhecimento espacial. Além disso, a operação passou a ser totalmente integrada a um aplicativo que permite ao usuário acompanhar, em tempo real, a localização dos veículos, os pontos de parada e o tempo estimado de chegada. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Verde, Pedro Cunha, destacou que o município se tornou referência nacional em mobilidade urbana a partir de investimentos tecnológicos no transporte público e em outras áreas da administração. Segundo ele, até poucos anos atrás a cidade praticamente não dispunha de transporte coletivo estruturado. “Na gestão do Dr. Paulo do Vale, quando ele assumiu o transporte público de Rio Verde, eu não fazia parte do governo, mas lembro que a situação era muito precária. Em 2023, foi inaugurado um novo sistema com ônibus equipados com câmeras internas e externas, reconhecimento espacial, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito para o usuário”, explicou. Cunha lembra que a modernização foi construída em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana. “Hoje o transporte público de Rio Verde está entre os melhores do Brasil, para não dizer o melhor. Todo o sistema é integrado a um aplicativo: o usuário pode ver em tempo real onde está cada ônibus, acompanhar as câmeras de segurança, calcular o tempo de chegada e localizar os pontos da cidade. Além disso, a tarifa custa apenas R$ 2, sendo que 70% é subsidiada pelo município”, destacou. Para o secretário, a inovação é o caminho para garantir qualidade de vida no interior goiano. “Eu sempre digo que empresa que não inova não cresce. Na gestão pública é a mesma coisa. Com a chegada da inteligência artificial e das tecnologias avançadas, podemos transformar os serviços e melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Ele lembra que o processo começou ainda na gestão de Paulo do Vale, quando a prefeitura passou por uma ampla digitalização. “Hoje praticamente não existe mais papel na administração municipal. Avançamos em programas nacionais e estruturamos uma base sólida. Agora, na gestão do prefeito Wellington Carrijo, nosso desafio é expandir ainda mais esse modelo de cidade inteligente, apoiando todas as secretarias”, explicou. A conquista também foi celebrada pelo prefeito Carrijo, que reafirmou o compromisso com a modernização da cidade. “Este prêmio representa o esforço coletivo e a visão de futuro que temos para Rio Verde. Parabenizo o ex-prefeito Paulo do Vale, o deputado estadual Lucas do Vale, o secretário de Mobilidade Ricardo Rocha, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Pedro Cunha e todos os servidores públicos que se dedicam diariamente para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou. Além da mobilidade, o prefeito disse que Rio Verde já se destaca como referência em cidades inteligentes, com a digitalização quase total da prefeitura e avanços em programas nacionais de inovação. “Esse reconhecimento é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Vamos continuar trabalhando firme em prol do rio-verdense, inovando, modernizando e buscando sempre soluções que coloquem Rio Verde na vanguarda do desenvolvimento”, concluiu Carrijo.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

Aeroporto de Jataí vai receber R$ 12,4 milhões de investimento do Novo PAC para construção de terminal de passageiros.

O projeto prevê um terminal com 1.796 m², capaz de atender até 150 passageiros em horário de pico. A estrutura contará com áreas de embarque e desembarque, check-in, restituição de bagagens.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, autorizou nesta terça-feira (2) a abertura da licitação para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Jataí, no Sudoeste do estado. Com investimento de R$ 12,4 milhões pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a obra integra o conjunto de ações do Governo Federal voltadas à modernização e à ampliação da aviação regional no país. O projeto prevê um terminal com 1.796 m², capaz de atender até 150 passageiros em horário de pico. A estrutura contará com áreas de embarque e desembarque, check-in, restituição de bagagens, administração, central de resíduos sólidos, guarita de vigilância e estacionamentos. Para o ministro Silvio Costa Filho, o empreendimento é um marco para o desenvolvimento regional e reforça a vocação econômica do sudoeste goiano. Ele afirmou que as obras do aeroporto de Jataí são estratégicas para integrar ainda mais a região ao restante do país. Segundo o ministro, o compromisso é garantir que os investimentos avancem com qualidade e dentro do prazo, permitindo a entrega de um terminal moderno, capaz de atrair companhias aéreas e fomentar voos regulares. A conquista deve gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas. A obra representa um avanço estratégico para a infraestrutura de Jataí, que se consolida como um dos principais polos do agronegócio em Goiás. O município também se destaca em inovação tecnológica e pode se tornar um hub regional, beneficiando cidades vizinhas e fortalecendo a integração econômica do Centro-Oeste. O prefeito da cidade, Geneilton Assis, destacou a construção do novo terminal de passageiros como um sonho antigo da população. Ele disse que o município aguardava há 13 anos esse aeroporto e garantiu que a obra vai abrir as portas para o crescimento do turismo, dos negócios e da mobilidade na região. Segundo estimativas do Plano Aeroviário Nacional, a demanda por transporte aéreo no Brasil deve crescer 4,6% ao ano, dobrando até 2033. Nesse contexto, o aeroporto de Jataí surge como peça-chave para ampliar a conectividade. O ministro acrescentou que a população de Jataí e de toda a região receberá uma infraestrutura moderna, com conforto, acessibilidade e segurança, preparada para atender as demandas que acompanham o desenvolvimento regional. Mais investimentos Os investimentos no terminal de passageiros somam-se a outros já em curso no município. Pelo Termo de Compromisso nº 15/2017, o aeroporto recebeu R$ 68,8 milhões, sendo R$ 40,5 milhões da União e R$ 28,3 milhões de contrapartida da Prefeitura. Os recursos são destinados à elaboração de projetos, terraplanagem, pavimentação, edificações de apoio e implantação de sistemas de navegação aérea. As obras de infraestrutura do lado ar estão em execução desde agosto, conduzidas pelo Consórcio Aeroporto Jataí, com previsão de conclusão em 2026.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)


Você sabia que o cérebro da Independência do Brasil foi uma mulher?

A regente Leopoldina sancionou o decreto que separou o Brasil de Portugal, num ato corajoso que d.Pedro só veio a saber dias depois. No domingo, 7, o país comemora 203 anos de Independência.

Era a sétima vez que o príncipe Dom Pedro interrompia a viagem para São Paulo desde que deixou a cidade de Santos, no litoral paulista. Para subir a Serra do Mar, Sua Alteza teve de deixar os cavalos para trás e montar no lombo de um burro, único animal com tração suficiente para aguentar a subida íngreme das montanhas conhecidas como “Muralha” que levavam ao Planalto Paulista. Acompanhado por uma comitiva de cerca de 30 homens, o príncipe regente tinha 24 anos, usava roupas de tropeiro e lutava contra uma diarreia infernal e ininterrupta — nobres também não escapam de problemas comezinhos — que, por muito pouco, impediu que bradasse o famoso grito “Independência ou Morte” às margens do Ipiranga. A viagem a São Paulo tinha o objetivo de resolver uma disputa familiar que envolvia seu ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, um aliado no plano de concretização da Independência do Brasil. No dia 6 de setembro, José Bonifácio ofereceu um jantar à comitiva que acompanhava o príncipe. O prato principal era javali. Segundo testemunhas, dom Pedro se refestelou. Na mesma noite, dom Pedro conheceu sua futura amante Domitila de Castro Canto e Melo, a futura Marquesa de Santos. Na manhã do dia 7 de setembro, dom Pedro deixou a cidade de Santos com terríveis cólicas. Era o prenúncio de um desarranjo intestinal que Vossa Majestade jamais havia sentido.O coronel Manuel Marcondes de Oliveira Melo, futuro Barão de Pindamonhangaba, que acompanhou o príncipe na empreitada até São Paulo, contou em suas memórias que a intervalos regulares “Dom Pedro se via obrigado a apear do animal que transportava para prover-se no denso matagal que cobria as margens da estrada”. No fim da tarde do dia 7 de setembro de 1822, o futuro imperador, a guarda de honra improvisada e alguns conselheiros chegaram ao Riacho do Ipiranga. Estavam exaustos e ali mesmo resolveram descansar enquanto Pedro se “aliviava” pela sétima vez. Às 16h30, dois mensageiros encontraram o séquito e entregaram ao príncipe diversas cartas. Uma era de sua mulher, Leopoldina, as demais de José Bonifácio, de dom João VI, seu pai, e de um amigo próximo, Henry Chamberlain. Todas traziam a mesma mensagem: era chegada a hora da separação política do Brasil e Portugal. Há dois relatos sobre o que se passou em seguida: do padre Belchior Pinheiro de Oliveira e do comandante da guarda de honra, Manuel Marcondes de Oliveira e Melo, Barão de Pindamonhangaba. Os dois acompanhavam dom Pedro e mais tarde relataram em suas memórias o momento histórico.O padre Belchior relatou: “Dom Pedro, tremendo de raiva, arrancou de minhas mãos os papéis, pisou-os e deixou-os na relva. Eu os apanhei e guardei. Depois virou-se para mim e perguntou o que deveria fazer. Eu respondi prontamente que, se ele não se fizesse rei do Brasil, seria prisioneiro das cortes, e talvez deserdado por elas. E que não havia outro caminho senão a Independência e a separação”. Caminhando, o príncipe disse: “As cortes me perseguem, chamam-me com desprezo de rapazinho e de brasileiro. Pois verão agora quanto vale o rapazinho. De hoje em diante estão quebradas as nossas relações; nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal”. Por fim, virou-se para seu ajudante de ordens: “Diga à minha guarda que eu acabo de fazer a Independência do Brasil. Estamos separados de Portugal”. Depois, proclamou novamente a Independência, diante da guarda de honra. O segundo relato testemunhal foi do Barão de Pindamonhangaba, que registra o fato histórico mas de forma mais teatral: “Diante da guarda, que descrevia um semicírculo, o príncipe-regente estacou seu animal e, de espada desembainhada, bradou: ‘Amigos! Estão para sempre quebrados os laços que nos ligavam ao governo português! E quanto aos torpes daquela nação, convido-os a fazer assim’. E arrancando do chapéu que ali trazia a fita azul e branca, a arrojou no chão, sendo nisso acompanhado por toda guarda que, tirando dos braços o mesmo distintivo, lhe deu igual destino….. E viva o Brasil livre e independente!’, gritou dom Pedro”. O Barão de Pindamonhangaba acrescentou: “Ao que desembainhando também nossas espadas, respondemos: ‘Viva o Brasil livre e independente. Viva Dom Pedro, seu defensor perpétuo!’…E bradou ainda o príncipe: ‘Será nossa divisa de ora em diante: Independência ou Morte!’…Por nossa parte, e com o mais vivo entusiasmo, repetimos: ‘Independência ou Morte!’” De todas as cartas que recebeu às margens do Ipiranga, a de José Bonifácio foi a que mais tocou o futuro imperador. O patriarca da Independência praticamente implora a Pedro que efetive a separação. Eis o que disse José Bonifácio, que era um cientista: “Senhor, ninguém mais do que sua esposa deseja sua felicidade e ela lhe diz em carta, que com esta será entregue, que Vossa Alteza deve ficar e fazer a felicidade do povo brasileiro, que o deseja como seu soberano, sem ligações e obediências às despóticas cortes portuguesas, que querem a escravidão do Brasil e a humilhação do seu adorado príncipe regente. Fique, é o que todos pedem ao magnânimo príncipe, que é Vossa Alteza para orgulho e felicidade do Brasil. E, se não ficar, correrão rios de sangue, nesta grande e nobre terra, tão querida do seu real pai, que já não governa em Portugal, pela opressão das cortes; nesta terra que tanto estima Vossa Alteza e a que tanto Vossa Alteza estima.” Do Ipiranga, Pedro e sua comitiva seguiram para São Paulo. Na capital paulista, dom Pedro convocou novas eleições e governou a província interinamente, recompondo o poder que ali andava ameaçado. Durante este período, dom Pedro ficou no Pátio do Colégio, então sede do governo paulista. Foi lá que, pela primeira vez, passou a ser chamado de Imperador do Brasil. Por diversas noites, Pedro ia ao Teatro da Ópera, ostentando uma braçadeira de ouro confeccionada às pressas em que se lia: “Independência ou Morte”. E assim deu-se a Independência do Brasil. Leopoldina, o cérebro da Independência do Brasil Logo após o retorno de Dom João VI e da família real para Portugal (a contragosto do Rei, que manifestou por várias vezes a vontade de permanecer no Brasil e tornar o Rio de Janeiro, definitivamente, a capital do Reino de Portugal, Brasil a Algarve), dom Pedro permaneceu por aqui com o título de príncipe regente. Desde então, todas às vezes que viajava (e foram várias) era a princesa Leopoldina, sua esposa, que assumia o comando do país como regente. Diferentemente da figura passiva e caricata que acabou sendo eternizada em pinturas, folhetins como uma mulher sem opinião própria, sem atitude, que servia apenas como parideira de príncipes e princesas, foi dona Leopoldina quem verdadeiramente arquitetou a Independência do Brasil. Arquiduquesa da Áustria, Leopoldina, primeira mulher de dom Pedro I e mãe do imperador dom Pedro II e da rainha de Portugal, dona Maria II, recebeu educação exemplar e tinha tino aguçado para política. Em setembro de 1822 quem comandava o país era ela. E foi como regente que sancionou o decreto que separou o Brasil de Portugal, num ato corajoso que d. Pedro só veio a saber dias depois, quando recebeu a carta escrita pela esposa às margens do Ipiranga. Segundo historiadores e biógrafos, Leopoldina teve papel fundamental ao convencer Pedro a romper definitivamente com Portugal ao perceber que havia clima político no Brasil para transformá-lo numa República. Antenada politicamente, a princesa entendeu que a única forma de manter o Brasil monárquico era fazer com que Pedro ficasse no país para liderar a instalação de uma monarquia dos Bragança. Dom Pedro era indeciso e por muitas vezes usou a esposa conseguir firmeza em suas decisões. Foi neste sentido que Leopoldina atuou para que rompesse com Portugal. Maria Leopoldina foi criada numa das mais tradicionais monarquias da Europa: os Habsburgo-Lorena. Era uma das treze filhas da imperatriz Maria Tereza e do imperador Francisco II da Áustria. Amiga pessoal do escritor Goethe do compositor e Frans Schubert, a arquiduquesa foi qualificada pela família para assuntos políticos e, muito mais que o marido, tinha noção da importância em estabelecer o Brasil, após a Independência, como um Império. Algo que marcou a infância de Leopoldina foi a queda da monarquia francesa que teve sua tia-avó Maria Antonieta guilhotinada. Um mês antes do grito do Ipiranga, enquanto Pedro se embrenhava pelo Vale do Paraíba em busca de apoio militar para lutar contra os portugueses, Leopoldina escreveu uma carta para a irmã na qual dizia que o Brasil era grande demais, poderoso e, conhecendo sua força política, incapaz de voltar a ser colônia de uma corte pequena como a de Portugal”. No mesmo período, Leopoldina também enviou uma carta para o pai, Imperador Francisco II, na qual afirma: “…será maior ingratidão e erro político crassíssimo se nosso empenho não fosse manter e fomentar a sensata liberdade e consciência de força e grandeza deste lindo e próspero reino, que nunca poderá ser subjugado pela Europa”. Na mesma correspondência, a princesa qualifica Portugal como “pátria mãe infiel”. Quando ela morreu, em 1826, uma grande comoção popular tomou conta do Brasil inteiro durante semanas a perda da soberana, imperatriz Leopoldina. Ela só tinha 29 anos.(Fonte Jornal Opção Noticias)

Mabel assina decreto que garante reserva de áreas para futuras ruas em Goiânia.

 

O documento regulamentaordenar o crescimento da capital. o artigo 109 do Plano Diretor da cidade e busca ordenar o crescimento da capital.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), assinou nesta terça-feira, 2, decreto que estabelece regras para a reserva de áreas destinadas à construção de ruas e avenidas em regiões ainda não loteadas, conhecidas como “vazios urbanos”. O documento regulamenta o artigo 109 do Plano Diretor da cidade e busca ordenar o crescimento da capital. A medida obriga que grandes empreendimentos construídos em vazios urbanos reservem parte do terreno para o município, criando uma “reserva viária” que poderá ser usada futuramente para abertura de ruas e avenidas. O objetivo é evitar congestionamentos e problemas de mobilidade à medida que a cidade se expande. “Estamos planejando Goiânia para o futuro, equilibrando o crescimento da cidade com mobilidade, infraestrutura adequada e qualidade de vida para a população. Esse decreto mexe com muita coisa, por isso me preocupei bastante em discutir com todos antes de assiná-lo. Quis garantir que, dentro do possível, todos estivessem confortáveis com ele. O objetivo é descomplicar os processos, permitir que a cidade avance e criar condições para transformar Goiânia de forma mais organizada e equilibrada”, afirmou Mabel durante a solenidade. A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Ana Carolina Almeida, explicou que o decreto determina que a área reservada seja desmembrada do lote original, registrada em cartório e doada ao município, garantindo segurança jurídica e evitando entraves em obras futuras. “O decreto é um cuidado conjunto entre poder público e iniciativa privada para garantir que Goiânia cresça de forma ordenada. Ele antecipa a reserva de ruas e avenidas no momento da construção, evitando problemas de mobilidade no futuro”, disse Ana Carolina.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

Senado aprova projeto que limita Lei da Ficha Limpa e reduz prazo de inelegibilidade.

Lei que fixa em oito anos contados a partir da condenação o período de inelegibilidade para políticos condenados para efeitos da Lei da Ficha Limpa.

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, 29, o projeto de lei que fixa em oito anos contados a partir da condenação o período de inelegibilidade para políticos condenados para efeitos da Lei da Ficha Limpa. A mudança beneficia José Roberto Arruda, o ex-governador do DF, e Eduardo Cunha, o ex-deputado federal, que já podem concorrer em 2026 se a lei for sancionada pelo presidente Lula da Silva (PT). Segundo a regra atual, a inelegibilidade pode exceder 12 anos contados a partir do cumprimento da pena. O parecer do senador Weverton (PDT-MA) sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 192/2023 foi aprovado por 50 votos favoráveis e 24 contrários. Em Goiás, Pedro Chaves (MDB) e Jorge Kajuru (PSB) votaram favoravelmente ao projeto. Wilder Morais (PL) não compareceu. O texto teve apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). Alcolumbre deixou de presidir a sessão para votar favoravelmente e justificou seu voto: “Eu faço questão dessa modernização, dessa atualização da legislação da lei da ficha limpa para dar o espírito do legislador quando dá votação da lei. A inelegibilidade não pode ser eterna.” Outra alteração implementada pelo PLP é que, para ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, é necessário que fique comprovado dolo quando o político comete atos de improbidade. Atualmente, os oito anos começam a contar após o fim do mandato, o que pode estender o prazo para mais de 15 anos. O projeto aprovado antecipa o início da contagem para a condenação ou a renúncia e unifica em oito anos o período de inelegibilidade, com limite de 12 anos em caso de múltiplas condenações.  O prazo de inelegibilidade de oito anos passará a ser contado a partir de uma das seguintes datas: da decisão que decretar a perda do mandato; da eleição na qual ocorreu prática abusiva; da condenação por órgão colegiado; ou da renúncia ao cargo eletivo.(Fonte Jornal Opção Noticias)

Como as cascas de cebola roxa deixam energia solar mais sustentável e durável.

Energia solar é hoje a fonte renovável que mais cresce no mundo.

Em um laboratório na Finlândia, a solução para aumentar a durabilidade dos painéis solares pode estar em um ingrediente inesperado: a cebola roxa. Pesquisadores da Universidade de Turku descobriram que as cascas desse alimento contêm pigmentos naturais capazes de proteger as células fotovoltaicas contra a radiação ultravioleta (UV) sem comprometer a eficiência na geração de energia. A energia solar é hoje a fonte renovável que mais cresce no mundo. Nos últimos dez anos, o custo das células solares caiu em cerca de 90%. Ainda assim, a perda de eficiência ao longo do tempo, conhecida como degradação dos painéis solares, é um desafio. Segundo o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA, a geração de eletricidade pode cair entre 0,5% e 0,8% ao ano devido à ação da radiação UV e de condições climáticas adversas. Para reduzir esse impacto, fabricantes aplicam películas protetoras que filtram a radiação. O problema é que a maioria desses filmes é feita de plásticos derivados do petróleo e pode também bloquear parte da luz visível, prejudicando a produção de energia limpa. O papel da cebola roxa na proteção solar O diferencial das cascas de cebola está nas antocianinas, pigmentos naturais que absorvem raios UV. Em estudo publicado na revista ACS Applied Optical Materials, os cientistas combinaram esse extrato com nanocelulose, criando um filme protetor que bloqueou 99,9% da radiação UV até 400 nanômetros. O desempenho superou o de películas comerciais de PET (polietileno tereftalato), sem reduzir a passagem de luz necessária para a conversão fotovoltaica. Nos testes equivalentes a um ano de exposição solar na Europa Central, o material à base de cebola manteve sua eficácia, enquanto alternativas como lignina ou íons de ferro perderam eficiência. A estrutura transparente da nanocelulose permitiu a transmissão de mais de 80% da luz visível entre 650 e 1.100 nanômetros, faixa essencial para gerar eletricidade. Já opções mais escuras, como a lignina, reduziram a transparência e comprometeram a produção de energia. Segundo o pesquisador Rustem Nizamov, “filmes de nanocelulose tratados com corante de cebola roxa são uma opção promissora em aplicações onde o material protetor deve ser de base biológica”. Potenciais aplicações além da energia solar A inovação pode ir além dos painéis solares. Pesquisadores sugerem usos em: Embalagens inteligentes de alimentos, com sensores biodegradáveis para monitorar frescor e contaminação. Eletrônicos portáteis, com células solares ultrafinas. Roupas inteligentes, capazes de gerar energia limpa em movimento. Proteção UV para células de perovskita e fotovoltaicas orgânicas. Apesar do otimismo, especialistas alertam que levar a tecnologia do laboratório para a indústria exige tempo e investimento. É preciso avaliar a escalabilidade da extração do corante da cebola roxa, o desempenho do material em diferentes condições climáticas e a viabilidade econômica frente aos polímeros derivados do petróleo. Para a professora Kati Miettunen, coautora do estudo, novos materiais capazes de aumentar a vida útil dos painéis solares interessam tanto à indústria florestal quanto à eletrônica. A pesquisa mostra que até mesmo resíduos naturais, como cascas de cebola, podem se tornar aliados da energia solar sustentável, reduzindo o uso de plásticos e tornando essa fonte limpa ainda mais eficiente.(Fonte Jornal Opção Noticias)

Polícia prende suspeito de homicídio em Rio Verde e apreende drogas.

 

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) e Polícia Militar de Goiás (PMGO) prenderam na segunda-feira, 1º, um dos suspeitos de envolvimento em um homicídio em Rio Verde.

Durante a ação integrada, que contou com as equipes do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) e da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), também foi apreendida grande quantidade de entorpecentes. Segundo a investigação, o crime ocorreu na madrugada de domingo, 31, no Bairro Martins, e teve como vítima Micael dos Santos Cordeiro, de 28 anos. Segundo apurou o Jornal Opção, o jovem pode ter sido morto por engano, já que, momentos antes do crime, houve uma briga generalizada em frente a um comércio da região. Os autores teriam atirado contra o local após um desentendimento, mas Micael não tinha ligação com os envolvidos. À reportagem, a PC informou que ele apenas havia chegado ao estabelecimento para comprar bebida. Prisão de suspeito e busca por comparsa O suspeito preso havia chegado recentemente a Rio Verde, vindo de Mato Grosso, e possui diversas passagens criminais, incluindo homicídio e participação em organização criminosa. As forças de segurança seguem em diligências para identificar e localizar o coautor, além de apreender as armas de fogo utilizadas no assassinato. Na operação, a polícia localizou a motocicleta e as vestimentas usadas no crime, além de significativa quantidade de drogas. Ainda conforme apurou o Jornal Opção, foram apreendidos aproximadamente 1 kg de crack, 1 kg de cocaína, 100 comprimidos de ecstasy, 12 peças de skunk e 10 peças de maconha. A vítima não possuía antecedentes criminais, segundo a PC.(Fonte Jornal Opção Noticias)

Palmeiras domina Corinthians na Arena, mas faz gol contra e só empata Dérbi.

O time de Abel Ferreira dominou as ações no jogo e o Corinthians não se encontrou em campo, com a partida terminando em 1 a 1.

 Corinthians e Palmeiras empataram por 1 a 1 na noite deste domingo (31), na Neo Química Arena, pela 22ª rodada do Brasileirão.Vitor Roque marcou para o Palmeiras cobrando pênalti. O gol corintiano foi contra de Piquerez após toque de cabeça de Gustavo Henrique. O time de Abel Ferreira dominou as ações no jogo e o Corinthians não se encontrou em campo. O alviverde se mostrou muito ligado no jogo desde o minuto inicial, em uma rotação acima do rival. Com o resultado, o Palmeiras chegou a 43 pontos e perdeu a chance de diminuir a distância para o Flamengo, que empatou na rodada. O alviverde ocupa a terceira colocação, atrás do Cruzeiro - que chegou a 44 com a vitória na rodada. Já o Corinthians foi a 26 e segue no meio da tabela. O Corinthians volta a campo no dia 10 para enfrentar o Athletico pelas quartas de final da Copa do Brasil, novamente em seu estádio. Já o Palmeiras recebe o Internacional pelo Brasileirão no dia 13. PALMEIRAS DOMINA, MAS DÁ AZAR O time de Abel Ferreira dominou o jogo desde os minutos iniciais. A equipe teve a posse de bola, sendo grande parte em seu campo ofensivo, girando a bola e rondando a área corintiana. O gol sai em pênalti sofrido por Flaco logo depois de Vitor Roque fazer a parede: ambos estavam dentro da área. O camisa 9, inclusive, teve grande atuação, sendo o jogador mais 'ligado' do Palmeiras em toda a partida. O empate saiu em um gol 'achado' pelo Corinthians: a cabeçada de Gustavo Henrique para o meio da área não tinha um destino certo, mas tocou na cintura de Piquerez e foi para o fundo das redes. LANCES IMPORTANTES Quase! Aos cinco minutos, Vitor Roque foi lançado pela esquerda, disparou até o fundo, cortou a marcação para trás e arrumou ângulo para finalizar. Ele bateu rasteiro no canto do goleiro, mas Hugo Souza fechou bem e jogou para escanteio. 1x0. Aos 14, Vitor Roque abriu o placar cobrando pênalti. O camisa 9 fez a parede dentro da área, ficou no chão na disputa com Gustavo Henrique e a bola sobrou para Flaco López. O argentino foi derrubado por Charles assim que pegou a bola e o árbitro marcou pênalti. Vitor Roque soltou a bomba no canto alto direito de Hugo Souza e não deu chances para o goleiro. 1x1. Aos 25, Garro cobrou falta na área, Gustavo Henrique cabeceou pro meio e a bola desviou na cintura de Piquerez e ganhou a direção do gol. A bola entrou no cantinho, sem chance para Weverton. Perdeu! Aos 11 do segundo tempo, Maurício foi lançado por Aníbal nas costas da marcação, invadiu a área sozinho e bateu cruzado, mas em cima de Hugo Souza, que fez a defesa. FICHA TÉCNICA Campeonato Brasileiro - 22ª rodada Data: 31/08/2025 (domingo) Horário: 18h30 (de Brasília) Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC) Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) VAR: Rafael Traci (RS) Amarelos: Bruno Fuchs, Lucas Evangelista, Gustavo Gómez e Abel Ferreira; Bidon e Memphis Gols: Vitor Roque (14'/1ºT); Piquerez (contra, 25'/1ºT) Corinthians: Hugo Souza; Charles (Cacá), André Ramalho, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele (João Pedro), Breno Bidon, Maycon (Ryan) e Garro (Vitinho); Memphis Depay e Gui Negão (Talles Magno). T.: Dorival Jr Palmeiras: Weverton; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista, Maurício (Facundo) e Felipe Anderson (Sosa); Flaco López e Vitor Roque. T. Abel Ferreira.(Fonte Esporte ao Minuto Noticias)

Goleiro faz de pênalti, Grêmio arranca empate e frustra festa do Flamengo.

Arrascaeta abriu o placar no começo do segundo tempo, após jogada em que tabelou com Pedro e bateu bonito, marcando para o Flamengo; goleiro Tiago Volpi conseguiu arrancar o empate.

O Flamengo ditou do ritmo o jogo, abriu o placar e caminhava para mais uma vitória, mas o Grêmio marcou no fim com o goleiro Tiago Volpi e conseguiu arrancar o empate em duelo na tarde deste domingo (31), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.Arrascaeta abriu o placar no começo do segundo tempo, após jogada em que tabelou com Pedro e bateu bonito. O Tricolor deixou tudo igual em cobrança de pênalti na reta final, em lance que gerou reclamações. Com o resultado, o time da Gávea chegou a 47 pontos e deu novos passos na liderança do torneio - tem três pontos a mais que o Cruzeiro, atual vice-líder. Já o Tricolor gaúcho, vai a 25 e ainda tenta se afastar da parte inferior da tabela. Na próxima rodada, o Flamengo visita o Juventude no Alfredo Jaconi, no dia 14. O Tricolor gaúcho, por outro lado, recebe o Mirassol, no dia 13. BH EM CAMPO ANTES DE JULGAMENTO Bruno Henrique fez contra o Grêmio o último jogo dele antes do julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre manipulação e apostas. O caso está na pauta da próxima quinta-feira, e o atacante pode ser suspenso por até dois anos. O camisa 27 foi acionado aos 31 minutos do segundo tempo, e entrou na vaga de Pedro. COMO FOI O JOGO O Flamengo teve como novidade a escalação de De la Cruz na vaga de Jorginho, vetado pelo departamento médico por indicar um incômodo muscular na coxa esquerda. O uruguaio - que recentemente se viu em meio a uma polêmica após mensagens em que Runco, então chefe médico, ter mensagens sobre a condição dele vazadas - foi titular e teve bom desempenho. Ele ajudou a recompor defensivamente quando o Grêmio tentava escapar e deu dinamismo ao meio-campo ao lado de Saúl. Já o Grêmio, com uma grande lista de desfalques, teve a estreia do zagueiro Noriega, além de Carlos Vinicius no setor ofensivo. O atacante entrou na vaga de Alysson, que sofreu entorse no tornozelo, e buscou a estatura (tem 1,90m) para ser fator de preocupação nas bolas aéreas. Enquanto Filipe Luís manteve a base da equipe "força máxima" do Rubro-Negro, Mano Menezes optou por uma estratégia com três volantes, tendo uma marcação mais forte e tentativas de saídas em velocidade. Neste cenário, o duelo no Maracanã ficou bem truncado. O Flamengo tinha a bola, mas encontrava dificuldades em criar chances mais claras, e o Grêmio, por outro lado, não mostrava forças para dar dor de cabeça à zaga adversária. Na reta final do primeiro tempo, o time da casa conseguiu aplicar pressão, achou espaços e viu o Grêmio salvar, praticamente, em cima da linha duas vezes - uma com Volpi e outra com o zagueiro Noriega. Na volta do intervalo, foram minutos em que foi quase um ataque contra defesa, com o Flamengo rondando o gol de Volpi com perigo. Até que, após tabela com Pedro, Arrascaeta deu um bonito tapa na bola para abrir o placar. A jogada, inclusive, teve participação de Samuel Lino, atacante convocado para a seleção brasileira após o corte de Matheus Cunha. O Flamengo que já era dominante na etapa inicial, passou a não deixar o Grêmio respirar, e por pouco não ampliou a vantagem. A equipe visitante, acuada, tentava contra-ataques, mas cometia muitas falhas na construção das tramas ofensivas e não conseguia pegar a zaga adversária desarmada. Na reta final da partida, em uma das poucas investidas do Grêmio, Pavón cruzou e a bola pegou no braço de Ayrton Lucas. Na cobrança de pênalti, Volpi deixou tudo igual. LANCES IMPORTANTES Volpi salva - Aos 40 minutos do 1º tempo, Saúl acionou Léo Ortiz e a bola sobrou para Arrascaeta. O uruguaio mandou para a área, Pedro se antecipou e finalizou, mas Volpi fez a defesa à queima-roupa, em cima da linha. Noriega salva - Aos 41 minutos do 1º tempo, Arrascaeta tocou para Léo Pereira, que cruzou. A bola desviou na marcação e sobrou para Pedro, que mesmo caído, conseguiu finalizar, mas Noriega conseguiu tirar em cima da linha. 1x0 - Aos 8 minutos do 2º tempo, Arrascaeta recebeu de Samuel Lino, carregou, tabelou com Pedro e, sem marcação, bateu para abrir o placar. Volpi salva (2) - Aos 16 minutos do 2º tempo, Ayrton Lucas levantou na área pela direita, Léo Pereira cabeceou e o goleiro gremista conseguiu fazer a defesa. 1x1 - Aos 39 minutos do 2º tempo, Volpi cobrou pênalti e balançou a rede. A penalidade foi assinalada após Pavón entrar na grande área, cruzar e a bola pegar no braço de Ayrton Lucas. FICHA TÉCNICA FLAMENGO 1 X 1 GRÊMIO Competição: Campeonato Brasileiro Local: Maracanã, no Rio de Janeiro Data e hora: 31 de agosto de 2025, às 16h (de Brasília) Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG) VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP) Cartões amarelos: Leo Ortiz (FLA); Kannemann, Dodi (GRE) Cartão vermelho: - Gols: Arascaeta, do Flamengo, aos 8'/2ºT; Volpi, do Grêmio, aos 39'/2ºT Flamengo: Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz (Evertton), Saúl e Arrascaeta; Plata (Luiz Araújo), Pedro (Bruno Henrique) e Samuel Lino. T.: Filipe Luís Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann e Marlon; Cuéllar, Dodi (Wagner Leonardo) e Edenílson (Cristian Pavón); Cristian Olivera (Alexander Aravena), Braithwaite (Franco Cristaldo) e Carlos Vinícius (André Henrique). T.: Mano Menezes.(Fonte Esporte ao Minuto Noticias)

Dia do pagamento: quando será o quinto dia útil de setembro de 2025?.

O Conselho Monetário Nacional, órgão vinculado ao Banco Central (BC), determina que os sábados são incluídos na contagem de dias úteis; veja!.

O quinto dia útil de setembro de 2025 será na próxima sexta-feira, 5. Esta é a data limite para pagamento do salário do trabalhador, de acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Neste mês de setembro, os primeiros cincos dias úteis acontecem da seguinte forma:- Primeiro dia útil: segunda-feira, 1º de setembro - Segundo dia útil: terça-feira, 2 de setembro; - Terceiro dia útil: quarta-feira, 3 de setembro; - Quarto dia útil: quinta-feira, 4 de setembro; - Quinto dia útil: sexta-feira, 5 de setembro. O Conselho Monetário Nacional, órgão vinculado ao Banco Central (BC), determina que os sábados são incluídos na contagem de dias úteis, mas domingos e feriados não. E se o salário atrasar? Se o seu salário não for depositado até o quinto dia útil, o primeiro passo é procurar o setor de recursos humanos da sua empresa para entender o motivo do atraso. Caso o problema persista, você pode buscar apoio jurídico. O atraso no pagamento do salário é uma infração às normas da CLT, e pode gerar juros, multa e outras penalidades para o empregador. E os bancos? Para os bancos, a situação é um pouco diferente. Apesar de o sábado ser um dia útil para o pagamento de salários, este dia não é válido para o processamento de pagamentos e compensações bancárias, que só são efetivadas de segunda-feira a sexta-feira. Para tributos e impostos que vencem em dias sem compensação - sábado ou domingo -, o pagamento deve ser antecipado para evitar juros e multas. Isso acontece porque normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas, principalmente ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) é a de antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.(Fonte Economia ao Mnto Noticias)

WhatsApp corrige falha que permite ataques a usuários da Apple.

O WhatsApp corrigiu um vulnerabilidade e está neste momento informando pessoas que possam ter sido impactadas e, em alguns casos, sugere mesmo uma reposição dos dados de fábrica.

O WhatsApp anunciou que corrigiu uma vulnerabilidade de segurança no seu aplicativo nas versões disponíveis para iOS e Mac e que tinha como alvo usuários específicos da Apple.A vulnerabilidade em questão estava sendo usada para realizar ataques ‘zero-click’, isto é, que não exigem que o usuário pressione um ‘link’ ou tenha qualquer tipo de intervenção. Conta o responsável de segurança da AmnestyTech, Donncha Ó Cearbhaill, que a os ataques tinham como alvo pessoas que trabalham para instituições de caridade, organizações sem fins lucrativos e também jornalistas. Segundo o site PCMag que estes ataques estavam em andamento desde o final de maio e que este anúncio do WhatsApp surge pouco depois de a Apple anunciar no mês passado uma atualização de segurança para prevenir “um ataque extremamente sofisticado”. O especialista em cibersegurança da AmnestyTech revela que o ataque em questão usava uma combinação destas duas vulnerabilidades, com o WhatsApp estando agora em processo de informar utilizadores que possam ter sido vítimas desta vulnerabilidade detectada no seu app. Sabe-se que, como solução, o WhatsApp tem recomendado a pessoas que podem ter sido impactadas a fazer uma reposição total das definições do celular, garantindo assim que todo o sistema está ‘limpo’ e que os hackers não conseguem ter qualquer tipo de controle do aparelho.(Fonte Tech ao Minuto Noticias)

Psicóloga explica 6 aspectos de um relacionamento saudável.

 

O estudo mostrou que o tempo de duração das uniões também vem diminuindo ao longo dos anos. 

Em 2010, um casamento durou cerca de 16 anos. Em 2022, 2023 e 2024, o número caiu para 13 anos e 8 meses.Os brasileiros estão se casando menos de acordo com os números recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde 2015, o número total de registros de casamento vem em uma tendência de queda. Em 2021, foram celebradas 1.076.280 uniões. Em 2022, o número caiu para 970.041 casamentos. Em 2023, o Brasil registrou 940.799 casamentos, uma queda de 3% em relação a 2022.O mesmo estudo também mostrou que o tempo de duração das uniões também vem diminuindo ao longo dos anos. Em 2010, um casamento durou cerca de 16 anos. Em 2022, 2023 e 2024, o número caiu para 13 anos e 8 meses. Mas, afinal, o que faz um casamento durar?  De acordo com Blenda Oliveira, doutora em psicologia pela PUC-SP e psicanalista, existem diversos fatores externos e internos que influenciam a ideia de casamento e também sua durabilidade e construção, o que segundo ela vem mudando ao longo do tempo. "O significado do casamento mudou profundamente nas últimas décadas. Antes, há 50 anos, manter um casamento era preciso por questões de sobrevivência, negócios envolvidos, medo do julgamento -  o que era comum - e até por necessidade de mulheres que não eram independentes. Hoje, o casamento é mais complexo porque o sentimento vem antes, se não só, dos critérios anteriores.", explica ela. Blenda esclarece que existem 6 aspectos que podem auxiliar na construção de uma relação saudável. Ela pontua cada um deles e lembra que não existem segredos para uma relação longeva. "Esses aspectos podem ser balizadores, uma referência para que a pessoa “leia” o casamento, observe seu próprio papel ali e também do outro. Se houver amor e disponibilidade de ambos, é possível reforçar os aspectos e até gerar outros que fortalecem o casamento ou o namoro".  1 -  Compatibilidade psicológica  Ter a liberdade de compartilhar as coisas com quem se casou é algo fundamental na relação. "É desafiador para uma pessoa estar numa relação que o tempo todo ela precisa se defender e se calar diante do que está sentindo. Ter medo de compartilhar não ajuda na relação e promove o afastamento do casal".  2 - Saber conviver a dois Esse é um ponto desafiador numa relação, segundo ela. "Quando se está solteiro, você decide e organiza sua vida a partir de você mesma, então avalia o que é melhor para si e escolhe. Quando você namora ou casa, isso naturalmente muda. Considerar o outro é importante e necessário para a saúde do casal.  Decisões devem ser pensadas em conjunto, ambos devem conhecer as necessidades um do outro para o melhor convívio. Faça perguntas básicas como: como aquela pessoa gosta de receber afeto? Como eu posso fazer aquela pessoa se sentir segura? Lembrando que ambos podem fazer isso".  3 - Graus de consenso Não é necessário ter as mesmas visões, mas uma relação saudável é importante que se tenha ali algo parecido que faça tomar decisões parecidas ou complementares. Do contrário, se cada um quiser ir para um lado, a relação pode gerar conflitos que desgastarão o namoro ou o casamento ao longo do tempo.  4 - Atração e vida sexual  A atração e a vida sexual são importantes no namoro e no casamento. "Muitas pessoas colocam isso como o primeiro da lista e pode até ser nos primeiros anos de relacionamento, mas ao longo do tempo essa intensidade dará espaço para para os outros aspectos que são tão importantes quanto. Mas sim, sexo importa e é importante", explica Blenda.  5 - Ciclos de vida, pressões e frustrações externas Mesmo que o casal tenha uma vida a dois, ambos também precisam da sua liberdade e vivem processos internos diferentes. Blenda reforça "que cada indivíduo na relação tem seu trabalho, seus familiares, lidam com pressões diferentes e ambos podem olhar e acolher isso, além de apoiar em objetivos pessoais, como uma promoção na carreira, uma viagem para um congresso. O casal pode olhar para essas necessidades individuais sem cada um se isolar, lembrar também desse contexto externo que influencia a relação, como familiares, e criar assim uma espécie de porto onde eles sempre podem se encontrar e fortalecer a relação". 6 - Vantagens para permanecerem juntos O casal pode construir uma relação saudável, ter filhos ou não e também gerar bens. "Todo o ser humano procura ganhar e todos também ficam onde acreditam valer a pena. Se a relação é saudável, se ambos são parceiros e encaram os desafios da vida, é natural que ambos queiram estar ali um para o outro. Talvez esse seja um dos aspectos importantes porque a segurança da relação acalma, promove tranquilidade e acolhe. É bom ter com quem contar e uma relação saudável existe isso".  Blenda lembra que os aspectos ajudam a relação, mas é no cotidiano do casal que se coloca isso em prática. "Não existem manuais, cada casal é de um jeito e também não significa que ter menos aspectos a relação será ruim. Precisamos lembrar que relação amorosa é construção e o casal pode, se juntos quiserem ficar, fortalecer aqueles aspectos que ainda não estão firmes. Qualquer relação necessita de cuidado diário e para isso é preciso disposição e paciência", finaliza a especialista. (Fonte Lifestyle ao Minuto Noticias)

Meta autorizou 'bots' de IA baseados em celebridades como Taylor Swift.

Uma investigação da Reuters descobriu uma série de ‘bots’ de conversa baseados em celebridades sem a devida autorização. Mais ainda, estes ‘bots’ interagiam com usuários menores nas redes sociais da Meta.

AMeta permitiu que as suas redes sociais e plataformas digitais - como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp - tivessem ‘bots’ de conversa com a aparência e nomes de celebridades sem a devida autorização.Entre as celebridades ‘representadas’ nas redes sociais estão Taylor Swift, Scarlett Johansson e Selena Gomez e, de acordo com a Reuters, atendiam a vários pedidos dos usuários como gerar uma imagem sem qualquer roupa na zona do peito e também insistiam que eram pessoas reais e não Inteligências Artificiais. Alguns destes ‘bots’ foram gerados por pessoas alheias à Meta mas, de acordo com a investigação da publicação norte-americana, pelo menos três deles foram criados por um funcionário da divisão de Inteligência Artificial da Meta. Um porta-voz da Meta referiu que estes ‘bots’ criados pelo funcionário da empresa foram desenvolvidos como um teste, mas a Reuters descobriu que estão disponíveis para todos os usuários e que já contam com mais de 10 milhões de interações. Conversas com menores A investigação da Reuters descobriu também que estes ‘bots’ de conversa estão tendo conversas de teor sexual com menores, criando assim o receio que estejam tendo conversas sobre outros assuntos sensíveis como distúrbios alimentares ou auto-mutilação. Em resposta ao site TechCrunch, uma representante da Meta afirmou que estes ‘bots’ de conversação estão sendo treinados para evitarem estes temas em conversas com menores. No entanto, as medidas criadas pela gigante tecnológica são ainda temporárias e foram criadas enquanto a Meta desenvolve diretrizes permanentes para estes ‘bots’ de Inteligência Artificial. Sabe-se que a Meta apagou alguns destes ‘bots’ de conversa que foram descobertos pela Reuters, pelo que os usuários terão mais dificuldades em encontrar os exemplos mais problemáticos.(Fonte Tech ao Minuto Noticias)

'Vira-lata' anda 12 km para ir ao velório do dono: "Verdadeiro amor".

  Nick, um cão sem raça definida, percorreu 12 quilômetros até uma cidade para estar presente no velório do dono, um homem de 45 anos que mo...