CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

NOTICIAS GERAL-INTERNACIONAL.

Estudante brasileiro de medicina morre após explosão na Bolívia

Portal Terra
O brasileiro Antonio Costa, 22 anos, morreu nesta quinta-feira em Cochabamba, na Bolívia, após sofrer queimaduras em uma explosão em seu apartamento no bairro Huanuni. Segundo o jornal boliviano Opinión, o jovem era natural de São Mateus do Maranhão e estudava medicina na Universidade Técnica Privada Cosmos (Unitepc).
A assessoria do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou a morte e disse que está prestando o apoio necessário à família. Costa sofreu queimaduras de terceiro grau em 97% do corpo após o incêndio provocado por vazamento de gás ocorrido na última quarta-feira no apartamento que alugava. 
Segundo o relatório preliminar, foi constatado um vazamento no botijão da cozinha. Como as portas e as janelas estavam fechadas, o gás se acumulou no apartamento. De acordo com o comandante e capitão Marcelo Sanchez, o "estopim ocorreu quando o estudante ligou o computador". 
O capitão disse que a cama, o computador e o corpo de Costa foram imediatamente queimados. Ele correu para o banheiro em busca de água, mas caiu devido às lesões sofridas. Levado ao hospital, Costa morreu no dia seguinte. (jornal do Brasil) 

NOTICIAS GERAL-PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Contratar cubanos como governo 

anunciou é irregular, diz procurador

Brasil fez acordo com Opas, que repassará dinheiro ao governo cubano.

Para procurador do Ministério Público do Trabalho, contratação fere a lei.

Do G1, em Brasília
O procurador do Ministério Público do Trabalho José de Lima Ramos Pereira, que também é presidente da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes das Relações do Trabalho, afirmou nesta sexta-feira (23) que a contratação de médicos cubanos para atuar em áreas carentes no país nos moldes como foi anunciada pelo governo é irregular e "fere a Constituição".
Na quarta-feira o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, havia assinado  termo de cooperação com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê, até o final do ano, a chegada de 4 mil médicos cubanos.
De acordo com o anúncio do ministério, o governo brasileiro pagará à Opas o valor equivalente à remuneração dos demais profissionais contratados pelo programa Mais Médicos (R$ 10 mil), e a organização repassará esse dinheiro para o governo cubano.
"A forma de contratar cubanos não se enquadra na Constituição Federal nem na legislação trabalhista. A CLT fala que o empregador é aquele que contrata, dirige e assalaria. Como é que você vai ter uma relação de trabalho instalada entre o profissional e o governo federal com mais duas intermediações [da Opas e do governo cubano]? ", afirmou o procurador José de Lima Ramos.
Para ele, a contratação seria "uma tereceirização piorada".
"Dificulta até mesmo o próprio profissional. Amanhã ele tem acidente de trabalho, vai falar com quem? Cuba? Aqui no Brasil? E outra: vai pagar quanto [de salário]? Quarenta dólares? Cem dólares? Existe um piso aqui no Brasil", afirmou.
Para o procurador, a contratação de médicos de outras nacionalidades dentro do programa Mais Médicos também não segue a legislação brasileira.
"O governo federal tem que contratar por concurso público. Isso está na Constituição Federal. O primeiro obstáculo é esse. Algumas situações há em que você pode contratar sem concurso. A lei permite por tempo determinado contratação sem concurso, em caso de calamidade, emergência, saúde pública. Mas tem processo seletivo, ou seja, o candidato é submetido a um processo seletivo. Vamos imaginar, tem um miniconcurso".
Se for isso que ele [governo] está anunciando, a gente vai ter que tomar iniciativa de mostrar ao governo que isso está errado. O governo vai optar por resolver judicialmente ou administrativamente. Iniciado o programa com esse formato, esse formato não atende a legislação brasileira, fere a Constituição."
José de Lima Ramos Pereira, procurador do Ministério Público do Trabalho
Ramos Pereira disse ainda que, se as contratações de cubanos e de outras nacionalidades for feita da forma como o governo anunciou, o Ministério Público do Trabalho vai questionar o governo por meio de um inquérito.
"Por enquanto ainda não houve nada na prática. Então a gente vai ter que esperar que ocorra, dar início ao programa. Se for isso que ele [governo] está anunciando, a gente vai ter que tomar iniciativa de mostrar ao governo que isso está errado. O governo vai optar por resolver judicialmente ou administrativamente. Iniciado o programa com esse formato, esse formato não atende a legislação brasileira, fere a Constituição", concluiu.
Comissão especial
O deputado Rogério Carvalho (PT-SE), relator da medida provisória do programa Mais Médicos, que está em análise pelo Congresso Nacional, afirmou que o questionamento do Ministério Público do Trabalho em relação ao regime de contratação de profissionais do  programa é válido e o tema pode ser levado para a discussão dos parlamentares.

Carvalho é o responsável pelo parecer que poderá alterar o Mais Médicos, caso o texto seja aprovado por deputados e senadores. Na próxima terça-feira (27), a comissão especial mista que discutirá a MP se reunirá para definir o cronograma de trabalho. O prazo para a aprovação do relatório pelo Congresso termina em novembro.
É importante o Ministério Público colocar essa questão para a gente trabalhar e encontrar mecanismos que impeçam ou diminuam a dificuldade dos gestores de maneira geral em situações como essa, que é emergencial e atípica. Não estamos falando de situação normal."
Deputado Rogério Carvalho (PT-SE), relator da medida provisória do programa Mais Médicos
"Faltam médicos em centenas de cidades, faltam milhares de médicos. O governo lança um programa em parceria com a Opas, validado por órgãos de cooperação internacional, com seleção de profissionais com competência qualificada, para exercer profissão em áreas que tem necessidade. É importante o Ministério Público colocar essa questão para a gente trabalhar e encontrar mecanismos que impeçam ou diminuam a dificuldade dos gestores de maneira geral em situações como essa, que é emergencial e atípica. Não estamos falando de situação normal", afirmou o deputado.
'Semiescravidão'
Nesta quinta, o Conselho Federal de Medicina divulgou nota em que critica a contratação de médicos cubanos. Na argumentação do CFM, "médicos cubanos que participam de missões estrangeiras vivem sem direito a liberdades individuais, em regime análogo ao de semiescravidão".

“Tais regras ferem a legislação brasileira e não podemos concordar com tratamento desumano em nosso país”, afirmou na nota o presidente do CFM, Roberto d’Avila.
O CFM também criticou também o fato de os médicos estrangeiros que forem contratados não precisaram ter os diplomas revalidados para atuar no país. . “Quando é do interesse do governo, o governo faz coisas que contrariam a lei”, disse Emmanuel Fortes, vice-presidente do CFM, também na nota divulgada.(fonte G1)

NOTICIAS GERAL-PROGRAMA MAIS MÉDICOS.

Primeiros estrangeiros do Mais 


Médicos desembarcam no Brasil

A partir desta sexta, 244 profissionais formados no exterior vêm ao país.

Cubanos contratados por convênio não vêm nesta leva.

Luna D'AlamaDo G1, em São Paulo
Começaram a chegar no país os primeiros estrangeiros do programa Mais Médicos na tarde desta sexta-feira (23). Um grupo de cinco profissionais vindos da Argentina chegou ao Aeroporto de Guarulhos (SP) às 14h50. Entre eles há argentinos e médicos brasileiros que atuam naquele país.
Um dos médicos, identificado como Germán, disse ao G1 que veio de Córdoba e resolveu vir para o Brasil porque tem um filho com uma brasileira, de quem quer estar mais próximo. Ele afirmou que irá para Praia Grande, no litoral paulista, para receber treinamento nos próximos dias.
Ao todo, devem chegar nesta primeira leva, nos próximos dias, 244 profissionais formados no exterior. A pasta marcou eventos de recepção dos profissionais em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre a partir das 14h.
Segundo o ministério, por enquanto chegam apenas os profissionais de diversas nacionalidades selecionados na primeira rodada de contratação do programa. Os cubanos contratados num convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) ainda não têm data confirmada de chegada.
Em Brasília, a recepção no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek será liderada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A partir da próxima semana os médicos estrangeiros começam um período de três semanas de treinamento, com aulas de português e de avaliação sobre a saúde pública brasileira entre os dias 26 de agosto e 13 de setembro. Depois de avaliados, os médicos receberão um registro profissional provisório, restrito à atenção básica e às regiões onde serão alocados pelo programa.
Na primeira rodada de seleção, 522 profissionais formados no exterior confirmaram sua participação no programa. Do total, 358 são estrangeiros e 162 são brasileiros com atuação em 32 países do mundo. Argentina (141), Espanha (100), Cuba (74), Portugal (45) e Venezuela (42) são os países com maior adesão ao programa.
No total, entre os formados no Brasil e no exterior, 1.618 profissionais foram selecionados no primeiro mês de inscrições do Mais Médicos. O número representa 10,5% dos 15.460 médicos requisitados por 3.511 cidades.
Convênio
Nesta quarta-feria, o ministro Alexandre Padilha anunciou o convênio com a Opas para trazer 4 mil médicos cubanos para atuarem no Brasil até o final do ano. Pelo acordo, o governo brasileiro pagará R$10 mil à Opas e a organização repassará esse dinheiro para o governo cubano. O Ministério da Saúde não sabe informar o valor exato que Cuba vai pagar aos participantes.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (23), o Conselho Federal de Medicina (CFM) voltou a criticar as condições de trabalho a que os profissionais cubanos serão submetidos no Brasil. “Tais regras ferem a legislação brasileira e não podemos concordar com tratamento desumano em nosso país”, afirmou o presidente do CFM, Roberto d’Avila, em comunicado divulgado para a imprensa.
Na opinião do conselho, médicos cubanos que participam de convênios como o que foi firmado no Brasil "vivem sem direito a liberdades individuais, em regime análogo ao de semi-escravidão".(fonte bem estar)

AÇÃO SOCIAL LEVADO A SERIO.

Dados desta matéria

O Renda Cidadã é um programa do Governo de Goiás, através da Secretaria de Cidadania e Trabalho (SECT), trazida para Águas Lindas pelo prefeito Hildo do Candango, quando ainda era deputado estadual.
AleandraHoje o programa funciona na Secretaria de Ação Social e Cidadania, e atende cerca de 528 famílias que tem renda abaixo de R$150 por pessoa. E o benefício varia de R$ 80 a R$ 120, e todo o dinheiro deve ser gasto com alimentação e remédios.
A primeira-dama e secretária de Ação Social, Aleandra de Sousa, afirmou que o benefício é uma ajuda para as famílias que estão sem qualquer tipo de renda. “As famílias que recebem essa ajuda, passam por uma rigorosa triagem, onde os assistentes sociais do Estado realizam visitas, tudo para saber da real necessidade de cada uma”.
De acordo com a assistente de Gabinete da SECT, Paula Souza, o programa existe através de uma parceria entre Estado e Município. “Nossa sede funciona aqui junto com a Secretaria de Ação Social por ser um local onde funcionam os outros programas, facilitando assim o acesso dos beneficiários”, afirmou Paula.
Vários beneficiários ainda não buscaram seus cartões, segundo a assistente Paula, se no prazo de três meses eles não forem retirados, o benefício é cortado.
Os beneficiários devem apresentar as notas fiscais na sede do programa para continuar recebendo, porém a partir do próximo mês, as notas poderão ser entregues nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para facilitar ainda mais o acesso dos beneficiários.
Saiba mais
Documentos necessários para se cadastrar no programa: Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência Atualizada, Certidão de Nascimento (se tiver filhos menores), Cartão de Vacina, Declaração Escolar. Todos os documentos devem ser levados à Secretaria de Ação Social, que funciona de segunda a sexta de 08h ás 12h e 13 às17h.
As pessoas que já recebem o benefício, devem participar da próxima reunião que acontecerá na Sede da Secretaria de Ação Social, no dia 06 de setembro às 10h. Todos devem participar. Para mais informações, ligue: 61. 3902-1117.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Fabiana Fernandes
Fotos: Beto Castanheiro

HILDO FAZ ENTREGA DE UNIFORMES

Dados desta matéria

IMG_8678
Durante toda manhã de hoje (22), o prefeito de Hildo de Candango acompanhado da primeira-dama Aleandra de Sousa, do vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita e do secretário de Educação Silvério Correa, visitaram quatro escolas municipal para entregar os uniformes escolares aos alunos.
O prefeito Hildo afirmou que todos os 22 mil alunos da rede pública municipal vão receber o uniforme. “Nesse primeiro momento vamos entregar apenas a camiseta para cumprir o fim do ano letivo, mas ano que vem vamos entregar o kit completo com camiseta, short, calça, agasalho, tênis e mochila”.
Hildo disse que a Secretaria de Educação está modernizando o sistema de aprendizado. “Educação é responsabilidade nossa, mas é importante a participação da comunidade, dos pais, isso ajuda a nossa cidade a ter uma educação de qualidade”
Em seu discurso, o prefeito afirmou ainda que a entrega dos uniformes vem para renovar o compromisso da administração com a educação de qualidade e melhores condições de ensino.  Segundo ele a entrega dos uniformes também vai contribuir com o orçamento, muitas vezes apertado, dos pais dos alunos. “Esses uniformes são importantes para padronizar a identidade visual dos alunos, dando mais segurança, ajudando no reconhecimento dentro e fora do ambiente escolar”, completou Hildo.
IMG_8714O vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, afirmou que no Governo Hildo a prioridade é a educação. “Nós estamos trabalhando para as crianças, para oferecer uma cidade melhor para cada uma delas, porque elas são o futuro de Águas Lindas”, completou.
Já secretário de Educação, Silvério Correa disse que hoje mais uma promessa se cumpria com a entrega dos uniformes. “Estamos trabalhando para mudar a realidade da educação de Águas Lindas, estamos investindo porque queremos que nossas crianças tenham um futuro brilhante”.
A primeira-dama e também secretária de Ação Social, Aleandra de Sousa, parabenizou aos professores e disse que pede a Deus para que esse governo corresponda as expectativas de toda população. “
Durante as visitas, Hildo anunciou vários benefícios que estão chegando na cidade, entre eles as novas escolas e creches, que estão sendo construídas. Além do asfalto para a comunidade do Morada da Serra, que inclui o setor Águas Bonitas I e Jardim América II, III e IV.
IMG_9151Já no Setor Jardim Santa Lúcia, Hildo falou do asfalto que será totalmente refeito. “A avenida principal será feita com asfalto quente, de qualidade, já que é uma via com um grande fluxo de veículo”.
Hildo disse ainda que para os professores serão entregues jalecos, deixando assim as instituições de ensino mais organizadas. Hoje cerca de 1.900 mil uniformes foram entregues, na Escola Municipal Pérola I, Escola Municipal Roberto Alves, Escola Municipal Fernando Cunha, Escola Municipal Ana Lúcia Oliveira.
Estiveram presentes os secretários de Saúde Willem Madison, a diretora do Trabalho Maria Fábia, os vereadores Evandro do Rainha da Paz, Aloísio da Artec, Zezito Moura e Natália, além do subsecretário de Educação Deusimar Macedo, o subsecretário de Saúde Neury Veloso e o diretor do Procon.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Fabiana Fernandes
Fotos: Beto Castanheiro

REPORTE CATIREIRO E AÇÃO SOCIAL

CRESCI O NUMERO DE PEDIDOS DE COBERTORES EM PROGRAMA DE RADIO EM ÁGUAS LINDAS.

Catireiro e o povo com os cobertores.




A parceria do Jornal Cidade em foco do pastor Josué e o programa show do Catireiro na radio Vida FM. a cada dia que passa esta aumentando o numero de pessoas carentes a procura de doações além da distribuição de cestas de verduras semanalmente para mais de 150 famílias , agora também é a distribuição de cobertores aonde o frio tem arrochado os moradores de Águas Lindas de Goias, principalmente aqueles que não tem nem mesmo um cobertor de Orelha , várias pessoas foram beneficiadas durante essa semana, muitos chegam ate chorar de Alegria quando recebe uma doação das mãos do repórter Catireiro, segundo o organizador do programa vem mais doações ai, Será uma tonelada de verduras a quem diga na cidade que muitas pessoas já estão esperando o caminhão trucado de verduras que foi anunciado nesta última terça feira no show do Catireiro, Uma coisa e certa se o governo HC quiser ajudar tanto o pastor Josué como o repórter Catireiro os mesmos  estão disponível a aceita ajuda tanto do governo como também de empresários que se preocupa com o social na cidade de Águas Lindas, Com a palavra o governo Municipal e os empresários que também tem bom coração.
Veja alguns contemplados com cobertores. (fonte blog do catireiro)

MEDITAÇÃO DO DIA

Leituras: Lucas 16:14-18; 1 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 47; Provérbios 12:7-11; Jeremias 5-6.  

Versículo Especial“Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico” (Salmo 47:7).  

Pensamento Bíblico“Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a sociedade. Há, freqüentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas chegarem ao seu fim?”  

Ação: Viva hoje preparando-se para “o fim”.

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...