CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 21 de abril de 2018

SINALIZAÇÃO EM ÁGUAS LINDAS


Notícias de Águas Lindas - Ruas e avenidas bem sinalizadas em Águas Lindas
A cidade de Águas Lindas tem crescido cada vez mais em número de habitantes e também de veículos, pensando em oferecer sempre o melhor à população e garantir a segurança de todos, uma proposta tem sido elaborada e executada que é a definição da sinalização horizontal na cidade.
Os projetos que já foram apresentados e aprovados iniciarão em breve, trazendo facilidade e segurança à vida de todos que utilizam as vias públicas.
São muitos os bairros existentes e cada um tem suas demandas, porém a gestão de Hildo do Candango vem trabalhando diuturnamente em conjunto todas as secretarias municipais quanto a distribuição das tarefas e demandas para que a solução dos problemas aconteça de forma rápida, eficiente e que atenda aos anseios da comunidade local. 

HILDO DO CANDANGO



Notícias de Águas Lindas - Gestão Hildo do Candango é a melhor desde a emancipação da cidade
Águas Lindas de Goiás teve um salto de desenvolvimento nos últimos anos. A cidade que cresceu de forma desordenada agora conta com uma administração que trabalha com foco no desenvolvimento progressivo, de forma planejada.
Uma avaliação geral do município até os dias de hoje mostra a realidade de uma cidade que hoje conta com ações que tem transformado a vida dos moradores. Parte deste desenvolvimento constante se deve à harmonia entre os poderes legislativo e executivo, que trabalham juntos para transformar a cidade em um lugar cada vez melhor, fato fundamental para o bom andamento das politicas públicas que beneficiam a todos.

ATIVIDADES DE TURISMO



Notícias de Águas Lindas - Turismo será uma das atividades em Águas Lindas de Goiás
A cidade que tem atrativos exóticos e lugares que ainda não tinham sido explorados se tornará uma das mais visitadas na área do turismo, com uma extensa área verde e de proteção ambiental, matas e cerrado, nascentes e cachoeiras, correntezas e pequenos lagos, Águas Lindas de Goiás, figura entre as cidades do Entorno do Distrito Federal com atrativo paisagístico e turístico.
O governo estadual já sinalizou na criação do Parque Ecológico na região da Barragem do Rio Descoberto, projeto já existente e que pode ser executado, está em analise e fará da região uma das mais visitadas, trará investimentos e uma nova e ampla visão da Região Metropolitana do Distrito Federal.
A Secretaria Municipal de Turismo, cujo gestor é o vereador licenciado Anderson Teodoro, tem intensificando o trabalho em torno dos estudos e análise de projetos voltados para o turismo na cidade, uma equipe preparada e capacitada, sobre a determinação do prefeito Hildo do Candango, faz com eficiência e competência esse papel.

ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO


 Parceria entre Prefeitura de Águas Lindas e Delegacia Regional de Contabilidade agiliza processo de liberação de alvará de funcionamento
Ocorreu na tarde da última terça-feira (19) uma reunião no gabinete da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás entre contadores que atuam no município e representantes dos poderes Executivo e Legislativo visando à desburocratização na retirada de alvarás da vigilância sanitária e alvarás de funcionamento. Após o encontro ficou acordado que o prazo para emissão do alvará de funcionamento será diminuído após recolhimento das taxas e liberado o Alvará da Vigilância e do Corpo de Bombeiros
Participaram do encontro o vice-prefeito, Luiz Alberto, o secretário municipal da Fazenda e Planejamento, Sérgio Luiz, diretor de Obras e Posturas, Manoel, diretor da Vigilância sanitária, Kaike Noleto, diretor de Atendimento, Sidney, diretor do  REDE SIM, Hélio Márcio e Contadores (as) do município. Representando o legislativo os vereadores Aluísio da Artec e Maria Natália.
Na oportunidade foram feitas vários relatos, sobretudo quanto à dificuldade de obtenção das taxas no que corresponde aos órgãos da vigilância sanitária e Obras e Posturas, para o pagamento das taxas pelos contribuintes e liberação dos alvarás de funcionamento.
O secretário da Fazenda e Planejamento, Sérgio Luiz, informou que com o apoio do vice-prefeito, Luís Alberto, foi acordado a alteração no fluxo dos processos para emissão de alvarás de funcionamento e das taxas correspondentes (TLF), que serão emitidos antes da visita do fiscal de atividades urbanas. Isso garantirá mais agilidade no andamento dos processos.
“Dessa forma, todos os processos que, até então, estavam parados, terão suas taxas (TLF) emitidas no mais tardar até sexta-feira (20/04) e os respectivos Alvarás de Funcionamento serão confeccionados no máximo até a próxima quinta-feira (26/04). Ressalva-se que o Alvará de Funcionamento será emitido apenas se o dos Bombeiros e o da Vigilância Sanitária já tiver sido expedido. No caso da Vigilância, será realizada uma força tarefa para liberação dos seus alvarás nesses próximos dias” disse o secretário.
O secretário informou ainda que nas próximas será discutido o novo Fluxo dos Processos de Alvarás que vigorará a partir de 2019, o que trará mais agilidade e conforto aos contribuintes.
A emissão do alvará permanece condicionada ao pagamento da TLF. Além disso, a visita in loco ocorrerá no momento posterior. Nesse caso, havendo alguma diferença, principalmente em relação ao espaço físico do empreendimento, essa diferença será lançada e cobrada posteriormente em DUAM complementar.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM


PREFEITURA DE MIMOSO


 Notícias de Mimoso - Prefeitura de Mimoso de Goiás inicia projeto para proteger nascentes de rios
A Prefeitura de Mimoso de Goiás informa que a Secretaria de Meio Ambiente começou um trabalho de proteção da nascente do Córrego Salobo. Entre as medidas adotadas para a preservação está a construção de uma cerca para impedir o acesso à área da nascente.
“O cercamento ao redor da nascente impedirá danos causados por animais (gado) e pessoas, evitando o pisoteio deixando assim a água fluir, e protegendo também as diversas mudas de árvores nativas que foram plantadas nas proximidades da nascente”, diz a prefeitura.
Atualmente o município de Mimoso de Goiás é governado pela equipe do prefeito Genivaldo Gonçalves dos Reis. Essa medida não é novidade. A gestão de Genivaldo tem sido marcada pelo forte investimento em áreas como saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente.
O motivo que levou o atual governo a priorizar em suas políticas públicas assuntos relacionados ao meio ambiente foi o de fazer com que a população se conscientize sobre os benefícios de se cuidar da natureza enquanto provedora de recurso para o aumento da qualidade de vida de toda sociedade.
Nas redes sociais, os moradores de Mimoso de Goiás parabenizaram a iniciativa da prefeitura e destacaram a maneira acertada do prefeito Genivaldo dos Reis conduzir a cidade.
“Parabéns prefeito, vereadores, secretários, funcionários e toda equipe, por esse trabalho magnífico que vocês estão desenvolvendo; recuperando a nascente e conservando a mesma, era preciso atitude e vocês tiveram; isso mostra o quanto cada um de vocês estão preocupados com a questão ambiental de nosso município, pois “ÁGUA É VIDA”!”, escreveu um morador do município.
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, comentou sobre a medida adotada pelo governo de Genivaldo. Segundo ele, o cuidado com o meio ambiente tem sido uma preocupação de todos os governantes. Em tempos de crises hídricas e de poluição do solo e das águas, municípios que tem sua economia baseada na economia agropecuária, como é o caso de Mimoso, tem que executar ações que visem proteger a fauna e flora. “O governo de Genivaldo dos Reis tem sido um exemplo a ser seguido por todos os gestores públicos do Estado de Goiás e da região do Entorno do DF”, diz Hildo.

ESCOLA EMÍLIA FERREIRA


 Escola Municipal Emília Ferreira abre suas portas para demonstração de Robótica
Os alunos da Escola Municipal Emília Ferreira, unidade escolar localizada no Jardim Brasilia II, antiga cidade do Entorno, tiveram no decorrer desta terça-feira (17), uma palestra sobre robótica. A demonstração foi realizada por uma equipe do Colégio Polis que oferece o curso no município de Águas Lindas.
A diretora da escola, Fran Lopes, que vem desenvolvendo um excelente trabalho de gestão destacou a importância deste tipo de palestra para os alunos “Eu acho que tem uma grande relevância, sabemos que nem toda família tem condições de arcar com os custos deste curso, mas desperta nas crianças o interesse por matemática e raciocino lógico e uma vontade maior de aprender. Isto somado com todas as ações pedagógicas implantadas pela SMECT e de nossa equipe, os resultados são surpreendentes. Éramos considerados umas das piores unidades do município e graças ao empenho de toda equipe, conseguimos superar nossas dificuldades, modificando o cenário apresentado e hoje estamos entre as melhores dentro da perspectiva de resultados”, falou a diretora.
Os responsáveis pelo curso em Águas Lindas de Goiás informaram que as crianças tem um grande poder de assimilação das tecnologias e quanto mais cedo elas forem inseridas na área, maiores serão as chances de tornarem-se grandes profissionais da área, um mercado com grande expansão. Ao final, todos os alunos receberam um certificado de participação e os alunos que se destacam ganham bolsas de estudos parciais e integrais.
A Escola Municipal Emília Ferreira tem passado por uma grande transformação na área pedagógica e estrutural. Recentemente ela ganhou uma ampla reforma e ampliação. Outro fato que chama a atenção é a participação de pais e responsáveis no enfretamento de questões vivenciadas pelos alunos. Como exemplo destacamos o senhor Osmano Luís de Oliveira, pai de um dos alunos que doou seu trabalho para a construção de mais dois banheiros facilitando a vida dos alunos, que hoje precisam dar a volta num dos blocos para utilizarem o banheiro, com esta obra pronta não terão esta necessidade proporcionando a eles mais segurança. É a família dentro da escola auxiliando no processo educacional.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

PROJETO "CONTE OUTRA VEZ"



 Escola Municipal Maria José inicia o projeto “Conte outra vez”
Comemorado no dia 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil, a Escola Municipal Maria José, unidade escolar pertencente à rede municipal de ensino e localizada no setor Park das Águas Bonitas II, realizou um dia de atividades que contou com a ilustre convidada, professora Berê Ribeiro, ela é arte educadora e reside na cidade de Natal/RN que com sua apresentação teatral executou contos prendendo a atenção das crianças.
Segundo a diretora da escola, Professora Claudia Freire, o evento marca o inicio do projeto “Conte outras vez”. “A principal meta é incentivar o gosto pela leitura das crianças com a participação ativa de pais e responsáveis neste processo leitura dos contos infantis onde é executado um teatro para os alunos. Ao final todos os alunos recebem um kit de leitura onde os pais dos alunos devem fazer a leitura para eles onde todos montam o seu próprio livro”, disse a diretora.
A coordenadora pedagógica, Geiva Leite, informou que o projeto complementa as atividades pedagógicas e desperta nos alunos o gosto pela leitura. “Com a participação de pais e responsáveis  auxiliando nestas atividades o aluno tende a se desenvolver com qualidade. Todos levam os livros com diversos autores e eles mesmo fazem o seu livro, a culminância do projeto esta prevista para o final de setembro com a exposição dos livros confeccionados por eles mesmos”, disse a coordenadora.
Da Assessoria de comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

FÓRUM DE ÁGUAS LINDAS


 Fórum de Águas Lindas ganha sala lúdica para depoimentos de crianças vítimas de violência
Crianças vítimas de violência e abusos sexuais poderão ser ouvidas em um ambiente lúdico, para propiciar maior acolhimento e minimizar traumas em novo espaço inaugurado na última semana, no Fórum de Águas Lindas. Chamada de ludoteca, a sala tem brinquedos pedagógicos e, inclusive, peças estratégicas que podem ajudar a retratar os crimes sofridos.
Na inauguração, o juiz titular da 1ª Vara, Felipe Levi Jales Soares, destacou que magistrados não têm treinamento necessário, ao contrário de psicólogos, para coletar depoimentos de menores que vivenciaram estupros ou abusos. “Dessa forma, ao fazer a criança rememorar fatos sofridos sem o cuidado necessário, a colocamos em situação vexatória e provoca-se a revitimização – é justamente isso que queremos evitar”, explica.
A Ludoteca foi instalada com apoio do Instituto Sabin, organização sem fins lucrativos que atua para melhoria da sociedade onde o Laboratório Sabin tem sedes. “Diferente de uma brinquedoteca, que abriga crianças durante uma audiência dos pais, a ludoteca tem um papel fundamental para a justiça: é o local onde se colhe depoimentos das crianças, numa abordagem tranquila, feita por pessoas capacitadas para isso”, explicou o gerente-executivo da organização, Fábio Deboni.
Brinquedos, livros e móveis foram doados pelo instituto, que inaugurou mais de 83 salas do tipo no País. Em Águas Lindas, a iniciativa foi proposta por Felipe Levi e pela assistente jurídica e coordenadora local do programa Pai Presente, Andréa Leilane de Sousa, que procuraram a organização e cederam o espaço.
O próximo passo é a instalação de equipamentos de escuta, gravação e transmissão de áudio, para comunicação entre juiz e psicólogo durante audiência das vítimas. “Temos notícias de que, em breve, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) vai fazer as aquisições e instalações dessa tecnologia”, acredita o magistrado.
Depoimento sem dano
Psicóloga atuante na comarca há cerca de dois anos, Fernanda Rodrigues, conta que é fundamental fazer com que a criança fique à vontade. “É preciso estabelecer um vínculo e passar confiança à vítima e utilizar técnicas específicas. Mesmo assim, muitas vezes, a criança resiste e não fala”, explica à servidora.
Para ajudar nas oitivas, na ludoteca, há uma família de bonecos sexuados – são vários integrantes de um mesmo núcleo familiar, feitos de pano, com pequenos botões de metal costurados nos locais destinados a genitálias. Espaços para desenhos também são importantes para ajudar os pequenos nas expressões de seus sentimentos. Com demonstrações nos brinquedos, a criança pode contar o que passou, conforme elucidou Fernanda.
A escrevente Valquíria Rosa Dantas tem curso de depoimento sem dano, chancelado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a servidora, a criança vítima, “ao rememorar o crime na delegacia e no Judiciário sofre abuso novamente”. Na ludoteca, com um ambiente preparado e profissionais capacitados, o contato é facilitado, acredita. “Crianças vítimas de violência costumam ficar retraídas ou agressivas, por isso que mudanças de comportamento repentinas devem ser avaliadas por familiares. É preciso ter um olhar atento, não induzir perguntas e não levar a criança a criar verdades ou histórias que não aconteceram, por isso a cautela”, destaca. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

ATUANTE E DETERMINADA


Aleandra Sousa, uma mulher atuante e determinada
O trabalho desempenhado pela primeira-dama de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Sousa, tem ido ao encontro das pessoas mais necessitadas, levando dignidade e direitos àqueles que mais precisam. Aleandra tem sido enfática quando o assunto é social, e o desenvolvimento de políticas públicas que prezem pelas minorias.
A cidade de Águas Lindas de Goiás vive hoje um dos seus melhores momentos, tem um executivo atuante e um legislativo atento e que participa com o andamento do progresso e o desenvolvimento, devido a isso, muitos bairros passam por grandes transformações.
Os bairros mais distantes são atendidos por equipes capacitadas, que visitam, levam atenção e acesso à programas sociais aos que não tem condições de se locomover até as secretarias.
Este trabalho desenvolvido é fruto do exemplo que Aleandra deu enquanto atuava como secretária de Assistência Social, sempre preocupada em oferecer o melhor atendimento a população e levar os recursos socioassistenciais aos que realmente necessitavam.

COMBATE A DENGUE



Prefeitura mantém a estratégia de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue
  As constantes chuvas durante o mês de abril tem causado preocupação nas autoridades sanitárias do município de Águas Lindas de Goiás. A Secretaria de Saúde por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e coordenação de endemias estão em constante atenção aos locais que porventura tenham ocorrido à contaminação dos moradores com o vírus da dengue.
O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, disse que os procedimentos realizados pela equipe de endemias têm caráter preventivo e educativo. “Os nossos agentes tem como premissa o controle da fase larvária do vetor através da eliminação ou destruição de criadouros. O PNCD também preconiza ações diferenciadas de rotina para outros tipos de imóveis como cemitérios, borracharias, garagens de prefeitura, depósitos de reciclagens, ferros velhos, etc. Por estes serem locais vulneráveis a proliferação do mosquito, são considerados Pontos Estratégicos (P.E) e visitados mensalmente pelos agentes de saúde”, informou o secretário.
A contingência deve ser realizada pelos mesmos agentes, porém, quando há circulação do vírus e envolve o controle da fase alada/adulta do vetor através de aplicação de agrotóxicos de uso em saúde pública. A etapa de contingenciamento depende do conhecimento prévio e oportuno, por parte do setor de endemias municipal, do caso suspeito de dengue.
“Por isto é muito importante que todas as pessoas que busquem atendimento médico no DF, informem sua situação numa unidade básica de saúde mais próximo de sua residência para que seja notificado e as providencias sejam tomadas”, pontuou.
Mensalmente são realizados em média 100 testes rápidos de dengue, onde grande parte destes testes dão resultados, por isto o monitoramento é constante.
“Para isso as áreas de Vigilância em Saúde, Atenção Primária e Educação em Saúde trabalham de forma articula, para que as notificações dos casos de dengue, mesmo ainda não confirmados, recebam o mais rápido possível medidas de tratamento no ambiente. De posse dessa informação, há desencadeamento de ações coordenadas a partir do local provável de circulação viral indicado na ficha de notificação visando eliminação da fêmea transmissora, ação também denominada bloqueio da transmissão. As ações de bloqueio são realizadas num raio de 150 metros do caso suspeito e envolvem eliminação ou tratamento em massa de criadouros (bloqueio focal) e posteriormente a nebulização espacial com agrotóxicos para que o bloqueio surta o efeito desejado”, disse o secretário.
Segundo o coordenador de endemias, Lourisvan Santiago, os níveis de infestação do mosquito vetor Aedes aegypti tem se mantido num patamar baixo, graças a um grande trabalho de monitoramento das áreas de risco, “o último índice foi de 1,0 médio risco, o Ministério da Saúde indica como aceitável este percentual. As ações são realizadas conforme as notificações são feitas nas unidades de saúde, onde a equipe só é acionada com as informações enviadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica”, falou Lourisvan.
O trabalho realizado pela coordenação de endemias segue o Programa Nacional de Combate a Dengue, podendo ser definido por duas estratégias distintas de enfrentamento do vetor Aedes aegypti: Rotina e ContingênciaA rotina do programa é baseada na inspeção bimestral de todos os domicílios a Secretaria Municipal de Saúde por meio dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e/ou Agentes de Combate às Endemias – ACE.
 Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que prevê desconto em pedágio para carros com mais de três passageiros.

  Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4...