CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 28 de junho de 2026

Mulher perde memória de 10 anos após fazer força para evacuar.

Episódio chamou atenção de especialistas e repercutiu internacionalmente

Uma mulher chinesa ganhou destaque na imprensa internacional após apresentar um episódio incomum logo depois de fazer força para evacuar. Segundo relatos divulgados por veículos estrangeiros, ela deixou de se lembrar dos acontecimentos dos últimos 10 anos de sua vida.A mulher sofria de constipação quando o caso ocorreu. Após sair do banheiro, ela demonstrou confusão e não conseguiu recordar fatos importantes da última década. Apesar do susto, as lembranças retornaram gradualmente e foram totalmente recuperadas no dia seguinte. Explicação médica Especialistas associaram o episódio à Amnésia Global Transitória (AGT), condição caracterizada por uma perda súbita e temporária da memória, geralmente sem danos permanentes ao cérebro. De acordo com médicos, esforços físicos intensos podem provocar alterações momentâneas no fluxo sanguíneo cerebral. Em alguns casos, o mecanismo está relacionado à chamada manobra de Valsalva, quando a pessoa prende a respiração e faz força, aumentando a pressão dentro do tórax e interferindo temporariamente na circulação sanguínea. A condição costuma durar poucas horas e, na maioria dos casos, não deixa sequelas neurológicas.Caso raro Embora a AGT seja reconhecida pela medicina, especialistas consideram incomum a ocorrência de episódios desencadeados durante atividades cotidianas. Por isso, o relato da paciente chamou atenção de médicos e pesquisadores e voltou a repercutir em diferentes países nos últimos anos. Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. FONTE JORNAL CONTEXTO NOTICIAS.


Vapes avançam entre jovens e especialistas alertam para risco de morte pulmonar.

 

Aparelhos eletrônicos para fumar preocupam médicos pelos riscos pulmonares e rápida dependência entre jovens Vander Lúcio Barbosa Com Centro Ânima Hospitalar.

Celebrado em 31 de Maio, o Dia Mundial Sem Tabaco chama atenção para um problema de saúde pública: o uso crescente de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), conhecidos como vapes ou pods. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo continua entre as principais causas de mortes evitáveis no mundo, contribuindo para mais de 8 milhões de óbitos anuais por doenças cardiovasculares e respiratórias. No Brasil, profissionais de saúde enfrentam o desafio de combater a ideia de que o cigarro eletrônico seria alternativa inofensiva ao tabaco tradicional. Materialde referência geográfica Diferente do cigarro convencional, os dispositivos eletrônicos funcionam pelo aquecimento de líquidos químicos. Segundo a pneumologista do Ânima Centro Hospitalar, Dra. Carol Gomes Imai, a ausência de fumaça não elimina os riscos. “Os vapes funcionam através do aquecimento de líquidos com nicotina, solventes, aromatizantes e partículas químicas ultrafinas. Essas substâncias penetram profundamente nos pulmões, provocando inflamação intensa das vias aéreas e alteração dos mecanismos de defesa pulmonar”, alerta a médica.Um dos pontos mais preocupantes, segundo especialistas e alertas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é a elevada concentração de nicotina presente nesses dispositivos. Alguns modelos possuem carga equivalente a até 20 cigarros convencionais, acelerando o ciclo de dependência química, especialmente entre jovens. “A exposição precoce à nicotina interfere diretamente no desenvolvimento pulmonar e pode comprometer a função respiratória”, destaca a Dra. Carol Gomes Imai. Segundo ela, o cérebro dos adolescentes ainda está em formação, tornando-se vulnerável aos mecanismos de dependência. Clinicamente, já são observados casos de tosse crônica, chiado no peito e agravamento de crises asmáticas em pacientes jovens.Ao contrário do cigarro tradicional, os vapes também podem provocar lesões graves. É o caso da EVALI, lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos, monitorada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A condição pode causar falência respiratória até em pessoas jovens e saudáveis.Clima agravante O cenário se torna ainda mais preocupante em Goiás durante o período de clima seco, característico do outono e inverno. A baixa umidade do ar provoca ressecamento das vias respiratórias, reduzindo a defesa natural do organismo contra vírus, bactérias e partículas nocivas. Materialde referência geográfica “Quando o indivíduo inala os aerossóis do vape ou a fumaça do cigarro, essa barreira protetora é ainda mais comprometida”, explica a pneumologista. Segundo ela, essa combinação favorece pneumonias, bronquites e crises em pacientes com doenças respiratórias crônicas, como asma e DPOC. Para combater os danos provocados pelo tabagismo, o diagnóstico precoce é considerado fundamental. Tosses persistentes, falta de ar e cansaço frequente devem ser investigados rapidamente. O Ânima Centro Hospitalar orienta que pacientes procurem atendimento imediato caso apresentem sinais como falta de ar progressiva, dor no peito, tosse intensa com febre ou coloração arroxeada nos lábios e extremidades. A unidade dispõe de exames especializados, como espirometria, tomografia computadorizada de tórax e broncoscopia, utilizados na investigação de doenças pulmonares relacionadas ao tabagismo. Parar de fumar exige suporte multidisciplinar. O protocolo do hospital reúne acompanhamento pneumológico, suporte psicológico e tratamento medicamentoso individualizado, ampliando as chances de sucesso e reduzindo recaídas. Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.FONTE JORNAL CONTEXTO NOTICIAS NASCIONAL.

Escoliose: diagnóstico precoce amplia chances de tratamento eficaz.

A escoliose caracteriza-se por uma curvatura lateral anormal na coluna vertebral

Uma alteração aparentemente discreta na postura pode evoluir de forma silenciosa ao longo dos anos, comprometendo gravemente a qualidade de vida. Durante a campanha Junho Verde, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo reforça a necessidade de identificar a escoliose precocemente. Essa atenção inicial é fundamental para ampliar as alternativas terapêuticas e evitar o agravamento progressivo dos casos.A escoliose caracteriza-se por uma curvatura lateral anormal na coluna vertebral. Embora possa surgir em qualquer etapa da vida, a condição manifesta-se com maior frequência durante a infância e a adolescência, período marcado pelo estirão de crescimento. Identificar os sinais visíveis nessa fase de desenvolvimento faz uma diferença crucial nos resultados finais. Os responsáveis devem observar assimetrias como diferença na altura dos ombros, desalinhamento da cintura, inclinação persistente do tronco e alterações posturais. Em quadros severos, a evolução da deformidade compromete a caixa torácica e reduz a função pulmonar. Estima-se que a patologia atinja cerca de 3% da população mundial com menos de 18 anos. Opções terapêuticas O diagnóstico definitivo combina avaliação clínica minuciosa e exames de imagem, principalmente a radiografia panorâmica da coluna. O plano de tratamento varia conforme o grau de severidade da curvatura e a maturidade óssea do paciente, englobando observação periódica, fisioterapia especializada, coletes ortopédicos e intervenções cirúrgicas. O uso correto do colete estabilizador barra a progressão da deformidade. Como unidade de referência em alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde, o hospital goiano realiza cirurgias corretivas semanalmente. A instituição conta com equipes multidisciplinares e tecnologia de ponta, incluindo monitorização neurofisiológica intraoperatória, garantindo segurança na correção de deformidades severas. A grande mensagem da conscientização global é que a escoliose possui tratamento eficaz e que a descoberta rápida muda completamente o prognóstico. Quanto mais cedo a curva é detectada pelos especialistas, maiores são as probabilidades de controlar a evolução natural da doença, assegurando um crescimento saudável e preservando o bem-estar e o futuro do jovem paciente. Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região.FONTE JORNAL CONTEXTO NOTICIAS GO.


Polícia identifica quem retirou câmera de jovem após queda fatal.

Equipamento que registrava o salto de Maria Eduarda desapareceu logo após o acidente e ainda não foi encontrado. Investigação aponta possível supressão de provas e levou à prisão temporária de três suspeitos.

As investigações sobre a morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, ganharam um novo capítulo após a Polícia Civil identificar quem teria retirado a câmera acoplada ao corpo da jovem logo após a queda durante um salto de rope jump em uma ponte no interior de São Paulo.Segundo a polícia, João Antônio Pivetta Ribeiro da Silva, de 35 anos, que integrava a equipe responsável pela atividade, teria removido o equipamento segundos após o acidente. A suspeita levou à prisão temporária do investigado, cumprida no último fim de semana. De acordo com o relatório elaborado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, João Antônio estava na base da estrutura quando Maria Eduarda foi lançada da Ponte do Esqueleto, em Limeira. Os investigadores afirmam que, assim que a vítima atingiu o solo, ele se aproximou do corpo e retirou a câmera que registrava o salto. O equipamento, considerado uma peça fundamental para esclarecer a dinâmica da tragédia, ainda não foi localizado. Em depoimento, João Antônio negou ter retirado a câmera. Segundo sua versão, ele apenas se aproximou da jovem para verificar se ela ainda apresentava sinais vitais. Para a Polícia Civil, no entanto, há indícios de supressão de provas, hipótese que embasou o pedido de prisão temporária. Os investigadores acreditam que as imagens poderiam ajudar a esclarecer detalhes importantes sobre o momento do salto e eventuais falhas na execução da atividade. A delegada Andréa Levy, responsável pelo caso, informou que as apurações também apontaram possíveis tentativas de eliminação de provas digitais após a morte da jovem. Além de João Antônio, também foram presos temporariamente Evelyne dos Santos Gonçalves, apontada como organizadora do evento e responsável pelo grupo Entre Cordas, e Gabriel Barros Martins, integrante da equipe.Segundo a investigação, Evelyne teria apagado o perfil do grupo nas redes sociais após o acidente, eliminando conteúdos que poderiam auxiliar na apuração. Já Gabriel é acusado de deixar o local logo após a tragédia e não se apresentar espontaneamente às autoridades mesmo sabendo da investigação em andamento. A Polícia Civil apura a possível prática de homicídio com dolo eventual, quando o autor assume o risco de provocar a morte, além de fraude processual. O caso ocorreu em 13 de Junho e teve grande repercussão após a divulgação de imagens que mostram Maria Eduarda sendo lançada de uma altura de cerca de 40 metros sem estar presa às cordas de segurança. Conforme a investigação, a vítima deveria estar conectada a dois sistemas de proteção, mas nenhum deles estava devidamente fixado no momento do salto. Paralelamente, três instrutores presos desde o dia da tragédia já foram indiciados por homicídio doloso qualificado. Ao todo, a polícia já ouviu mais de 20 pessoas e mantém dois inquéritos em andamento para identificar todos os envolvidos e esclarecer as circunstâncias da morte da jovem.FONTE JUSTIÇA AO MINNUTO NOTICIAS.

INSS dá prazo para fazer biometria sob pena de perder aposentadoria.

 

Instituto Nacional do Seguro Social dará prazo de 30 dias para segurado fazer biometria sob pena de perder pedido de aposentadoria; veja o que mudou na biomentria do INSS e quem está dispensado!

O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que pedir um benefício e não tiver biometria -ou não se encaixar em nenhuma das situações de dispensa- tem 30 dias para regularizar a situação, sob pena de perda do requerimento, já que o órgão pode considerar que houve desistência da solicitação.Nesta segunda-feira (22), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União uma nova portaria que amplia a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Objetivo da regra é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida.  Agora, quem solicitar benefícios ao INSS deverá comprovar registro biométrico em bases oficiais do governo, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), Título de eleitor ou com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ficam de fora da regra os pedidos de pensão, salário-maternidade e benefícios por incapacidade, incluindo o auxílio-doença. Além disso, há dispensa da biometria para pessoas com mais de 80 anos, refugiados e migrantes. O QUE É A BIOMETRIA E COMO CONFIRMAR OS DADOS NO INSS? A biometria é um cadastro de dados biométricos do segurado, por meio de dados como a impressão digital do cidadão e/ou biometria facial, com foto do rosto da pessoa. Hoje é registrada em diversos serviços que o cidadão usa tanto por meio do governo federal, no Gov.br, governos estaduais ou municipais, ou nos bancos. Pela nova regra, o segurado não precisa confirmar nnehum dado com o próprio INSS. Ele deve apenas ter o cadastro biométrico por meio dos seguintes documentos: - CIN (Carteira de Identidade Nacional), que é o novo RG - Título de eleitor com base biométrica no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para quem já vota colocando a digital - CNH (Carteira Nacional de Motorista), para quem tem biometria no Detran (Departamento Nacional de Trânsito) do seu estado QUANDO O INSS PASSOU A EXIGIR BIOMETRIA? A biometria para pedidos de BPC foi instituída pelo governo em 2024. Desde então, segurados precisam estar com seus cadastros em alguma das bases. Em Novembro de 2025, o INSS passou a aplicar a biometria para pedidos de aposentadoria e auxílio-reclusão, em regulamentação ao decreto de Julho. Agora, com a normativa, o órgão revoga um procedimento interno para os servidores e adota, para a concessão de benefício, as novas orientações. Na prática, não houve mudanças substanciais, porque os procedimentos internos já previam essa confirmação biométrica em alguns casos. O QUE MUDOU NA BIOMETRIA DO INSS? O INSS publicou nova portaria substituindo documento interno e deixando claro, em Diário Oficial, quais são as regras aplicadas aos segurados no que diz respeito ao cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários. A biometria, porém, já era exigida para solicitações de BPC desde Dezembro de 2024 e para outros benefícios, foi regulamentada em decreto de julho de 2025. A medida passou a valer nos pedidos de aposentadoria em novembro do ano passado.Agora, o INSS reforça as exigência, publica o prazo de 30 dias para a confirmação do cadastro biométrico, sob pena de desistência de requerimento para quem for obrigado a ter biometria e não regularizar a situação no prazo. Além disso, a portaria traz consigo a lista de situações em que o cadastro biométrico está dispensado. QUEM ESTÁ DISPENSADO DA BIOMETRIA DO INSS? A portaria lista seis situações que dispensam o segurado de apresentar a biometria: 1 - pessoas com mais de 80 anos; 2 - migrantes, refugiados ou apátridas; 3 - quem mora no exterior; 4 - quem está impossibilitado de se deslocar por mais de 30 dias por motivo de saúde ou deficiência, mas é preciso apresentar atestado médico que comprove a condição; 5 - moradores de localidades de difícil acesso, listadas em portaria do governo; 6 - segurados que fazem pedido de salário-maternidade, benefício por incapacidade ou pensão por morte. QUAIS BENEFÍCIOS EXIGEM BIOMETRIA E QUAIS FICAM DE FORA? - Os benefícios que exigem cruzamento de dados biométrico são aposentadoria, BPC e auxílio-reclusão - O que ficam de fora são auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, salário-maternidade e aposentadoria por incapacidade permanente O QUE ACONTECE COM QUEM NÃO TIVER BIOMETRIA? O segurado que fizer pedido de aposentadoria e não tiver biometria registrada nas bases do CIN (Carteira Nacional de Identidade), no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terá até 30 dias para regularizar essa situação. A dica de especialistas é substituir o RG comum pelo CIN para conseguir o registro biométrico, já que esse documento pode servir para a confirmação exigida pelo INSS. Caso não faça isso no prazo, o pedido será considerado como desistência, e o segurado terá de fazer nova solicitação de benefício. AS REGRAS PUBLICADAS PELO INSS SÃO NOVAS? Não. As regras publicadas pelo instituto em portaria no Diário Oficial da União já eram previstas em legislações de 2024 e de 2025 e já vinham sendo exigidas internamente. O prazo de 30 dias para regularização, no entanto, não havia sido publicado em Diário Oficial para os segurados. Com informações da 'Folhapress'FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

sábado, 27 de junho de 2026

Atriz de 'Um Maluco no Pedaço' revela vicio em sexo.

Aos 69 anos, Jenifer contou que recorria ao sexo como uma forma de aliviar a adrenalina após suas apresentações. Na época, ela não enxergava esse comportamento como um problema. 

"Não tenho vergonha de nada", afirmou, acrescentando que se relacionou com dezenas de homens ao longo da vida profissional.Aatriz Jenifer Lewis, reconhecida por sua longa trajetória em Hollywood e por integrar o elenco de Um Maluco no Pedaço, revelou que enfrentou um período de vício em sexo durante o auge da carreira. A declaração foi feita em entrevista ao podcast apresentado pela atriz Keke Palmer, exibido na última semana.Aos 69 anos, Jenifer contou que recorria ao sexo como uma forma de aliviar a adrenalina após suas apresentações. Na época, ela não enxergava esse comportamento como um problema. "Não tenho vergonha de nada", afirmou, acrescentando que se relacionou com dezenas de homens ao longo da vida profissional. Com o passar dos anos, no entanto, a atriz disse que sua visão mudou e reconheceu que gostaria de ter valorizado mais a si mesma, especialmente no início da carreira. Ao resumir aquele período, declarou: "O sexo era a droga". Jenifer também explicou que a epidemia de AIDS, que marcou as décadas de 1980 e 1990, foi determinante para que repensasse suas escolhas. Durante a conversa, ela relembrou a perda de cerca de 200 pessoas conhecidas e descreveu o impacto das mortes constantes. Segundo a atriz, era comum chegar em casa e encontrar vários avisos de falecimentos e enterros. Conhecida por interpretar a Tia Helen em Um Maluco no Pedaço, Jenifer Lewis soma cerca de 300 trabalhos como atriz e dubladora, incluindo produções como Náufrago, Mudança de Hábito e os dois filmes da franquia Carros, da Disney. Seu trabalho mais recente de destaque foi na série Black-ish, que lhe rendeu indicações ao Critics Choice Awards e ao prêmio do Sindicato dos Atores (SAG). A atriz, que já revelou ter sido diagnosticada com transtorno bipolar na década de 1990, afirma que hoje vive um dos momentos mais felizes de sua vida.FONTE FAMA AO MNUTO NOTICIAS.

Justiça tenta localizar Gkay em ação de cobrança de R$ 1,8 milhão.

O processo foi iniciado em Dezembro de 2025. De acordo com a instituição financeira, Gkay contratou um empréstimo junto ao banco para quitar débitos anteriores com a própria instituição. Em troca, assumiu o compromisso de pagar o novo financiamento em 96 parcelas. 

No entanto, conforme consta na ação, os pagamentos deixaram de ser realizados, resultando em uma dívida que atualmente gira em torno de R$ 1,8 milhão.Aação judicial movida pelo Banco do Brasil contra a influenciadora Gkay ganhou um novo capítulo devido às dificuldades para localizá-la. Segundo informações divulgadas pela coluna Fábia Oliveira, a humorista ainda não foi oficialmente encontrada para ser comunicada sobre o processo, o que tem impedido o andamento da cobrança.O processo foi iniciado em dezembro de 2025. De acordo com a instituição financeira, Gkay contratou um empréstimo junto ao banco para quitar débitos anteriores com a própria instituição. Em troca, assumiu o compromisso de pagar o novo financiamento em 96 parcelas. No entanto, conforme consta na ação, os pagamentos deixaram de ser realizados, resultando em uma dívida que atualmente gira em torno de R$ 1,8 milhão. Em Janeiro, o juiz responsável pela 1ª Vara Cível de Pinheiros, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou que a influenciadora fosse citada oficialmente. As tentativas de encontrá-la, tanto por meio de cartas quanto por oficiais de Justiça, não tiveram sucesso. Diante da dificuldade, o Banco do Brasil solicitou consultas em bases oficiais, como SISBAJUD e SERASA, para identificar possíveis endereços vinculados à influenciadora. Com os resultados dessas pesquisas, a instituição requereu, na última segunda-feira (23), uma nova rodada de citações em seis endereços que seriam ligados a Gkay. Caso seja localizada e formalmente citada, a influenciadora terá o prazo de três dias para quitar a dívida ou 15 dias para apresentar sua defesa e contestar a cobrança. Na ação, o Banco do Brasil também solicita que, caso o débito permaneça sem pagamento após a citação, bens da influenciadora possam ser penhorados para garantir a quitação do valor cobrado.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

'Você deu a sua própria vida pela nossa filha', diz jogador venezuelano.

Hector Bello costumava compartilhar fotos de seus treinos e de sua família nas redes sociais. Nesta quinta (25), publicou a imagem de sua mulher, Andrea, que morreu durante o sismo que atingiu diversas cidades da Venezuela, incluindo a capital, Caracas, e Guaira, onde ele morava.

 Um jogador do Marítimo de La Guaira, equipe da segunda divisão da Venezuela, chamou atenção internacional após dividir com seguidores a tragédia familiar pela qual passa após o mais forte terremoto no país em mais de um século, na última quarta (24).Hector Bello costumava compartilhar fotos de seus treinos e de sua família nas redes sociais. Nesta quinta (25), publicou a imagem de sua mulher, Andrea, que morreu durante o sismo que atingiu diversas cidades da Venezuela, incluindo a capital, Caracas, e Guaira, onde ele morava. "Você sempre será nossa heroína favorita, bebê. Vou garantir que nossa filha se lembre de como você era maravilhosa, do quanto você a amava", afirmou ele em sua conta no Instagram. "Vou contar a ela a história de como você a salvou, de como você deu a sua própria vida pela nossa filha, de como você foi uma mulher corajosa que, mesmo em seus últimos suspiros, nunca a abandonou." De acordo com a imprensa local, ela teria protegido a filha com o próprio corpo após o edifício em que moravam colapsar. Até a noite desta sexta (26), a cifra de mortos somava 920, e a de feridos, 4.300, de acordo com autoridades locais. A tendência, porém, é que o número aumente, especialmente após este sábado (27), quando já terão passado as 48 horas vistas como essenciais para salvar sobreviventes presos sob escombros. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, segundo o qual os tremores foram de magnitude 7,2 e 7,5, calcula que há 42% de chances de que a cifra total de óbitos fique entre 10 mil e 100 mil. Já o chefe de ajuda humanitária da ONU, Tom Fletcher, estima mais de 50 mil desaparecidos. O país enfrenta inúmeros desafios logísticos e de infraestrutura nas buscas. Palco de uma crise econômica de mais de uma década que expulsou cerca de 8 milhões de pessoas, a Venezuela enfrenta cortes frequentes de energia e água, e a comunicação já era limitada mesmo antes do desastre. Relatos que vêm do país revelam que muitos dos moradores estão procurando seus familiares e amigos sozinhos diante da magnitude do desastre e a precariedade dos serviços da nação. Bello tem compartilhado vídeos de conterrâneos que pedem ajuda para tentar resgatar as suas famílias com vida. Nesta sexta, voltou a compartilhar uma foto com sua esposa e sua filha, acompanhada de outro texto em homenagem a Andrea."Hoje você me deixa sozinho com a minha linda princesa, meu coração despedaçado, tentando ser forte, tentando me agarrar à vida pela nossa bebê. Depois de tudo que você fez por ela, não posso te decepcionar, porque sei que de algum lugar você estará nos protegendo e cuidando de nós, como sempre", escreveu o jogador, que vem recebendo uma enxurrada de mensagens de apoio, nesta sexta.FONTE ESPORTE AO MINUO NOTICIAS.

'Guru das Copas' previu que Brasil seria eliminado pelo Japão.

O estudo foi publicado em 9 de Abril, antes mesmo do início da competição. Nele, Klement aponta que Brasil e Japão se enfrentariam na fase de 16 avos de final, com vitória da equipe asiática.

Previsões para a Copa do Mundo costumam dividir opiniões, mas o analista alemão Joachim Klement voltou a chamar a atenção ao divulgar mais uma de suas projeções. Conhecido por desenvolver um modelo de econometria capaz de antecipar o desempenho das seleções, ele afirma ter acertado os campeões das três últimas edições do Mundial e agora prevê uma eliminação precoce da Seleção Brasileira diante do Japão.O estudo foi publicado em 9 de Abril, antes mesmo do início da competição. Nele, Klement aponta que Brasil e Japão se enfrentariam na fase de 16 avos de final, com vitória da equipe asiática. O economista utiliza um método criado em 2014 que considera fatores pouco convencionais no universo do futebol, como Produto Interno Bruto (PIB) per capita, tamanho da população e até temperatura dos países para calcular as probabilidades de cada seleção. Segundo o próprio analista, a proposta inicial do projeto era justamente mostrar como modelos econômicos podem ser falhos quando aplicados a situações imprevisíveis. No entanto, o resultado foi o oposto. "A pior coisa aconteceu: eu acertei. Depois acertei uma segunda vez. E uma terceira", afirmou. Apesar da fama conquistada pelas previsões corretas sobre os campeões, Klement faz questão de ressaltar que seu modelo também apresenta falhas. Ele reconhece que costuma errar confrontos das fases eliminatórias e até posições das seleções na fase de grupos. Por isso, alerta que ninguém deve utilizar suas projeções como base para apostas esportivas, lembrando que o sistema está longe de ser infalível. Ao comentar a previsão envolvendo o Brasil, o alemão classificou a possível derrota para o Japão como uma das maiores zebras da história das Copas. Em tom descontraído, lembrou que muitos também duvidaram de suas análises em 2014, quando apontou a vitória da Alemanha na histórica semifinal disputada contra a Seleção Brasileira no Estádio Mineirão. Klement também fez sua aposta para o restante da competição. Segundo o modelo desenvolvido por ele, a Holanda conquistará o título mundial pela primeira vez ao vencer Portugal na decisão. O economista reconhece que nenhuma das duas seleções costuma aparecer entre as principais favoritas, mas acredita que o torneio terminará com um campeão inédito. Em tom bem-humorado, encerra afirmando que os holandeses deverão guardar bem o troféu, pois a Alemanha voltará em quatro anos para tentar recuperá-lo.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Suspeito de envolvimento no assassinato de neto de Luciano do Valle é preso em SP.

A prisão ocorreu após policiais identificarem que havia contra ele um mandado de prisão decorrente de uma condenação definitiva a cinco anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Um homem apontado pela polícia como um dos envolvidos na morte de Lucas do Valle, neto do narrador esportivo Luciano do Valle, foi preso na quinta-feira, 26, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo.A prisão ocorreu após policiais identificarem que havia contra ele um mandado de prisão decorrente de uma condenação definitiva a cinco anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Em Setembro de 2021, Lucas do Valle, que tinha 29 anos, foi baleado na cabeça durante um assalto quando chegava para trabalhar no bairro do Ipiranga. Ele era gerente comercial. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a vítima foi abordada por dois homens que estavam em uma motocicleta. Após anunciarem o assalto, os criminosos atiraram e fugiram. Um deles escapou na moto, enquanto o outro levou o carro de Lucas. O gerente comercial foi socorrido e levado ao Hospital São Paulo, onde permaneceu internado em estado grave por dois dias. Ele não resistiu aos ferimentos. Durante as investigações, a polícia localizou a motocicleta que teria sido usada pelos criminosos. Lucas era neto de Luciano do Valle, um dos principais narradores esportivos da história da televisão brasileira. Luciano faleceu aos 66 anos, em abril de 2014, após sofrer um infarto enquanto voava para uma transmissão pela Band, emissora que ele ajudou a transformar no "Canal do Esporte" nos anos 1980.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Irã afirma ter atingido alvos ligados aos EUA, e Bahrein reporta ataque de drone.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã não identificou os locais de seus ataques, que descreveu como ações "defensivas" de resposta aos "ataques aéreos bárbaros" dos EUA contra suas instalações de vigilância costeira -ações que, segundo o país, também violaram a Carta da ONU.

 O Irã afirmou ter atingido alvos ligados às forças dos Estados Unidos neste sábado (27), em resposta a ataques aéreos americanos em sua costa sul ocorridos nesta sexta (26), enquanto ambos os lados continuam a acusar um ao outro de violar o acordo da semana passada, destinado a encerrar a guerra que já dura quatro meses.O Ministério das Relações Exteriores do Irã não identificou os locais de seus ataques, que descreveu como ações "defensivas" de resposta aos "ataques aéreos bárbaros" dos EUA contra suas instalações de vigilância costeira -ações que, segundo o país, também violaram a Carta da ONU. Mais tarde, o Bahrein -que abriga tropas da Marinha dos EUA- condenou o que classificou de um ataque de drone iraniano ao seu território, chamando-o de violação flagrante de sua soberania e ameaça à sua segurança, e acrescentou que se reserva o direito de se defender. Washington não respondeu de imediato ao relato iraniano sobre o ataque a alvos americanos, uma tática que tem buscado enfraquecer os aliados dos EUA na região durante o conflito. O Irã ainda acusou os EUA de "violação flagrante" do acordo de paz firmado entre os dois lados há 11 dias. "Esses ataques brutais, que tiveram como alvo instalações iranianas de vigilância costeira, são uma violação flagrante" do memorando de entendimento para encerrar a guerra, declarou o Ministério das Relações Exteriores do Irã em comunicado. Também neste sábado, um navio-tanque relatou ter sido atingido por um projétil não identificado no estreito de Hormuz, segundo a organização Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido. A embarcação sofreu danos na ponte de comando, mas toda a tripulação está em segurança e não há relatos de danos ambientais no momento da notificação, acrescentou o comunicado Sem citar qualquer caso específico, a TV estatal do Irã afirmou que mais navios buscam autorização iraniana para transitar pelo estreito após embarcações não autorizadas terem sido alvo de tiros de advertência. O memorando assinado entre EUA e Irã é um documento com 14 pontos que estabelece o fim imediato das operações militares entre os dois países e seus aliados, prevê a reabertura do estreito de Hormuz, a retirada gradual de forças americanas da região e fixa um prazo de até 60 dias para a negociação de um acordo definitivo, que deverá incluir um novo pacto sobre o programa nuclear iraniano.O texto também prevê a suspensão de sanções contra Teerã, a liberação de ativos iranianos congelados, isenções para exportações de petróleo e um plano de reconstrução do país de ao menos US$ 300 bilhões, financiado por parceiros dos EUA. Em contrapartida, o Irã reafirma que não desenvolverá armas nucleares e aceita negociar o futuro de seu estoque de urânio enriquecido sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O Exército dos EUA declarou que suas forças atacaram depósitos iranianos de mísseis e drones, além de instalações de radar costeiro, na sexta, em resposta a um ataque iraniano contra um navio cargueiro que transitava pelo estratégico estreito de Hormuz. Sem dar detalhes, a Guarda Revolucionária do Irã disse ter revidado o ataque americano mirando postos militares dos EUA na região. A nova onda de hostilidades tensiona ainda mais o frágil acordo de paz firmado no dia 17 de Junho entre os dois países. O chefe da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano afirmou que a "violação imprudente do cessar-fogo" levará a "recuo e arrependimento" por parte dos EUA. Segundo Ebrahim Azizi, o presidente dos EUA, Donald Trump, não demonstrou nenhum compromisso com os princípios de negociação ou trégua. O vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, disse que "se o Irã tiver divergências sobre como o memorando de entendimento está sendo aplicado, pode pegar o telefone". Ele reiterou que "a violência será respondida com violência".FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Quem é a 'árbitra mais linda do mundo' que acompanha a Copa nos EUA.

Apesar de não ter sua seleção na disputa, já que a Itália ficou fora da Copa pela terceira edição consecutiva, Claudia afirmou que o clima da competição tem sido suficiente para fazê-la viver a emoção do futebol. 

Em uma publicação, ela relembrou a conquista italiana na Copa de 2006, quando esteve na Alemanha acompanhando o torneio.Apontada por fãs como a "árbitra mais linda do mundo", Claudia Romani voltou a chamar a atenção nas redes sociais durante a Copa do Mundo de 2026. Morando nos Estados Unidos desde 2010, a modelo italiana compartilhou registros feitos em Miami, na Flórida, ao lado de uma réplica gigante da bola oficial do torneio, encantando seus mais de 1,2 milhão de seguidores.Apesar de não ter sua seleção na disputa, já que a Itália ficou fora da Copa pela terceira edição consecutiva, Claudia afirmou que o clima da competição tem sido suficiente para fazê-la viver a emoção do futebol. Em uma publicação, ela relembrou a conquista italiana na Copa de 2006, quando esteve na Alemanha acompanhando o torneio. "Dessa vez não temos a Itália, mas continua sendo algo mágico. A atmosfera é única", escreveu. Na mesma mensagem, contou que aproveitou o evento ao lado de uma amiga, conheceu torcedores da Arábia Saudita e destacou o carinho demonstrado pelos fãs em relação ao futebol. "Para sempre uma garota do futebol", completou. A publicação recebeu uma série de elogios dos seguidores. Entre os comentários, internautas descreveram Claudia como "maravilhosa", "perfeita", "simplesmente incrível" e também destacaram a qualidade das fotografias compartilhadas. Meses antes, a influenciadora já havia repercutido nas redes ao aparecer usando um biquíni com uma faixa da Itália enrolada no corpo, logo após a eliminação da seleção nas Eliminatórias da Copa de 2026. Na ocasião, respondeu aos seguidores dizendo estar profundamente triste com a ausência da equipe no Mundial. Segundo ela, cresceu acostumada a ver a seleção italiana chegar longe nas Copas do Mundo e lamentou que "o verão foi destruído". A eliminação aconteceu após a derrota para a Bósnia e Herzegovina. A Itália saiu na frente com gol de Moise Kean aos 15 minutos, mas Alessandro Bastoni foi expulso ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Haris Tabakovic empatou a partida. Sem definição no tempo regulamentar e nos acréscimos, a vaga foi decidida nos pênaltis. Gianluigi Donnarumma não conseguiu defender nenhuma cobrança, e a Itália acabou derrotada por 4 a 1. Antes de consolidar a carreira como modelo e influenciadora, Claudia Romani alimentou o sonho de atuar como árbitra profissional. Em 2014, ela concluiu o curso que lhe permitia apitar partidas das divisões inferiores do futebol italiano e chegou a imaginar uma futura participação em uma Copa do Mundo representando seu país. No entanto, às vésperas da estreia nos gramados, optou por não seguir na arbitragem e permaneceu dedicada ao trabalho como modelo, profissão que exerce até hoje.FONTE ESPORTE AO MINNUTO NOTICIAS.


INSS revela idade mínima para sacar R$ 1.621 em 2026.

 

O valor de R$ 1.621 corresponde ao piso previdenciário de 2026, sendo o menor benefício pago pelo INSS para aposentadorias vinculadas ao salário mínimo vigente.

As regras para aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sendo motivo de dúvidas entre milhões de brasileiros. Em 2026, muitos segurados buscam entender qual é a idade mínima exigida para solicitar o benefício e receber valores a partir de R$ 1.621, equivalente ao piso previdenciário deste ano. A resposta varia conforme a regra em que cada trabalhador está enquadrado.Quem já contribuía para a Previdência Social antes da Reforma da Previdência, aprovada em 2019 por meio da Emenda Constitucional 103, está sujeito às chamadas regras de transição. Essas normas foram criadas para reduzir os impactos das mudanças sobre trabalhadores que estavam próximos de conquistar a aposentadoria, mas estabeleceram diferentes critérios envolvendo idade, tempo de contribuição e pontuação. Em 2026, uma das principais alterações ocorre na regra da idade mínima progressiva. Nessa modalidade, o tempo mínimo de contribuição permanece inalterado, enquanto a idade exigida aumenta seis meses em relação ao ano anterior. Assim, as mulheres precisam ter 59 anos e seis meses de idade, além de pelo menos 30 anos de contribuição. Já os homens devem atingir 64 anos e seis meses, com no mínimo 35 anos de recolhimentos ao INSS. Essas exigências valem para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sistema que reúne trabalhadores da iniciativa privada, empregados com carteira assinada, contribuintes individuais, autônomos, trabalhadores domésticos e outros segurados responsáveis por financiar o INSS. É esse regime que garante o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios previdenciários para grande parte da população. Além da idade progressiva, outra alternativa disponível é a regra dos pontos. Nesse modelo, são somados a idade e o tempo de contribuição do segurado. Em 2026, as mulheres precisam alcançar 93 pontos e os homens, 103 pontos. Mesmo atingindo essa pontuação, continua sendo obrigatório cumprir o tempo mínimo de contribuição: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. A pontuação exigida aumenta gradualmente, conforme o cronograma estabelecido pela reforma. Outra possibilidade é o chamado pedágio. A modalidade de 50% atende quem, em novembro de 2019, estava a até dois anos de completar o tempo necessário para se aposentar. Nesse caso, é preciso trabalhar o período que faltava acrescido de metade desse tempo, sem exigência de idade mínima.Já o pedágio de 100% determina que o segurado cumpra exatamente o dobro do tempo que restava em 2019 para atingir o direito à aposentadoria. Nessa regra, as idades mínimas permanecem fixas em 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, sem alterações anuais. O valor de R$ 1.621 corresponde ao piso previdenciário de 2026, sendo o menor benefício pago pelo INSS para aposentadorias vinculadas ao salário mínimo vigente. Quem cumprir os requisitos previstos em alguma das regras poderá receber a partir desse valor, que pode ser superior conforme o histórico salarial e o tempo de contribuição. Para quem ainda tem dúvidas sobre qual regra se aplica ao seu caso, o Meu INSS oferece um simulador oficial. A plataforma, disponível pela internet e por aplicativo, permite consultar o histórico de contribuições, emitir extratos, agendar atendimentos e realizar simulações da aposentadoria. O acesso é feito com CPF e senha da conta gov.br. Embora a ferramenta não conceda automaticamente o benefício, ela auxilia o segurado a identificar quanto falta para se aposentar e qual regra está mais próxima de sua realidade. As mudanças previstas para 2026 fazem parte do cronograma criado pela Reforma da Previdência e reforçam a importância de acompanhar atentamente o extrato previdenciário. Conferir vínculos de trabalho, verificar o tempo de contribuição e entender corretamente as regras vigentes pode evitar erros que atrasem a concessão da aposentadoria.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar.

Consultas podem ser feitas no portal Repis Cidadão e pagamento depende da data em que o pedido foi feito, de acordo com a Caixa; veja calendário!.

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor. A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira (25) um novo lote de valores esquecidos.Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época. Quem tem direito Podem sacar os valores: Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988; Servidores públicos do mesmo período; Herdeiros ou dependentes legais, em caso de falecimento; Quem pediu o dinheiro até 31 de Março. O benefício não tem relação com o abono salarial atual do PIS/Pasep, pago anualmente. Trata-se de cotas de um fundo antigo, extinto em 2020. Como consultar  A consulta é feita pelo portal Repis Cidadão, com login via conta Gov.br nos níveis prata e ouro. Passo a passo: Acesse o site e faça login com CPF e senha;Informe o número do PIS/Pasep ou NIS (se solicitado);Clique em “pesquisar”;O sistema indicará se há valores e como proceder. Também é possível consultar pelo aplicativo do FGTS. Como pedir o pagamento O pedido pode ser feito de duas formas: Pelo aplicativo FGTS: Acesse “Mais”;Clique em “Ressarcimento PIS/Pasep”;Envie os documentos e acompanhe o pedido. Em uma agência da Caixa: Leve documento oficial com foto. O pagamento é feito por crédito em conta. Quem não tiver conta na Caixa receberá automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo app Caixa Tem. Herdeiros Herdeiros também podem solicitar o valor, desde que apresentem: Documento de identificação;Certidão de dependentes ou autorização judicial;Documento que comprove vínculo com o titular. Calendário  O pagamento depende da data em que o pedido foi feito, de acordo com a Caixa. Próximos lotes: Até 31/05/2026 → recebe em 25/06/2026 (lote atual); Até 30/06/2026 → recebe em 27/07/2026; Até 31/07/2026 → recebe em 25/08/2026; Até 31/08/2026 → recebe em 25/09/2026; Até 30/09/2026 → recebe em 26/10/2026; Até 31/10/2026 → recebe em 25/11/2026; Até 30/11/2026 → recebe em 28/12/2026; Até 31/12/2026 → recebe em Janeiro de 2027. Fundo PIS/Pasep Criado na década de 1970, o fundo reunia recursos para complementar a renda de trabalhadores e servidores. Em 1988, foi substituído pelo modelo atual de abono salarial. Os valores não sacados foram transferidos em 2020 para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, ao Tesouro Nacional. Agora, o governo permite o resgate mediante pedido. Prazo para sacar O pedido pode ser feito até Setembro de 2028. Após esse prazo, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro, sem possibilidade de saque. Canais de dúvidas A Caixa oferece atendimento pelos seguintes canais: Telefone: 0800-726-0207;SAC: 0800-726-0101;Ouvidoria: 0800-725-7474;Site: caixa.gov.br. A orientação é verificar quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Japão empata com a Suécia e será adversário do Brasil na próxima fase.

O confronto entre brasileiros e japoneses, que terminaram a chave em segundo lugar, com cinco pontos, será na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston (Estados Unidos).

O Japão será adversário do Brasil na próxima fase da Copa do Mundo. A classificação dos Samurais Azuis (como a seleção nipônica é conhecida) foi assegurada nesta quinta-feira (25), no empate por 1 a 1 com a Suécia, em Dallas (Estados Unidos), pela terceira e última rodada do Grupo F.O confronto entre brasileiros e japoneses, que terminaram a chave em segundo lugar, com cinco pontos, será na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston (Estados Unidos). Os suecos, com quatro pontos, também avançaram aos 16 avos de final como um dos oito melhores terceiros colocados da fase de grupos. Eles aguardam o complemento da última rodada para saber quando, onde e quem terão pela frente. Neste momento, a rival seria a França, que está na liderança do Grupo I. Jogo morno em Dallas Os dois times vieram a campo com mudanças em relação à rodada anterior e com formações espelhadas, distribuídos com três homens na defesa, quatro no meio e três à frente. No Japão, o lateral Yukinari Sugawara, o zagueiro Ayumu Seko e o meia Daizen Maeda entraram nos lugares do zagueiro Takehiro Tomiyasu e dos meias Junya Ito e Kaishu Sano, que tinham iniciado a goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia. A Suécia, por sua vez, trocou de goleiros, com Jacob Zetterstrom ficando na vaga de Kristoffer Nordfeld, titular nas primeiras rodadas, inclusive na pesada derrota por 5 a 1 para a Holanda. Além dele, o zagueiro Elliot Stroud e o atacante Anthony Elanga substituíram o volante Jesper Kalstrom e o meia Benjamin Nygren. Após jogos movimentados nas rodadas anteriores, suecos e japoneses apresentaram pouco futebol nos 45 minutos iniciais. A primeira etapa foi truncada, com 17 faltas e apenas uma finalização de real perigo. Aos 44, o meia Keito Nakamura recebeu de Maeda na área pela esquerda, girou livre e bateu cruzado, mas Zetterstrom fez a defesa. Os Samurais Azuis despertaram na volta do intervalo, tomando controle do campo sueco e abrindo o placar aos dez minutos. O meia Ritsu Doan recebeu do atacante Ayase Ueda na intermediária e deu um ótimo passe na diagonal, que deixou Maeda na frente do gol para chutar no cantinho de Zetterstrom.Foi a vez, então, da seleção escandinava acordar na partida. Seis minutos depois, Elanga foi acionado na direita pelo centroavante Viktor Gyökeres, quase na entrada da área. O atacante trouxe a bola para dentro e bateu cruzado para deixar tudo igual com um golaço. O Japão sentiu o gol sofrido e quase tomou a virada no lance seguinte, em bobeada de Sugawara na entrada da área. O lateral deixou a bola escapar do controle e foi desarmado pelo atacante Alexander Isak, que chutou forte assim que tomou a posse, mas Suzuki, atento, conseguiu espalmar para escanteio. A intensidade do começo do segundo tempo logo arrefeceu, especialmente depois das substituições. Mais inteira fisicamente, a Suécia esboçou uma pressão nos minutos finais, mas parou em Suzuki. Aos 47, o goleiro fez grande defesa em finalização de Elanga na área. Em seguida, desviou a cabeçada de Isak para o travessão, garantindo o empate. Holanda confirma ponta No duelo simultâneo a Japão e Suécia, a Holanda venceu a zerada e eliminada Tunísia por 3 a 1 em Kansas City (Estados Unidos) e garantiu a liderança do Grupo F, com sete pontos. A Laranja Mecânica (apelido da seleção europeia) vai encarar Marrocos, que ficou na vice-liderança do Grupo C, o do Brasil. O jogo também será na segunda, mas às 22h, em Monterrey (México). Logo aos dois minutos, o volante Ellyes Skhiri tentou cortar o cruzamento pela direita do lateral Denzel Dumfries e fez contra. Quatro minutos depois, o meia Tijjani Reijnders cobrou falta na área, o zagueiro Virgil Van Dijk desviou e o atacante Brian Brobbey mandou para as redes, ampliando para a Holanda. A Tunísia esboçou reação no início do segundo tempo, aos oito minutos, com o atacante Hazem Mastouri descontando para os africanos. Os europeus, porém, retomaram o controle do jogo ao marcarem o terceiro. Aos 16, o zagueiro Jan Paul van Hecke cabeceou para o gol e contou com um desvio no meia Anis Ben Slimane para balançar as redes e fechar o placar.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.


Estudo: 2 alimentos que deve comer para melhorar a saúde do coração.

Uvas e mirtilos podem ser aliados valiosos da saúde cardiovascular. Uma revisão de estudos concluiu que o consumo regular destas frutas, ricas em polifenóis, está associado à redução da inflamação, à diminuição da pressão arterial e à melhoria da função dos vasos sanguíneos, ajudando a proteger o coração. 

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde do coração. Segundo o portal EatingWell, um estudo apontou que uvas e mirtilos merecem destaque pelos benefícios que podem oferecer à saúde cardiovascular.A pesquisa, publicada na revista Nutrients, buscou responder a uma pergunta importante: existe evidência científica de que os compostos presentes nessas frutas realmente fazem bem ao coração? Como o estudo foi realizado Os pesquisadores fizeram uma revisão narrativa, reunindo e analisando estudos já publicados sobre o tema. O foco foi em pesquisas realizadas com seres humanos, incluindo meta-análises, revisões sistemáticas e ensaios clínicos randomizados. Os autores avaliaram diversos fatores relacionados à saúde cardiovascular, como pressão arterial, função endotelial (capacidade dos vasos sanguíneos de relaxar e responder adequadamente), inflamação e rigidez das artérias. O que os pesquisadores descobriram Os resultados reforçaram os benefícios do consumo de uvas e mirtilos para a saúde do coração. No caso das uvas, uma análise de 17 estudos clínicos mostrou que o consumo de mais de 500 mg por dia de polifenóis da fruta, por um período mínimo de 12 semanas, esteve associado à redução significativa dos níveis de proteína C-reativa, um importante marcador de inflamação no organismo. Outra revisão, que reuniu 30 ensaios clínicos, também concluiu que o consumo de uvas está relacionado à redução da pressão arterial sistólica. Em relação aos mirtilos, o consumo diário de 150 gramas — aproximadamente uma xícara — durante seis meses foi associado à melhora da função endotelial e à redução da rigidez arterial. Segundo os pesquisadores, essas mudanças poderiam representar uma diminuição estimada entre 12% e 15% no risco de doenças cardiovasculares.O que isso significa na prática? Com base nas conclusões do estudo, os especialistas recomendam incluir com mais frequência frutas ricas em polifenóis, como uvas e mirtilos, na alimentação. No entanto, é importante destacar que, apesar dos benefícios, essas frutas não substituem medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão ou de outras doenças cardiovasculares. Elas devem ser encaradas como parte de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável. Em outras palavras, embora não previnam doenças cardíacas por si só, uvas e mirtilos podem contribuir significativamente para a saúde do coração quando fazem parte de uma dieta balanceada.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.


Água com limão faz mesmo bem à saúde? O que precisa saber.

A água com limão é frequentemente apontada como uma bebida milagrosa para desintoxicar o organismo e promover a perda de peso. 

Mas será mesmo assim? Especialistas esclarecem o que a ciência diz sobre os verdadeiros benefícios, e limitações, deste popular hábito matinal.Afinal, beber água com limão faz bem para a saúde? E será que ajuda a emagrecer? Um artigo publicado no site de Martha Stewart esclarece os principais benefícios — e também as limitações — dessa bebida tão popular.Não, ela não desintoxica o organismo As nutricionistas Cara Harbstreet e Abbey Sharp são categóricas: o fígado e os rins já desempenham muito bem a função de eliminar toxinas do organismo. "É muito improvável que a água com limão provoque perda de peso ou mudanças na composição corporal", afirma Harbstreet. "O metabolismo é complexo e bastante resiliente." Sharp concorda e acrescenta que a ideia de que a água com limão "alcaliniza" o corpo ou é capaz de curar doenças não possui comprovação científica. Água com limão ajuda a emagrecer? Até o momento, não existem evidências científicas de que a água com limão queime gordura ou acelere o metabolismo. Beber água, com ou sem limão, pode provocar um pequeno aumento no gasto energético, mas isso acontece apenas porque o organismo precisa trabalhar para absorver a água e regular sua temperatura. E a vitamina C? Os limões são uma boa fonte de vitamina C. No entanto, ao utilizar apenas uma fatia ou metade da fruta, a quantidade consumida é relativamente pequena. "A vitamina C é uma vitamina solúvel em água e está presente em diversas frutas e verduras. Se você já inclui esses alimentos na alimentação, provavelmente não precisa se preocupar com a ingestão dessa vitamina", explica Harbstreet. Vale a pena criar o hábito pela manhã? Apesar de não fazer milagres, começar o dia com água e limão pode ser uma boa ideia, principalmente porque incentiva a hidratação. "Se preparar uma xícara de água morna com limão ajuda você a beber mais água porque se tornou um ritual relaxante para começar o dia, ótimo", afirma Sharp.Além disso, manter-se hidratado logo pela manhã favorece a digestão e pode contribuir para o funcionamento regular do intestino, especialmente quando a água é consumida morna. Existe alguma desvantagem? Sim. O suco de limão é bastante ácido e, com o tempo, pode desgastar o esmalte dos dentes. Pessoas que sofrem com azia ou refluxo gastroesofágico também devem evitar o consumo frequente da bebida. Os verdadeiros benefícios da água com limão A água com limão é refrescante, saborosa e pode ser uma excelente forma de incentivar uma maior ingestão de água ao longo do dia. Ela também fornece uma pequena quantidade de vitamina C e antioxidantes, além de poder fazer parte de uma rotina matinal agradável e, para algumas pessoas, contribuir para uma digestão mais confortável.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.

Casal é condenado após filha de 3 anos morrer de infestação de piolhos.

Joycelynn Ann Dylewski morreu em 19 de Fevereiro de 2025. Segundo as investigações, ela morava com os pais, Matthew Dylewski, de 34 anos, e Samantha Dylewski, de 33, em um apartamento descrito como extremamente insalubre.

Um casal foi condenado neste mês a quatro anos de prisão pela morte da filha de 3 anos, que sofreu uma infestação fatal de piolhos. O caso ocorreu em Corinth, no estado de Nova York, nos Estados Unidos, e teve grande repercussão devido às condições em que a criança vivia.Joycelynn Ann Dylewski morreu em 19 de Fevereiro de 2025. Segundo as investigações, ela morava com os pais, Matthew Dylewski, de 34 anos, e Samantha Dylewski, de 33, em um apartamento descrito como extremamente insalubre. O imóvel estava tomado por lixo, entulho e objetos acumulados, situação considerada tão grave que levou à interdição da residência, conforme informou a emissora WRGB.As condições da menina também chamaram a atenção das autoridades. De acordo com o processo, ela foi retirada da casa com os dentes em estado de putrefação. Além disso, uma barata caiu de seu gorro de inverno quando a peça foi retirada de sua cabeça. Ao anunciar a sentença de Matthew, na segunda-feira (22), o juiz do condado de Saratoga, James Davis, criticou duramente a conduta do pai. O magistrado afirmou que ele falhou em sua principal responsabilidade, que era manter a filha em segurança. Em sua declaração, destacou que a criança dependia totalmente dos pais e classificou a tragédia como algo completamente evitável e inadmissível, afirmando que o condenado deveria refletir sobre os acontecimentos. Samantha Dylewski já havia sido condenada anteriormente, em 8 de Junho. Conforme a decisão judicial, os dois cumprirão pena de quatro anos de prisão e permanecerão, no mínimo, um ano e três meses encarcerados.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.


Onda de calor na Europa é a mais severa de todos os tempos, mostra estudo.

Essas e outras conclusões constam de estudo publicado nesta sexta-feira (26) pelo WWA (World Weather Attribution), consórcio de cientistas liderados pela instituição londrina que verifica a responsabilidade da mudança climática em eventos extremos.

"Esta é a onda de calor mais intensa e abrangente que já atingiu essa ampla região da Europa." Theodore Keeping, pesquisador associado do Imperial College, deixa os números de lado ao explicar a jornalistas o que ocorre nesta semana na Europa. A mudança climática criou um evento virtualmente impossível há 50 anos.Essas e outras conclusões constam de estudo publicado nesta sexta-feira (26) pelo WWA (World Weather Attribution), consórcio de cientistas liderados pela instituição londrina que verifica a responsabilidade da mudança climática em eventos extremos. 'Nos últimos 50 anos, o planeta aqueceu 1,1°C. Nesse período, a probabilidade de uma onda de calor como essa mudou imensamente. Esse evento não teria sido possível [na Europa] em um mês de junho sem as mudanças climáticas', diz Keeping. "As temperaturas noturnas registradas não teriam sido possíveis em nenhuma época do ano sem as mudanças climáticas", reitera. A responsabilidade pela crise do clima, mostra a ciência, reside sobretudo na queima de carvão, petróleo e gás. Ou, como diz Simon Stiell, chefe do clima na ONU, no "vício mundial" pela energia suja, mais cara do que as alternativas renováveis. A probabilidade de que temperaturas máximas diárias como as desta semana ocorram durante três dias seguidos em qualquer época do ano aumentou mais de 500 vezes, calcula o estudo. Na quinta-feira (25), a França registrou pelo terceiro dia consecutivo seu dia mais quente da história; a Météo-France informou que também a noite francesa foi a mais quente já registrada. Duas estações nucleares foram desligadas no país devido ao aquecimento excessivo da água de rio utilizada para refrigerar os reatores.  As chamadas noites tropicais, quase uma rotina desde o fim de semana no Reino Unido, Espanha e na própria França, já alcançam Alemanha, Áustria e Itália. Quando os termômetros se mantêm acima dos 20°C no período noturno, o resfriamento do solo não ocorre e projeta um dia ainda mais quente na manhã seguinte.A condição climática é considerada grave pela OMM (Organização Mundial de Meteorologia) por impedir a recuperação do corpo humano após um dia de esforço combatendo o calor. Provoca fadiga e doenças relacionadas ao calor, especialmente em crianças, idosos e portadores de comorbidades. O serviço de ambulâncias de Londres nunca foi tão acionado como nesta quinta-feira, com 642 chamados. Em Paris, a venda de bebidas alcoólicas foi proibida durante os períodos mais quentes do dia e à noite, medida preventiva diante de serviços de saúde saturados. Mortes foram registradas na Itália e na Espanha. Apenas 20% das edificações na Europa têm ar condicionado. No Reino Unido, o número está perto de 5%. "Muitas residências, escolas e sistemas de transporte, bem como outras infraestruturas essenciais, foram projetadas para um clima mais frio, especialmente no noroeste do continente", afirma Carolina Pereira Marghidan, do Centro de Clima da Cruz Vermelha Crescente Vermelho, que também participa do estudo do WWA. A situação é diferente de 2003, quando uma onda de calor histórica matou mais de 70 mil pessoas no continente, grande parte idosos. "Muitos países investiram em sistemas de alerta precoce e planos de ação. Pesquisas mostram que essas medidas salvaram muitas vidas nas últimas décadas. A conscientização também cresceu muito, tudo isso é importante, mas não suficiente", diz a pesquisadora. Em entrevista ao jornal Le Monde, o prefeito de Paris, Emmanuel Grégoire, usou as escolas da cidade como exemplo para o tamanho da tarefa: com apenas 200 de 600 prédios adaptados ao calor, mesmo que existisse dinheiro para reformar tudo não haveria prestadores de serviço suficientes para terminar a tarefa em poucos anos. "Para nos adaptarmos, precisamos mudar o ritmo de nossas vidas." Segundo o estudo do WWA, 45% de 854 cidades analisadas em 30 países europeus já bateram ou devem bater em junho marcas históricas de Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo. O IBUTG, amplamente divulgado pela sigla em inglês (WBGT), é uma medida do estresse térmico e da capacidade do corpo de se resfriar por meio da evaporação do suor. A combinação de calor intenso e umidade é perigosa, dizem os especialistas. Quando o corpo sua, o intuito é resfriá-lo. Com a umidade, o mecanismo perde eficácia. A análise também compara o planeta atual, com 1,4°C de aquecimento global em comparação aos níveis pré-industriais, com aquele que testemunhou ondas de calor marcantes não apenas em 2003, como também em 1976. Há 50 anos, um evento como o atual seria 3,5°C mais frio; há 23 anos, a ocorrência de noites tropicais como a desta semana seriam 100 vezes menos prováveis. E não dá para colocar a culpa no El Niño, condição climática que exacerba a ocorrência de secas e de chuvas extremas. O estudo afasta essa possibilidade. "Sim, é a mudança climática; sim, a culpa é nossa; não, não é o El Niño. Sim, temos as soluções; não, não estamos colocando-as em prática com a rapidez necessária", resume Friederike Otto, professora de Ciência do Clima do Imperial College. "A questão é realmente que tipo de futuro queremos."FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.


Advogado que pediu condenação do próprio cliente é encontrado morto em Florianópolis.

Segundo a OAB-SC (Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina), não há indícios de violência ou de arrombamento no local. 

A entidade informou que entrou em contato com a Delegacia-Geral da Polícia Civil para acompanhar o caso e obter informações sobre o andamento das investigações.O advogado Rodrigo Pantaleão, 53, que ganhou repercussão após concordar com a condenação do próprio cliente durante uma audiência em Florianópolis, foi encontrado morto dentro de casa nesta quinta-feira (25). O caso é investigado pela Polícia Civil.Segundo a OAB-SC (Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina), não há indícios de violência ou de arrombamento no local. A entidade informou que entrou em contato com a Delegacia-Geral da Polícia Civil para acompanhar o caso e obter informações sobre o andamento das investigações. Em nota, o presidente da seccional catarinense da OAB, Juliano Mandelli, afirmou que a entidade aguarda o resultado da necropsia antes de qualquer conclusão sobre a causa da morte. "Acompanhamos as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos, especialmente no que diz respeito à eventual relação de crime com o exercício da advocacia e às prerrogativas profissionais", disse. A OAB afirmou ainda que, caso seja identificado qualquer indício de crime relacionado ao exercício profissional, cobrará a devida responsabilização. Pantaleão ganhou repercussão nacional neste mês após concordar, durante uma audiência realizada em 28 de Maio na 3ª Vara Criminal de Florianópolis, com as alegações do Ministério Público em um processo por tráfico de drogas e posse ilegal de arma. Na ocasião, ao apresentar as alegações finais da defesa, o advogado afirmou que "corroborava" com os argumentos apresentados pela Promotoria. A juíza Carolina Ranzolin Nerbass, responsável pela audiência, recusou a manifestação e considerou o réu indefeso. "Não posso considerar essas alegações finais, doutor. Eu vou considerar o réu indefeso", disse a magistrada durante a sessão. Após o episódio, o acusado recebeu prazo para constituir um novo advogado. Como não apresentou nova defesa, a Justiça nomeou um defensor dativo para atuar no caso. A OAB-SC informou, na época, que havia solicitado informações e documentos relacionados ao processo para avaliar eventual adoção de medidas disciplinares. Segundo a entidade, procedimentos dessa natureza tramitam sob sigilo. O processo criminal segue aguardando decisão judicial.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.


Pedi a Deus para ter uma morte digna, diz mulher resgatada viva no mar em Ilhabela.

Durante o período à deriva, ela conta que sofreu esgotamento físico, perdas de consciência e alucinações. Chegou a pedir a Deus por uma "morte digna". 

O colega que pilotava não resistiu e se afogou. O corpo de Dheorge Pereira Bernardino, 28, foi encontrado pela Marinha no dia 27. "Fiz tudo o que pude para salvá-lo."Perdida em alto-mar após uma moto aquática apresentar falha e afundar na tarde de 24 de maio, a auxiliar de enfermagem Bruna Damaris Sant'Anna da Silva, 26, enfrentou 42 horas de luta pela sobrevivência em Ilhabela, no litoral paulista. Um mês depois, ela relembra detalhes do drama.Durante o período à deriva, ela conta que sofreu esgotamento físico, perdas de consciência e alucinações. Chegou a pedir a Deus por uma "morte digna". O colega que pilotava não resistiu e se afogou. O corpo de Dheorge Pereira Bernardino, 28, foi encontrado pela Marinha no dia 27. "Fiz tudo o que pude para salvá-lo." O que deveria ser apenas um passeio de moto aquática após uma confraternização em uma lancha transformou-se em tragédia. Bruna, nascida e criada na vizinha São Sebastião, diz ter aceito o convite de Dheorge, que tinha conhecido pouco antes, para dar uma volta. Sem celulares e já afastados do grupo, os dois perceberam que a moto aquática apresentava problemas. "A correnteza ia levando a gente", conta. Com coletes salva-vidas, chegaram a pular e a nadar em busca de ajuda, mas retornaram. Já durante a noite de domingo, o aparelho começou a se inclinar e se encher de água. Uma sequência de ondas acabou derrubando os dois. Na escuridão, a moto se foi. Bruna conta que eles ainda tiveram tempo de encontrar uma cordinha com ganchos num compartimento e decidiram prender os coletes um ao outro para evitar a separação. Duas blusas também foram achadas na moto e vestidas pela dupla. 'NADANDO PARA A MORTE' Na manhã seguinte, Bruna relata que tentaram sinalizar para um helicóptero, mas não foram vistos. Dheorge chegou a brincar sobre aves que voavam próximas, dizendo que tentaria capturá-las para comer. Com o passar das horas, segundo Bruna, o colega começou a sentir dores e câimbras. Ela ainda tentou nadar até um barco avistado ao longe enquanto Dheorge se poupava, mas não teve êxito.À noite, sob chuva e neblina, os dois passaram a apresentar sinais de desorientação. "Ele perguntava: 'Por que você não quer atravessar os portões?'. Falava que ia chamar o Uber. Eu também estava alucinando e via minha namorada chegando com uma maçã na mão." Bruna conta que o estado físico de Dheorge piorou. Sem energia para bater as pernas, ele alternava momentos de lucidez e confusão. "Voltava a falar dos portões, tentava abrir o colete. Eu dizia: 'Vamos sair dessa'." Foi então que Bruna decidiu nadar em direção a um ponto que avistava, ainda sem saber que se tratava da Ilha de Búzios -perto da qual seria resgatada horas depois. Sozinha no mar, passou a ter outros delírios. "Vi minha mãe dançando com um pano verde. Um tubarão preto, outro cinza. Uma torre de telefone, amarela e enferrujada, em cima de uma base de cimento. Tinha gente lá", relembra. "Eu falava com uma mulher e ela respondia que era seguro. Comecei a nadar em direção à torre, mas bati a mão na água e disse para mim mesma: 'É mentira!'." "Eu estava nadando para a morte", diz Bruna. Sem água potável nem alimento, chegou a pedir: "Deus, faça com que eu tenha uma morte digna. Não aqui com fome e sede." CAMARÕES DOS SALVADORES Ao amanhecer, Bruna teve novas alucinações -como a imagem da filha, que fará cinco anos em julho, afundando atrás dela. Foi então que observou um barco de pescadores -e era real. "Senti ser minha última tentativa." "Olhei para o céu, recorri a Deus, Maria, Buda, Oxalá, Zé Pelintra Falei o nome de divindades, de entidades... Queria força para nadar um pouco mais. Consegui". Ao chegar mais perto, gritou. "Ouvi alguém lá dizer: 'Tem uma pessoa! Uma mulher! Calma, a gente vai até você!'" Resgatada por Alex dos Santos e o filho, Alan, Bruna pediu que procurassem por Dheorge imediatamente. Recebeu água, comida e roupas secas antes da chegada dos bombeiros marítimos para os quais repetiu a necessidade de encontro do colega. Encaminhada ao Hospital Municipal Mário Covas, em Ilhabela, recebeu alta dois dias depois. Hoje, segue acompanhada por médicos, psicólogos e psiquiatras. Ela lamenta a morte de Dheorge. "Estudo para salvar pessoas. Queria ter tido mais força para ajudá-lo", diz ela, que é formada em técnico de enfermagem. Bruna suspendeu atividades para passar um tempo em casa. Dias atrás, ao lado de amigas, fez macarrão com camarões -pescados por Alex e Alan, que ela já reencontrou duas vezes desde o salvamento. "Alex até me manda seus vídeos de pesca." Apesar de nadar desde criança, reencontrar o mar não está nos planos imediatos. "Minha namorada e meus pais viveram um luto que não aconteceu. O que quero é voltar a frequentar uma igreja para agradecer pela vida." O responsável pela moto aquática foi indiciado sob suspeita de homicídio culposo (sem intenção de matar) majorado, falsidade ideológica e exercício ilegal de atividade. O nome dele não foi informado. Ninguém foi preso.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.


Bon Jovi é 'completamente obcecado' pela neta, revela Millie Bobby Brown.

Durante participação no programa Today, exibido na qui,ta-feira (25), a estrela de Stranger Things revelou que Bon Jovi e a esposa, Dorothea Hurley, costumam passar bastante tempo com a criança e não escondem a empolgação.

Millie Bobby Brown abriu o coração ao falar sobre a relação da filha com os avós paternos. Casada desde maio de 2024 com Jake Bongiovi, filho do cantor Jon Bon Jovi, a atriz contou que os sogros são completamente apaixonados pela neta e participam ativamente da criação da menina.Durante participação no programa Today, exibido na quinta-feira (25), a estrela de Stranger Things revelou que Bon Jovi e a esposa, Dorothea Hurley, costumam passar bastante tempo com a criança e não escondem a empolgação. "Outro dia, eles ficaram com ela o dia inteiro e foram à Target [rede de lojas de departamentos dos Estados Unidos]. Compraram um carrinho cheio de coisas para ela", contou. "Ele [Bon Jovi] está sempre no chão, engatinhando com ela e morrendo de rir, gravando cada coisa nova que ela faz". Millie também fez questão de elogiar o apoio que recebe dos sogros. "Ele é o melhor, e Dorothea, minha incrível sogra, também. Eles são os avós mais presentes, e não poderíamos ter mais sorte por tê-los na vida dela", disse. A atriz e Jake Bongiovi anunciaram a adoção da filha em agosto do ano passado, mas mantêm uma postura discreta sobre a vida da menina. Até hoje, o casal evita divulgar imagens da criança e nunca revelou seu nome publicamente. Recentemente, Millie falou sobre o processo de adoção durante participação no podcast "Not Gonna Lie" e disse que o momento mais difícil foi a espera pela ligação que confirmaria a chegada da filha.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.


Lewis Hamilton reage a mensagem de Neymar: "É como um irmão"

Lewis Hamilton tem uma grande afinidade ao Brasil e um dos craques da Seleção tem uma forte amizade com o britânico. É Neymar, que recentemente até compartilhou uma frase motivacional associada a Lewis Hamilton.

A forte ligação de Lewis Hamilton com o Brasil é bem conhecida. O heptacampeão mundial de Fórmula 1 mantém uma grande amizade com Neymar, um dos principais nomes da Seleção Brasileira.Essa amizade chamou a atenção dos fãs nas redes sociais. Após a partida desta semana contra o Haiti, em que voltou a vestir a camisa da Seleção depois de ficar 981 dias afastado por conta de uma lesão, Neymar publicou uma mensagem com a legenda: "Remember who you are" ("Lembre-se de quem você é"). A frase tem um significado especial para Hamilton. No ano passado, durante um momento difícil de sua carreira, o piloto recebeu essa mesma mensagem de um fã como forma de incentivo. Ao ver a publicação de Neymar, Hamilton respondeu apenas com um "Sempre". Em um vídeo divulgado pelos canais oficiais da Fórmula 1, o piloto britânico da Ferrari comentou a homenagem. Recebi uma mensagem dele na semana passada. Eu e o Neymar estamos sempre em contato. Ele é um grande amigo, como um irmão. Então, quando vi a publicação dele, achei muito legal. E, principalmente, vê-lo usando a camisa do Brasil. Achei incrível", afirmou. Hamilton também destacou a importância da mensagem. "É uma mensagem muito poderosa. Ver o Neymar compartilhando isso com seus incríveis fãs e com todas as pessoas no Brasil, que acreditam no trabalho da seleção, foi muito especial. Acho que precisamos de mais positividade no mundo, e essa é uma mensagem positiva", completou. Desde 2022, Lewis Hamilton é cidadão honorário do Brasil. Na época, em entrevista à Sky Sports F1, ele revelou que recebe todos os anos convites de Neymar e do surfista Gabriel Medina para visitar o país. Até aquele momento, porém, ainda não havia conseguido fazer a viagem fora do contexto dos Grandes Prêmios de Fórmula 1 disputados em território brasileiro.FONTE ESPORTE AO MINUO NOTICIAS.


"Milagre": Bebê é resgatado com vida dos escombros na Venezuela.

Um bebê foi resgatado com vida dos escombros após os terremotos que atingiram Caracas, na Venezuela. O momento, captado em vídeo, está a comovendo as redes sociais, onde muitos descrevem o salvamento como um verdadeiro "milagre".

Um bebê foi retirado com vida dos escombros deixados pelos terremotos que atingiram Caracas, capital da Venezuela, na quarta-feira (25). O resgate está sendo descrito como um "milagre" nas redes sociais.Um vídeo, que pode ser visto na galeria acima, mostra o momento em que o bebê, que aparenta ter cerca de um ano de idade, é retirado dos escombros por vários homens. Nas imagens, é possível ouvir o bebê chorando, mas ele aparenta não ter sofrido ferimentos. "Um raio de esperança em meio à crise na Venezuela", destacou um usuário da rede social X, enquanto outros afirmaram que "os milagres existem". Vale destacar que dois fortes terremotos foram registrados na Venezuela na quarta-feira, deixando pelo menos 188 mortos e mais de 1.500 feridos, segundo o balanço oficial provisório mais recente. O primeiro terremoto, de magnitude 7,2, ocorreu a cerca de 200 quilômetros de Caracas. Em seguida, um segundo tremor, de magnitude 7,5, foi registrado, além de aproximadamente 20 réplicas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Dezenas de edifícios desabaram ou ficaram gravemente danificados na região de La Guaira, ao norte de Caracas, uma das áreas mais afetadas. As autoridades venezuelanas decretaram estado de emergência.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.


Mulher perde memória de 10 anos após fazer força para evacuar.

Episódio chamou atenção de especialistas e repercutiu internacionalmente Uma mulher chinesa ganhou destaque na imprensa internacional após a...