CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Indígenas publicam nota de repúdio a falas de Luciano Huck: 'Indignação'

Ele gravou cenas do cotidiano e dos rituais para o seu programa na Globo e, em determinado momento, orientou uma liderança indígena sobre a imagem que deveriam passar aos espectadores.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou uma nota de repúdio às falas e ao comportamento de Luciano Huck registrados nos bastidores de uma visita do apresentador ao Parque Indígena do Xingu, em agosto. As imagens foram divulgadas nas redes há três dias.Ele gravou cenas do cotidiano e dos rituais para o seu programa na Globo e, em determinado momento, orientou uma liderança indígena sobre a imagem que deveriam passar aos espectadores.Ele pede para que ninguém apareça com o celular na mão e também para que não usem roupas "comuns" durante as gravações: "Limpa a cultura de vocês aí", disse o apresentador, que nessa hora estava sentado ao lado da cantora Anitta, outra visitante –momento esse em que ela parece visivelmente constrangida. No vídeo, Huck fala aos indígenas que "quanto mais celulares aparecem, menos é a cultura de vocês". "Quanto mais a gente conseguir preservar nossas cenas sem celular... Quando aparece vocês de celular, acho que mexe na cultura original. Quando tiver gravando, se puder 'segurar' o celular. [...] Se puder falar isso para o povo é bom", orienta, com firmeza. As imagens viralizaram nas redes sociais. "A Apib manifesta profunda indignação diante da fala de Luciano Huck, 'limpem a cultura de vocês' sugerindo que o uso do celular 'suja' a cultura indígena. Possuir um celular não torna um parente menos indígena. Nossa identidade não se mede por objetos, mas por ancestralidade, território, memória e luta", escreveram, em nota. A articulação ainda complementa dizendo que o acesso à tecnologia é um direito de todos os cidadãos brasileiros e que para os indígenas tem sido uma "ferramenta essencial na defesa dos territórios, no monitoramento ambiental, no acesso à educação e ao trabalho, na comunicação entre comunidades e Estado, e na denúncia de violações historicamente invisibilizadas."Fonte Fama ao Minuto Noticias.

Nenhum comentário:

Mulher mata enfermeira para roubar dinheiro para pagar viagem da filha.

  Cherie Townsend foi considerada culpada pelo assassinato de Susan Leeds, morta com 17 facadas em 2018 nos EUA.  Segundo a investigação, o ...