CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Vídeos mostram tremor de 7,5 no Japão que deixou feridos e gerou tsunami.

 

Um forte tremor sacudiu o norte do Japão na noite de segunda-feira, deixando ao menos 30 feridos e forçando milhares a evacuarem áreas de risco. 

Ondas de até 70 centímetros foram registradas após o alerta de tsunami, reacendendo memórias de desastres anteriores no país.OJapão voltou a enfrentar momentos de tensão nesta segunda-feira, quando um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu a região norte do país. O tremor, sentido também no leste japonês, acionou alertas de tsunami e levou milhares de pessoas a deixarem suas casas às pressas. Enquanto isso, vídeos tomavam conta das redes sociais, mostrando prédios balançando e objetos caindo em diferentes cidades. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, algumas delas em estado grave.A Agência Meteorológica do Japão informou que o epicentro estava a cerca de 80 quilômetros da costa da província de Aomori, a uma profundidade de aproximadamente 50 quilômetros. Logo após o tremor, ondas de tsunami de até 70 centímetros foram registradas no litoral norte. A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, confirmou que pelo menos 30 pessoas sofreram ferimentos, incluindo uma vítima em estado grave na ilha de Hokkaido. A Agência Japonesa de Gestão de Incêndios e Catástrofes determinou que cerca de 28 mil moradores deixassem áreas de risco. Entre os registros de danos estão feridos em um hotel na cidade de Hachinohe, em Aomori, e um motorista que sofreu escoriações após o carro cair em uma abertura formada na pista em Tohoku. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento exato em que prédios passam a tremer de forma intensa, enquanto moradores tentam se proteger da queda de objetos. Pode ver o vídeo acima. O país ainda convive com a memória trágica do terremoto de magnitude 9 ocorrido em março de 2011, que desencadeou um grande tsunami, deixando cerca de 18.500 mortos ou desaparecidos. A tragédia também provocou a fusão de três reatores da usina nuclear de Fukushima, considerado o pior desastre nuclear desde Chernobyl, em 1986. Localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, o Japão está sobre a junção de quatro placas tectônicas e registra cerca de 1.500 terremotos por ano. Muitos são fracos, mas abalos intensos, como o desta segunda-feira, mantêm a população sempre em alerta. Em março, o governo japonês atualizou estimativas sobre o risco de um “mega terremoto” na região da fossa de Nankai nos próximos 30 anos. A previsão aponta que um evento desse tipo pode causar até 298 mil mortes e provocar prejuízos que chegariam a 10,4 trilhões de reais (aproximadamente 2 trilhões de dólares ).Fonte Mundo ao Minuto Noticias.

Nenhum comentário:

Mulher mata enfermeira para roubar dinheiro para pagar viagem da filha.

  Cherie Townsend foi considerada culpada pelo assassinato de Susan Leeds, morta com 17 facadas em 2018 nos EUA.  Segundo a investigação, o ...