CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 5 de novembro de 2016

NOTICIAS GERAL-PROVAS DO ENEM

ENEM 2016 - SÁBADO (5) – GOIÂNIA (GO) - Auxiliar de contabilidade Cristiane Pinheiro, 26, chegou um minuto atrasada e perdeu o primeiro dia de provas do Enem, em Goiânia, Goiás (Foto: Paula Resende/G1)

Estudantes se atrasam e perdem o 1º dia de provas do Enem em Goiânia

Portões das unidades de ensino fecharam às 13h deste sábado (5).
Provas começaram às 13h30 e seguem até as 18h em todo o país.

Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fecharam às 13h deste sábado (5), em Goiânia. Nos últimos minutos, muitos estudantes correram para entrar nas unidades de ensino.As provas começaram às 13h30 e seguem até 18h.
A auxiliar de contabilidade Cristiane Pinheiro Soares, 26 anos, chegou um minuto atrasada a área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e perdeu o primeiro dia de provas. Ela busca uma bolsa para terminar a faculdade de administração.
"O trânsito está horrível, moro longe e não consegui chegar a tempo. Não acredito", lamentou a jovem.

Na área 2 da PUC-GO, houve muita correria antes do fechamento dos portões. Pessoas que estavam do lado de fora fizeram uma espécie de “corrente de energia” para ajudar os candidatos que estavam atrasados.

Mesmo sabendo que os portões seriam fechados pontualmente às 13h, o estudante Philipe Carvalho, de 20 anos, se arriscou e fez um lanche antes de entrar. “Estou com fome, não dava de fazer a prova assim. Eu moro longe, no Residencial Eli Forte, e estava meio atrasado, então não tive como comer antes. Demorei duas horas para chegar aqui”, contou o jovem, que luta por uma bolsa para cursar direito.Na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no Setor Oeste, em Goiânia, alguns estudantes também chegaram após o fechamento dos portões. O estudante Giovanni Mendes Dias Ferreira, 20 anos, diz que um acidente no trajeto o fez atrasar.
"Moro em Santo Antônio de Goiás [a 13 km de Goiânia] e saí de casa às 11h50, mas teve um acidente na Praça Cívica e ainda não tinha estacionamento perto. Acabei chegando no portão 13h03. Acho que não vou fazer o Enem neste domingo, pois já perdi muita nota hoje. Também não sei se compensa para mim fazer ano que vem, porque estou tendo uma boa oportunidade de emprego agora, vou investir nisso", disse.


O estudante de farmácia João Henrique Vicente Paula, de 18 anos, também se atrasou e perdeu o primeiro dia de provas. Ele diz que quer mudar para o curso de odontologia.

"Moro no Jardim Bela Vista. Sai de casa com 20 minutos de antecedência, era suficiente, mas o trânsito estava engarrafado. Cheguei aqui 13h01. Agora não sei se vale a pena vir amanhã [domingo] fazer a prova", disse.
Provas
O exame é aplicado neste fim de semana em todo o país. Em Goiás, 284.438 estudantes se inscreveram, no entanto, 8.337 candidatos farão o exame em dezembro, por causa dos locais de prova ocupados por estudantes. A quantidade de inscritos representa 3,3% de todas as inscrições do país, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Neste sábado, os participantes terão quatro horas e 30 minutos, entre as 13h30 e 18h, para responder as questões de ciências humanas e ciências da natureza.

Já no domingo (6), serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é de cinco horas e meia, ou seja, das 13h30 e 19h.

Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala sem apresentar um documento de identificação original com foto. Em ambos os dias, para levar o caderno de questões, o aluno só pode sair nos últimos 30 minutos.Perfil
De acordo com o Inep, dos mais de 284 mil inscritos no estado, 56% têm entre 16 e 20 anos, 29% entre 21 e 30 anos e 11% têm acima de 30 anos. De acordo com o instituto, 4% dos candidatos têm menos de 16 anos. A maioria dos estudantes que vão fazer provas em Goiás é composta por mulheres, 57%, contra 43% de homens.

Adiamento

Mais de 8,3 mil estudantes farão as provas nos dias 3 e 4 de dezembro, por conta das ocupações em 15 unidades de educação em Goiás. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) tem 9 sedes ocupadas. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que três unidades estão ocupadas. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) tem dois prédios ocupados. Uma unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está ocupado por estudantes.

O Inep informou em nota ao G1 que “todas as providências para o  efetivo cancelamento da prova nos locais ocupados já foram adotadas, inclusive com envio de mensagens  ( e-mail e  sms) aos  alunos atingidos , bem como as providências de impressão de novas provas e o planejamento logístico para a nova prova já está em curso”.(fonte G 1)


Nenhum comentário:

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...