CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 16 de março de 2022

VIDANEWS - Campanha de vacinação contra gripe começa em 4 de abril.

 

Governo vai disponibilizar 80 milhões de doses para atender ao público-alvo, começando por idosos e profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (15), que a campanha nacional de vacinação contra a gripe está programada para começar em 4 de abril, com previsão para término em 3 de junho. Nesse período, serão distribuídas 80 milhões de doses da vacina contra a influenza, priorizando a imunização de idosos e profissionais de saúde. Na primeira etapa, que segue até 2 de maio, a pasta calcula atender mais de 30 milhões de idosos, além de 5,8 milhões de trabalhadores da saúde. A segunda e última etapa inclui o restante do público-alvo — mais 40,4 milhões de pessoas. Estão incluídos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente; profissionais da segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e portuários; adolescentes sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e pessoas com comorbidades. Ao todo, mais de 76 milhões de pessoas fazem parte do público-alvo. O objetivo, segundo o ministério, é "prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde", servindo como estratégia para diminuir a carga do vírus.Indiretamente, a vacinação contra a gripe afeta o enfrentamento à pandemia da Covid, já que ambas se enquadram como doenças respiratórias agudas graves, com sintomas semelhantes e que acabam dividindo a demanda por leitos. A vacina contra a gripe, no entanto, não traz proteção contra a Covid-19, sendo necessário que a população se imunize contra ambas as doenças. No caso da gripe, a vacina disponível é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. De acordo com o instituto, já foram entregues ao ministério 2 milhões de doses. Ao longo de março, a pasta vai receber outras 38 milhões e, as 40 milhões restantes, em abril. Para este ano, as doses irão proteger contra três cepas: H1N1, H3N2 e tipo B. "Como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Os imunizantes são atualizados e usados em campanhas de vacinação anuais — geralmente realizadas antes do inverno, quando aumentam os casos de gripe", detalhou o Butantan. O dia D de mobilização nacional está previsto para 30 de abril. No caso das crianças que nunca receberam nenhuma dose da vacina contra a gripe na vida, a recomendação é que, após 30 dias da aplicação, os pais retornem aos postos com seus filhos para uma dose de reforço. ( Fonte R 7 Noticias Brasil)

Nenhum comentário:

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...