Conectividade ainda é insuficiente nas escolas
públicas de Goiás
Levantamento
inédito realizado pelo Gabinete de Articulação para Enfrentamento da
Pandemia na Educação Pública em Goiás retrata problemas de acesso à internet
nas redes estadual e municipais
Existe baixa, ou, nenhuma conectividade de professores e alunos da rede pública em Goiás, para as atividades escolares remotas impostas pela pandemia da covid-19. A conclusão é do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás, em levantamento realizado entre maio e outubro de 2020. Trata-se do Diagnóstico de Conectividade, estudo que se deparou com um quadro alarmante, com insuficiência de equipamentos para alunos e professores e dificuldade ou ausência total de acesso à internet. Os resultados apresentados poderão ser utilizados para subsidiar futuras ações do Gabinete, com vistas a contribuir para a busca da qualidade da educação pública.As sondagens tiveram início para se avaliarem as principais dificuldades enfrentadas pelo setor educacional nesse período em que as escolas permanecem fechadas. Foram verificadas as estratégias mais utilizadas para se oferecerem atividades pedagógicas não presenciais, percebendo-se que o uso de materiais impressos, videoaulas, redes sociais e as plataformas online amplamente utilizadas, mas que professores e alunos têm muita dificuldade de se conectar. Nos municípiosAssim sendo, o Gabinete de Articulação Para o Enfrentamento da Pandemia na Educação em Goiás realizou uma nova pesquisa, específica quanto ao acesso à internet. Nela, constatou-se que, nas redes municipais, em relação aos professores, 60% dos municípios pesquisados apresentaram dificuldades de acesso às atividades remotas. Dentre os maiores entraves relacionados estão: velocidade da internet (90%), equipamentos/computadores (60%) e acesso à internet (35%). Quanto à conectividade dos alunos, todos os municípios pesquisados responderam que identificaram dificuldades de acesso às atividades remotas, dentre elas velocidade da internet, falta de equipamentos e computadores e acesso à internet.E, na Rede Estadual não é diferente. Com um quantitativo elevado de alunos sem acessibilidade virtual, o que evidencia é que não há equidade na disponibilização das atividades pedagógicas, nem a garantia do acesso à educação. A análise demonstra que a não participação dos alunos nas aulas remotas por falta de acessibilidade virtual, pode provocar um aumento do abandono e da evasão escolar, especialmente dos alunos em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica.( Fonte Jornal Contexto)
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