A Equatorial Goiás reforça o alerta de que criminosos podem estar usando o nome da concessionária para aplicar golpes. A companhia intensifica as orientações para os seus mais de três milhões e meio de clientes no estado.
Faturas
com informações falsas estão sendo usadas pelos bandidos. Os golpistas enviam
as informações principalmente por e-mail e tentam enganar os clientes cobrando
por valores que não existem e não tem qualquer relação com o que foi consumido
naquela residência. De acordo com o executivo de Leitura e Faturamento da
Equatorial Goiás, Marcos Aurélio, é importante que os clientes sigam algumas
orientações básicas e reforcem os cuidados antes de efetuar qualquer pagamento.
“Se a pessoa suspeitar que é golpe ou desconfiar de algum endereço de e-mail
suspeito, deve sempre procurar ajuda nos canais oficiais da concessionária”,
explica o executivo.
- Dicas para evitar cair em golpes: No momento do pagamento,
confira se o destinatário ou recebedor do pagamento é a Equatorial Goiás
Distribuidora de Energia S.A.
- Fique atento para confirmar que o nome da
Equatorial não apareça como pagador (quem deveria pagar o boleto). O
pagador é o nome do próprio cliente ou empresa titular da conta de
energia. Em alguns casos os golpistas indicam a Equatorial como pagador
para tentar enganar os clientes no momento do pagamento.
- Não utilize e-mails públicos (disponíveis em
páginas oficiais da empresa ou consulta na internet) para receber suas
faturas de energia;
- Evite clicar em links suspeitos. Isso vale
também para links que são enviados por e-mail, mídias sociais ou mensagens
instantâneas. Verifique sempre a origem dos links e se eles são legítimos
antes de clicar.
- Preste atenção às informações detalhadas na
conta e se elas são mesmo do local onde mora. Cuide principalmente do
número da unidade consumidora e do medidor se são os mesmos descritos na
conta anterior.
- Se receber contato oferecendo desconto ou
indicativo de que a conta anterior possui erro, desconfie e confirme os
dados da fatura devida diretamente através do site
www.equatorialenergia.com.br, WhatsApp (62) 3243 2020 e ainda pelo
aplicativo da Equatorial Goiás. Se preferir você pode entrar em contato
com nosso call center 0800 062 0196 para esclarecer dúvidas.
Caí
no golpe: e agora? O executivo reforça que se você foi
vítima de uma fraude, é preciso registrar o pedido de devolução diretamente na
instituição bancária onde foi feito o pagamento, que vai tentar o bloqueio de
recursos na conta que recebeu o pagamento para providenciar a devolução. Essa
tarefa leva muito tempo e nem sempre o bloqueio é possível, então o melhor é
sempre prevenir. É importante também registrar boletim de ocorrência com as
informações mais detalhadas possíveis, entre elas, dados do boleto e meios de
recebimento ou contato recebido. Esses detalhes vão ajudar na investigação
policial, com a devida punição dos criminosos. Com informações da Equatorial
Goiás.(Fonte Jornal Contexto Noticias GO)
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