Sonho
acalentado pelo setor produtivo de Anápolis, a Ferrovia Norte-Sul deve entrar
em operação a partir do segundo semestre desse ano, com a conclusão de um
trecho de 280 quilômetros que está sendo entre Santa Helena e Ouro Verde de
Goiás.
Nesta quinta-feira, 09, o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) esteve na região de Goianira,
onde a Rumo concentra um volume maior de trabalho para que a ferrovia possa,
dentro de um mês, estar completamente operacional nos seus mais de 1.500
quilômetros de extensão. Segundo Rubens Otoni, a ferrovia Norte-Sul é um modal
de transporte estratégico para a economia e para o empresariado de Goiás e, em
especial, de Anápolis. Na visita ao canteiro de obras, o parlamentar foi
informado de que o trecho citado deve ficar pronto até o final deste primeiro
semestre. Esse prazo, segundo ele, está ajustado ao que foi colocado pela
Agência Nacional de Transportes Terrestres, onde esteve por três vezes cobrando
a entrega do serviço por parte da concessionária. Instituto Jan Magalinski apresentará projeto de reestruturação da
Casa JK Para Rubens Otoni, é inadmissível não se ter a ligação de
Anápolis com o litoral Sul, no caso, o Porto de Santos. Na parte Norte, a
ferrovia já tem trecho ligando Anápolis até Porto Nacional, no Estado do
Tocantins e, de lá, a ferrovia segue com ligação até o Porto de Itaqui, no
Maranhão. “Estamos trabalhando para que possamos operacionalizar a parte Sul.
Nosso objetivo aqui é fazer com que os prazos sejam cumpridos e a obra seja
entregue dentro daquilo que está pactuado com a ANTT”, frisou o deputado. Importância para Anápolis Rubens Otoni pontuou
que esteve conversando com dirigentes do Porto Seco e com empresários do
Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA) e sabe a importância que é tornar
esse trecho operacional o mais breve possível. Inclusive, conforme foi dito por
Rodrigo De Stéfani, executivo da área de Relações Institucionais e
Governamentais da Rumo, a empresa já entregou, em 2021 e 2022, respectivamente,
os terminais de São Simão e Rio Verde. O que, portanto, garante mais
competividade aos empresários dessas regiões, com a condição de colocarem seus
produtos no Porto de Santos pelo modal ferroviário. “Não vou sossegar enquanto
essa obra não seja concluída e totalmente entregue ao setor produtivo”,
ressaltou o deputado Rubens Otoni. Ele afirmou que a ANTT já sinalizou que, uma
vez entregue a obra, a autarquia fará a vistoria para que ocorra de forma
célere a colocação em funcionamento da ferrovia.Obra estratégica Durante a visita, Rodrigo De
Stéfani destacou que o trecho de Santa Helena a Ouro Verde é estratégico dentro
do conjunto de obras que estão sendo executadas, porque ela permitirá trazer
material rodante, como as locomotivas.No momento, a obra está sendo finalizada
com a parte de infraestrutura, incluindo a construção de um viaduto e sistemas
de drenagem, para que em seguida já possam swer assentados os dormentes e
trilhos.Segundo ele, embora dependa das condições climáticas, uma vez que
muitas obras necessitam de estiagem, a previsão é de conclusão em maio ou junho
próximo. Sendo assim, a expectativa é que ainda esse ano, os mais de 1.500
quilômetros de concessão da Rumo esteja cem por cento operacional, incluindo,
Anápolis.( Fonte Jornal Contexto Noticias Goiás)
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