CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Tubarão "único e raro" reaparece na Papua-Nova Guiné após 55 anos.

Foi identificado pela primeira vez por um pescador em 1970 e registado oficialmente em 1973, mas ‘desapareceu’ durante mais de meio século. Agora, foi novamente avistado.

Um tubarão considerado raro, que não era avistado desde 1970, voltou a ser registrado em Papua-Nova Guiné. O primeiro exemplar da espécie, batizada “Gogolia filewoodi”, foi capturado por um pescador em julho de 1970, na baía de Astrolabe, próximo à foz do rio Gogol. Tratava-se de uma fêmea grávida com 74 centímetros. Três anos depois, a espécie foi oficialmente registrada como um novo gênero, recebendo o nome em homenagem ao local da descoberta e ao cientista que a classificou, L. W. Fillewood. No entanto, desde então, a espécie não havia sido vista novamente, mesmo após diversas pesquisas científicas na região. Agora, um estudo publicado em 21 de agosto no Journal of Fish Biology revelou que, desde 2020, pescadores da província de Madang capturaram seis exemplares — cinco fêmeas e um macho. Os animais foram documentados por um funcionário da World Wildlife Fund (WWF), que fotografou parte dos tubarões e confirmou a identidade da espécie. Assim como em 1970, todos foram capturados próximos à foz do rio Gogol.Os cientistas acreditam que o habitat do tubarão pode se restringir a uma pequena área da baía de Astrolabe e destacam que já estão sendo iniciadas medidas de monitoramento para preservar “essa espécie única e rara”.(Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

Nenhum comentário:

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova proposta que proíbe mudar data de vencimento de fatura sem permissão do consumidor.

Para virar lei, a medida pre cisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados...