CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Rival russa do WhatsApp estará em todos os celulares vendidos no país.

O aplicativo de mensagens em questão é o MAX. App que está integrada nos serviços do governo russo e tem sido alvo de acusações de ser usada para espiar os utilizadores.

O governo da Rússia determinou que, a partir de 1º de setembro, as marcas e empresas que vendem celulares e tablets no país terão de trazer pré-instalado o aplicativo de mensagens desenvolvido com apoio estatal russo — chamado MAX.  Segundo a Reuters, o MAX está integrado aos serviços governamentais russos e tem sido acusado de espionar os usuários. Além do MAX, a loja de aplicativos russa RuStore também terá de vir pré-instalada em iPhones e iPads, já que até então só aparecia de fábrica em celulares Android. A medida do governo russo acontece pouco depois de aplicativos de mensagens criptografadas como WhatsApp e Telegram terem sido parcialmente restringidos na Rússia. A agência reguladora da internet no país, a Roskomnadzor, acusou os dois aplicativos de representarem risco à segurança dos russos. “De acordo com as autoridades de segurança e os inúmeros apelos de cidadãos, os aplicativos de mensagens estrangeiros Telegram e WhatsApp se tornaram os principais serviços de voz usados para enganar e extorquir dinheiro, além de envolver cidadãos russos em atividades de sabotagem e terrorismo”, diz o comunicado da Roskomnadzor obtido pela publicação. Ainda segundo o regulador, foram feitas várias tentativas de contato tanto com o WhatsApp quanto com o Telegram para que tomassem medidas, mas esses contatos “foram ignorados pelos donos dos serviços”. Do outro lado, um representante do WhatsApp declarou que o aplicativo de mensagens criptografadas “resiste às tentativas do governo [russo] de violar os direitos dos cidadãos a comunicações seguras” e afirmou que esse é o motivo pelo qual a Rússia “tenta bloquear [o WhatsApp] para mais de 100 milhões de russos”. Vale lembrar que o WhatsApp não é o único serviço da Meta a sofrer restrições na Rússia. Tanto o Facebook quanto o Instagram estão oficialmente bloqueados no país desde a invasão russa à Ucrânia, no início de 2022.(Fonte Tech ao Minuto Noticias)

Nenhum comentário:

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova proposta que proíbe mudar data de vencimento de fatura sem permissão do consumidor.

Para virar lei, a medida pre cisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados...