Caixa orienta municípios a fazer a habilitação para liberação dos
valores aos trabalhadores das cidades afetadas pelas chuvas.
A Caixa vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia de
Tempo de Serviço) por calamidade nos municípios de
Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, todos no
litoral norte de São Paulo, atingidos pelas fortes
chuvas. O Saque Calamidade do
FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito
a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave
decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. Para
habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade
pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por portaria do
governo federal, apresente à Caixa a declaração das áreas que foram afetadas
pelo desastre. O banco auxilia as autoridades locais no sentido de
agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos
trabalhadores residentes nas áreas afetadas. Após a liberação, a população
poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, no celular, de forma fácil e
rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao
registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a
poupança digital Caixa Tem, ou de qualquer outra instituição financeira, para
receber os valores, sem nenhum custo. É necessário ter saldo na conta do FGTS e
não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O
valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.Como
solicitar o saque FGTS O aplicativo está disponível para download
gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais
Android e IOS.• Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de
cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque
— Calamidade pública” — acessar a cidade;• Encaminhar os seguintes documentos:
foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do
trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;•
Selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a poupança
digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;• O prazo para retorno
da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Informações sobre a documentação •
Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e
passaporte; • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz,
água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da
decretação de calamidade.• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União
Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou
companheiro(a). Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da
Caixa ou entrar em contato pelo Fale Conosco 0800 726 0207.( Fonte R 7 Noticias
Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário