Desde 1º de julho, unidade de urgência e emergência está sob gestão do ISAC
Os moradores de Águas
Lindas de Goiás que necessitam de assistência na área de urgência e emergência
já podem contar com um acolhimento mais qualificado, seguro e humanizado
proporcionado pelo Jeito ISAC de cuidar. Desde 1º de julho, o ISAC - Instituto
Saúde e Cidadania está à frente da gestão da UPA - Unidade de Pronto
Atendimento Mansões Odisséia. Desde então, a Organização Social investiu na
implementação de fluxos mais eficazes que ampliam a resolutividade do
serviço: aquisição de novos equipamentos de raio x; sistema de rastreio de
rouparia; adequação da estrutura física da unidade para assegurar melhor
condição de trabalho aos colaboradores; qualidade assistencial aos pacientes.
De julho a
dezembro de 2021, a
unidade realizou 52.793 atendimentos, sendo 19.104 acolhimentos em Pediatria,
5.270 relacionados a traumas ortopédicos e outros 28.419 atendimentos em
Clínica Médica. “Aliamos a implementação de tecnologia com a reorganização de
fluxos que asseguram mais agilidade e resolutividade aos
acolhimentos. O resultado tem sido um atendimento mais ágil e qualificação,
baseados sempre na humanização e segurança do paciente”, afirmou Narita Brito,
diretora geral da UPA Mansões. Mais tecnologia Custeada pela
Prefeitura de Águas Lindas de Goiás e vinculada ao SUS – Sistema Único de
Saúde, a UPA Mansões Odisséia tem passado por um amplo processo de
modernização, com a implantação de ferramentas que dão mais agilidade e
eficiência nos atendimentos. Uma das implementações aconteceu no sistema de
Classificação de Risco. Com o novo sistema, a emissão de senhas passou a ser
automática e feita a partir de um painel eletrônico de chamada de paciente e
triagem, que prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade dos casos, com
base nos critérios de Classificação de Risco preconizado pelo Ministério da
Saúde. Dentre os benefícios, destaca-se a redução das filas e do tempo de
espera de atendimento na unidade. “O sistema prioriza um atendimento mais
humanizado. Com base na Classificação de Risco, a queixa e os sinais vitais dos
pacientes são avaliados antecipadamente para que possamos dar celeridade
ao atendimento. Cada módulo dessa classificação estabelece um tempo máximo para
os atendimentos, que vai de imediato até quatro horas, e então é disparado um
cronômetro”, explicou Wallace Vasconcelos, gestor de Qualidade da UPA. Outra ferramenta que
está disponível para o acolhimento ágil dos pacientes cardíacos é o
eletrocardiograma com monitoramento remoto, que fornece o laudo do especialista
em até dez minutos. Essa observação remota do paciente feito por médicos
especializados de vários pontos do país assegura a melhoria dos indicadores de
desempenho e qualidade. Permite, ainda, o desenvolvimento de estratégias para o
melhor cuidado do indivíduo cardiológico com potencial impacto na segurança do
paciente e desfechos clínicos. A unidade também já conta com a utilização de totem de
autoatendimento com reconhecimento facial. A implantação dessa tecnologia é um
passo importante na automação de processos repetitivos, sujeitos à falha
humana, e na integração com os diversos sistemas para melhor gestão, acesso e monitoramento
dos usuários. Para melhorar a área de radiologia foram adquiridos dois novos
aparelhos: um equipamento de raio X e um de revelação. Com qualidade
superior ao convencional, os novos aparelhos oferecem vantagens como maior
agilidade e precisão diagnóstica. Essa mudança possibilita também que o
médico visualize as imagens diretamente no computador, dentro do próprio
consultório, evitando a impressão das chapas. Além disso, a Engenharia Clínica
incorporou nos processos de rotina da unidade a manutenção preventiva do parque
tecnológico, a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos já
existentes e a continuidade dos serviços prestados à população. Satisfação do usuário
A melhoria da
qualidade do serviço implementado pelo ISAC pode ser comprovada pelos pacientes
atendidos na unidade. Em 2021, UPA Mansões Odisséia alcançou mais de 99%
de satisfação dos usuários. Os números foram atestados pelo SAU – Serviço de
Atendimento ao Usuário, que é responsável por receber sugestões, elogios e reclamações
de pacientes e acompanhantes. “As manifestações dos pacientes auxiliam na melhoria dos
serviços prestados. A devolutiva torna-se ponto crucial para que os pacientes
se sintam representados e ouvidos”, afirma Giselle Milhomem, coordenadora do
SAU. Para
garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como
uma área de avaliação externa. A WeDo, empresa responsável pelo serviço, dispõe
de equipes em todas as unidades do país para atestar a satisfação dos usuários
dos serviços de saúde. Diálogo com os colaboradores Para alinhar as
mudanças e fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as
equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança
assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do
atendimento. Os encontros têm a duração de, no máximo, dez minutos e fortalecem
a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.
“É um momento de
extrema importância para a equipe. Durante a breve reunião podemos dar
sugestões de melhoria até mesmo de questões pontuadas pelos próprios pacientes.
Desde a implementação desse processo, já conseguimos implementar uma série de
benfeitorias que foram pontuadas durante as reuniões”,
explicou Thaissa Natalia de Aquino, coordenadora do SCIRAS – Serviço
de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde da UPA Mansões.
Valorização
profissional Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Um ambiente com
colaboradores felizes contribui para excelência no atendimento. O compromisso
com o próximo começa com a própria equipe. Com o objetivo de criar oportunidades que
proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos
colaboradores, o Instituto desenvolve na UPA Mansões uma série de iniciativas
voltadas para as pessoas que fazem parte do time. Dois deles são os
programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o
desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de
melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de
função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de
processos seletivos internos. UPA Mansões Odisséia Localizada na região
central de Águas Lindas de Goiás, a UPA Mansões Odisséia conta com equipes
completas e qualificadas para acolhimento das demandas de urgência e emergência
nas áreas de Clínica Médica e Pediatria. Ela é classificada como porte III e atende
ininterruptamente em regime 24 horas, inclusive nos feriados e fins de semana,
acolhendo prioritariamente as ocorrências de saúde dos moradores de mais de dez
bairros do município.( Fonte ISAC Gestão
de Comunicação)
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