Às
margens dos rios Pinheiros e Jurubatuba, novo trecho irá da avenida Guido
Caloi, na altura da ponte João Dias, até a ponte Vitorino Goulart.
O prolongamento da marginal do
Pinheiros, na zona sul paulistana, pode finalmente sair do papel. A prefeitura
publicou em edição do Diário Oficial da Cidade edital para contratação de
projetos executivos para "esticar" a via por 8 quilômetros.O novo
trecho, previsto para ser construído às margens dos Rios Pinheiros e
Jurubatuba, vai da avenida Guido Caloi, na altura da ponte João Dias, até a
ponte Vitorino Goulart, em Interlagos. A previsão da gestão municipal é de que
as propostas sejam abertas no dia 3 de outubro e, após contratados, os projetos
sejam finalizados em até sete meses. A prefeitura planeja investir cerca
de R$ 8 milhões nos estudos de prolongamento da via. Estima-se que mais de 1,3
milhão de pessoas se beneficiem com o projeto. Ainda não há, porém, previsão
para início das obras ou de quanto deve ser gasto na execução."O tempo
gasto pelos motoristas entre a Ponte Transamérica e a Avenida Guido Caloi, até
a região de Interlagos, diminuirá expressivamente. O trajeto que é feito por
dentro dos bairros de Jurubatuba, Santo Amaro, Jardim São Luís e Socorro
passará a ser feito pela nova via", disse em nota oficial. A prefeitura
planeja investir cerca de R$ 8 milhões nos estudos de prolongamento da via.
Estima-se que mais de 1,3 milhão de pessoas se beneficiem com o projeto. Ainda
não há, porém, previsão para início das obras ou de quanto deve ser gasto na
execução."O tempo gasto pelos motoristas entre a Ponte Transamérica e a
Avenida Guido Caloi, até a região de Interlagos, diminuirá expressivamente. O
trajeto que é feito por dentro dos bairros de Jurubatuba, Santo Amaro, Jardim
São Luís e Socorro passará a ser feito pela nova via", disse em nota
oficial. Além do prolongamento da Marginal do Pinheiros, ao longo do novo
sistema viário também deve ser implementado um parque linear. O espaço,
informou a gestão municipal, contará com nova vegetação, passeios públicos,
áreas de descanso e contemplação. Uma ciclovia deverá ser implementada em todos
os 8 quilômetros de extensão do parque.A prefeitura disse que o contrato a ser
firmado deve contemplar ainda o desenvolvimento do projeto de uma nova ponte,
ao lado da Ponte Transamérica. A construção permitirá o acesso dos carros da
avenida Guido Caloi à Marginal do Pinheiros, no sentido da rodovia Castello Branco.
Trânsito intenso A
Marginal do Pinheiros é hoje a segunda via expressa mais importante da cidade,
ligando a região de Interlagos à rodovia Castello Branco. A via também
possibilita o acesso às rodovias dos Imigrantes e Anchieta, por meio da avenida
dos Bandeirantes.Professor de Arquitetura e Urbanismo da FAAP, Ricardo
Nascimento vê a iniciativa com bons olhos. "A população da região há
muitos e muitos anos reivindica a ligação", disse. Atualmente, ao chegar à
altura da Ponte Transamérica, os motoristas têm de se deslocar de uma margem
para a outra do Rio Pinheiros. Com poucas alternativas para deslocamento, as
vias da região costumam ter trânsito intenso.Projetos de prolongamento da
Marginal do Pinheiros, diante disso, já foram ventilados em gestões anteriores,
mas a necessidade de fazer a intervenção, explica o professor, ficou ainda
maior nos últimos anos. "A região explodiu em termos imobiliários, com uma
população residencial, faculdades, cooperativas", disse, citando o avanço
da região de Santo Amaro e a proximidade com polos econômicos, como a Faria
Lima."Esse prolongamento é muito benéfico, principalmente porque também
vai se enganchar com várias obras do governo do Estado, que estão
requalificando um outro trecho, que vai até a Ponte do Jaguaré (no
Butantã)", completou Nascimento. "A iniciativa privada, ao mesmo
tempo, tem enorme interesse em realizar investimentos na região, porque, além
de beneficiar pessoas, trazem lucro."A percepção é parecida com a do
arquiteto e consultor de mobilidade Flamínio Fichmann. "O aproveitamento
dessa área é bastante interessante, porque é um espaço vazio e, se a gente
olhar o tráfego, do outro lado do rio a gente vê sinais de
congestionamento", afirmou. "Então, o prolongamento vem para
contribuir principalmente com o transporte individual, fazendo uma ligação da
Marginal até a região de Interlagos, com o autódromo e tudo, que é bastante
carente nesse sentido."Mas Fichmann aproveita para fazer um adendo.
"Seria muito interessante se pudesse destinar parte do investimento na
calha viária para o transporte público, seja um BRT ou aeromóvel", disse.
Segundo ele, por mais que se tenha a Linha 9-Esmeralda passando pela região
atualmente, há uma sobrecarga em horários de pico e as alternativas de ônibus
são limitadas na região. Diante disso, continuou, a possibilidade de se fazer
uma reserva desse investimento no coletivo poderia levar a cidade "ganhar
ainda mais". "Pode favorecer até mesmo quem usa o transporte
ferroviário (CPTM), já que você dilui o movimento nos vagões e oferece mais
alternativas", afirmou."Com a dinamização da linha sul, que vai no
eixo pelas Marginais até a região de Osasco e Carapicuíba, houve uma adesão
muito grande da população. Essa linha foi uma das que maior sucesso teve com os
investimentos."Propostas de outras gestões A
proposta de "esticar" a Marginal do Pinheiros não é novidade: em
2018, uma iniciativa integrou um projeto urbanístico proposto pela gestão João
Doria (PSDB). Antes, chegou a ser anunciada em 2012 pelo ex-prefeito Gilberto
Kassab (PSD) - a estimativa da prefeitura na época era que o projeto custaria
R$ 470 milhões. Nenhum dos planos, porém, saiu do papel. Como ponto de partida,
a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informou que
vai contratar revisão, atualização e complementação de um projeto básico
elaborado pela pasta há 20 anos, na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT),
além de providenciar o desenvolvimento do projeto executivo. Após a aprovação
das propostas, as obras serão licitadas pela Prefeitura, mas ainda não há prazo
para isso ser feito.( Fonte R 7 Noticias Brasil)
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