Ao mesmo tempo que o combustível terá redução de R$ 0,13, impostos
federais de R$ 0,47 voltam a vigorar.
Enquanto a gasolina fica R$ 0,13
mais barata nas distribuidoras a partir desta quarta-feira (1º), os impostos federais
(PIS/Confins) sobre os combustíveis voltam a vigorar, de R$
0,47. Com isso, o preço do litro nos postos deve aumentar cerca de R$ 0,25,
segundo cálculo da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de
Combustíveis). Como a Petrobras anunciou a
redução do valor do combustível em 3,9%, o saldo líquido do
aumento ficou em R$ 0,34 por litro nas refinarias. Uma vez que a gasolina do
tipo A representa 73% da mistura (os outros 23% são etanol anidro), o aumento
nas bombas é menor, de R$ 0,25 por litro, explica o presidente da Abicom,
Sergio Araújo. No entanto, a cadeia de distribuição tem liberdade para definir
os preços que serão cobrados nos estabelecimentos. Por isso, o valor ao
consumidor final poderá variar. No último levantamento da ANP
(Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), entre 19 e 25 de fevereiro, o preço médio da gasolina nos
postos era de R$ 5,08 por litro. No entanto, a cadeia de distribuição
tem liberdade para definir os preços que serão cobrados nos estabelecimentos.
Por isso, o valor ao consumidor final poderá variar. No último levantamento da ANP
(Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), entre 19 e 25 de fevereiro, o preço médio da gasolina nos
postos era de R$ 5,08 por litro. Fim da
desoneração A gasolina e o etanol terão a volta da combrança de alíquotas de
PIS e Cofins a partir desta quarta-feira (1º). O governo federal anunciou a
reoneração de R$ 0,47 na gasolina e de R$ 0,02 no etanol. Já o diesel e o
gás de cozinha continuam com os tributos zerados até dezembro deste ano.Em 1º
de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma MP para
prorrogar a desoneração. A medida foi adotada inicialmente por seu antecessor,
Jair Bolsonaro (PL), em 2022, na tentativa de conter a escalada de preços nas
bombas em ano eleitoral. O fim da desoneração sobre gasolina e etanol ameniza o
impacto nas contas públicas e recupera a arrecadação em R$ 28,9 bilhões neste
ano, segundo cálculos do governo. "Essa reoneração é inevitável, não tem
outro jeito", avalia Sergio Araújo, da Abicom. "Lembrando que a
origem de todo esse problema foi a desoneração feita no ano passado, num
período eleitoral, que impactou muito a receita do governo." Araújo
acredita que o efeito para o consumidor não será muito grande, porque a
Petrobras tinha uma defasagem e conseguiu fazer a redução dentro da sua
política de preço, sem interferência governamental. Com isso, ele espera que o
aumento na bomba seja de R$ 0,25 ou no máximo de R$ 0,26. "Acho
que o governo foi feliz ao encontrar uma solução e não repassar 100% do PIS e
Cofins que era cobrado antes. Com isso, mantém o estímulo previsto para a
transição energética, favorecendo o biocombustível em relação ao combustível
fóssil. Acho que isso foi uma medida possível", acrescenta. Recuo nas distribuidoras A partir
de hoje, o preço médio de venda de gasolina A da Petrobras para as
distribuidoras passará de R$ 3,31 para R$ 3,18 por litro. Já para o diesel
A, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$
4,10 para R$ 4,02 por litro, uma redução de R$ 0,08 por litro, ou 1,9%. "Considerando
a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a
composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no
preço ao consumidor será, em média, de R$ 2,32 por litro vendido na bomba",
disse a companhia em nota. Mas o impacto da redução do preço nas distribuidoras
não é imediato nas bombas de gasolina. Para consumidor, o efeito costuma
demorar cerca de duas semanas. Contas
públicas Para Francisco Raeder, doutorando em economia da UFF (Universidade
Federal Fluminense), o fim da desoneração dos combustíveis, no curto prazo,
deve contribuir com o aumento da inflação. No entanto, será positivo para as
contas do governo."No curto prazo, então, o efeito pode ser negativo por
causa do impacto na inflação. No entanto, no médio prazo, o fim da desoneração
pode ser benéfico para as contas públicas, já que aumenta a arrecadação. Essa
melhoria nas contas públicas pode, inclusive, provocar reduções na taxa de
juros da economia, o que é benéfico. Então, embora seja negativo no curto
prazo, o fim da desoneração pode ser positivo no longo prazo", avalia
Raeder.Segundo o economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, a volta dos
impostos, principalmente na gasolina, vai gerar um impacto de aproximadamente
R$ 13 bilhões nos próximos dez meses."A medida é correta, em linha com o
que o mercado financeiro esperava. O principal problema do país hoje são as
expectativas fiscais. A gente precisa corrigir a questão das receitas dos
governos. E essa reoneração dos tributos federais, sobretudo da gasolina, vai
gerar um impacto de aproximadamente R$ 13 bilhões nos próximos dez meses. É uma
medida bastante positiva", afirma Imaizumi.Ele também destaca o efeito
positivo em relação ao meio ambiente, por causa do etanol. "Essa medida
está alinhada não só do ponto de vista econômico, mas também do ponto de vista
do meio ambiente", conclui o economista.( Fonte R 7 Noticias Brasil)
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