O sistema atende requisitos do Ministério da Saúde como o uso das cores da Classificação de Risco A UPA –
Unidade de
Pronto Atendimento Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás, conta agora com
um novo sistema de gestão de fluxos que garantirá mais agilidade ao atendimento
dos usuários na unidade. A implementação da ferramenta faz parte do processo de
modernização da UPA deflagrado pela Prefeitura Municipal em parceria com o ISAC
– Instituto Saúde e Cidadania. Com isso,
a emissão de senhas passa a ser automática e feita a partir de um painel
eletrônico de chamada de paciente e triagem, que prioriza os atendimentos de
acordo com a gravidade dos casos, com base nos critérios de Classificação de
Risco. Dentre os benefícios, destaca-se a redução das filas e do tempo de
espera de atendimento na unidade. Assistência integrada e humanizada Segundo Wallace Vasconcelos, da área de
Qualidade da UPA, o sistema permite maior integração entre as equipes
envolvidas nos processos de atendimento. “O sistema prioriza um atendimento
mais humanizado. Com base na Classificação de Risco, a queixa e os sinais
vitais dos pacientes são avaliados antecipadamente para que possamos dar
celeridade ao atendimento. Cada módulo dessa classificação estabelece um tempo
máximo para os atendimentos, que vai de imediato até quatro horas, e então é
disparado um cronômetro”, explicou Wallace. A Sala Vermelha também é integrada
ao totem de senhas e a Farmácia dispõe de uma tela com as prescrições, para
facilitar a dispensação. Mais transparência A ferramenta traz ainda importantes
benefícios para a gestão da unidade. O sistema gera automaticamente o registro
de todos os procedimentos executados, bem como o faturamento deles, o que
confere maior transparência e segurança aos indicadores assistenciais. Ele permite, ainda, a geração dos relatórios estatísticos e gerenciais em tempo
real. “O sistema automatizado e integrado
proporciona uma análise ampla, assertiva e em tempo real de cada setor da UPA.
Esses indicadores subsidiam a gestão da unidade na tomada de decisões de
maneira ágil e preventiva, evitando a formação de possíveis gargalos que
comprometam a fluidez dos processos que impactam na qualidade da assistência”,
explicou Fábio Galvão, gestor de Tecnologia da Informação do ISAC. Novo
fluxo Com a implantação da ferramenta, um novo fluxo será adotado para
acolhimento dos pacientes na UPA Mansões Odisséia. Ao chegar na unidade, o
paciente deve retirar a senha no totem que fica localizado no hall de entrada. A
senha será chamada em um painel eletrônico e o paciente será conduzido à sala
de Classificação de Risco, quando passará os seus dados pessoais à equipe da
UPA e será avaliado preliminarmente pela Enfermagem, de acordo com o grau de
gravidade. Então, o paciente receberá uma pulseira colorida que deve ser
colocada no braço esquerdo ou, caso seja bebê, no tornozelo esquerdo. Após passar
pela sala de Classificação de Risco, a senha do usuário será chamada mais uma
vez para que ele possa completar seu registro na Recepção. Ao final do
cadastro, o paciente receberá uma pulseira branca com sua identificação. Ela
deve ser usada no braço direito e, no caso de ser um bebê, no tornozelo
direito. Com a mesma senha o paciente será chamado para ser atendido nos
consultórios médicos. Cores da Classificação de Risco Vermelho Significa
emergência, caso gravíssimo que precisa de atendimento imediato. Laranja Significa
muito urgente, caso grave e com alto risco de complicações. O paciente deve ser
atendido em até 10 minutos. Amarelo Significa urgência. É um caso de gravidade
moderada. O paciente precisa de assistência rápida, porém, pode aguardar até
uma hora para ser atendido. Verde Significa pouco urgente. O quadro clínico
apresenta baixo risco de agravamento. Assim, o paciente pode ser atendido em
até duas horas. Azul Significa não urgente. São casos livres de risco de
agravamento da saúde. O paciente pode ser atendido em até quatro horas ou ser
encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde. Sobre a unidade Localizada
na região central de Águas Lindas de Goiás, a UPA Mansões Odisséia conta com
equipes completas e qualificadas para acolhimento das demandas de urgência e
emergência nas áreas de Clínica Médica e Pediatria. (Atenciosamente,
Ana Negreiros | Gestora de Comunicação |
Telefone: (63) 9 91086543 //
(61) 3547-8324 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário