O projeto faz parte de uma iniciativa da União Europeia para tornar viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas.
A Europa está construindo um túnel imerso entre a Dinamarca e Alemanha que deve se tornar o mais longo do tipo no mundo. A estrutura terá 18 quilômetros de extensão e ligará a ilha dinamarquesa de Lolland e a região alemã de Schleswig-Holstein, economizando cerca de 160 km de viagem para trens e carros. O projeto faz parte de uma iniciativa da União Europeia para tornar viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas, reduzindo a necessidade de deslocamentos de avião. “É um projeto importante, que vai unir o norte ao sul da Europa”, afirmou o ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen. A obra não se trata do túnel subaquático mais longo do mundo, o título pertence au Eurotúnel, com 37,9 km entre França e Reino Unido, o novo túnel do Estreito de Fehmarn será o mais longo do tipo imerso já construído. A diferença entre os dois é a técnica. O Eurotúnel foi escavado por perfuradoras abaixo do leito marinho, o de Fehmarn está sendo feito com seções de concreto pré-moldadas em terra firme, que depois são colocadas no fundo do mar e conectadas como peças de um quebra-cabeça. As partes serão colocadas a cerca de 12 metros de profundidade. Cilindros hidráulicos vão ajudar a unir os blocos, enquanto vedações de borracha devem evitar infiltrações. Para a construção, são usadas a maior draga e a maior usina de concreto do mundo. De acordo com a empresa responsável pelo projeto, a Femern A/S, a construção do túnel vai usar uma quantidade de aço equivalente à necessária para erguer 50 Torres Eiffel. O custo estimado da obra é de 7,5 bilhões de euros (R$ 48,4 bilhões).(Fonte Jornal Opção Noticias Internacional)
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