Nuvem gigante reproduz imagem de '
cogumelo' da bomba atômica em MG
Imagens registradas em Passos (MG) intrigaram moradores.
Segundo pesquisadora, esse tipo de fenômeno é comum nesta época.
4 comentários
Imagens registradas por um fotógrafo de Passos (MG) deixaram os moradores da cidade integrados nas redes sociais. As fotos mostram uma nuvem cuja forma é semelhante à nuvem de fumaça produzida durante a explosão da bomba atômica. As imagens foram feitas por volta de 19h30 do último sábado (11) no bairro Jardim Umuarama. Por mais de 15 minutos, o fotógrafo registrou o que parecia ser uma concentração de nuvens.
"Eu vi aquela nuvem grande e me assustei. Parei o carro logo e vim tirando as fotos. Fiquei uns 15 minutos tirando essas fotos", conta o fotógrafo Jéfferson Vicente Tavares.
A princípio o fotógrafo chegou a pensar que a nuvem se tratava de uma queimada provocada por uma usina açucareira da cidade. No entanto, a hipótese foi descartada pela Polícia Militar Ambiental.
As imagens também foram analisadas por Ana Maria Heuminki de Ávila, pesquisadora do Cepagri, o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à agricultura. Segundo a pesquisadora, a imagem nada mais é do que uma nuvem gigante, responsável por chuvas fortes que acontecem principalmente nesta época do ano.
"Na verdade a gente está vendo ali uma nuvem que teve o seu desenvolvimento vertical e cessou, ou seja, ela não consegue se tornar uma nuvem mais poderosa, que possa provocar uma tempestade mais intensa por exemplo. A gente pode ver uma nuvem bem localizada. Onde ela está, ela é capaz de provocar chuvas, mas se ela tivesse potencial para subir na atmosfera, ela teria potencial para uma tempestade mais severa", explica a pesquisadora.
No sábado, no horário em que as fotos foram tiradas, choveu forte em São João Batista do Glória(MG), cidade que fica próximo a Passos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário