O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
aprovou, em novembro, proposta estabelecendo regras para a formação continuada
dos professores da educação básica. Pelo
texto, ela se fará por meio de:
- cursos
e programas de atualização, extensão, aperfeiçoamento e de pós-graduação
lato e stricto sensu, oferecidos por instituições de educação superior,
organizações especializadas ou órgãos formativos das redes de ensino, de
acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo
Conselho Nacional de Educação e demais normas específicas; e
- atividades
estruturadas de estudos e aprofundamento, realizadas no espaço escolar e
conduzidas por professores formadores experientes, da própria rede de
ensino, exercendo o papel de mentores ou tutores.
Ainda segundo a proposta, essa atuação como
professor formador será considerada, para todos os efeitos, como atividade
docente e será valorizada na avaliação de desempenho para a progressão
funcional. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Professor
Alcides (PL-GO) ao Projeto de Lei 4806/23, do deputado Kim Kataguiri
(União-SP). Legislação atual O texto insere as regras na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Hoje a lei já determina que a União, o Distrito Federal, os estados e os
municípios, em regime de colaboração, promovam a formação inicial, a continuada
e a capacitação dos profissionais do magistério. Já resolução (1/20) do
Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes curriculares nacionais para
a formação continuada de professores da educação básica, compreendendo diversos
meios, como cursos de atualização, extensão, aperfeiçoamento, especialização,
mestrado, doutorado, oferecidos por instituições de educação superior,
organizações especializadas ou órgãos formadores das redes de ensino, bem como
atividades desenvolvidas na escola, como grupos de estudo. Professor
educador “O espaço escolar pode e deve ser valorizado para o
desenvolvimento de estratégias de formação continuada”, afirmou o relator, que
apoiou o texto, mas fez ajustes. “É
muito interessante a proposta de valorização do ‘professor educador’, isto é,
aquele que contribui para a qualificação de seus colegas, transmitindo saberes,
experiências e conduzindo estudos de aprofundamento”, avaliou deputado Professor
Alcides. Próximos passos A proposta será analisada ainda, em
caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos
senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem
- Lara Haje Edição - Marcia Becker Fonte: Agência Câmara de Notícias