QUEM FOI PAULO FREIRE
Paulo Freire (1921-1997) foi um
educador brasileiro, criador do método inovador no ensino da
alfabetização para adultos. Seu método foi levado para diversos países. Paulo
Freire nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Origem:
primeiros anos de vida Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia
Militar, e de Edeltrudes Neves Freire, Paulo morou na cidade do Recife até
1931. Depois desse período foi viver no município vizinho de Jaboatão dos
Guararapes, onde permaneceu durante dez anos. Formação Paulo Freire iniciou o
curso ginasial no Colégio 14 de Julho, no centro do Recife. Com 13 anos perdeu
o seu pai e coube a sua mãe a responsabilidade de sustentar todos os 4 filhos.Sem
condições de continuar pagando a escola, sua mãe pediu ajuda ao diretor de
Colégio Oswaldo Cruz, que lhe concedeu matrícula gratuita, o transformou
em auxiliar de disciplina, e posteriormente em professor de língua portuguesa.
Em 1943 Paulo Freire ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Carreira
Depois de formado, Paulo Freire continuou atuando como professor de português
no Colégio Oswaldo Cruz e de Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da
Universidade Federal de Pernambuco. Em 1947 foi nomeado diretor do setor de
Educação e Cultura do Serviço Social da Indústria. Em 1955, junto com outros
educadores fundou, no Recife, o Instituto Capibaribe, uma escola inovadora que
atraiu muitos intelectuais da época e que continua em atividade até
os dias de hoje. Livro Pedagogia do oprimido O livro lançado por
Paulo Freire em 1968 é das mais importantes obras de educação do mundo e foi
construído a partir da sua experiência como educador vivida durante os anos
passados no Chile. Livro Pedagogia da autonomia A obra Pedagogia
da autonomia: saberes necessários à prática educativa foi a última
obra publicada em vida pelo educador. Ao longo do livro o pedagogo resume as
questões que o motivaram ao longo da vida e discute aspectos chave da
educação como, por exemplo, o fato de que ensinar não é apenas transferir
conhecimento. Frases de Paulo Freire A
Educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em
prática. A alegria não chega apenas no
encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender
não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a
sociedade muda. Ninguém educa ninguém, ninguém educa
a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para
a sua própria produção ou a sua construção. Ninguém
ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós
ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. Método de
Alfabetização Paulo Freire Preocupado com o grande número de adultos
analfabetos na área rural dos estados nordestinos - que formavam consequentemente
um grande número de excluídos - Paulo Freire desenvolveu um método de
alfabetização. Sua proposta de ensino estava baseada no vocabulário do
cotidiano e da realidade dos alunos: as palavras eram discutidas e colocadas no
contexto social do indivíduo. Por exemplo: o agricultor aprendia as palavras,
cana, enxada, terra, colheita, etc. Os alunos eram levados a pensar nas
questões sociais relacionadas ao seu trabalho. A partir das palavras base é que
se ia descobrindo novos termos e ampliando o vocabulário. O primeiro projeto
usando o método de Alfabetização Paulo Freire A iniciativa do educador foi
aplicada pela primeira vez em 1962 na cidade de Angicos no sertão do Rio Grande
do Norte, quando foram alfabetizados 300 trabalhadores da agricultura. O
projeto ficou conhecido como “Quarenta horas de Angicos”. Os fazendeiros da
região chamavam o processo educativo de “praga comunista”. A ditadura militar e
o exílio Com o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi acusado de agitador e
levado para a prisão onde passou 70 dias. Em seguida, após ser libertado, se
exilou no Chile. Durante cinco anos desenvolveu trabalhos em programas de
educação de adultos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária. Em 1969, Paulo
Freire lecionou na Universidade de Harvard. Durante dez anos, foi consultor
especial do Departamento de Educação do Conselho Municipal das Igrejas, em
Genebra, na Suíça. O educador viajou por vários países dando consultoria
educacional. O regresso ao Brasil Em 1980, com a anistia, Paulo Freire retornou
ao Brasil, estabelecendo-se em São Paulo. Foi professor da UNICAMP, da PUC e
atuou como Secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo na gestão de Luísa
Erundina. Reconhecimento Por seu trabalho na área educacional, Paulo Freire foi
reconhecido mundialmente. Ele é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris
Causa de diversas universidades. Ao todo são 41 instituições, entre elas,
Harvard, Cambridge e Oxford. Livros de Paulo Freire,Educação Como
Prática da Liberdade (1967),Pedagogia do Oprimido (1968),Cartas
à Guiné-Bissau (1975),Educação e Mudança (1981),Prática
e Educação (1985),Por Uma Pedagogia da Pergunta (1985), Pedagogia
da Esperança (1992),Professora Sim, Tia Não: Carta a Quem Ousa
Ensinar (1993),À Sombra Desta Mangueira (1995),Pedagogia
da Autonomia (1997) Vida pessoal Em 1944 Paulo Freire se casou com
Elza Maria Costa de Oliveira, professora primária, com quem teve cinco filhos. Após
a morte de sua primeira esposa, casou-se com Ana Maria Araújo Freire, conhecida
como Nita Freire, uma ex-aluna do Colégio Oswaldo Cruz. Morte Paulo Freire
faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997, vítima de insuficiência
cardíaca.( Fonte Google pesquisa)