CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 22 de novembro de 2022

VIDANEWS - Câmara terá sessão solene para homenagear mulheres que lutam por outras mulheres.

 

Câmara Municipal de Anápolis realiza sessão solene nesta quarta-feira,23, sessão solene para outorga da Comenda Vereadora Francisca Miguel.

O evento está marcado para às 19 horas, no plenário Teotônio Vilela, na Avenida Jamel Cecílio, Bairro Jundiaí. A Comenda Vereadora Francisca Miguel foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 956, de 14/12/2021, por iniciativa da vereadora Andreia Rezende, com apoio dos demais vereadores.A solenidade acontece no mês em que se comemora o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A comenda leva o nome de Francisca Miguel. Ela nasceu em 25 de agosto de 1917, no distrito de São Francisco das Chagas, município de Jaraguá (GO). Filha de Antônio Miguel e Maria Nacrut Miguel, imigrantes libaneses. A família se mudou para Anápolis no final da década de 1910. Ainda na adolescência Francisca Miguel se tornou professora. Foi professora em várias escolas, entre elas na Escola Normal, Colégio Dom Bosco, Ginásio Arquidiocesano Municipal (atual Colégio São Francisco), Colégio Couto Magalhães. Foi a primeira diretora da Escola Técnica de Comércio de Anápolis.Em 1947, a professora Chiquinha Miguel – como era carinhosamente conhecida – foi a primeira mulher eleita vereadora na história de Anápolis.Como legisladora criou o Ginásio Municipal de Anápolis (atual Colégio Estadual Antensina Santana). E colaborou no projeto de instalação do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida. Em 1958 concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal de Goiás.Em seguida se transferiu para Brasília onde assessorou vários parlamentares goianos e ministros de Estado. Faleceu em 1992 em Anápolis. Seu nome foi dado a uma escola municipal no Jardim das Oliveiras.( Fonte Jornal Contexto Goiás )

 

 

 

Nenhum comentário:

Veja quem tem direito ao 13º proporcional e como calcular o valor.

  O valor é calculado com base nos meses com registro em carteira -os meses em que houve pelo menos 15 dias de trabalho também entram nesse ...