Pro-Goiás já atraiu mais de 20 empresas. Governo
amplia segmentos
Pro-Goiás já atraiu mais de 20 empresas. Governo
amplia segmentos
Trabalhador
com jornada reduzida deve receber 13º e férias integrais
Trabalhadores com jornada de trabalho reduzida devem
receber férias e 13º salários com base na remuneração integral.
No caso dos contratos suspensos, o pagamento será proporcional, considerando os
meses em que houve 15 dias ou mais de trabalho. A
conclusão está em nota técnica produzida pela Secretaria de Trabalho do
Ministério da Economia que analisa os efeitos dos acordos de
suspensão do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e de
salário, por meio do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda
(BEM). O programa foi lançado pelo governo federal como uma das medidas para
enfrentar a crise gerada pela pandemia de covid-19. Para responder a
questionamentos sobre o pagamento de férias e 13° salário para trabalhadores
incluídos no BEM, a secretaria produziu a nota técnica. Segundo a nota,
trabalhadores com jornada de trabalho reduzida devem receber as parcelas de 13º
e férias com valor integral. “Esta regra deve ser observada especialmente nos
casos em que os trabalhadores estiverem praticando jornada reduzida no mês de
dezembro”, diz a secretaria. De acordo com a legislação, o 13º salário
corresponde a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço.Para
os contratos suspensos, os períodos de suspensão não devem ser computados como
tempo de serviço e para cálculo de 13º. A exceção é para os casos em que os
empregados prestaram serviço por mais de 15 dias no mês, que já estão previstos
na legislação vigente, favorecendo, assim, o trabalhador. A partir de 15 dias
de trabalho o cálculo do 13º é feito como se fosse um mês integral.“A
diferenciação ocorre porque, na redução de jornada, o empregado permanece
recebendo salário, sem afetar seu tempo de serviço na empresa, o que permite
computar o período de trabalho para todos os efeitos legais. Com a suspensão
dos contratos de trabalho, no entanto, a empresa não efetua pagamento de
salários e o período de afastamento não é considerado para contagem de tempo de
serviço, afetando assim o cálculo das férias e do 13º”, diz a secretaria.(
Fonte Jornal Contexto)
Prefeito
eleito Dr Lucas e equipe se reúne com atual gestão para tratar da transição de
governo
Na manhã desta quarta feira(2), o prefeito eleito Dr Lucas e equipe, esteve reunido com a atual gestão para tratar da transição de governo. Na reunião esteve presente também o atual prefeito Hildo do Candango, o atual vice prefeito Jiribita e o chefe de gabinete Rubão.Dr Lucas acompanhado de seu vice prefeito eleito Jorge Amaro, tratou de temas importantíssimos na transição de governo e Hildo do Candango se mostrou solicito e aberto a que a transição ocorra de forma transparente."Prefeito eleito Dr Lucas e equipe se reúne com atual gestão para tratar da transição de governo.Na manhã desta quarta feira(2), o prefeito eleito Dr Lucas e equipe, esteve reunido com a atual gestão para tratar da transição de governo. Na reunião esteve presente também o atual prefeito Hildo do Candango, o atual vice prefeito Jiribita e o chefe de gabinete Rubão.Dr Lucas acompanhado de seu vice prefeito eleito Jorge Amaro, tratou de temas importantíssimos na transição de governo e Hildo do Candango se mostrou solicito e aberto a que a transição ocorra de forma transparente."Um governo pensado para o bem do povo, este tem sido o meu objetivo desde que recebi a grande missão de representar a minha cidade.E agora, próximo de passar esta responsabilidade à outro, quero fazer o possível para que a cidade continue evoluindo, e para isso, temos nos preparado para entregar uma prefeitura em pleno funcionamento, sem dívidas, com obras em andamento e uma boa estrutura.Acredito que ao fazer isso, quem ganha é o povo, é a cidade. Por isso, elegemos equipes para realizar esta transição e nos reunimos com a equipe do prefeito eleito, para tratar dos detalhes da transferência de poder, e assim escolher a melhor maneira de fazer este processo."Hildo do CandangoUm governo pensado para o bem do povo, este tem sido o meu objetivo desde que recebi a grande missão de representar a minha cidade.E agora, próximo de passar esta responsabilidade à outro, quero fazer o possível para que a cidade continue evoluindo, e para isso, temos nos preparado para entregar uma prefeitura em pleno funcionamento, sem dívidas, com obras em andamento e uma boa estrutura.Acredito que ao fazer isso, quem ganha é o povo, é a cidade. Por isso, elegemos equipes para realizar esta transição e nos reunimos com a equipe do prefeito eleito, para tratar dos detalhes da transferência de poder, e assim escolher a melhor maneira de fazer este processo." Hildo do Candango
Agropecuária criou mais de 5,7 mil novos empregos formais em Goiás
Apesar do ano
atípico, por causa da pandemia da Covid-19, a agropecuária goiana mantém saldo
positivo de contratações em 2020. No acumulado de janeiro a outubro, foram
contabilizados 22.550 novos empregos formais no Estado de Goiás, sendo 5.758 na
agropecuária (dentro da porteira).O número referente ao campo representa 25,5%
das novas vagas, de acordo com análise feita pela Gerencia de Inteligência de
Mercado da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com
base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),
divulgados pelo Ministério da Economia.Dentro do agronegócio, no “depois da
porteira”, destacam-se as novas vagas criadas pela indústria de alimentos.
Foram criadas 4.794 vagas, sendo 2.209 empregos formais gerados na atividade de
abate e produção de carnes; 1.198 novos empregos formais gerados na fabricação
de conservas de frutas, legumes e outros vegetais; e 1.018 novos empregos
formais foram gerados na fabricação de açúcar.( Fonte Jornal Contexto)
Conheça
a anapolina Cinthia Ribeiro, única mulher eleita entre as capitais
Ana
Rita Noronha
Natural de Anápolis,
Cinthia Ribeiro (PSDB), de 43 anos, venceu em Palmas (TO) e será a única
prefeita de capital. Cinthia, inclusive, foi reeleita ainda no primeiro turno,
com 36,24% dos votos. A anapolina é formada em fonoaudiologia pela Universidade
Paulista (Unip), em Brasília, empresária e pós-graduada em Direito e em seus
discursos fala que combate a corrupção. Nas redes sociais, Cinthia comentou a
vitória e falou sobre ser a única mulher eleita nas capitais.“Olho ao redor e
vejo … sou a única mulher eleita prefeita de Capital. O eleitor é soberano e
sua escolha deve ser respeitada. Essa condição só aumenta a minha
responsabilidade, não tenho dúvidas. Estou confiante, segura e disposta a fazer
a melhor gestão que PMW já conheceu”, completa.Atualmente, além de prefeita da
capital, é também presidente estadual do PSDB no Tocantins. A tucana ocupa
ainda o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais da Federação
Nacional dos Prefeitos (FNP).Ela foi casada com o senador João Ribeiro até
a morte dele, em dezembro de 2013, e tem um filho de 13 anos. Cinthia,
atualmente, está noiva de Eduardo Montoan.( Fonte Jornal Contexto)
Nova polêmica envolve a Aurora, empresa da
licitação do Porto Seco
Uma
reportagem publicada pelo Estadão, no dia 27/11 último, assinada pelo
jornalista Patrick Camporez, revela mais uma situação polêmica envolvendo a
Aurora da Amazônia, empresa que participa da licitação do Porto Seco,
localizando dentro do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA).Segundo a
reportagem, para atuar na intermediação num processo para a aquisição de um
terreno em Anápolis de propriedade do DNIT, uma empresa de logística teria pago
cerca de R$ 200 mil aos irmãos de um servidor graduado do Ministério da
Infraestrutura, ao qual a autarquia está vinculada. Conforme sustenta a matéria
do Estadão, as tratativas para a aquisição da área teriam começado no ano
passado.Trata-se de uma área de 301 mil metros quadrados, que está no radar da
Aurora da Amazônia Terminais e Serviços, que participa da licitação do Porto
Seco de Anápolis. A referida área, localizada às margens da Ferrovia Norte-Sul,
está avaliada em aproximadamente R$ 90 milhões. “Para negociar com o Dnit um
contrato de compra ou de concessão do imóvel por 30 anos, a Aurora contratou a
Rayzel Consultoria, que pertence a Célio Cezar Ramos e tem como representante
Mauro Ramos. Os dois são irmãos de Cacio Antonio Ramos, assessor do Ministério
da Infraestrutura que, em 2017, assinou documento autorizando a transferência
do terreno da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) para o âmbito do Dnit.
Graças a isso, a área ficou disponível para que o Dnit pudesse usá-lo em
projetos ferroviários”, destaca a reportagem.Ao Estadão, Mauro Ramos confirmou
o recebimento dos R$ 200 mil para a intermediação, entretanto, apontou que não
há qualquer irregularidade no contrato. Ele também negou que o serviço prestado
seja de lobby.O Estadão registra que além do pagamento de R$ 200 mil pela
intermediação, o contrato prevê um bônus de 5% caso o negócio seja fechado e
que, para fazer o pagamento aos irmãos César e Mauro Ramos, o Grupo Aurora
teria escolheu uma outra empresa, a Roberta Serviços e Investimentos Ltda, que
consta como contratante no contrato com a Rayzel Consultoria. Conforme dados da
Receita Federal, a Roberta Serviços tem como sócia a MPD Alcor Empreendimento e
Participações, comandada por cinco integrantes da família Di Gregório, que são
os mesmos donos do Grupo Aurora. O terreno que está no centro dessa questão,
virou alvo da Aurora, pelo fato de o grupo perder outra área que, inicialmente,
ofereceu à Receita Federal.Por meio de nota, conforme a reportagem do Estadão,
o Grupo Aurora disse, sem mencionar a sua subsidiária, que não possui nenhum
contrato assinado com a Rayzel Consultoria e que “desafia quem quer que seja a
apresentá-lo”. “A empresa ressalta que vem sendo vítima de seguidos ataques
infundados, em especial de empresa concorrente em um processo de licitação para
a exploração do porto seco.”Questionado acerca da situação envolvendo a área, o
DNIT informou na reportagem que a mesma será devolvida à Secretaria do
Patrimônio da União (SPU), apontando que, após análise técnica, não foi
identificada uma destinação dessa área por parte da autarquia, daí, a
devolução. Mas, não ficou claro, ainda conforme a reportagem, se no âmbito da
SPU poderá ter continuidade um eventual processo de cessão.( Fonte Jornal
Contexto)
CAOA anuncia investimento de R$ 1,5 bi. Caiado cita
logística e possível vinda de Bolsonaro
O
governador Ronaldo Caiado esteve em Anápolis na tarde desta segunda-feira,
23/11, para juntamente com o presidente da CAOA, Mauro Correia, e outros
membros da diretoria da montadora, anunciar os investimentos que serão
realizados na planta de Anápolis, nos próximos cinco anos, na casa de R$ 1,5
bilhão. Os investimentos programados pela companhia são um reflexo da lei
sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que garantiu a
inclusão da região Centro-Oeste na política de incentivos fiscais, garantindo a
possibilidade de a empresa ter competitividade, principalmente, em relação aos
mercados do Norte e Nordeste do País. “A CAOA é
uma empresa cem por cento nacional, com parceiros no exterior. É uma empresa
verde e amarela, que sempre acredita nas suas operações”, comemorou o
presidente da montadora, Mauro Correia. Segundo ele, essa crença é que tem
levado a companhia a fazer os investimentos. Conforma adiantou, a CAOA já se
prepara para colocar mais dois veículos na linha de produção em Anápolis: o
Tigo 8 e o Arrizo 6. “os benefícios fiscais federais nos garantem
continuar investindo”, acrescentou Mauro Correia, anunciando o valor de R$ 1,5
bilhão que ocorrerá na planta de Anápolis, projetando a geração de cerca de
dois mil empregos diretos e cerca de 20 a 25 mil indiretos nos próximos cinco
anos. A intenção é, nesse período, trazer mais 10 carros novos, com modelos
novos e renovação, bem como investimento em projeto de eletrificação e novas
marcas. E, também, a ampliação de 101 para 150 as lojas de revenda das marcas
produzidas pela CAOA- Hyundai e Chery. Com os investimentos, de acordo com o
presidente da CAOA, haverá um “adensamento da cadeia produtiva”, com a redução
de custos de logística e a atração de empresas fornecedoras, além de
investimentos na formação profissional. “Todos os nossos executivos começaram
no chão de fábrica. Isso é um orgulho para nós”, ressaltou Mauro Correia,
adiantando que a empresa está fortalecendo a parceria com as universidades
goianas, sendo que dois importantes projetos estão em desenvolvimento de
patente, nas áreas de combustíveis e eficiência energética. O prefeito Roberto
Naves pontuou em sua fala a importância das parcerias, citando que a própria
CAOA fez a doação de dois caminhões que, hoje, ajudam a distribuir cestas
básicas, bem como verduras e frutas para a população mais necessitada. Ele
também destacou o esforço do governador Ronaldo Caiado, em trabalhar para não
deixar que Goiás ficasse de fora dos incentivos para o setor automotivo.( Fonte
Jornal Contexto)
Goiás e Espírito Santo estudam projeto de ampliação
da Ferrovia Centro-Atlântica
Os
governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Espírito Santo, Renato Casagrande,
debatem a construção de um novo corredor de escoamento que deve ser apresentado
ao Governo Federal no início de 2021.“Teremos custo e trajeto menores e ainda
um porto que tem capacidade de receber grandes navios”, destacou o governador
goiano Ronaldo Caiado, que recebeu, na manhã desta segunda-feira, 23/11, no
Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, o colega do Estado do Espírito Santo,
Renato Casagrande. Na oportunidade, eles discutiram projeto para a construção
do Corredor Centro-Leste que traria benefícios para os dois estados e Minas
Gerais. Na avaliação do governador Ronaldo
Caiado, a proposta dará maior competitividade à indústria goiana. “Oferta uma
alternativa de transporte mais barato, mais célere”, disse. Segundo estudo
apresentado pelo governo do Espírito Santo, é preciso investimento de R$ 3,1
bilhões, aproximadamente, para a efetivação do projeto, recursos que podem ser
provenientes da renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que
em Goiás tem o seu marco inicial em Anápolis. O novo trecho corresponde ao
contorno da Serra do Tigre, que vai de Patrocínio a Sete Lagoas, em Minas
Gerais. Caiado lembrou que Goiás ainda conta com outras duas
alternativas de escoamento da produção do Estado. Uma pelo Porto do Maranhão e
outra pelo de Santos. Porém, o governador destacou vantagem do Corredor
Centro-Leste, que leva ao Porto do Espírito Santo. “Teremos custo e trajeto
menores e ainda um porto que tem uma capacidade de receber grandes navios”,
ressaltou. Vantagens competitivas No
levantamento feito pelo governo do Espírito Santo, com a construção do novo
corredor, a capacidade de escoamento da produção teria um incremento de 21
milhões de toneladas por ano. Além disso, só no trecho entre Araguari (MG) e
Vitória (ES), haveria uma redução no transporte de quatro para dois dias.“Com
pouco investimento, a gente viabiliza uma logística de transporte de grãos e de
produtos industriais com muita competitividade”, afirmou Renato Casagrande. A
proposta oficial deve ser apresentada ao governo federal no início de 2021. O
governador do Espírito Santo agradeceu Caiado pela receptividade e ressaltou a
importância da união entre os Estados para consolidar o projeto. “Queremos
unificar a ação de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo em torno de um projeto
que melhore a eficiência logística do Brasil” enfatizaram. (Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás) ( Fonte Jornal Contexto)
Criança morre eletrocutada após tocar em estrutura
da decoração de Natal
Acidente ocorreu na Praça Mestre Orlando, em Caldas Novas. Garota, de 8 anos, foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos
Da
Redação-Uma menina de oito anos de idade morreu na noite da
última sexta-feira, 27/11, após receber uma descarga elétrica em Caldas
Novas. O óbito ocorreu na Praça Mestre Orlando, região central da cidade,
após a garota encostar em um poste de energia decorado com itens
natalinos.A menor chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital
Nossa Senhora Aparecida, contudo, não resistiu ao choque. O local onde a menina
sofreu a descarga elétrica foi isolado para exames periciais.Na manhã
deste sábado (28), a Prefeitura de Caldas Novas publicou
no Instagram uma nota afirmando que “está á disposição para ajudar
nas investigações da Polícia Civil“.A
Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria de Turismo, vem a público
manifestar seu profundo pesar pela fatalidade ocorrida na última sexta-feira
(27), na Praça Mestre Orlando. Uma criança, moradora do município, veio a óbito
após encostar em um poste de energia, que faz parte da decoração natalina,
deste ano. Apresentamos aqui as condolências aos familiares da criança. Salientamos
que a equipe de montagem do local, são profissionais capacitados, que realizam
esse trabalho há 10 anos.De todo modo, as investigações já começaram a ser
feitas pela Polícia Civil e a Polícia Técnico Científica, com todo suporte da
Prefeitura Municipal, que se coloca a disposição para ajudar no que for
preciso. Aguardamos o resultado das investigações.O momento agora é de
solidariedade aos familiares, a essa dor que estão vivendo. Nossos sentimentos
a todos.Destacamos que o objetivo da decoração natalina é embelezar a cidade e
promover mais um cartão postal para moradores e turistas. Entretanto,
lamentamos a tragédia ocorrida.( Fonte Jornal Contexto)
Câmara regulariza cargos em comissão e valoriza
efetivos
O
presidente da Câmara de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PP), anuncia que o
Projeto de Lei Ordinária nº 127, aprovado por unanimidade em segunda votação no
plenário na sessão ordinária desta quarta-feira (25.nov), resgata compromisso
firmado pela atual Mesa Diretora, quando de sua posse no início de 2019, de
readequar, reestruturar e quantificar os cargos que compõem a estrutura desta
Casa de Leis.Segundo Leandro Ribeiro esta iniciativa é mais que um projeto que
vai de encontro com as posturas de organização administrativa e de pessoal, e
de economia dos recursos públicos adotadas pela atual Gestão da Câmara no
biênio 2019/2020. Também atende orientações que há muito são feitas pelos
órgãos de controle externo: Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/GO) e
Ministério Público (MP/GO).A iniciativa da administração da Câmara de Anápolis,
entre outras consequências, significa redução do número de cargos comissionados,
economia financeira e possibilita a convocação de novos servidores aprovados no
mais recente concurso público realizado pelo Legislativo Anapolina. Nos dois
anos da atual Mesa Diretora, entre outras medidas, foi instituído o Controle
Eletrônico de Frequência (Ponto Eletrônico) e, mesmo ante as condições físicas
precárias do prédio atual da Câmara, proporcionou melhorias nas condições de
trabalho de servidores e vereadores.E ainda, até o final deste ano, deve somar
devoluções em montante próximo a R$ 6 mi aos cofres da Prefeitura. Estes
recursos, gerados a partir das ações de economicidade adotadas pela Gestão do
Poder Legislativo, são destinados para o auxílio nas medidas de contenção e
combate a Pandemia do Covid-19.A Câmara de Anápolis, explica Leandro Ribeiro,
mesmo motivada pelas determinações do TCM/GO e do MP/GO para proceder com a
criação de lei que tratasse do organograma geral da instituição, reajustasse os
cargos com atribuições e funções claras que cada servidores deve exercer em seus
cargos, “buscou, como sempre, utilizar dessa oportunidade para ainda mais dar
uma demonstração de legalidade, de economicidade e principalmente de
transparência”.Esta medida adotada pela administração do Legislativo, lembra
Leandro Ribeiro, cumpre inclusive Medida Cautelar do TCM/GO, que determinava
que a Câmara de Anápolis promovesse o plano de reestruturação dos cargos
efetivos e dos cargos comissionados. A adequação atende a aspectos de
quantidade e de qualidade técnica, com demonstração de que a arrecadação fiscal
atual é suficiente. ECONOMIA O
procurador geral da Câmara de Anápolis, Maurílio da Silveira Alvim Júnior
ressalta que, com a aprovação do projeto, “haverá além de economia com Gastos
de Pessoal uma diminuição de exatos 44 cargos comissionados, comparados com o
número atual de comissionados da instituição”. Leandro Ribeiro informa que a
economia anual será de R$ 1,170 milhão. A proposta de reestruturação ainda
acaba com a possibilidade de concessão de gratificações para cargos
comissionados, mantendo-se tão somente para os cargos efetivos e que por
ventura detenham uma encargo posterior de suas funções naturais de seus cargos.Neste
contexto encontram-se servidores efetivos que trabalham além de suas cargas
horárias definidas em concurso ou para os que exerçam cargo de chefia e
diretoria. E ainda para as hipóteses dos efetivos que detém encargos de serem
fiscais de contrato, considerando o acréscimo de tal responsabilidade.O
presidente da Câmara, Leandro Ribeiro conclui que tais medidas adotadas pela
atual Gestão do Poder Legislativo demonstram afinidade com o desejo da
população em ver a administração pública mais organizada, ativa e produtiva. “A
Câmara também atende a decisões dos órgãos de controle externo, como o TCM/GO,
e demonstra que utiliza o dinheiro público com transparência e economicidade”,
conclui. EFETIVOS Foi
lido em plenário e já tramita nas comissões permanentes da Câmara o Projeto de
Lei Complementar que modifica anexo e acrescenta artigo à lei que trata da
regulamentação dos cargos efetivos do Poder Legislativo. O objetivo é ampliar
garantias e condições de trabalho dos servidores que são contratados via
concurso público.( Fonte Jornal Contexto)
Trabalhadores são resgatados em condição de escravidão
Operários atuavam para uma empreiteira contratada
pela Força Aérea. Na
casa onde foram instalados, procuradores do
trabalho encontraram falta de condições mínimas de acomodação, além da falta de
comida
O grupo móvel de combate ao trabalho
escravo, que inclui auditores fiscais do trabalho e MPT (Ministério Público do
Trabalho), fez o resgate de sete trabalhadores em condições análogas à
escravidão. Eles eram responsáveis pela construção de um hangar dentro de uma
unidade da Aeronáutica.Os operários atuavam para uma empreiteira contratada
pela Força Aérea para erguer uma estrutura metálica na Base Aérea de Anápolis.
Os trabalhadores moravam em um alojamento que fica a quatro quilômetros local.
Segundo informado, eles faziam o serviço diariamente, inclusive aos sábados,
domingos e feriados com frequência. Na casa onde foram instalados, os auditores
fiscais e procuradores do trabalho encontraram falta de condições mínimas de
acomodação e de higiene, além da falta de comida.Os documentos da fiscalização
feita registram que os operários, levados de outros estados para a cidade em
Goiás, tiveram de recorrer à fritura de formigas tanajuras para matar a fome.
Imagens foram anexadas aos documentos.Os trabalhadores também afirmaram em
depoimento que precisaram usar esse recurso alimentar. O MPT (Ministério
Público do Trabalho) ajuizou uma ação na Justiça do Trabalhopedindo a rescisão
de contratos e o pagamento das verbas rescisórias, em caráter liminar (decisão
provisória).A Aeronáutica tem um contrato de R$ 15,3 milhões com a Shox do
Brasil Construções para a construção do hangar na Base Aérea de Anápolis. O
contrato foi assinado em janeiro deste ano. A reportagem questionou a
Aeronáutica sobre o episódio e aguarda uma resposta.Os telefones fixos da Shox
do Brasil, disponíveis na internet ou que constam do registro na Receita
Federal, não recebem chamadas. A estrutura metálica que era construída pelos
trabalhadores resgatados se destina a ser um espaço de manutenção do avião
cargueiroKC-390, uma das apostas da Aeronáutica em termos de logística aérea.(
Fonte Jornal Contexto)
Secretário de Saúde nega que Goiás vá perder testes
de Covid-19
O secretário estadual de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino,
diz que não procede a informação de há 43 mil testes do tipo RT-PCR para
diagnóstico de Covid-19 estocados na secretaria e que eles estão perto da data
de vencimento. Alexandrino explica que a data de validade impressa na
embalagem (dezembro de 2020) está errada e que, na parte interna do produto,
está a informação (que segundo ele é a correta) de que o produto vale até
outubro de 2023.Alexandrino diz também que a Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) e o fabricante do teste mudarão, em breve, a data de
validade impressa na embalagem para que conste a informação correta.Afirma
ainda que, mesmo que os testes se perdessem, Goiás não teria nenhuma perda
financeira porque eles foram adquiridos pelo Ministério da Saúde.( Fonte Jornal
Contexto)
Confrontos já “tombaram” mais de 20 criminosos
Ao longo deste ano, 22 pessoas perderam a vida após confrontos com a Polícia Militar na região de Anápolis. E, embora sejam pessoas e não números, essa triste realidade tem o lado daquele que sai de casa e deixa a família todos os dias para zelar da segurança da coletividade, protegendo um número maior de vidas.Para o coronel Paulo Roberto, titular do 3º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar), infelizmente, os confrontos fazem parte da rotina dos policiais. E, conforme avalia, eles se tornaram mais recorrentes pela ousadia dos bandidos, em boa partem jovens, que portam armas de alto poder de fogo, mas sem nenhum preparo para utilizá-las. “Não é como um jogo de videogame”, observa o oficial, acrescentando que alguns deles fazem questão de ostentar os armamentos em publicações de redes sociais, como forma de afrontar, não apenas a polícia, mas, a sociedade como um todo. Além disso, há outro viés nesta questão que é o enfrentamento a elementos ligados a organizações criminosas ou facções.Um fato recente ocorreu na última segunda-feira, 26/10, Uma equipe do Comando de Policiamento Especializado (CPE) confrontou-se com um elemento faccionado de alta periculosidade na cidade de Goianápolis, área de atuação do 3º CRPM. Com esse indivíduo, foram apreendidos um revólver calibre 38; um fuzil 762; coletes balísticos, ‘bananas’ de dinamite e outros objetos que, muito provavelmente, seriam utilizados para o estouro de caixas em agências bancárias. No desfecho dessa ocorrência, os bandidos trocaram tiros com os policiais. Um deles foi alvejado e veio a óbito. O outro conseguiu escapar.Um fato recente ocorreu na última segunda-feira, 26/10, Uma equipe do Comando de Policiamento Especializado (CPE) confrontou-se com um elemento faccionado de alta periculosidade na cidade de Goianápolis, área de atuação do 3º CRPM. Com esse indivíduo, foram apreendidos um revólver calibre 38; um fuzil 762; coletes balísticos, ‘bananas’ de dinamite e outros objetos que, muito provavelmente, seriam utilizados para o estouro de caixas em agências bancárias. No desfecho dessa ocorrência, os bandidos trocaram tiros com os policiais. Um deles foi alvejado e veio a óbito. O outro conseguiu escapar.( Fonte Jornal Contexto)
De acordo com a Febraban, houve aumento em cerca de 80% nas tentativas de ataques via phishing – que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos. O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Já os golpes do falso funcionário e falsas centrais telefônica cresceram na casa de 70%. Ainda de acordo com a Febraban, os bancos investem cerca de R$ 2 bilhões por ano em sistemas de Tecnologia de Informação para garantir segurança e tranquilidade dos clientes em suas transações financeiras diárias. Mas, todo esforço só terá um resultado melhor com a colaboração das pessoas, conhecendo e evitando cair nas garras dos golpistas.O gerente geral da Agência Anápolis Banco do Brasil, Leonardo Ribeiro Borges, confirma que é perceptível o aumento de fraudes neste período de pandemia. E, segundo ele, apesar dessa elevação ser constatada em todas as faixas etárias, os idosos são os principais alvos dos bandidos, por ser uma faixa mais vulnerável. Questionado sobre os casos mais recorrentes, Leonardo Ribeiro salienta que os casos envolvendo coação e violência são cada vez menos reportados pelos clientes. “A tática mais utilizada é o engano, a dissimulação onde os clientes são levados a confiar no negócio, no site, na mensagem de celular, ou mesmo na pessoa que presta algum tipo de auxílio. A isso, dá-se o nome de engenharia social”, pontua o gerente do BB. Leonardo Ribeiro informa que entre as principais orientações dadas aos clientes está a de em nenhuma hipótese compartilhar os dados, muito menos as senhas de contas e aplicativos. Nenhum banco precisa que se informe os dados. Não aceitar ajuda de estranhos. Em último caso, não entregar cartão e não digitar a senha enquanto alguém está olhando.“Ao acessar a conta, digitar dados incorretos. Se for o site oficial do banco, o cliente não conseguirá acessar e então, saberá que o site é legítimo. Mas se for uma página falsa, não continuar. Sair imediatamente e pedir um técnico para formatar o computador”, recomenda o gerente do BB. Outra orientação é jamais depositar ou transferir dinheiro para um estranho para “amarrar” um negócio. “É preferível perder uma oportunidade a perder o dinheiro e a paz”, frisa. “Muitos clientes, principalmente idosos, quando se veem envolvidos em fraudes, ficam com grande sentimento de culpa. Isso acontece porque são pessoas de bem, honestas e altruístas. Esses valores não podem se perder. Talvez tenham que ser um pouco mais desconfiadas, apenas. Precisamos mostrar que o errado é o bandido. Esse sim é que deve ser punido e retirado do convívio social”, conclui.( Fonte Jornal Contexto)
A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou nesta quinta-feira (26/11), em segunda e definitiva votação, o projeto de Lei nº 4868/2020, que atualiza os vencimentos de professores efetivos ligados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). De autoria da Governadoria, o texto propõe adequar o salário de quem recebe abaixo do piso da educação. O projeto, que altera as Leis de nº 13.909, de 25 de setembro de 2001, e a de nº 13.910, segue para sanção do governador Ronaldo Caiado.O projeto prevê a atualização salarial em 12,84%, a partir de 1º de janeiro de 2020, dos vencimentos dos cargos de professor (P-I e P-II) do Quadro Permanente e de professor assistente (PAA, PAB, PAC e PAD, do Quadro Transitório), ambos do Magistério Público Estadual. A proposta também estabelece que o pagamento retroativo a 2020 será realizado em parcela única. “Ninguém deverá ganhar menos que o piso. Então, o que o projeto prevê é o pagamento do piso de acordo com a lei”, explica a titular da Seduc, Fátima Gavioli.Ao todo, 9.836 profissionais da educação em Goiás, entre ativos e inativos, serão beneficiados com o reajuste. O impacto orçamentário e financeiro da implementação do piso salarial profissional para os profissionais do magistério, referente ao exercício de 2020, será de R$ 53.613.580,92. As despesas decorrentes da lei serão custeadas com recursos do Orçamento-Geral do Estado. A Secretaria de Estado da Economia também se pronunciou a favor da atualização. No seu posicionamento, ressaltou que, apesar da grave situação fiscal enfrentada pelo Estado e acentuada em razão da pandemia de Covid-19, o acréscimo de despesa com pessoal, no caso, está em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e conta com saldo orçamentário suficiente.O Governo de Goiás trabalha para que os servidores tenham seus pagamentos dentro do mês trabalhado e também está pagando direitos e vantagens aos profissionais que tinham a receber desde 1996. De acordo com a Lei Federal nº 173/2020, até dezembro de 2021, em seu artigo 8 destaca que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 estão proibidos de conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, além de não poderem realizar concurso público.Também voltado para a área da Educação e de iniciativa do Governo de Goiás, foi aprovado pela Assembleia, em segunda e última votação realizada na quarta-feira (25/11), o Projeto de Lei nº 4869/20, que autoriza a abertura de crédito especial à Secretaria de Estado da Educação no valor de R$ 1.370.690, para pagamento do auxílio-funeral dos servidores inativos da área. Os recursos necessários para viabilizar a despesa são decorrentes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias.(Fonte Jornal Contexto)
O ex-desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª região, Júlio César Cardoso de Brito foi condenado, no dia último dia 4, a perda de aposentadoria e ao pagamento de uma multa de R$ 15 milhões pela acusação de receber vantagens indevidas para beneficiar o o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, no âmbito da Operação Monte Carlo. Segundo relata o Ministério Público Federal de Goiás (MPF), Júlio César teria obtido vantagens patrimoniais indevidas por meio do exercício do cargo de juiz do TRT. A procuradoria descreve que o magistrado removia entraves jurídico-processuais que contrariavam os interesses da organização. Além do ex-desembargador, Carlinhos Cachoeira também foi condenado no processo ao pagamento de multa no valor de R$ 30 milhões. Além dele, seu irmão, Marco Antônio de Almeida Ramos, e um de seus principais auxiliares, Gleyb Ferreira da Cruz, também terão de restituir os cofres públicos em R$ 18 milhões e R$ 8 milhões, respectivamente.Presentinhos Na denúncia, o Ministério Público Federal (PRF) narra que o ex-desembargador recebia “vantagens patrimoniais indevidas”. Dentre os “mimos”, foram relacionados ingressos para camarotes em shows, bebidas caras, pagamentos de viagens e pagamento de dívidas na aquisição de um carro de luxo. Júlio César, narra o magistrado, realizou ações com “objetivos ilegais” e com dolo de agir contra o que prega a Constituição. Ele já havia sido aposentado compulsoriamente como pena administrativa para as ações irregulares. A sentença destaca que Marco Antônio agia não de modo impositivo, mas “sob feição familiar, com estrito laço consanguíneo” à Cachoeira. Já a Gleyb, cabia o papel de transmitir as ordens dadas pelos irmãos ao magistrado.( Fonte Jornal Contexto Ana Rita Noronha)
Uma cuidadora, de 33 anos, ocupou irregularmente a casa de uma idosa, que morreu com suspeita de covid-19 ainda em meados de março, na Espanha, e teve o corpo incinerado sem que as duas filhas soubessem. A polícia investiga o caso. Segundo informações do jornal "El Mundo", Pilar, de 75 anos, era viúva, morava sozinha e contava com a ajuda de uma assistente, Rosa, peruana, há cerca de um mês e meio. A idosa teria morrido em decorrência da covid-19 e teve o corpo cremado, sem que as duas filhas fossem informadas....Rosana, uma das filhas de Pilar, disse não acreditar na versão contada pela cuidadora e que o caso é muito pior do que se imagina. "Gostaria de saber o que se passou com a minha mãe. Também tive coronavírus e fiquei 30 dias hospitalizada. Quando soubemos de sua morte, ela já havia sido cremada", contou Rosana. "Acho que minha mãe não morreu naturalmente e vamos fazer todo o possível para esclarecer o que aconteceu. Temos indícios de que ela [a assistente] foi capaz de fazer alguma coisa", completou. Rosana contou que a sua mãe era acompanhada por uma outra cuidadora, que saiu em fevereiro. Rosa, então, foi recomendada. No início, ela trabalhava apenas duas horas por dia limpando ... ( Fonte UOL)
O Que é COVID-19-Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo corona vírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa. A COVID-19 é uma doença causada pelo corona vírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventila tório.-Quais são os sintomas-Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:Tosse,Febre,Coriza,Dor de garganta,Dificuldade para respirar, Perda de olfato (anosmia), Alteração do paladar (ageusia) ,Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia),Cansaço (astenia), Diminuição do apetite (hiporexia), Dispneia ( falta de ar).-Como é transmitido-A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:Toque do aperto de mão contaminadas;Gotículas de saliva;Espirro;Tosse;Catarro;Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.( Fonte Ministério da Saúde)
Notícia de Águas Lindas – Programa
Morar Legal proporciona segurança jurídica e dignidade para moradores de Águas
Lindas
Nesta terça-feira, 16, ás 20h, o prefeito Hildo do Candango fará uma transmissão ao vivo pelas redes sociais sobre a entrega dos certificados do Programa Morar Legal. O link será enviado aos moradores contemplados para que participem pelo celular ou computador.O Morar Legal é considerado o maior programa de regularização fundiária da região e vai beneficiar os moradores que residem em áreas irregulares, entregando a posse legal de seus terrenos a um custo zero.A regularização dos bairros de Águas Lindas sempre foi um compromisso da gestão do prefeito Hildo do Candango e agora está se tornando realidade. “Nossa meta é proporcionar mais segurança jurídica e dignidade para nossa população”, afirmou o prefeito.Os moradores dos bairros Santa Lúcia, Jardim Pérola I, Jardim Alterosa, Jardim Brasília II, Recreio Águas Lindas I e II, Jardim Recanto e Águas Bonitas II já foram contemplados pelo programa. Nesta noite, Hildo do Candango fará a entrega de mais 2 mil escrituras dos bairros Park das Águas Bonitas II, Jardim Pepita, Recreio Águas Lindas I, II e III, Jardim Águas Lindas e Jardim Recanto.Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.( Fonte Assessoria de Imprensa)
Período chuvoso traz riscos aos condutores. Saiba como agir em caso de danos causados por buracos em vias públicas. CAI EM UM BURACO, E ...