Em Anápolis golpes financeiros registram aumento durante a pandemia
De acordo com a Febraban, houve aumento em cerca de 80% nas tentativas de ataques via phishing – que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos. O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Já os golpes do falso funcionário e falsas centrais telefônica cresceram na casa de 70%. Ainda de acordo com a Febraban, os bancos investem cerca de R$ 2 bilhões por ano em sistemas de Tecnologia de Informação para garantir segurança e tranquilidade dos clientes em suas transações financeiras diárias. Mas, todo esforço só terá um resultado melhor com a colaboração das pessoas, conhecendo e evitando cair nas garras dos golpistas.O gerente geral da Agência Anápolis Banco do Brasil, Leonardo Ribeiro Borges, confirma que é perceptível o aumento de fraudes neste período de pandemia. E, segundo ele, apesar dessa elevação ser constatada em todas as faixas etárias, os idosos são os principais alvos dos bandidos, por ser uma faixa mais vulnerável. Questionado sobre os casos mais recorrentes, Leonardo Ribeiro salienta que os casos envolvendo coação e violência são cada vez menos reportados pelos clientes. “A tática mais utilizada é o engano, a dissimulação onde os clientes são levados a confiar no negócio, no site, na mensagem de celular, ou mesmo na pessoa que presta algum tipo de auxílio. A isso, dá-se o nome de engenharia social”, pontua o gerente do BB. Leonardo Ribeiro informa que entre as principais orientações dadas aos clientes está a de em nenhuma hipótese compartilhar os dados, muito menos as senhas de contas e aplicativos. Nenhum banco precisa que se informe os dados. Não aceitar ajuda de estranhos. Em último caso, não entregar cartão e não digitar a senha enquanto alguém está olhando.“Ao acessar a conta, digitar dados incorretos. Se for o site oficial do banco, o cliente não conseguirá acessar e então, saberá que o site é legítimo. Mas se for uma página falsa, não continuar. Sair imediatamente e pedir um técnico para formatar o computador”, recomenda o gerente do BB. Outra orientação é jamais depositar ou transferir dinheiro para um estranho para “amarrar” um negócio. “É preferível perder uma oportunidade a perder o dinheiro e a paz”, frisa. “Muitos clientes, principalmente idosos, quando se veem envolvidos em fraudes, ficam com grande sentimento de culpa. Isso acontece porque são pessoas de bem, honestas e altruístas. Esses valores não podem se perder. Talvez tenham que ser um pouco mais desconfiadas, apenas. Precisamos mostrar que o errado é o bandido. Esse sim é que deve ser punido e retirado do convívio social”, conclui.( Fonte Jornal Contexto)
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