CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 26 de junho de 2026

CÂMARA DOS DEPUTADOS Representantes do setor produtivo do Ceará defendem reajuste automático anual do teto do MEI.

O relator da proposta disse que há acordo com o governo para elevar o teto do MEI de R$ 81 mil para R$ 130 mil.

Representantes das federações da indústria, do comércio e de serviços do Ceará defenderam nesta sexta-feira (26) a criação de um gatilho para o reajuste anual automático do teto de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) no país. Eles participaram, em Fortaleza, do quinto seminário regional promovido pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o aumento do limite anual de faturamento do MEI, previsto no Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luís Fernando Bittencourt, afirmou que o limite anual de faturamento do MEI, fixado em R$ 81 mil desde 2018, está defasado pela inflação. Segundo ele, apenas a recomposição das perdas acumuladas elevaria esse valor para cerca de R$ 121 mil. "O MEI foi constituído em 2008, mas, desde 2018, o limite anual de faturamento é de R$ 81 mil. Só com a inflação de 2018 até 2025, que é de em torno de 45%, o teto deveria estar em torno de R$ 121 mil", afirmou. Na mesma linha, o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Lauro Filho, defendeu que a atualização do teto deixe de depender de novas leis e passe a ocorrer automaticamente com base na inflação oficial. "Se existe uma inflação oficial que norteia a política econômica do governo, por que esses limites não são automaticamente reajustados por esses índices? Não precisaria haver esse desgaste", argumentou.Informalidade O microempreendedor Everton também alertou que a ausência de uma regra permanente pode estimular a informalidade. Para ele, além de um aumento imediato do limite de faturamento, é necessário estabelecer um mecanismo de atualização anual. "Que suba pelo menos 100%, de R$ 81 mil para R$ 160 mil, porque nós não sabemos quando vai ser ajustado novamente, a não ser que seja criado um gatilho anual, pelo menos pela inflação. Senão, isso acaba levando muitos de volta para a informalidade", disse. Relatório Relator do PLP 108/21, o deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC) informou que pretende incorporar ao parecer a criação de um mecanismo de correção automática do teto de faturamento do MEI. Ele também anunciou uma medida para reduzir os impactos da eventual mudança nas regras da jornada de trabalho sobre os pequenos negócios, incluindo micro e pequenas empresas. Segundo Goetten, o relatório deverá prever a isenção da contribuição previdenciária por dois anos para os funcionários contratados em razão da adaptação às novas escalas de trabalho. "Nós queremos incluir no nosso relatório uma forma de mitigar o impacto que vai causar, principalmente nos pequenos negócios, essa alteração da jornada e da escala. A empresa que tiver que contratar mais funcionários por causa dessa transição terá isenção da contribuição previdenciária para esses trabalhadores durante dois anos", explicou. Simples Nacional O relator explicou ainda que já está pacificada com o governo a elevação do teto do MEI de R$ 81 mil para R$ 130 mil e a autorização para contratação de mais um funcionário. Goetten sinalizou, no entanto, que a atualização dos limites das seis faixas do Simples Nacional ainda está em negociação. O seminário regional foi realizado a partir de requerimento dos deputados André Figueiredo (PDT-CE) e Luiz Gastão (PSD-CE). O ciclo já passou por Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Na segunda-feira (29), o debate chega ao Rio de Janeiro (RJ). As sugestões apresentadas durante os seminários serão analisadas pelo relator para a elaboração da versão final do parecer sobre o PLP 108/21, que ainda será votado pela comissão especial antes de seguir para a apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados. Reportagem – Murilo Souza Edição – Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias





CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova obrigatoriedade de classificação de plásticos em produtos no Brasil.

Proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou proposta que dispõe sobre a classificação obrigatória de plásticos em produtos fabricados, importados ou comercializados no Brasil. A proposta também estabelece a Política Nacional de Transparência sobre Materiais Plásticos e exige a divulgação dos riscos associados à saúde e ao meio ambiente. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), a três projetos de lei: PL 1071/25, do deputado Luiz Couto (PT-PB); PL 1242/25, do deputado Jonas Donizette (PSB-SP); PL 5321/25, do deputado Rodrigo Gambale (Pode-SP). Segundo Lindenmeyer, o texto usa como parâmetro a regulamentação de embalagens e seus resíduos da União Europeia. "Em países como a França e a Coreia do Sul, já há demonstrações de que a rotulagem clara da reciclabilidade aumenta de forma substancial a eficiência das usinas de triagem automatizadas, aumentando a pureza das frações separadas", disse. A proposta incorpora as medidas à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/10). A estratégia visa aproveitar as sanções e definições já existentes na legislação. Lindenmeyer argumenta que a ausência de norma coercitiva criaria distorção de mercado, pois algumas empresas utilizam aditivos baratos e não recicláveis, prejudicando a competitividade das empresas sustentáveis. O texto aprovado inclui dois novos conceitos na política de resíduos sólidos: o índice de reciclabilidade e o design para reciclagem. O primeiro avalia o potencial de um material ser reinserido na cadeia produtiva de forma eficiente e econômica. Já o segundo orienta a concepção de produtos e embalagens com base em critérios técnicos e evidências científicas. Entre as medidas previstas no texto está também a concessão de incentivos fiscais para indústrias que utilizem materiais com comprovado desempenho ambiental ou que incorporem conteúdo reciclado pós-consumo, conforme critérios definidos no decreto sobre logística reversa de embalagens plásticas. Logística reversa Segundo a proposta, o sistema de logística reversa deverá ser adotado para produtos com embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, tendo em vista o grau e a extensão do impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados. A prática já vale para agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias, óleos lubrificantes, lâmpadas e produtos eletrônicos. O texto também determina que embalagens plásticas deverão trazer identificação do material plástico e informações sobre reciclabilidade, conforme categorias definidas em regulamento. Haverá ainda meta progressiva de conteúdo reciclado nas embalagens, com início em 10% em até cinco anos após a publicação da lei. Próximos passos A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. Reportagem – Tiago Miranda Edição – Pierre Triboli Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova diretriz de mobilidade urbana para profissionais da educação básica e superior.

O projeto continua em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana para incluir a promoção da mobilidade dos profissionais da educação básica e superior como uma diretriz federal. O objetivo é reduzir os custos com transporte para a categoria. O relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), apresentou uma nova versão (substitutivo) para o Projeto de Lei 5770/25, que foi acolhida pela comissão. O projeto inicial é do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ). O texto aprovado transforma a gratuidade – que, pelo projeto original seria obrigatória em todo o país – em uma possibilidade a ser implementada por estados e municípios. O substitutivo permite que os governos locais decidam sobre a concessão de subsídios, descontos ou gratuidades de acordo com a realidade financeira de cada região. “A imposição, por lei federal, de gratuidade no transporte público coletivo urbano e intermunicipal implica interferência na organização e na política tarifária de serviços públicos que competem aos municípios e aos estados”, explicou Ricardo Ayres. Ele disse ainda que a medida original, sem uma fonte de financiamento clara, poderia gerar pressão tarifária sobre os demais usuários. Apesar dos ajustes, Ayres defendeu a intenção da proposta. “O projeto reconhece o impacto direto dos custos de deslocamento sobre a qualidade de vida e as condições de trabalho dos profissionais da educação básica e superior.” O texto aprovado estabelece também que a União poderá oferecer apoio técnico e financeiro para auxiliar os entes federativos na execução das políticas de mobilidade para os professores. Próximos passos A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. Reportagem – Noéli Nobre Edição – Geórgia Moraes Fonte: Agência Câmara de Notícias


CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova proposta para regularização de terras ocupadas antes da criação de áreas protegidas.

Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2548/25, que garante o direito de propriedade para moradores que já ocupavam locais antes de serem transformados em áreas de proteção ambiental (APAs). A proposta assegura a posse da terra para quem ocupava esses locais de boa-fé antes da mudança no regime jurídico da área. De autoria da deputada Julia Zanatta (PL-SC), o texto altera a Lei 13.465/17, que trata de regularização fundiária. Para ter o direito garantido, as atividades desenvolvidas pelos moradores deverão ser compatíveis com as regras de conservação da unidade. O projeto deixa claro que a medida não se aplicará a unidades de proteção integral, onde a moradia humana é restrita. O relator, deputado Pezenti (MDB-SC), recomendou a aprovação da medida. “A proposição atende à necessidade de preservação ambiental e ao direito constitucional à propriedade e à moradia, promovendo justiça social e segurança jurídica para milhares de famílias brasileiras”, disse. Critérios A regularização dependerá de alguns requisitos: comprovação de ocupação legítima e contínua antes da criação da APA; exercício de posse direta e sem oposição, com destinação residencial, comercial ou produtiva compatível com a legislação ambiental; e inexistência de sentença judicial definitiva determinando a desocupação da área. APA da Baleia Franca O projeto também determina a revisão do plano de manejo da APA da Baleia Franca, em Santa Catarina, criada para proteger a baleia-franca-austral. Com a revisão, Julia Zanatta pretende estabelecer medidas de compensação ambiental para garantir a sustentabilidade da APA e ainda promover a integração das comunidades locais em sua gestão. O texto também prevê o redesenho do polígono da área. Próximos passos Antes da Comissão de Agricultura, o projeto foi rejeitado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. Agora seguirá para análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores. Reportagem – Noéli Nobre Edição – Ana Chalub Fonte: Agência Câmara de Notícias


Inmet: instabilidades provocam chuva em grande parte do país.

No Sul, o tempo firme predomina até hoje, mas instabilidades voltam a atuar sobre o Paraná no sábado. Enquanto uma massa de ar polar mantém o frio na Região Sul, temperaturas acima de 30°C continuam sendo registradas em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Achuva ganha força em parte do país entre sexta-feira (26) e sábado (27), com destaque para o litoral do Nordeste, o Amapá e áreas do Centro-Oeste e Sudeste, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).No Sul, o tempo firme predomina até hoje, mas instabilidades voltam a atuar sobre o Paraná no sábado. Enquanto uma massa de ar polar mantém o frio na Região Sul, temperaturas acima de 30°C continuam sendo registradas em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Sudeste  Segundo o Inmet, nesta sexta-feira, a circulação atmosférica em médios e altos níveis continuará sendo o principal fator responsável pela condição favorável à ocorrência de chuva, sobretudo no estado de São Paulo. Além disso, o sistema frontal estacionário ainda deverá favorecer condições de instabilidade, principalmente no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Devido ao afastamento do sistema frontal para o oceano, no sábado (27), a tendência é diminuição da instabilidade sobre a região. Ainda assim, esse sistema continuará favorecendo a ocorrência de chuvas mais pontuais e isoladas. As temperaturas mínimas, no sábado, deverão ficar em torno de 11°C no oeste paulista e de 12°C no sul de Minas Gerais. Já as temperaturas máximas poderão alcançar valores próximos de 30°C em Januária, no norte de Minas Gerais. Sul    Hoje, a Região Sul permanecerá sob o predomínio de tempo estável ao longo do dia, sem previsão de chuva. Entretanto, amanhã, a circulação atmosférica em médios níveis favorecerá a formação de instabilidades sobre o Paraná. Com isso, há previsão de chuva em todo o estado, podendo ocorrer na forma de pancadas localmente intensas, acompanhadas de trovoadas e eventual queda de granizo. A massa de ar polar continuará mantendo as temperaturas baixas na região. As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de -1°C, com destaque para áreas da serra catarinense. Por outro lado, as temperaturas máximas apresentarão elevação gradual ao longo do período, podendo atingir cerca de 21°C hoje, em Umuarama, no noroeste do Paraná e 23° C no norte e no noroeste do Paraná. Norte Nesta sexta-feira, a previsão indica a atuação de áreas de instabilidade sobre parte da Região Norte, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente no centro-norte do Amazonas, incluindo Manaus, e em Roraima. No Pará, a chuva deverá se concentrar no oeste do estado, na região de Santarém, bem como na região de Belém e ao longo do litoral. As exceções ficam por conta de Tocantins, Rondônia e Acre, onde não há previsão de chuva significativa.No sábado, há previsão de chuva intensa, que poderá vir acompanhada de trovoadas isoladas, especialmente no estado do Amapá. Nas demais áreas da região, predominará a condição de maior nebulosidade. As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 19°C, nesta sexta. Já as máximas mais elevadas da região são previstas para o Tocantins, podendo atingir 34°C em Araguaína (TO). No sábado (27), as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 16°C, em Rio Branco, enquanto as máximas poderão alcançar cerca de 33°C em Araguaína (TO). Centro-Oeste  Segundo o Inmet, nesta sexta-feira, um sistema frontal estacionário atuará sobre regiões do Centro-Oeste do Brasil. Esse fenômeno traz instabilidades para a região e favorece a ocorrência de pancadas de chuva em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, além de contribuir para o aumento da nebulosidade ao longo do dia. Nas demais áreas o tempo deve continuar estável. No sábado, a circulação atmosférica em médios e altos níveis continuará influenciando as condições do tempo, favorecendo a ocorrência de instabilidade, principalmente na porção sul de Mato Grosso do Sul. As temperaturas mínimas deverão variar entre 9°C e 14°C, no sul de Mato Grosso do Sul. Já as temperaturas máximas poderão atingir valores próximos de 33°C na região.FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.


O dia será de felicidade para 5 signos graças à Lua em Sagitário.

 

A entrada da Lua no signo de Sagitário traz uma onda de otimismo e energia expansiva que promete influenciar vários signos do zodíaco.

Para Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem e Aquário, este pode ser um dia marcado por boas emoções, oportunidades sociais e vontade de sair da rotina.Boas notícias para cinco signos do zodíaco! Segundo a astróloga Aria Gmitter, esta sexta-feira promete ser especialmente positiva graças à entrada da Lua em Sagitário.É o momento ideal para planejar uma viagem, comprar aquele livro que você tanto queria ler ou simplesmente aproveitar a energia otimista trazida pela Lua em Sagitário. Isso acontece porque o signo é regido por Júpiter, planeta associado à sorte, à abundância e à expansão. 1. Gêmeos (21 de Maio a 20 de Junho) O dia será excelente para fortalecer relacionamentos. Você conseguirá enxergar o melhor nas pessoas ao seu redor, aprender com elas e aproveitar momentos especiais em boa companhia. Também é uma ótima oportunidade para registrar lembranças importantes, montar um álbum de fotos ou guardar recordações. Convide alguém para jantar ou faça uma chamada de vídeo com um familiar distante. Sua facilidade para se comunicar ajudará a estreitar laços. 2. Câncer (21 de Junho a 22 de Julho) Chegou a hora de cuidar mais da saúde e colocar o corpo em movimento. A passagem da Lua por Sagitário favorece hábitos saudáveis. Aproveite para fazer uma caminhada ao ar livre ou ir ao supermercado abastecer a despensa com alimentos nutritivos. Se preferir ficar em casa, experimente preparar alguma receita que você salvou nas redes sociais. Hoje, você sentirá mais vontade de investir em atividades que promovam bem-estar e tranquilidade mental. 3. Leão (23 de Julho a 22 de Agosto) A entrada da Lua em Sagitário desperta seu lado mais romântico e traz uma dose extra de energia positiva. Você estará inspirado a desenvolver seus talentos por meio da criatividade. É um excelente momento para desenhar, pintar, ouvir música ou atualizar sua playlist com novas canções.Até o fim de semana, encontrará maneiras especiais de expressar seus sentimentos. 4. Virgem (23 de Agosto a 22 de Setembro) Sempre que a Lua passa por Sagitário, você tende a valorizar ainda mais o conforto do lar. Por isso, hoje é um ótimo dia para visitar uma loja de decoração e procurar objetos que deixem sua casa ainda mais aconchegante. O horóscopo também destaca a vida em família. A energia desta sexta-feira favorece encontros em casa e o preparo daquela receita favorita para compartilhar com quem você ama. 5. Aquário (20 de Janeiro a 18 de Fevereiro) Hoje, sua mente estará especialmente ativa. Conversas inteligentes e estimulantes farão parte do seu dia, permitindo conexões profundas com outras pessoas. Sua vida social também ganha destaque. Não se surpreenda se receber vários convites e perceber sua agenda ficando cheia rapidamente. Para fechar a sexta-feira, um passeio de carro pela cidade, por ruas tranquilas, ao lado do seu melhor amigo, pode ser o programa perfeito.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.


Ex-apresentadora do Globo Esporte morre após complicações de uma leucemia.

Helga construiu uma carreira de destaque no jornalismo esportivo do Rio Grande do Norte. Entre os anos de 1999 e 2007, integrou a equipe da Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo no estado, período em que comandou o Globo Esporte RN.

A jornalista Helga Oliveira, que ficou conhecida por apresentar o Globo Esporte RN, morreu na quinta-feira (25), aos 51 anos, após enfrentar complicações provocadas por uma leucemia. Ela estava internada desde o dia 6 de junho, quando deu início ao tratamento da doença.A despedida da comunicadora acontece nesta sexta-feira (26), em Parnamirim, na Grande Natal. Helga construiu uma carreira de destaque no jornalismo esportivo do Rio Grande do Norte. Entre os anos de 1999 e 2007, integrou a equipe da Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo no estado, período em que comandou o Globo Esporte RN. Ao longo desses anos, tornou-se uma das principais referências da cobertura esportiva potiguar e conquistou reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na televisão. Além da trajetória profissional, Helga deixa o marido, o jornalista Luis Henrique, e dois filhos. A notícia de sua morte provocou grande comoção entre amigos, familiares e colegas de profissão, que utilizaram as redes sociais para prestar homenagens e relembrar momentos marcantes de sua carreira. Em nota de pesar, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn) destacou a importância da comunicadora para o jornalismo local. A entidade ressaltou que Helga foi uma das pioneiras da cobertura esportiva no estado, abrindo espaço para a atuação de outras mulheres em um segmento que, historicamente, sempre contou com predominância masculina. O sindicato também lembrou que, além da atuação na imprensa, Helga passou a dedicar parte de sua vida à defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a entidade, esse trabalho ganhou força a partir de sua vivência como mãe.FONTGE FAMA AO MINNUTO NOTICIAS.

Raphinha teria sofrido rombo financeiro do pai, diz portal.

Segundo informações divulgadas pelo Portal LeoDias, a situação envolveria questões relacionadas à administração da carreira do jogador por familiares.

O nome de Raphinha voltou aos holofotes após declarações de Vampeta, que afirmaram que o atacante da Seleção Brasileira estaria enfrentando dificuldades financeiras e precisaria de uma transferência para o futebol saudita para quitar supostas dívidas. Segundo informações divulgadas pelo Portal LeoDias, a situação envolveria questões relacionadas à administração da carreira do jogador por familiares.De acordo com a publicação, os problemas teriam começado antes da Copa do Mundo de 2022, quando Raphinha deixou o Leeds United, da Inglaterra, para acertar com o Barcelona em uma negociação superior a 49 milhões de libras, valor que ultrapassava R$ 310 milhões na cotação da época. Com o novo contrato, ele passou a receber salários entre os mais altos do futebol. Ainda conforme o portal, Raphinha e a esposa, Nathália Belloli, decidiram adquirir uma mansão avaliada em 10 milhões de euros, cerca de R$ 56 milhões. No entanto, a influenciadora percebeu que o casal não tinha recursos suficientes para concluir a compra, apesar dos elevados rendimentos do atleta e dos contratos comerciais. A partir dessa situação, Nathália teria investigado os contratos e descoberto que parte significativa dos valores recebidos pelo jogador era destinada às contas do pai, Rafael Belloli. Segundo fontes ouvidas pelo Portal LeoDias, cerca de 80% dos contratos publicitários ficavam com ele, enquanto Raphinha recebia 20%. Parte dos salários ligados aos direitos de imagem também seria direcionada ao pai. Posteriormente, Raphinha rompeu a relação contratual com Rafael Belloli. Segundo o jornalista Jorge Nicola, do portal R7, o sogro do atleta, Alexandre Madeira, passou a auxiliar na administração de sua carreira. O jogador e seus familiares também negaram qualquer possibilidade de saída do Barcelona, onde renovou contrato e passou a receber salário mensal de R$ 8 milhões.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.


Alex Escobar deixa cobertura da Copa do Mundo 2026 após mal-estar.

Escobar revelou que exames não identificaram problemas graves, mas decidiu interromper o trabalho nos Estados Unidos para investigar o episódio.

 Alex Escobar, 51, anunciou no início da noite desta quinta-feira (25) que deixará a cobertura da Copa do Mundo 2026. Em publicação nas redes sociais, o apresentador explicou que decidiu interromper o trabalho após passar por exames médicos, embora os resultados não tenham apontado nenhum problema grave.Segundo Escobar, a decisão foi tomada por precaução, já que ele não se sente seguro para permanecer na cobertura do torneio. O jornalista afirmou que conversou com colegas da Globo e familiares antes de tomar a decisão de retornar ao Brasil. "Amigos e amigas desta rede, estou deixando a cobertura da Copa. Embora nada de grave tenha sido descoberto nos exames que fiz aqui nos States, não me sinto seguro para seguir. Passei esses dias pensando, avaliando, conversando com os colegas da Globo, família, e o melhor a fazer agora é parar e resolver o B.O.", escreveu. Na mesma publicação, Escobar reconheceu a frustração por interromper o trabalho durante a competição, mas tranquilizou os seguidores sobre seu estado de saúde. "Claro que fica uma frustração, tava me divertindo muito, mas estou bem. Obrigado pelo carinho! Vou atualizando a situação por aqui. Voa, Vini!!! Brasiiilll!!!", completou. Por fim, o jornalista não informou qual foi o motivo que o levou a realizar os exames em um hospital na cidade de Nova Jersey nem deu detalhes sobre os próximos passos do tratamento ou acompanhamento médico.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Miss trans diz que ex-jogador da seleção exigiu acordo para esconder affair.

A criadora de conteúdo adulto revelou que ele exigiu que ela assinasse um contrato com multa de R$ 500 mil. À Quem, confessou que ela teria que pagar o valor caso o affair se tornasse público.

A miss trans Bruna Mendonça contou que um ex-jogador da seleção brasileira pediu sigilo sobre a relação, exigindo um contrato de confidencialidade.O QUE ACONTECEU A criadora de conteúdo adulto revelou que ele exigiu que ela assinasse um contrato com multa de R$ 500 mil. À Quem, confessou que ela teria que pagar o valor caso o affair se tornasse público. Segundo ela, na época, assinou o acordo por estar apaixonada pelo atleta. "Achei que fazia sentido. Quando a gente está apaixonada, acaba normalizando coisas que nesta sexta-feira (26) jamais aceitaria. Assinei porque acreditava que, com o tempo, ele perderia esse medo e assumiria a nossa relação", explicou. A primeira modelo trans a representar a Arábia Saudita no concurso Miss Copa do Mundo disse que o documento proibia qualquer exposição dele. Ela detalhou que isso incluia fotos, encontros e até comentários públicos. "O maior medo dele era que descobrissem que ele estava comigo. Foi um namoro de quase dois anos. Era uma preocupação enorme com a imagem dele. Eu respeitei porque gostava dele de verdade", admitiu. Ela ressaltou que se arrependeu de assinar o acordo. "Não me arrependo de ter amado alguém. Me arrependo de ter aceitado tão pouco para mim. Nenhum relacionamento deveria exigir que você esconda quem é ou viva com medo", pontuou. Bruna Mendonça ainda afirmou que não pretende expor o ex-jogador da seleção. "Não quero expor ninguém. Não é uma vingança, nem uma tentativa de aparecer. Falo porque sei que muitas pessoas vivem relações parecidas e acabam aceitando situações que nunca deveriam aceitar", concluiu.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Jogador de futebol morre aos 28 anos em terrível acidente de barco.

Mats Grotenbreg, de 28 anos, morreu em um trágico acidente com uma colisão com um barco.

Nesta quinta-feira (25), morreu o jogador de futebol Mats Grotenbreg, de 28 anos, em uma trágica colisão com uma embarcação enquanto nadava na região de Mookerplas, na província de Limburg, norte da Holanda.O atleta holandês, que também participou do famoso reality show de relacionamentos "The Bachelorette", jogou pelo PSV Eindhoven e pelo Vitesse. Mats Grotenbreg ganhou notoriedade após marcar o gol da vitória contra o Ajax na Copa KNVB, quando jogava pelo USV Hercules, há dois anos e meio. O gol, marcado aos 92 minutos, deu a vitória ao seu time por 3 a 2 e o tornou responsável pela maior zebra da história do futebol holandês em campeonatos. O treinador de futebol do clube Jonge Kracht confirmou a morte do jogador ao jornal De Gelderlander. "É incompreensível, Mats era um ótimo rapaz, sempre alegre e aproveitando a vida." O jogador de futebol Giovanni Büttner também compartilhou a notícia devastadora em sua página do Instagram, escrevendo: "Sem palavras. Jogamos juntos por seis anos e recebemos o telefonema com a terrível notícia". A polícia da região de Limburg, que investiga o caso, informou que um suspeito foi preso, mas não deu mais detalhes sobre o acidente.FONTE ESPORTE AO MINNUTO NOTICIAS.


Usuários de Pix sofrem novo golpe do ‘Copia e Cola’

O ataque afeta dispositivos com sistemas Android e iOS. O funcionamento é simples: quando o usuário copia uma chave Pix, um malware substitui automaticamente essa informação por outra controlada pelos criminosos. 

Como a alteração ocorre de maneira discreta, muitas vítimas acabam colando e utilizando o dado falso sem notar a troca.Especialistas em segurança digital estão alertando para uma nova modalidade de fraude que tem como alvo usuários do Pix. Conhecido como clipboard hijacking, ou sequestro da área de transferência, o golpe explora o recurso de copiar e colar presente em celulares e computadores para alterar informações sensíveis e desviar transferências financeiras sem que a vítima perceba.O ataque afeta dispositivos com sistemas Android e iOS. O funcionamento é simples: quando o usuário copia uma chave Pix, um endereço de criptomoeda ou outro dado importante, um malware substitui automaticamente essa informação por outra controlada pelos criminosos. Como a alteração ocorre de maneira discreta, muitas vítimas acabam colando e utilizando o dado falso sem notar a troca.A infecção costuma ocorrer por meio da instalação de aplicativos e programas pirateados obtidos fora das lojas oficiais, anexos enviados em e-mails maliciosos e até páginas falsas que utilizam CAPTCHA ou janelas pop-up para instalar códigos nocivos. Após infectar o aparelho, o vírus permanece oculto e só entra em ação quando identifica informações consideradas valiosas. Algumas versões desse malware são ainda mais sofisticadas, pois conseguem reconhecer diferentes formatos de dados e gerar automaticamente um endereço compatível com o tipo de informação copiada, reduzindo as chances de despertar suspeitas. O problema já afetou tanto o iOS quanto o Android. No sistema da Apple, uma vulnerabilidade existente na versão 14, lançada em 2020, permitia que qualquer aplicativo acessasse a área de transferência sem autorização do usuário. A sincronização entre iPhone, Mac e iPad ampliava ainda mais o risco. Na época, pesquisadores identificaram que mais de 50 aplicativos populares, entre eles TikTok, LinkedIn e Reddit, acessavam constantemente esse recurso. Após a repercussão, a Apple passou a exigir permissões específicas, notificações de acesso e implementou novas camadas de proteção. O Android também restringiu o acesso à área de transferência a partir de 2019 e, com o Android 13, adicionou recursos como alertas de leitura e exclusão automática do conteúdo copiado. Mesmo assim, especialistas alertam que o sistema do Google continua mais vulnerável, já que aplicativos maliciosos conseguem, em alguns casos, chegar até a Play Store disfarçados de ferramentas comuns. Para reduzir os riscos, a orientação é conferir os primeiros e os últimos caracteres das chaves antes de concluir uma transferência, priorizar pagamentos por QR Code, confirmar dados importantes por outros meios, evitar aplicativos piratas, manter antivírus e antimalwares atualizados e instalar sempre as versões mais recentes do sistema operacional.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Rubio agradece Flávio Bolsonaro por defender interesses dos EUA no Brasil.

Marco Rubio destacou em carta que Flávio Bolsonaro teria oferecido dar espaço aos norte-americanos em seu governo, caso for eleito.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou uma correspondência oficial para  Flávio Bolsonaro (PL-RJ), onde fala sobre as tarifas adicionais sobre produtos brasileiros e faz críticas a plataforma de transações financeiras PIX. A carta do norte-americano foi endereçada ao gabinete do senador. "Como o senhor observou, o Embaixador Jamieson Greer, Representante Comercial dos Estados Unidos, anunciou em 1º de Junho de 2026 sua conclusão de que certos atos, políticas e práticas do Brasil são irrazoáveis ou discriminatórios e oneram ou restringem o comércio dos EUA", afirmou o secretário, reforçando que a investigação foi uma "determinação específica" do presidente Donald Trump, e reafirma a imposição de tarifas contra o Brasil. Rubio afirmou que há "diferenças substanciais" no entendimento das duas nações sobre setores considerados estratégicos. Ele menciona taxas sobre o comércio digital; práticas de pagamentos eletrônicos (referindo-se ao Pix); tratamento tarifário preferencial abusivo; medidas anticorrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.  Vale destacar que o governo do presidente Lula prestou esclarecimentos aos parceiros de negócios e destacou que os Estados Unidos tem grande lucro nas transações comerciais com o Brasil. Além disso, há anos que o Brasil vem revertendo os desmatamentos florestais, principalmente os ocasionados por políticas da gestão de Jair Bolsonaro. Ainda na carta, o secretário falou da audiência pública sobre o Brasil e reforçou que "quaisquer partes interessadas" podem participar da reunião sobre as tarifas e afirmou que os EUA querem ver um Brasil "próspero, seguro e economicamente estável". Além dos tópicos econômicos, a carta registrou um agradecimento à recente agenda cumprida por Flávio Bolsonaro em Washington. "Aprecio profundamente seu apoio à decisão do nosso governo de designar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital como Organizações Terroristas Globais Especialmente Designadas e Organizações Terroristas Estrangeiras nos termos da legislação dos Estados Unidos", escreveu Rubio."Nós notamos seu entusiasmo a respeito das eleições de outubro e o sua oferta generosa de colocar uma equipe de transição à nossa disposição caso você seja eleito. Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro", afirma o comunicado, indicando interferências dos norte-americanos no Brasil. Consulta Pública O governo Lula não enviará representante para reunião com os EUA por entender que o encontro será feito para ouvir entidades que seriam afetadas pelas novas tarifas, como organizações e empresas. A atuação do governo está sendo feita no grupo de trabalho que discute a situação tarifária entre os países, criada após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Trump na Casa Branca, em Maio.FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

GM amplia aporte em R$ 3,5 bilhões no Brasil e critica benefício de cotas que favorece BYD.

A ampliação, que representa um aumento de 50% em relação ao compromisso original de R$ 7 bilhões assumido pela montadora há dois anos, ocorre apenas um dia após o governo decidir renovar cotas de importação para kits de peças CKD (totalmente desmontados) e SKD (semidesmontados).

 A General Motors anunciou nesta quarta-feira (24) um investimento adicional de R$ 3,5 bilhões em suas operações no Brasil, elevando para R$ 10,5 bilhões o plano previsto para o período de 2024 a 2028. O anúncio foi levado pessoalmente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, pelo vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua.A ampliação, que representa um aumento de 50% em relação ao compromisso original de R$ 7 bilhões assumido pela montadora há dois anos, ocorre apenas um dia após o governo decidir renovar cotas de importação para kits de peças CKD (totalmente desmontados) e SKD (semidesmontados). A medida é defendida pela chinesa BYD e duramente criticada pelas montadoras tradicionais instaladas no país, como a GM. À Folha de S.Paulo Fabio Rua criticou a decisão do governo e afirmou que a GM está integralmente alinhada à posição da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) que defendia o fim das cotas. "Nós respeitamos a decisão do governo, mas temos uma posição 100% alinhada com a posição da Anfavea", declarou. "Não entendemos que a indústria brasileira vai se fortalecer com medidas unilaterais, que têm como objetivo favorecer um competidor. Foi desconfortável, eu não posso negar". Segundo o executivo, o risco é que o país incentive operações de montagem com baixo conteúdo local, em vez de fabricantes que mantêm cadeias produtivas completas no Brasil. "A gente precisa evitar que novas rodadas de pedidos unilaterais de acesso a cotas prosperem para quem não fabrica com a profundidade que a gente fabrica". O governo federal decidiu renovar por mais seis meses as cotas que permitem a importação de kits de peças para veículos eletrificados sem pagamento de Imposto de Importação. A decisão tomada na terça-feira (23) pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, órgão ligado ao Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), prevê imposto de importação zerado para importações totais de até US$ 463 milhões.A alíquota zero valerá a partir de 1º de Julho de 2026, pelo prazo de seis meses. A Anfavea avalia recorrer à Justiça para questionar a medida, a depender de como a portaria que detalha a cota vier. Durante a reunião com Alckmin, a GM apresentou uma proposta formal para substituir as disputas recorrentes sobre cotas de importação. A ideia, segundo Rua, seria criar um sistema semelhante ao adotado no México, onde o direito de importar veículos ou componentes com benefícios tarifários está vinculado ao volume efetivamente produzido no país. "O governo deveria adotar uma política de incentivo à produção local, por meio da qual, quanto maior a produção, maior a porcentagem de potenciais importações que podem ser trazidas para o país", afirmou Rua. Segundo ele, a proposta foi entregue por escrito ao vice-presidente. "Eu senti uma receptividade muito grande. Ele disse, inclusive, que é uma proposta inteligente". Fabio Rua disse que o novo aporte vai ser usado para acelerar a modernização das fábricas e ampliar a eletrificação de veículos. A empresa já vinha executando parte desse plano desde 2024. Segundo Rua, cerca de metade do valor total já foi aplicada em novos modelos de carros e na modernização industrial. Entre os projetos, ele cita o desenvolvimento de novos veículos produzidos em Gravataí (RS), a renovação de modelos já existentes e a robotização das linhas de produção. O foco principal dos recursos serão as operações paulistas da companhia. A GM tem plantas industriais em São Caetano do Sul e São José dos Campos. A companhia não detalhou quais novos modelos serão lançados, nem quantos empregos serão gerados, mas afirmou que novos produtos já estão em desenvolvimento e devem ser anunciados nos próximos meses.FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Neymar chora após voltar a jogar pela Seleção: 'Foram longos dias'

Em entrevista após o confronto, Neymar destacou a felicidade de poder representar novamente o Brasil. Segundo ele, o período afastado foi difícil, mas a dedicação durante a recuperação foi fundamental para que pudesse voltar em boas condições físicas.

A noite da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, marcou um momento especial para Neymar. O camisa 10 voltou a vestir a camisa da Seleção Brasileira após um longo período de ausência e não conseguiu conter a emoção ao fim da partida. Depois de 981 dias longe da equipe nacional, o atacante celebrou o retorno e explicou o motivo das lágrimas após o apito final.Em entrevista após o confronto, Neymar destacou a felicidade de poder representar novamente o Brasil. Segundo ele, o período afastado foi difícil, mas a dedicação durante a recuperação foi fundamental para que pudesse voltar em boas condições físicas. "Muito feliz de, após 3 anos, vestir a camisa da seleção mais uma vez. Estou bem fisicamente, graças a Deus. Foi ruim ficar esses dias parados, mas não fiquei totalmente parado. Estou há 25 dias treinando bastante para chegar nos jogos e estar bem. Então estou muito contente, muito feliz. Foi uma mistura de emoções quando entrei. Foram longos dias longe dessa camisa, longe da seleção, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui estar de volta.", disse Neymar após a partida. A emoção, segundo Neymar, foi resultado de tudo o que viveu desde a grave lesão sofrida em Outubro de 2023. Sua última partida pela Seleção havia acontecido em 17 de Outubro daquele ano, diante do Uruguai, quando sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e do menisco do joelho esquerdo. Desde então, ele não havia sido convocado para defender o Brasil. Chamado para disputar a Copa do Mundo, o atacante ainda precisou superar uma ruptura parcial de fibras musculares e, por isso, não participou das duas primeiras partidas da equipe na competição. Sua estreia aconteceu apenas na terceira rodada da fase de grupos. Questionado sobre possíveis limitações físicas, Neymar respondeu de forma descontraída. Entre risos, afirmou que teria condições de jogar até "200 minutos". O camisa 10 também destacou a importância do apoio da família durante todo o processo de recuperação, lembrando que seus familiares acompanharam de perto cada dificuldade enfrentada até sua volta aos gramados. Além disso, agradeceu o carinho dos torcedores e fez elogios a Vini Jr., destacando o excelente momento vivido pelo companheiro. Para Neymar, o atacante tem sido decisivo e atualmente é uma das principais referências da equipe. Agora classificado para a fase eliminatória, o Brasil aguarda a definição de seu próximo adversário. A equipe enfrentará, na segunda-feira (29), um rival que sairá entre Holanda, Japão ou Suécia, seleções que ainda disputam as posições do Grupo F.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Crédito consignado do INSS encolhe 40% com biometria e endividamento dos idosos.

Os desembolsos de consignado, que desconta as parcelas diretamente das aposentadorias, somaram R$ 22,6 bilhões nos primeiros quatro meses de 2026, contra R$ 33,7 bilhões no mesmo período de 2025 e R$ 37,7 bilhões em 2024, segundo o BC (Banco Central).

A concessão pelos bancos de novos empréstimos consignados a beneficiários do INSS encolheu 40% nos últimos dois anos, em meio à deterioração da situação financeira dos idosos e ao endurecimento das regras de contratação, que tornou um quarto dos aposentados inelegíveis a esse tipo de crédito.Os desembolsos de consignado, que desconta as parcelas diretamente das aposentadorias, somaram R$ 22,6 bilhões nos primeiros quatro meses de 2026, contra R$ 33,7 bilhões no mesmo período de 2025 e R$ 37,7 bilhões em 2024, segundo o BC (Banco Central). Para especialistas, o movimento é saudável porque indica uma acomodação do mercado após anos de fraudes e assédio dos bancos a aposentados. Já para as instituições financeiras, a queda é resultado de restrições excessivas, que vedam o acesso dos idosos a um dos créditos mais baratos do mercado. A taxa de juros do consignado do INSS estava em 23,9% ao ano em abril, menos da metade da média de 63% anuais pagos por pessoas físicas em diversas modalidades de crédito, segundo os últimos dados do BC. O recuo do consignado acontece após anos de forte crescimento do estoque de empréstimos, que mais do que dobrou entre 2020 e 2024. Em abril, último dado disponível, o saldo estava em R$ 281,7 bilhões. Cerca de 38% dos beneficiários do INSS possuem ao menos um consignado contratado, segundo o Ministério da Previdência. Ao longo do tempo, e tendo como pano de fundo também a alta dos juros, muitos idosos foram se endividando: em dezembro do ano passado, quase metade das pessoas acima de 60 anos estava negativada, contra pouco mais de 35% no final de 2021, de acordo com números da Serasa. Um estudo do birô de crédito feito em fevereiro deste ano também aponta para um esgotamento da capacidade dos idosos de tomar crédito: quase 80% dos aposentados comprometem entre 81% a 100% da renda com contas fixas e dívidas. "Foram muitos anos de oferta predatória do consignado do INSS, e houve muitos aposentados contratando crédito consignado sem solicitar", diz a economista Ione Amorim, consultora do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e autora de pesquisas que mostram ofertas abusivas dos bancos no consignado. "Houve redução das concessões porque o peso reputacional [do consignado] pegou."Em fevereiro deste ano, o ex-presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, reportou à CPMI do INSS que houve milhares de casos em que empréstimos consignados foram concedidos a aposentados e pensionistas mortos ou por meio de descontos não autorizados. Para combater as irregularidades, o órgão bloqueou em maio do ano passado novas contratações de consignado. Para conseguir tomar o crédito consignado, o beneficiário passou a precisar fazer a biometria pelo Meu INSS, com verificação pelo Tribunal Superior Eleitoral. Foi um novo choque para o crédito a aposentados, já que 25% deles, segundo o INSS, não possuem cadastro no tribunal eleitoral e estão, na prática, inelegíveis a essa linha, a mais barata do mercado. Uma instrução normativa do INSS editada no fim do governo Bolsonaro já determinava o uso de biometria para validar novos empréstimos consignados, mas isso era feito nas próprias instituições, o que deixou a porta aberta para fraudes. "Muitas vezes a biometria era manipulada", diz Amorim. Um estudo de 2025 da Universidade de São Paulo sobre litígios no setor financeiro, dos pesquisadores Lucas Lopes, Maria Paula Bertran e Evandro Saidel, mostra que bancos especializados em crédito consignado apresentam índices de processos judiciais por cliente muito superiores aos grandes bancos tradicionais, sendo réus em mais de 90% dos casos. Para especialistas, os dados são um sintoma da gravidade das fraudes. "Se o freio ao crédito consignado veio da obrigatoriedade da biometria, fica óbvio que as ilegalidades estavam inflando de forma insustentável e criminosa os números", diz Lauro Gonzalez, coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas e professor da FGV Eaesp. Ele vê uma estagnação do consignado a aposentados em patamares elevados. "Por muitos anos, esse crédito cresceu acima da expansão da economia brasileira. É natural uma acomodação." DIFICULDADE DE ACESSO Apesar de reconhecerem a necessidade de combater as fraudes, os bancos defendem que a exigência de biometria pelo TSE é um remédio forte demais, que inviabiliza o crédito para uma parcela significativa dos idosos. Ivo Mosca, diretor-executivo de inovação, produtos e segurança da Febraban, diz que o processo de contratação do consignado "é o mais complexo do mundo". "Para chegar até o desbloqueio da operação, o aposentado tem que passar por 19 telas diferentes", afirma. "Como esse processo é muito difícil, muitas vezes ele acaba contratando uma linha de crédito mais cara, muitas vezes com agiotas, já que muitos estão negativados." Mosca argumenta que a necessidade de biometria no TSE se tornou ainda mais restritiva desde abril, já que não é possível fazer o cadastro no tribunal eleitoral pela proximidade das eleições. É a mesma avaliação de Ricardo Andreassa, coordenador da comissão de crédito consignado da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), que lembra também que, desde dezembro, o INSS passou a bloquear o crédito todos os meses. "A jornada de contratação hoje é muito complicada, com o desbloqueio precisando ser feito pelo Meu INSS, ferramenta que tem instabilidade", diz ele. Ainda de acordo com Andreassa, como muitos aposentados possuem a biometria cadastrada no TSE há anos, muitas vezes o sistema não reconhece mais a face dos clientes. "Somos favoráveis a jornadas de contratação com segurança, mas do jeito que está hoje, está muito difícil." As instituições financeiras vêm negociando junto ao governo federal mecanismos alternativos à biometria, como o uso do cadastro no Gov.br para fazer a contratação. Um dos argumentos dos bancos é a situação financeira delicada dos idosos. Procurado, o Ministério da Previdência afirmou que o objetivo das restrições é aumentar a segurança dos beneficiários do INSS e combater fraudes e o endividamento das famílias. O ministério disse também que cerca de 25% dos segurados ainda não possuem a biometria cadastrada. "O governo segue trabalhando na integração de bancos de dados para expandir essa cobertura e garantir que o acesso ao crédito seja cada vez mais seguro e consciente." Gonzalez, da FGV, diz que é necessária uma discussão séria sobre um novo marco regulatório para o crédito no Brasil como forma de reduzir a inadimplência e proteger os clientes mais vulneráveis. "É preciso discutir limites de comprometimento de renda e como as ofertas de crédito são feitas dentro das plataformas, além de melhorias na supervisão."FONTE ECONOMIA AO MINUTO NOTICIAS.

Copa do Mundo: Brasil vence Escócia por 3 a 0 com show de Vini Jr.

Vini Jr. abriu o placar com gol de dentro da área e fechou o primeiro tempo com o segundo gol do Brasil; No segundo tempo, Matheus Cunha marcou e ampliou a vantagem da seleção brasileira na partida.

Nesta quarta-feira (24), o Brasil enfrentou a Escócia no Hard Rock Stadium, em Miami, pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026, e levou a melhor marcando 3 a 0.A Seleção Brasileira lidera o grupo com 7 pontos, conquistados após o empate por 1 a 1 com o Marrocos na estreia e a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti na segunda rodada. No primeiro tempo, Vini Jr. abriu o placar aos 6' min., com gol de dentro da área, mesmo com muita pressão da Escócia. Aos 21' min., Vini tirou a bola de Hendry, marcou novamente, mas teve gol anulado pelo VAR. Aos 47' min., Vini Jr. marcou o segundo gol do Brasil na partida. No segundo tempo, Matheus Cunha  marcou o terceiro gol do Brasil, após passe de bola de Bruno Guimarães aos 14' min. Neymar, que não jogava pela Seleção desde outubro de 2023, entrou em campo, aos 30' min. Endrick entrou no lugar de Rayan no 36' min. Escalações Escócia: Gunn; Patterson, Hendry, McKenna e Robertson; McTominay, Ferguson, McLean e McGinn, Shankland, Ben Doak. Técnico: Steve Clarke Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelott. Ficha técnica de Escócia x Brasil Data: 24/06/2026 (quarta-feira) Horário: 19h (de Brasília) Local: Hard Rock Stadium, em Miami, nos EUA Fase: 3ª rodada do Grupo C da Copa do MundoClassificação Grupo C Brasil - 7 pontos (líder por saldo de gols) Marrocos - 7 pontos Escócia - 3 pontos Haiti - 0 ponto.FONTE ESPORTE AO MINUTO NOTICIAS.

Euclid capta maior imagem do centro da Via Láctea: 60 milhões de estrelas.

A missão Euclid, lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para explorar e decifrar os mistérios do universo, captou a maior e mais detalhada imagem do centro da Via Láctea, um mosaico de mais de 60 milhões de estrelas.

A imagem, divulgada na quarta-feira, abre caminho para que os cientistas confirmem a existência de exoplanetas identificados nessa região, conhecida como "bojo galáctico", e meçam suas massas por meio de pequenas variações na luz das estrelas ao longo do tempo.Por apenas um dia, o explorador do universo escuro desviou sua atenção para a luz, observando a brilhante região central da Via Láctea. A iniciativa atendeu a um pedido de astrônomos interessados em aproveitar a principal capacidade do telescópio espacial Euclid: capturar áreas vastas do universo com um nível de detalhe impressionante, informou a Agência Espacial Europeia (ESA). Projetada para observar bilhões de galáxias distantes, a câmera de luz visível do Euclid é sensível o suficiente para distinguir estrelas individuais no densamente povoado centro galáctico sem sofrer saturação devido ao excesso de luminosidade. Essa capacidade excepcional é fundamental para os cientistas que pretendem utilizar a imagem para estudar planetas em torno de outras estrelas por meio de uma técnica chamada microlente gravitacional. A imagem foi capturada em 23 de Março de 2025, ao longo de apenas 26 horas, resultando em um mosaico composto por milhões de estrelas, criado a partir de nove imagens registradas pela câmera de luz visível do telescópio. Em cada uma dessas imagens, a câmera cobre uma área do céu maior do que a da Lua cheia, segundo informações fornecidas pela ESA. A nitidez e a sensibilidade do Euclid na faixa da luz visível são comparáveis às da Wide Field Camera do Telescópio Espacial Hubble, projeto desenvolvido em parceria pela NASA e pela ESA. No entanto, cada imagem obtida pelo Euclid em apenas algumas horas cobre uma área 270 vezes maior do que o campo de visão do Hubble. Para observar o mesmo mosaico, o Observatório Keck, no Havaí, precisaria de cerca de 2 mil horas de observação. Além de ser mais rápido, o Euclid consegue registrar detalhes de estrelas mais fracas que passariam despercebidas em observações feitas da Terra.O telescópio registrou mais de 60 milhões de estrelas nessa fotografia, além de nebulosas e aglomerados estelares presentes nessa região extremamente povoada da Via Láctea — um local ideal para a busca de exoplanetas por meio do efeito de microlente gravitacional, que depende do alinhamento fortuito entre duas estrelas e um observador. Quando uma estrela passa à frente de outra, a mais próxima atua como uma lente cósmica, curvando e ampliando a luz da estrela que está ao fundo. Se um planeta orbita a estrela mais próxima, sua gravidade também provoca uma pequena distorção nessa luz. Essa alteração adicional no brilho é justamente o que permite aos cientistas detectar a presença do planeta, explicou a ESA. “Para detectar eventos de microlente gravitacional, é necessário observar regiões do céu densamente povoadas por estrelas, como as áreas próximas ao centro da nossa galáxia”, explicou Jean-Philippe Beaulieu, do Instituto de Astrofísica de Paris, na França, e da Universidade da Tasmânia, na Austrália. Ele liderou o projeto do Euclid voltado ao estudo do bojo galáctico e é codiretor do grupo de trabalho sobre exoplanetas do Consórcio Euclid. Nos últimos 20 anos, quase 300 exoplanetas foram descobertos utilizando essa técnica. Todos foram identificados por telescópios terrestres e estão localizados próximos ao centro da Via Láctea. A nova imagem do Euclid inclui 51 sistemas planetários já conhecidos e deverá contribuir para o estudo de muitos outros que ainda serão descobertos. A missão Euclid, construída e operada pela ESA com contribuições da NASA, foi lançada em Julho de 2023 e iniciou suas observações científicas em 14 de Fevereiro de 2024.FONTE TECH AO MINUTO NOTICIAS.

Neurologista alerta para sintoma inicial de enxaqueca (e não é a dor)

Boceja frequentemente sem estar cansado? Segundo uma neurologista, este sintoma aparentemente inofensivo pode ser um dos primeiros sinais de uma enxaqueca. Em alguns casos, surge horas ou até dias antes do aparecimento da dor de cabeça.

Uma neurologista destacou um sintoma comum que muitas pessoas sentem e que, na verdade, pode ser um sinal de que uma crise de enxaqueca está prestes a começar.Segundo a CUF (Companhia União Fabril), maior rede privada de prestação de cuidados de saúde de Portugal, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária caracterizada por episódios de dor intensa intercalados por períodos sem sintomas.A neurologista Jessica Lowe abordou o tema nas redes sociais, chamando atenção para uma possível relação entre o bocejo e a enxaqueca. “Uma curiosidade: bocejar em excesso pode ser um sintoma de enxaqueca, e não necessariamente porque a pessoa está cansada”, afirmou em um vídeo publicado no TikTok, de acordo com o jornal britânico Mirror Online. “Para muitos pacientes, o bocejo frequente faz parte da fase prodrômica, que é o estágio inicial de uma crise de enxaqueca e pode ocorrer horas ou até dias antes do início da dor de cabeça”, explicou. Segundo a especialista, uma das principais regiões do cérebro envolvidas nessa fase é o hipotálamo. “O hipotálamo ajuda a regular funções como sono, vigília, apetite, temperatura corporal, liberação de hormônios e diversas outras funções automáticas do organismo”, destacou. A neurologista afirma que estudos demonstraram a ativação do hipotálamo muito cedo durante as crises de enxaqueca, antes mesmo do surgimento da dor. Por isso, muitos dos sintomas observados durante a fase prodrômica estão relacionados às funções reguladas por essa estrutura cerebral. Entre eles estão bocejos frequentes, desejo por determinados alimentos, fadiga, alterações de humor, dificuldade de concentração, sede e até desconforto na região do pescoço.“O bocejo também está ligado à dopamina, um neurotransmissor envolvido em processos como recompensa, motivação, movimento e estado de alerta. Quando as vias relacionadas à dopamina são ativadas, o bocejo pode ocorrer — e sabemos que a sinalização da dopamina parece estar alterada em pessoas com enxaqueca”, explicou. Por fim, a especialista ressaltou que, para alguns pacientes, o bocejo excessivo pode ser um dos primeiros indícios de que uma crise de enxaqueca já começou. “Por isso, vale lembrar que uma crise de enxaqueca não começa necessariamente quando a dor de cabeça aparece”, concluiu.FONTE LIFESTYLE AO MINUTO NOTICIAS.


PM mata homem após discussão de trânsito na zona norte de São Paulo, diz polícia.

Caso é registrado e será investigado pelo 72º DP (Vila Penteado). Vítima foi encaminhada por familiares para o hospital, mas não resistiu ao ferimento.

Um policial militar de folga atirou e matou um homem após uma discussão de trânsito no Jaraguá, zona norte de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24). As informações foram confirmadas pela PM, que foi acionada para o lcoal.Os agentes foram chamados para atendimento a uma ocorrência de briga na rua Joana Pedroso dos Santos. Ao chegaram ao local foram informados, conforme o registro, que um dos envolvidos era um policial militar de folga, que realizou um disparo. O tiro acertou a vítima no tórax. A briga se deu em frente à Escola Estadual Carlos Borba, no Jardim Shangrilá. Familiares do homem baleado o levaram em uma van escolar ao pronto-socorro de Taipas, na zona norte, onde ele morreu. Conforme a Polícia Militar, a arma utilizada é de propriedade particular do agente. O caso, que ocorreu por volta das 12h30, foi apresentado no 72º DP (Vila Penteado), onde será investigado.FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Turista espanhola é presa sob suspeita de injúria racial em Guarulhos.

Segundo a PF, passageiros que prestaram depoimento relataram que a mulher fez ataques racistas direcionados aos funcionários da Latam. Ela teria se irritado com a demora para sair do avião, porque não havia escada coberta disponível, e dito que o problema era que "só havia macacos" do lado de fora.

Uma turista espanhola foi presa em flagrante pela Polícia Federal na madrugada desta quarta-feira (24), no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, sob suspeita de injúria racial contra funcionários da Latam.Segundo a PF, passageiros que prestaram depoimento relataram que a mulher fez ataques racistas direcionados aos funcionários da Latam. Ela teria se irritado com a demora para sair do avião, porque não havia escada coberta disponível, e dito que o problema era que "só havia macacos" do lado de fora. A mulher estava em voo proveniente de São Luís, no Maranhão. O nome da passageira não foi divulgado, e não há informações sobre sua defesa. Passageiros registraram imagens da mulher após o ocorrido. A Latam afirmou que o tempo para desembarque dos clientes do voo LA3613 (São Luís-Guarulhos) foi impactado pela indisponibilidade imediata de escadas cobertas. O equipamento era necessário, segundo a companhia, para garantir o desembarque seguro dos passageiros em meio às chuvas registradas em São Paulo. "A Latam esclarece ainda que inexiste qualquer justificativa para a agressão aos seus funcionários por uma cliente a bordo. Nesse sentido, diante da ocorrência, a Polícia Federal foi acionada para acompanhar o desembarque da passageira", ressaltou. "Além disso, a companhia condena qualquer manifestação de racismo ou discriminação", afirmou. A empresa declarou ainda que os clientes que perderam conexões receberam assistência da companhia. "A segurança é prioridade para a Latam, que adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir uma viagem segura aos seus clientes e funcionários."FONTE JUSTIÇA AO MINUTO NOTICIAS.

Amazonas, Pará, Roraima e Amapá sentem tremor de terra e prédios são evacuados.

A Defesa Civil do Amazonas informou que, além de Manaus, moradores dos municípios de Barcelos e Irantuba também relataram tremor de terra. "Até o presente momento não há registro de danos estruturais, desabamentos ou vítimas relacionadas ao tremor", informou o órgão.

Moradores do Norte do Brasil relataram sentir um tremor de terra decorrente do terremoto com epicentro na Venezuela na noite desta quarta-feira (24). O efeito foi sentido ao menos no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.Em Macapá e Belém, prédios foram evacuados. Não há informações sobre feridos ou estruturas destruídas no Brasil. A Defesa Civil do Amazonas informou que, além de Manaus, moradores dos municípios de Barcelos e Irantuba também relataram tremor de terra. "Até o presente momento não há registro de danos estruturais, desabamentos ou vítimas relacionadas ao tremor", informou o órgão. A Defesa Civil do Amapá informou, em comunicado enviado a reportagem, que o sul do estado também sentiu os efeitos do terremoto, como nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, e destacou que segue monitorando os locais onde teve relatos de moradores. "Até o momento não houve registros de danos estruturais ou vítimas, razão pela qual não foi necessária uma atuação operacional emergencial por parte do órgão estadual", afirmou. O Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), que reúne relatos de tremores de terra no país, mostra registros feitos por moradores nesta quarta. "Sensação de balanço durante uns minutos. Lustres e objetos sobre a mesa balançaram", disse um usuário de Manaus. "Senti uma leve tontura, mas não foi algo tão brusco assim, vibrou por uns dois minutos o prédio que eu estava, assim como outros na cidade", relatou outro usuário de Santarém, no Pará, ao centro de sismologia. Segundo Bruno Collaço, sismólogo da USP, é relativamente comum que sismos dessas magnitudes e com essas profundidades sejam sentidos a grandes distâncias do epicentro, como neste caso. "Apesar do susto que podem causar nas pessoas por aqui, a distâncias como essa não há chance de danos para as cidades brasileiras. Não é possível prever se novos tremores vão ocorrer, mas é comum que tremores dessa magnitude possam gerar réplicas nos próximos dias."Dois terremotos, de magnitude 7,2 e 7,5, atingiram a Venezuela, segundo o serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS), causando destruição em Caracas e outras cidades. Não havia informações, até o horário de publicação desta reportagem, sobre mortos ou feridos. O tremor principal (7,5) ocorreu 39 segundos após o precursor (7,2), a uma distância de cerca de 45 km entre eles, ambos no norte do país. Várias réplicas se seguiram a partir do primeiro sismo, que foi registrado às 18h04 no horário local (19h04 em Brasília), segundo informações do USGS. Os sismos aconteceram em diferentes profundidades e também foram sentidos na Colômbia. O serviço americano ainda afirmou que "é provável que haja um grande número de vítimas e danos extensos na Venezuela".FONTE BRASIL AO MINUTO NOTICIAS.

Virginia curte camarote com a mãe de Vini Jr. e mostra flores.

Uma imagem compartilhada pelo perfil Daily do Garotinho no Instagram mostrou Virginia e Fernanda conversando enquanto assistiam à partida. Ao publicar o registro, o perfil destacou a presença das duas juntas no espaço reservado durante o confronto da Seleção Brasileira.

Virginia Fonseca voltou a chamar a atenção dos fãs durante a partida entre Brasil e Escócia, realizada nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A influenciadora foi vista em um camarote acompanhando o jogo ao lado de Fernanda Cristina, mãe do jogador Vini Jr., seu ex-namorado.Uma imagem compartilhada pelo perfil Daily do Garotinho no Instagram mostrou Virginia e Fernanda conversando enquanto assistiam à partida. Ao publicar o registro, o perfil destacou a presença das duas juntas no espaço reservado durante o confronto da Seleção Brasileira. Após a vitória do Brasil por 3 a 0, Virginia compartilhou outro momento que rapidamente despertou a curiosidade dos seguidores. A influenciadora apareceu em uma selfie tirada no elevador exibindo um buquê de flores. Na foto, ela ainda usava o look nas cores verde e amarelo escolhido para torcer pela equipe brasileira. O presente reforçou os comentários que vêm circulando nas redes sociais sobre uma possível reaproximação entre Virginia e Vini Jr. Os rumores começaram ainda na estreia do Brasil na Copa do Mundo, quando ela publicou uma foto mostrando um enorme buquê de rosas acompanhado de uma joia criada pelo mesmo designer responsável pelas peças usadas pelo jogador. Na ocasião, Vini Jr. reagiu à publicação deixando um coração nos comentários, gesto que foi suficiente para alimentar as especulações dos internautas sobre uma retomada do relacionamento. Recentemente, ao ser questionada pelo Portal Leo Dias sobre ter ou não "negociado o inegociável", frase que marcou o fim do namoro, Virginia preferiu não comentar o assunto e manteve o mistério. O relacionamento entre os dois durou seis meses e chegou ao fim em maio deste ano.FONTE FAMA AO MINUTO NOTICIAS.

Ex-deputada estadual Grazielle Machado morre aos 45 anos.

Em 2014 foi eleita deputada estadual pelo então Partido da República (PR), com 39.374 votos, tornando-se, à época, a mulher mais votada da história de Mato Grosso do Sul para o cargo.

A ex-vereadora de Campo Grande e ex-deputada estadual Grazielle Salgado Machado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 45 anos. Ela estava internada desde a terça-feira (23) no Hospital da Cassems, em Campo Grande. Atualmente, Grazielle exercia função na Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul.Em nota oficial, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lamentou o falecimento da ex-parlamentar, destacando sua participação na 10ª Legislatura e sua relevância histórica por integrar o grupo das 11 mulheres que já ocuparam uma cadeira no Legislativo estadual. Nascida em Campo Grande em 12 de Dezembro de 1980, Grazielle era filha do deputado estadual Londres Machado (PP), atualmente em seu 13º mandato. Desde cedo esteve envolvida com a atividade política, participando da organização de campanhas eleitorais e atuando na mobilização de jovens e mulheres tanto na Capital quanto em municípios do interior do estado. Ela deixa os filhos Giovanna e Gabriel. Grazielle também era mãe de Londres Haruo, que faleceu anteriormente. Formada em Publicidade e Propaganda, empresária da área da comunicação e professora universitária, iniciou sua trajetória política aos 24 anos. Em 2004, foi eleita vereadora de Campo Grande com 6.273 votos, tornando-se a candidata mais votada de sua coligação. Durante seu primeiro mandato, ocupou funções importantes na Câmara Municipal, incluindo a presidência de comissões permanentes, a vice-presidência da Casa e o cargo de primeira-secretária. Reeleita em 2008 e novamente em 2012, completou três mandatos consecutivos como vereadora da Capital. Em 2014, assumiu a presidência estadual do PR Mulher, com o objetivo de ampliar a participação feminina na política e estruturar representações do movimento nos 79 municípios sul-mato-grossenses. No mesmo ano, foi eleita deputada estadual pelo então Partido da República (PR), com 39.374 votos, tornando-se, à época, a mulher mais votada da história de Mato Grosso do Sul para o cargo. Na Assembleia Legislativa, exerceu duas vezes a segunda vice-presidência da Mesa Diretora. Também presidiu a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e integrou colegiados ligados aos direitos das mulheres, assistência social, desenvolvimento agrário e questões indígenas e quilombolas. Nas eleições municipais de 2024, voltou a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande pelo PSDB, recebendo 1.887 votos e ficando na suplência.FONTE POLITICA AO MINUTO NOTICIAS.

Terremoto de 7,5 derruba prédios em Caracas; há 164 mortes já confirmadas.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que os dois terremotos que atingiram a região central do país. O levantamento inicial apontava pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos. 

Ao decorrer da manhã desta quinta-feira o número foi atualizado para 164 mortos e 900 feridos.“Neste momento, temos o registro de 32 mortes, sem incluir os números que o estado de La Guaira ainda poderá fornecer, além de mais de 700 feridos que estão sendo atendidos nas emergências de hospitais públicos e centros de saúde privados”, declarou Rodríguez em pronunciamento transmitido pela emissora estatal Venezolana de Televisión.A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse que os dois terremotos que atingiram a região central do país. O levantamento inicial apontava pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos. Ao decorrer da manhã desta quinta-feira o número foi atualizado para 164 mortos e 900 feridos. A chefe de Estado afirmou que La Guaira foi a região mais afetada e declarou o estado, localizado no norte do país, próximo à capital, como uma “zona de desastre”. Rodríguez admitiu que o número de vítimas fatais deve aumentar à medida que avançam os trabalhos de busca, resgate e salvamento, após os terremotos de magnitude 7,5 e 7,2 na escala Richter ocorridos na quarta-feira, com apenas 39 segundos de intervalo entre eles. Corrida contra o tempo para salvar vítimas de terremotos na Venezuela Centenas de integrantes das equipes de resgate, agentes policiais e unidades caninas estão mobilizados nas operações de busca e salvamento de pessoas afetadas pelos dois terremotos que atingiram a Venezuela. Segundo as autoridades locais, os tremores provocaram o desabamento total de pelo menos cinco edifícios em Caracas, quatro deles na região leste da cidade e outro nas proximidades do centro da capital. Em Chacao, no leste de Caracas, município onde reside uma importante comunidade portuguesa, o prefeito Gustavo Duque confirmou aos jornalistas que “quatro edifícios desabaram e outros seis apresentam danos estruturais significativos” nos bairros de Los Palos Grandes, Altamira e Bello Campo. Segundo Duque, “até o momento, 18 pessoas foram resgatadas com vida”. Também desabou o edifício Marován, em San Bernardino, região central de Caracas, onde diversos imóveis teriam sofrido danos significativos.Ainda em Caracas, no bairro Las Delícias, parte do revestimento cerâmico das paredes da tradicional padaria portuguesa La Rosita se desprendeu. Em frente ao estabelecimento, as paredes de um apartamento desabaram, deixando seu interior exposto. No mesmo edifício, uma grande rachadura levanta preocupações sobre a segurança dos moradores. Na quarta-feira, as autoridades venezuelanas registraram dois terremotos de magnitude 7,1 e 7,5 na escala Richter, com apenas 39 segundos de intervalo, levando milhares de pessoas às ruas de Caracas. Diversas áreas da capital ficaram sem energia elétrica, houve interrupções no sinal de internet, dificuldades nas comunicações telefônicas e a operadora de telefonia móvel Movistar ficou temporariamente fora de serviço.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Pânico: Veja o momento em que terremoto atinge aeroporto na Venezuela.

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 na escala de Richter atingiram a Venezuela nas últimas horas. Confirmam-se pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos num primeiro balanço, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que possa haver mais de 10 mil vítimas mortais.

O momento em que um dos terremotos atinge o Aeroporto Internacional Simón Bolivar, na cidade venezuelana de Maiquetía, foi registado e compartilhado nas redes sociais por um ex-deputado.O ex-parlamentar Wilmer Azuaje divulgou as imagens nas redes sociais, onde escreveu que estes eram "tempos difíceis", ao mesmo tempo que mostrava estruturas cedendo e pessoas a correndo. Estas imagens no aeroporto podem ser vistas acima, enquanto abaixo poderá ver como, nas ruas, aos edifícios ficaram destruídos.Em Caracas, vários prédios colapsaram. Os residentes da capital correram para as ruas. Operações de busca e resgate estão ocorrendo por todo o país, com um primeiro balanço indica que há pelo menos 32 mortos e mais de 700 feridos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que possa haver entre 10 mil e 100 mil mortos. O primeiro terremoto aconteceu às 18h04 na Venezuela (19h04 em Brasília), tendo a magnitude sido de 7,2 na escala de Richter. Cerca de 40 segundos depois, um novo abalo, de magnitude 7,5, voltou a atingir o país.FONTE MUNDO AO MINUTO NOTICIAS.

Japão empata com a Suécia e será adversário do Brasil na próxima fase.

O confronto entre brasileiros e japoneses, que terminaram a chave em segundo lugar, com cinco pontos, será na próxima segunda-feira (29), às...