Relatório faz balanço sobre aumento de viagens e avaliação de
passageiros após início de repasse a empresas.
A Prefeitura de Belo Horizonte
apresentou, nesta terça-feira (23), um relatório sobre o funcionamento do
transporte coletivo da capital mineira desde o início do pagamento do
subsídio pela administração municipal, que tem
como objetivo reduzir a crise no sistema.No mesmo documento, no entanto, foi
apresentado que os passageiros continuam reclamando de descumprimento de quadro
de horário e superlotação. Foram 5.845 notificações em 39 dias. O relatório foi
entregue para a Câmara Municipal pelo superintendente de Mobilidade Urbana,
André Dantas. Segundo o superintendente, o primeiro repasse no valor de R$90
milhões foi no dia 11 de julho. O valor permitiu que, no dia seguinte, o número
de viagens passasse de 16.799 para 19.203 - um aumento de 15%. Ainda de acordo
com a prefeitura, no dia 26 de julho, houve mais um incremento, chegando a
21.700 viagens por dia.O segundo repasse foi de R$17,5 milhões o que, segundo o
superintendente, permitiu aumentar o número de passageiros transportados de 913
mil para 984 mil. A lei que autorizou o subsídio para as empresas de
ônibus também determinou o congelamento das tarifas até março do ano que vem.
Essas contrapartidas prometiam melhorar o serviço prestado à população. Reclamações A
prefeitura também apresentou o balanço do canal de comunicação criado para a
população fazer de denúncias, sugestões e reclamações.Segundo os dados, o
número de reclamações tem caído. No dia 12 de julho, 518 reclamações foram
recebidas; já no dia 18 de agosto, esse número caiu para 200. A maioria das
denúncias continuam sendo sobre descumprimento
de horários dos ônibus e superlotação.( Fonte R
7 Noticias Brasil)
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