Tendência é que o produto fique acima da inflação, por causa da elevação
dos custos de produção e dos insumos, diz associação.
Os ovos de Páscoa já estão
chegando aos supermercados. Apesar da desaceleração da inflação no
último ano, o consumidor deve se preparar para encontrar o produto mais caro em
média em cerca de 12%. No IPCA-15 (Índice
de Preços ao Consumidor Amplo-15) de fevereiro, prévia da inflação do
mês, chocolates e bombons tiveram aumento de 12,41% nos últimos 12 meses
acumulados. O índice é o dobro da inflação acumulada no mesmo período, de
5,63%. "No caso dos ovos de Páscoa, a tendência é que haja um incremento
nos preços acima da inflação oficial do país (IPCA), em razão da elevação dos
custos de produção e dos insumos", explica em nota a Apas (Associação
Paulista de Supermercados). Com o aumento, quem comprou um ovo de Páscoa
por R$ 50 no ano passado, agora pode ter de pagar R$ 56 pelo mesmo produto. Aumento nas vendas A associação projeta um
crescimento real de 4,5% nas vendas de Páscoa neste ano. A data é a segunda com
maior movimento, ficando à frente da Black Friday e perdendo apenas para o
Natal. O setor supermercadista acredita que o aumento do salário mínimo, as
políticas de transferência de renda e de combate à pobreza devem impulsionar o
consumo nos supermercados nesta época do ano. Segundo pesquisa de confiança do
setor (ICS-Apas), 40% dos empresários estão otimistas em relação ao movimento
gerado pela Páscoa, enquanto 45% seguem cautelosos, preferindo colocar à
disposição do consumidor produtos alternativos aos tradicionais ovos de Páscoa,
como as barras de chocolates. “Tradicionalmente, a Páscoa é o melhor momento do
varejo de alimentos no primeiro semestre. E, para garantir que o consumidor
tenha acesso aos melhores produtos com os melhores preços, o supermercadista
procura diversificar marcas e oferecer alternativas dentro do mix de itens da época”,
diz Carlos Correa, diretor-geral da Apas.( Fonte R 7 Noticias Barsil)
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