CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES


 Prefeitura capacita servidores da saúde para criação de grupos de controle ao tabagismo
A Secretaria Municipal de Saúde organizou um cronograma para criação de grupos de controle ao tabagismo dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atingir esta meta foi realizada na manhã da última sexta-feira (23) no auditório do Instituto de Educação Profissional (IEP) a capacitação dos servidores da rede municipal de atenção básica a saúde para implantação do grupo de tabagismo - o cuidado da pessoa tabagista.
A capacitação tem como público alvo médicos, odontólogos e enfermeiros coordenadores das UBSs e equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), (psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e farmacêuticos).
O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou que o objetivo é capacitar profissionais para atendimento da pessoa tabagista de forma a orientá-los e fornecer condições de tratamento e apoio para cessação do uso. “O controle do tabaco no âmbito do cuidado/atenção em saúde, pode ser resumido em prevenção de iniciação e tratamento para cessação do uso do tabaco. Por esse motivo, a capacitação torna-se de grande valia e relevância no panorama epidemiológico do município”, informou Eduardo.
A responsável pela capacitação é a enfermeira Islânia Alencar que é integrante da Comissão de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, que discorreu sobre o tema. A SMS também formulou um cronograma para implantação dos grupos em cada unidade, onde os grupos formados terão que participar de no mínimo 06 encontros. Muitos são os relatos de participantes que conseguiram vencer o vicio do tabaco e hoje são exemplos de superação.
O que é tabagismo?
O tabagismo é a dependência psicológica e física do tabaco. A substância está presente em produtos como cigarros, narguilés e charutos. O consumo regular de tabaco é responsável por mais de 50 doenças, entre elas pelo menos 12 tipos de câncer. É considerado dependente do tabaco quem fuma regularmente, não consegue ficar sem a substância e, se fica, experimenta diversos sintomas relacionados a uma crise de abstinência.
Por isso, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), o tabagismo é “uma desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome de abstinência à nicotina”. É encontrado sob o código F17.2.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, um bilhão de pessoas fumam. O Brasil, por sua vez, conta com 24,6 milhões de fumantes, isso contabilizando apenas as pessoas com mais de 15 anos de idade.
O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, matando 6 milhões de pessoas anualmente – o equivalente a uma morte a cada 6 segundos. Entre brasileiros, são 200 mil mortes por ano, em média, creditadas ao uso regular do cigarro.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

NOTA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE


Prefeitura de Águas Lindas recebe nota técnica do Ministério da Saúde sobre distribuição de vacinas
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última quinta-feira (22) uma Nota Técnica Informativa do Ministério da Saúde referente ao déficit na distribuição de vacinas (imunobiológicos). A nota informa as vacinas que estão com envio reduzido, vacinas em situação de desabastecimento, entre outros, não apenas em Águas Lindas, mas a nível nacional. .
“Ficaremos sem abastecimento das vacinas nas quais estão específicas na nota técnica por um período de aproximadamente 3 meses. Mas estamos trabalhando no sentido de remanejar e buscar em outros municípios, que ainda tenham essas vacinas específicas em seus estoques para suprir alguma emergência. Mas, informamos a toda a população que vamos nos empenhar para que este quadro seja normalizado o quanto antes”, disse o secretário de saúde, Eduardo Range.
Abaixo nota técnica do Ministério da Saúde :
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

sábado, 24 de fevereiro de 2018

ORIENTAÇÃO Á UNIDADES ESCOLARES

 Secretaria Municipal de Educação orienta unidades escolares a incentivar participação de pais e responsáveis no processo educacional
Como estratégia para melhorar a qualidade do ensino oferecido aos alunos da rede municipal, a Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia tem tomado uma série de medidas, desde procedimentos administrativos e pedagógicos com a participação dos servidores como o incentivo de pais e responsáveis no processo educacional dos alunos.
Como exemplo, a Escola Senador Emival Caiado Ramos localizado no Jardim Paraiso realizou na última semana a primeira reunião de pais do ano. O encontro contou com apoio da Polícia Militar, Secretaria de Educação e Conselho Escolar. 
Segundo o secretário de educação, Deusimar Macedo, todas as unidades são orientadas a promover uma maior participação de pais e responsáveis no processo educacional das crianças. “A medida tem como objetivo aumentar a parceria entre escola e comunidade, para melhorar a qualidade de ensino e os índices de aprendizagem na escola. Os pais tem papel importantíssimo no processo educacional e sua participação nas atividades da escola melhoram em todos os aspectos os resultados obtidos pelos alunos”, disse o secretário.
Na unidade de ensino do Jardim Paraiso, dirigida pelo professor Antônio Ferreira de Sousa, o corpo docente realizou a apresentação do Regime Interno e o PPP da escola para 2018.
“O ênfase dado, foi à importância da cultura da aprendizagem para os pais e alunos. Os professores apresentaram suas propostas e metodologia aos responsáveis, tendo em vista o bom rendimento dos alunos, e a Policia Militar representado pelo Sargento Jeferson reforçou por meio de palestra sobre educação e o contato com as drogas o compromisso que os responsáveis devem ter na vida escolar dos filhos e na formação para vida fora da escola. O testemunho  de uma mãe que sofre com as dificuldades enfrentadas em casa com problemas de drogas foi muito importante para que todos fiquem atentos a mudanças comportamentais dos seus filhos”, explicou o professor Antônio.
A experiência trocada entre pais, responsáveis e professores tem alcançado resultados positivos o que gera alunos mais conscientes com suas obrigações e proporcionam limites de disciplina que eles vão levar por toda vida escolar.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura 
Fotos: ASCOM 

REUNIÃO COM SECRETÁRIOS-METAS 2018

 Prefeito Hildo do Candango reúne secretariado para estabelecer metas para 2018
Como forma de estabelecer novas diretrizes para o ano de 2018, o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, reuniu o seu secretariado para apresentar o balanço de 2017 das ações e discutir ações para o corrente ano.
O prefeito agradeceu o empenho dos titulares de todas as pastas, “Eu agradeço o empenho de cada secretário e suas equipes, graças a forma dedicada de cada um estamos avançando em todas as áreas apresentando índices positivos, mesmo diante da situação difícil que todos os municípios do Brasil estão atravessando. Com as medidas austeras que estamos conduzindo a gestão, conseguimos economizar o suficiente para manter a folha salarial em dia e seguir com as ações diárias em prol de nossa população”, disse o prefeito Hildo.
As Secretarias Municipais estão conduzindo as ações de forma integrada, o que possibilita maior agilidade na prestação dos serviços. “Na saúde estamos avançando gradativamente e o trabalho de gestão feito junto ao Governo do Estado de Goiás tem surtido efeitos benéficos culminando na melhora do atendimento e dos índices que são monitorados diariamente. Ainda neste semestre o Hospital Regional de Águas Lindas, o HUGO 9, será inaugurado, o que transformará o município de Águas Lindas em uma referência no Entorno SUL”, disse Eduardo Rangel, secretário de saúde.
A Educação do Município passa por uma transformação, a implantação da “Matriz Educacional” e o constante aprimoramento do sistema educacional tem refletido positivamente no aprendizado dos alunos. “O programa Evasão Zero será fortalecido com novas ações que serão implementadas no decorrer de 2018 e com a instalação do “Diário Eletrônico” os nossos servidores terão mais uma ferramenta a disposição para acompanhar em tempo real a evolução do aluno/Professor. Estes avanços são possíveis graças à dedicação de toda rede municipal de ensino”, falou o secretário de educação, Deusimar Macedo.
O município dará um grande salto em infraestrutura e qualidade de vida com a retomada das obras nos bairros de Águas Lindas. Algumas obras estavam paralisadas por conta do período chuvoso que impossibilita a realização da movimentação da terra, necessária para a compactação do solo e sua posterior pavimentação. O processo de licitação para escolha da empresa que realizará as obras do Complexo Perola que compreende os setores Perola, Cidade Jardim, Mansões Centro Oeste estará também será concluído e com o andamento das obras milhares de famílias serão beneficiadas.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura 
Fotos: ASCOM 

ACADEMIA DE LETRAS DE ÁGUAS LINDAS-GO

Notícias de Águas Lindas - Academia Aguaslindense de Letras promove reunião para definir programação 2018
A Academia Aguaslindense de Letras (Aletras) promoveu na noite desta terça-feira (20) no templo da Loja Maçônica Gonçalves Lêdo a primeira reunião de 2018. Houve a participação de 15 membros e discussão de uma pauta referente às atividades a serem desenvolvidas neste ano, entre outros temas de importância para a instituição.
Foi definida a participação da Aletras em pelo menos três eventos do calendário cultural e literário na Capital Federal: Bienal do Livro, Feira do Livro de Brasília e Feira do Livro da Câmara Legislativa do DF.
A assembleia foi dirigida pelo presidente da Academia, Filemon Felix, que anunciou a edição de mais duas obras literárias dos acadêmicos (coletâneas) para este ano, que serão lançadas durante os eventos em Brasília. No ano passado foram editadas duas coletâneas, de prosa e poesia, produzidas pela Academia.
Os membros deliberaram ainda sobre a participação da entidade nos eventos em Águas Lindas, inclusive a promoção de palestras, atividades e afins nas escolas municipais, estaduais e particulares.
Ao final foi oferecido um coquetel e citação dos aniversariantes do mês, representados pelos acadêmicos: Antônio Vanderley, Luh Veiga e Rose.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ENTREGA DE MIL CARTEIRAS ESCOLARES


 Prefeitura entrega mais de mil carteiras escolares em Águas Lindas
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação entregou durante esta semana 1100 carteiras infantis, sendo 600 para Educação Infantil e 500 para os alunos de 4º e 5º anos.  Após a preparação de uma planilha que apontou as necessidades de cada escola, os conjuntos escolares foram divididos para 30 escolas municipais.
A escola Geracina Pereira recebeu 35 conjuntos para reforçar as acomodações de 350 crianças das etapas I e II em dois turnos. "As carteiras vieram em boa hora, às crianças gostaram e sem dúvida contribuirá para melhorar cada vez mais a educação oferecida aos nossos alunos", disse a coordenadora da escola Cristiane Ferreira Alexandre.
De acordo com a Diretoria de Patrimônio da SME os conjuntos foram entregues considerando a Planilha da Diretoria Pedagógica nas escolas Acelina Alves, Ana Lúcia, Antônio Cícero, Antônio de Jesus Leite, Darci Ribeiro, Domingos Simão, Meg Luz, Mestre Zezito, Jardim das Oliveiras, Pérola II, Maria do Livramento, José Vitorino, São Bartolomeu e outras. 
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

PALESTRA SOBRE CONTROLE DE NATALIDADE


 Cras Águas Lindas II realiza palestra sobre controle de natalidade

Seguindo orientações da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Cras Santa Lúcia está promovendo palestras com as mães integrantes do projeto Cangurú. Os temas principais estão relacionados ao planejamento familiar, controle de natalidade, método de planejamento, e uso correto do método contraceptivo.

A secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, informa que nas unidades dos Cras também são realizadas várias atividades e diversos tipos de atendimento, como: visitas psicossociais, cursos do Projeto Cegonha (exclusivo para gestantes), projeto musicAÇÃO com aulas de violão, Cine Cras, auxílio funeral, atualização do cadastro do Bolsa Família, encaminhamento para a inclusão no Cadastro Único, expedição de Carteira do Idoso, cesta emergencial.
Os inscritos no Cadastro Único também podem se habilitar para participar das oficinas de manicure, cabeleireiro, artesanato e cursos profissionalizantes que tem como objetivo inserir os beneficiários no mercado de trabalho.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA SEMINÁRIO.


 Prefeitura de Águas Lindas realiza seminário de regularização fundiária
Na última segunda-feira (19) a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria de Habitação de Regularização Fundiária promoveu o 1° Seminário de Regularização Fundiária com o tema “Novos parâmetros para regularização fundiária urbana e rural”. O seminário aconteceu no auditório do Instituto Federal de Goiás (IFG) e teve como palestrante principal o senhor Silvio Figueiredo.
“A equipe da Secretaria de Habitação tem buscado todo o conhecimento necessário para realizar os procedimentos de regularização, dentro da legalidade. Queremos dar a esses moradores o direito real de suas propriedades proporcionando a cidadania plena”, assegurou o prefeito.
O secretário de habitação, o vereador licenciado Giovane Machado, informou que toda a equipe é capacitada para promover esta regularização tendo ainda o apoio da Procuradoria Geral do Município dando o parecer jurídico para cada procedimento verificando todos os aspectos legais, “Estamos buscando todos os mecanismos jurídicos para realizar a regularização de dezenas de setores do município por motivos diversos. Os processos estão sendo analisados caso a caso e o primeiro setor a receber esta regularização é o setor Jardim Santa Lucia II e seguiremos até atender todas as comunidades”, disse Giovane Machado.
O seminário contou com a presença de servidores da área, do secretário municipal de meio ambiente, Lúcio Mauro, do presidente da Associação dos Construtores de Águas Lindas, Cristiano Osório, e de empresários da área da construção civil e imobiliária do município.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

PREFEITURA DE NOVO GAMA


 Notícias de Novo Gama - Prefeitura de Novo Gama oferece cursos de capacitação profissional a enfermeiros com o intuito de melhorar atendimento na rede pública de saúde
A Prefeitura de Novo Gama, por meio de sua Secretaria de Saúde, informou que cerca de 20 enfermeiros da rede pública de saúde serão capacitados com cursos técnicos. De acordo com a pasta, a intenção é fazer que os enfermeiros, ao término do curso, se tornem num agente que possa promover os cursos a outros enfermeiros que atuem na rede pública do município.
“Para melhorar o acolhimento clínico e proporcionar maior conforto e qualidade aos pacientes novo-gamenses da rede pública de saúde”, é que foram criados os cursos técnicos, segundo a prefeitura.
Realmente, estudos mostram que a boa qualificação do enfermeiro pode fazer grande diferença durante o atendimento médico. É também o que defende a subcoordenadora da Regional de Saúde do Entorno Sul, Renata Carvalho, que também foi responsável por ministrar um dos cursos aos enfermeiros.
“A gente tenta resgatar e reestruturar alguns conceitos que foram perdidos durante os anos, principalmente, em relação ao trabalho em equipe”, afirma a subcoordenadora.
Para a prefeita de Nova Gama, Sônia Chaves, a formação continuada, seja em qualquer área profissional, é fundamental para o aprimoramento de qualquer categoria. “A educação continuada é o processo de desenvolvimento e aprimoramento de conhecimentos após a graduação, que possui duração definida e metodologia tradicional, assim, os profissionais, no caso, os enfermeiros, está sempre reciclando o próprio conhecimento”, diz Sônia.
Os cursos são ministrados conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Em Águas Lindas de Goiás, o prefeito do município, Hildo do Candango, parabenizou a medida tomada pela gestão de Sônia e comentou sobre a importância do assunto.
“Vejo com bons olhos a iniciativa do governo de Sônia Chaves e tenho certeza que desta forma ela está promovendo uma revolução na saúde pública de Novo Gama. Em breve, o município entrará para o rol das cidades com o maior índice de qualidade nos serviços de saúde pública”, disse Hildo.
Além do treinamento profissional junto aos enfermeiros, o governo de Novo Gama também informa que a atual gestão “preza pela qualidade de vida da população”, e que, por isso, estão sendo também “articuladas ações especiais para o desenvolvimento das unidades básicas de saúde”.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PREFEITURA DE OCIDENTAL


Notícias de Cidade Ocidental - Parceria entre Prefeitura de Cidade Ocidental e governo de Goiás promove cidadania a moradores
Uma parceria entre a Prefeitura de Cidade Ocidental e o governo de Goiás possibilitou que a população da cidade tivesse acesso, de forma gratuita, aos serviços básicos de cidadania. “O Programa Ação Cidadã chega à Cidade Ocidental trazendo um mutirão de serviços e atendimentos que facilitam e melhoram a vida da população”, comunicou a prefeitura.
Os serviços oferecidos pelo programa são variados, indo desde emissão de carteira de identidade à distribuição de fraudas geriátrica e assistência jurídica. Na visão do governo do Estado, a pretensão do Ação Cidadã é oferecer serviços em quinze municípios goianos, nos meses de maio a dezembro.
Para o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, sua administração tem trabalhado no sentido de contribuir para a propagação da dignidade humana, por meio do acesso da população aos elementos básicos da cidadania. De acordo com o prefeito, ao preservar o exercício da cidadania entre os cidadãos, sua gestão está defendendo o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade e a todos os direitos civis, políticos e sociais.
“Queremos levar os serviços básicos de cidadania a toda população do município, seja ela urbana ou rural, com a intenção de permitir à população que vive em situação de vulnerabilidade social o acesso a serviços básicos, mas que são essenciais e fundamentais”, destaca Fábio Correa.
A noção de fortalecimento da cidadania também é praticada e estimulada pelo prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, que diz ver em programas como o “Ação Cidadã”, uma maneira de formar cidadãos com consciência de seus direitos e deveres.
“A cidadania está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, por meio daqueles que sempre lutam por mais direitos, liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições”, lembrou Hildo.
O programa ficou em Cidade Ocidental entre os dias 5 e 6 deste mês e ofereceu os seguintes serviços:
 *Emissão de RG, Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento, 2ª via de Certidão de Casamento, Passaporte do Idoso, Passe Livre para Deficientes – PNE;
*Assistência Jurídica;
*Atendimento Médico: Oftalmologista, Dentista e Clínico Geral. Além de vacinação, aferição da pressão arterial, teste rápido de Diabetes e distribuição de preservativos;
*Corte de cabelo;
*Fotografias e fotocópia para documentos;
*Distribuição de medicamentos básicos (liberado somente com a apresentação da receita médica);
*Kit para as Gestantes (entregues mediante apresentação do Cartão da Gestante e documentos pessoais);
*Entrega de fraldas geriátricas
*Distribuição de mudas de árvores.

PROGRAMA MÃOS A OBRAS


 Prefeitura de Águas Linda lança programa “Mãos a obras” no Jardim Santa Lúcia
Uma grande maratona de serviços é isto a síntese do programa “Mãos a Obra”, iniciado pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos nesta terça-feira (20). O programa concentrará todas as ações de roçagem, limpeza de áreas e lotes baldios, recuperação asfáltica, reparos na iluminação pública em toda região do Jardim Santa Lucia, primeiro bairro contemplado pelo Mãos a Obra.
“Hoje iniciamos uma nova estratégia para suprir a demanda desta comunidade nos serviços de limpeza, roçagem e iluminação pública. Esta ação será realizada em todas as regiões do município visando minimizar os transtornos causados pelo período chuvoso. Mas continuamos trabalhando para trazer novas obras para o município e também para concluir as que estão em andamento, sabemos o quanto estas ações são importantes para nossos cidadãos e para o desenvolvimento constante de nossa cidade”, disse Hildo.   
A abertura do programa aconteceu na Praça da Conquista e contou com a presença de toda equipe da Secretaria de Obras, que é coordenada pelo secretário Jose Fernando (Dinando), dos vereadores professor Silvério, Jota Barros, Aderson da Modelle, Aluisio da Artec, Jorge Amaro, Eder Nunes, Tim da Madeireira, representante da região na Câmara Municipal, o presidente da Casa de Leis, vereador Rogemberg Barbosa e o vereador licenciado e atual secretário de Habitação e Assuntos Fundiários, Giovane Machado.
O secretário de Habitação Giovane Machado, também representante da região informou que por determinação do prefeito Hildo Candango o processo de regularização fundiária será iniciado pelo Jardim Santa Lucia II. “Estamos trabalhando para levar a regularização fundiária há vários setores e iniciaremos aqui no Jardim Santa Lucia II, onde os moradores terão acesso a escrituras trazendo cidadania para todos”, disse Giovane Machado.
O vereador Tim da Madeireira enalteceu as ações do governo municipal em prol da região e destacou, “Nós sabemos das necessidades deste setor e temos trabalhado para que não apenas o Santa Lúcia, mas todos os bairros recebam obras de infraestrutura e pavimentação. Então agradeço ao empenho do prefeito Hildo e sua equipe em sanar os problemas da nossa região, trazendo assim mais qualidade de vida aos nossos moradores”, disse o vereador.
Todas as equipes foram divididas e iniciaram de imediato o trabalho na região para levar bem estar e segurança a comunidade do Jardim Santa Lucia, Aguas Lindas II e Jardim Recanto.
Os secretários municipais Deusimar Macedo (Educação), Lucio Mauro (Meio Ambiente), professor Ulisses (Esportes) também prestigiaram o lançamento do programa.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

APOIO PARA ALEANDRA DE SOUSA


Notícias de Águas Lindas - Mulheres de Águas Lindas de Goiás e da Região Metropolitana apoiam Aleandra Sousa 
Muitas mulheres do município de Águas Lindas de Goiás e da Região Metropolitana de Brasília estão manifestando nas redes sociais apoio à pré-candidatura de Aleandra Sousa a uma das vagas na assembleia legislativa do estado de Goiás.
A internet é um canal de comunicação em tempo real, e vários internautas participam de enquetes e postagens que facilitam a identificação da opinião publica acerca do rumo que o cenário político tomará na eleição deste ano, e a pré-candidatura da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, tem sido um dos tópicos mais comentados.
Aleandra Sousa tem mostrado trabalho e competência, à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu projetos e programas sociais que tem beneficiado milhares de pessoas, isso além de ampliar os serviços de atendimento nos programas e projetos existentes. A cidade de Águas Lindas de Goiás tem melhorado a qualidade de vida das pessoas por meio de iniciativas sociais e com isso alcançou um nível de desenvolvimento  jamais visto antes.

ATIVIDADES PARA A TERCEIRA IDADE



Notícias de Águas Lindas - Secretária de Assistência Social de Águas Lindas fala sobre a importância de atividades sociais para a terceira idade
Em sua página nas redes sociais, a secretária de Assistência Social e Cidadania de Águas Lindas de Goiás, Aleandra Sousa, falou sobre o projeto do governo federal, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido por sua pasta e voltado para o público da terceira idade.
O SCFV é um programa que realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. “É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”, garante o governo federal.
Pelo fato do programa realizar atendimentos em grupo, seu grande objetivo é fazer com que a vida social dos cidadãos tenha também um caráter de coletividade. Desta forma, ele acaba sendo uma ferramenta para a transformação cidadã do indivíduo.
O público assistido pelo SCFV são Crianças, de acordo com o governo federal, crianças de até 6 anos; crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos; e pessoas idosas. No caso de Águas Lindas, os participantes da terceira idade somam o maior número de participantes do programa.
“O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos é um exemplo de vida para todos nós”, escreveu Aleandra Sousa em postagem no Facebook.
Nas fotos publicadas na rede social pela secretária, é nítido o grande número de atendidos pelo programa. Num país, cuja população de idosos, segundo o IBGE, chega a 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, executar o SCFV nas cidades brasileiras passou a estar relacionado com o bem-estar da população. Para se ter uma ideia, o aumento do número de idosos no país é tão sério, que o mesmo IBGE, diz que, em 2027 a parcela da população acima de 60 anos dobrará, chegando aos 37 milhões, de acordo com projeções do órgão.
A secretária Aleandra diz confiar e acreditar na capacidade dos “jovens da terceira idade”. Segundo a secretária, o SCFV é uma forma de possibilitar a interação social, além de ser um fator de proteção no envelhecimento ativo e saudável e deve fazer parte do nosso curso de vida.
“A alegria e integração do nosso público da terceira Idade é empolgante e toda vez que eu visito a unidade e participo de suas atividades eu saio de lá muito feliz, tamanha o carinho e alegria de cada um”, afirma Aleandra.

PRÊMIOS A SERVIDORES



Notícias de Águas Lindas - TJGO concede prêmio à servidores da Comarca do município
Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) premiou na última quinta-feira juízes e servidores com melhor desempenho nos júris em todo o estado pelo volume de processos julgados. De Águas Lindas, 1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais) Dr. Luís Flávio Cunha Navarro, Adriana Aparecida Ribeiro Pinto (servidor) receberam a medalha de Bronze.
Pela primeira vez a Corregedoria-Geral certifica e condecora o desempenho de várias unidades judiciárias do Estado, bem como de magistrados e servidores, em razão do expressivo número de processos referentes aos crimes dolosos contra a vida, que resultou na realização de 155 júris em novembro de 2017.
De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Goiás a sessão solene realizada na primeira quinzena deste mês de fevereiro, no 2º Tribunal do Júri de Goiânia homenageou 17 juízes e 16 servidores, com premiação nos moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em três categorias: Selo Ouro (mais de oito sessões), Prata (entre cinco e oito sessões) e Bronze (pelo menos quatro sessões).
A iniciativa, que está sob a responsabilidade da juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da CGJGO, contou com o envolvimento de 54 varas com competência para o Tribunal do Júri, distribuídas em 50 comarcas do Estado. De acordo com a estatística levantada pela Corregedoria, o resultado obtido com a realização dos 155 júris foi de 102 condenações, 40 absolvições, 9 desclassificações e 4 prescrições. Inicialmente, foram pautados 179 júris, mas 24 não foram concretizados.
A mobilização de cunho nacional atende a Portaria nº 69, de 11 de setembro deste ano, do CNJ, que institui a política judiciária de realização anual de esforço concentrado de julgamento dos crimes dolosos contra a vida (Mês Nacional do Júri), definindo diretrizes e ações para garantir a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. Todos os dados coletados pela Corregedoria foram encaminhados ao CNJ, que estipulou o prazo de uma semana após o encerramento do mês de novembro para o envio das referidas informações.
A orientação do CNJ é de que os tribunais promovam ações institucionais entre integrantes do sistema de Justiça, assim como articulem com órgãos de governo e não governamentais medidas que contribuam para a realização desses julgamentos.
Relação dos magistrados e servidores homenageados:
Selo Ouro – Mais de 8 sessões
Comarca de Goiânia
1ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri
Dr. Eduardo Pio Mascarenhas da Silva
Alberto Rodrigues Alves Maquieira (servidor)
Comarca de Jaraguá
2ª Vara (Cível, Criminal – Crimes em Geral, Dolosos Contra a Vida e Pres. do Trib. do Júri – , das Faz. Púb., de Reg. Púb. e Ambiental)
Drª Nina Sá Araújo
Gustavo Kenji Bando (servidor)
Selo Prata – Entre cinco e oito sessões
Comarca de Aparecida de Goiânia
4ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, e Exec. Penais - Privativas de Liberdade em Regime Aberto, Restritivas de Direito e Alternativas)
Dr. Leonardo Fleury Curado Dias
Jane Sousa Bonfim (servidor)
Comarca de Rio Verde
2ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Crimes em Geral)
Drª Tatianne Marcella Mendes Rosa Borges
Juliana Marangoni (servidor)
Comarca de Israelândia
Vara Judicial
Dr. Marcos Boechat Lopes Filho
Stephanny Martins Taveira (servidora)
Comarca de Luziânia
1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais)
Drª. Renata Farias Costa Gomes de Barros
Mariana José Silva (servidor)
Comarca de Padre Bernardo
Vara Cív. Crim., da Inf. e da Juv das Faz. Púb. e de Reg. Púb.
Drª Luciana Vidal Pellegrino Kredens
Dayane Rodrigues de Brito (servidor)
Comarca de Caldas Novas
Vara Criminal
Drª Vaneska da Silva Baruki
Roberta Luana Dias (servidor)
Comarca de Uruaçu
2ª Vara (Cív., Criminal – Crime em Geral, Crimes Dolosos contra a Vida e Pres. do Trib. do Júri –, das Faz. Púb. e de Reg. Pub.)
Dr. Leonardo Naciff Bezerra
Rafael Gonçalves da Silva (servidor)
Comarca de Niquelândia
2ª Vara (Cível, Criminal – Crime em Geral, Crimes Dolosos contra a Vida e Pres. do Trib. do Júri –, das Faz. Púb., de Reg. Púb. e Ambiental)
Dr. Rodrigo Victor Foureaux Soares
Arianne Silva Rocha Vidal (servidor)
Comarca de Guapó
Vara Judicial
Dra. Rita de Cássia Rocha Costa
Marinho Nunes de Morais Júnior (servidor)
Selo Bronze – Pelo menos quatro sessões
Comarca de Goiânia
2ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri
Dr. Lourival Machado da Costa
Frances Marques de Carvalho (servidor)
Comarca de Goiânia
3ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri
Dr. Jesseir Coelho de Alcântara
Raquel Almeida Miranda (servidor)
Comarca de Santo Antônio do Descoberto
Vara Criminal
Dr. José Augusto de Melo Silva
Dr. Marlon Rodrigo Alberto dos Santos
Renato Rodrigues Santos (servidor)

Comarca de Águas Lindas de Goiás
1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais)
Dr. Luís Flávio Cunha Navarro
Adriana Aparecida Ribeiro Pinto (servidor)
Comarca de Jataí
2ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Crimes em Geral)
Dr. Inácio Pereira de Siqueira
Wilker Max Rodrigues da Silva (servidor)
Comarca de Águas Lindas de Goiás
1ª Vara Criminal (Crimes Dolosos contra a Vida, Pres. Trib. Júri e Execuções Penais)
Dr. Luís Flávio Cunha Navarro
Adriana Aparecida Ribeiro Pinto (servidor)

AVANÇOS NA EDUCAÇÃO



Notícias de Águas Lindas - Hildo do Candango garante que houve avanços significativos na educação do município
Apesar das dificuldades que o país ainda enfrenta, com recessão e falta de recursos que afetam diretamente a administração pública, o prefeito de Águas Lindas de Goiás e presidente da AMAB, Hildo do Candango, afirma que tem lutado nestes últimos cinco anos para manter em dia os compromissos assumidos com a comunidade, tendo como uma das prioridades a educação.
"Melhorar a qualidade da educação básica de Águas Lindas, por meio da qualificação dos servidores, implantação de metodologias inovadoras é o nosso foco. Nestes últimos anos houve uma efetiva melhoria na qualidade educacional no município e continuamos trabalhando para que cada vez mais possamos oferecer o melhor ensino às nossas crianças", garante. 
Para Hildo do Candango a boa qualidade da educação é fundamental e de suma para o futuro de uma comunidade, por isso, foram feitos grandes investimentos nessa área. A Escola Municipal Antônio Cícero, localizada no Setor Mansões Odisseia, que funcionava antes em situação precária ganhou um novo prédio, com 26 salas de aula, 5 depósitos, 11 banheiros e 6 salas de apoio.
"Nossos alunos, que já somam mais de 22 mil, receberam um ambiente digno para desenvolver seus estudos, bem como aos servidores. Escolas limpas e espaços condizentes com as suas necessidades”, enfatizou o prefeito.
Hildo esclarece também que milhares de concursados foram convocados, entre estes, professores, monitores, pedagogos, vigilantes, secretários escolares e hoje formam uma estrutura sólida para a prática de uma boa educação no município. Foram oferecidos diversos cursos de capacitação aos diretores, coordenadores, professores e os demais profissionais da educação.
A prefeitura concedeu áreas, em que estão sendo concluídas obras de cinco colégios estaduais, para atender um público de mais de seis mil alunos. Ao que se refere à educação em informática, Águas Lindas desponta em terceiro lugar no ranking estadual de unidades conectadas, segundo avaliação do MEC. Foram instalados 582 computadores em 38 laboratórios de informática em toda a rede municipal de ensino.
A frota da educação foi totalmente recuperada, com 17 novos micro-ônibus, 5 ônibus e mais de 10 veículos de apoio.
Foram desenvolvidos Jogos Escolares, com a participação de 1.600 alunos divididos em nove modalidades esportivas. Pelo grande sucesso alcançado, os Jogos Escolares de Águas Lindas tem sido referência no estado de Goiás.
Duas Bibliotecas Municipais contam com um acervo de mais de 15 mil livros, recebendo uma média de 520 visitas mensais. Nessas unidades são oferecidos cursos de técnico em vendas, secretariado e rotinas administrativas, recepcionista de hotel, atendente de bar, técnico agrícola, cuidador de idosos e crianças, porteiro, zelador, básico em eletricista, destilador de álcool, entre outros.
Gradativamente será entregue, por meio do Programa Pró-Infância, nove creches, que atenderão 2.160 crianças. O objetivo desse programa é acompanhar e monitorar o aluno desde sua alfabetização até a escolha da sua profissão. Sendo assim, o programa ampliará o número de vagas nos ensinos infantil, fundamental, EJA e criará uma avaliação diagnóstica e periódica aplicada por agentes externos em toda a rede municipal a fim de acompanhar e aperfeiçoar o desempenho didático pedagógico dos alunos.
A administração trabalhou ainda programas para a implantação de laboratórios de informática, criação de parques recreativos infantis, continuidade das reformas das escolas e creches, construção de novas quadras poliesportivas e ampliação das bibliotecas, considerando tanto a estrutura física quanto a disponibilização de materiais didáticos e paradidáticos, dentre outras ações.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto que prevê desconto em pedágio para carros com mais de três passageiros.

  Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4...