CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quinta-feira, 30 de junho de 2022

VIDANEWS - A busca tardia do tratamento da depressão

 

Segundo levantamento recente, a busca por tratamento da depressão ocorre tardiamente no Brasil. Vários fatores explicam esse grave equívoco incluindo o preconceito e o estigma associados à doença e ao paciente.

Segundo um levantamento recente realizado pelo Instituto Ipsos, a pedido da empresa farmacêutica Janssen e que ouviu 800 pessoas, com ou sem depressão, de 11 estados brasileiros, os brasileiros demoram em media 3 anos e 3 meses para procurar ajuda médica para o tratamento de depressão.Mesmo os pensamentos suicidas afetando 4 em 10 pessoas antes de buscar ajuda, a demora ocorreu principalmente pela falta de consciência de se tratar de uma doença (18%), por resistência (13%) e medo do julgamento, da reação dos outros ou vergonha (13%). Incrível que apenas 10% acreditam que a depressão é uma doença com base biológica e 36% acreditam que para superar a doença é preciso força de vontade. Apesar dos avanços científicos, classificação como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e ampla divulgação do tema na imprensa e redes sociais, muitos ainda não consideram a depressão uma doença mental. Infelizmente, isso gera um estigma muito grande com interferências equivocadas de leigos influentes, politicos e até religiosos. Quem sofre de depressão tem que conviver com a dor da doença e da rejeição familiar ou social. E muitos se isolam por se sentirem constrangidos ou pressionados a negar a doença.Depressão não é simplesmente um estado de ânimo, uma fraqueza, um comodismo, uma preguiça, falta de fé ou oportunismo. É democrática, pode atingir a todos independente de credos, etnias, convicções políticas ou nível sócio-econômico. Tem base genética e biopsicossocial estabelecidas. Em momentos turbulentos de crises sociais e econômicas, como a atual no Brasil (inflação, desemprego, insegurança alimentar) os gatilhos estressores aumentam significativamente com número de casos aumentado.A demora na busca por tratamento, seja por preconceito ou desinformação,  pode levar a consequências trágicas aos pacientes, com impacto inclusive econômico devido à diminuição de produtividade e absenteísmo. Relações sociais e familiares são também impactadas negativamente por causa de quadros depressivos não tratados. Um outro estudo recente publicado na prestigiada Revista The Lancet aponta que até 80% das pessoas afetadas pela doença no mundo sequer sabiam do seu diagnóstico.Em uma era de número crescente de suicídios, tais fatos nos preocupam muito - uma vez que 97% dos suicídios têm ligação com transtornos mentais como a depressão. Com um olhar mais humanizado e acolhedor, quando a depressão é diagnosticada precocemente podemos poupar milhares de vidas humanas, desde que haja programas governamentais estruturados na área de saúde mental nos diversos níveis (primário, secundário e terciário) e com recursos disponíveis e bem aplicados ou geridos em todos os Estados brasileiros.( Fonte R 7Noticias Brasil)

Nenhum comentário:

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev.

  A acusação da Força Aérea ucraniana foi confirmada por analistas consultados pela reportagem a partir de imagens georreferenciadas de rede...