Nos primeiros três meses deste ano, a Equatorial Goiás inspecionou aproximadamente 70 mil unidades consumidoras em todo o estado, incluindo residências, comércios e indústrias.
Cerca de 26 mil dessas unidades apresentaram
irregularidades, que foram corrigidas após a intervenção da companhia.
Estima-se que essas irregularidades resultem em uma perda de energia de 18
Gigawatt-hora (GWh), o suficiente para abastecer uma cidade de mais de 10 mil
habitantes por um ano. Campeãs em furto de energia Luziânia, Aparecida de Goiânia, Senador
Canedo e Caldas Novas são os municípios goianos com maior número de furtos de
energia identificados pela Equatorial Goiás. A Equatorial Goiás tem trabalhado
em parceria com a Polícia Civil para combater o furto de energia. Somente na
região de Luziânia, foram inspecionadas aproximadamente 14 mil unidades
consumidoras nos primeiros três meses do ano, das quais cerca de 5,5 mil
apresentaram irregularidades na medição. Gato é crime! Pabllo Barbosa,
gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, ressalta que o furto
de energia, conhecido como “gato”, além de ser um crime com penalidades graves,
prejudica a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a segurança
da população. Aqueles que manipulam a rede elétrica sem a devida capacitação
podem sofrer acidentes graves. As ligações irregulares sobrecarregam a rede
elétrica, causando curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia,
afetando a qualidade do serviço para os clientes regulares da companhia. Além
disso, as fraudes e furtos contribuem para aumentar o valor da conta de luz de
todos os consumidores, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
inclui uma parte dessas “perdas comerciais” nas tarifas. Investimentos em Tecnologia A empresa está
investindo em novos sistemas e tecnologias para combater as perdas de energia.
Foram instalados cerca de 2,5 mil equipamentos de medição blindada em todo o
estado. Esses equipamentos são instalados diretamente nos postes de energia,
garantindo uma medição precisa e segura do consumo. Isso impede a ocorrência de
fraudes na medição. A Equatorial Goiás realiza inspeções
periódicas nos medidores de energia dos clientes para garantir a qualidade da
medição. Se houver suspeita de falha ou alteração no medidor, o equipamento é
retirado e avaliado em seu laboratório de calibração certificado pelo Inmetro e
acreditado pela ISO 17025, sendo regularmente auditado pela Aneel. Os clientes
têm a possibilidade de acompanhar a retirada e a análise laboratorial do medidor
em caso de suspeita. Como denunciar A empresa incentiva os clientes a
denunciarem fraudes e furtos de energia através da Central de Atendimento no
número 0800 062 0196. A participação da população é fundamental para combater
esse tipo de crime, e o anonimato é garantido.( Fonte Jornal Contexto Noticias
GO)