Empresas de autopeças e concessionárias também integram grupo que quer
falar com o governo sobre a retomada dessa produção.
Retomar a produção
de carros populares, ou carros de entrada, como eles são
chamados hoje, é um dos temas que o setor automotivo quer discutir com o
governo Lula. Para isso, um grupo composto por montadoras, empresas de
autopeças e concessionárias já conversou com representantes do MDIC
(Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços),
comandado por Geraldo Alckmin. Uma das justificativas para que se volte a
fabricar automóveis mais baratos é a diminuição nas vendas de carros novos,
consequência direta da queda do poder aquisitivo dos
consumidores. Também tiveram influência os juros elevados, o crédito
restrito e o alto custo dos modelos mais modernos,
com tecnologia avançada e maior segurança. Esses veículos têm seu público, mas
em menor número entre os consumidores. O presidente da Fenabrave
(Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores),
José Andreta Júnior, afirmou que o setor 'precisa de escala'; do contrário, não
consegue gerar rentabilidade, o que poderia abrir as portas para demissões no
setor. Ele afirmou que a entidade tem um banco de dados que pode ser
colocado à disposição do governo, para ajudar a "ativar a produção [de
carros mais baratos] no Brasil".Embora a venda de automóveis e comerciais
leves tenha registrado alta de 56% em março, na comparação com fevereiro (mês
com menos dias úteis), o presidente da Fenabrave disse que os números "não
refletem a realidade, pois estão mascarados pelo fraco desempenho de
2022". O balanço do primeiro trimestre, divulgado nesta terça-feira
(4), também mostrou que houve reação do mercado nesses três primeiros meses de
2022, com aumento de 16,6% nas vendas, o que corresponde a 436,8 mil unidades
que saíram dos páteos. Crise do setor Porém, um
estudo realizado pela consultoria S&P Global mostra que as montadoras
operam com quase 40% de ociosidade. Em fevereiro, a produção de veículos foi a menor para o mês dos últimos
sete anos, com 161,2 mil automóveis montados, uma queda de 2,9%
em relação ao mesmo período de 2022, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos
Fabricantes de Veículos Automotores). Há poucos dias, uma das maiores montadoras de automóveis
do país, a Volkswagen, anunciou que iria conceder novos períodos de férias
coletivas aos trabalhadores das fábricas de Taubaté e de
São Carlos, no interior de São Paulo, no início deste mês. Entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março, a marca já havia dado
férias gerais para os funcionários de três fábricas, incluindo a
de São Carlos, mais as unidades de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista,
e em São José dos Pinhais, no Paraná. Cerca de 15 dias atrás, as empresas Hyundai, General Motors e Stellantis (dona
das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) também vieram a público comunicar uma
pausa na produção, com férias coletivas dos trabalhadores, com o
objetivo de tentar reverter os impactos causados pela queda nas vendas de
veículos no Brasil. Por tudo isso, Andreta avalia que "o crescimento
do setor tem de vir de baixo para cima, e atingir o consumidor que, hoje, não
consegue mais comprar carro zero". Conceito de
carro popular Atualmente, existem apenas dois modelos de carros considerados
'de entrada' à venda no país: o Renault Kwid, que custa R$ 68,2 mil, e
o Fiat Mobi, vendido a R$ 69 mil. Na semana
passada, Antonio Filosa, presidente na América do Sul da Stellantis, também se
mostrou empenhado em pedir a volta dos carros populares. Mas, na visão do
executivo, é necessário, primeiramente, definir o conceito de carro popular.
Para ele, é: pequeno, mais simples, com menos equipamentos, mas seguro.Para que
esse produto possa ser mais barato, Filosa defende a redução de impostos, a
definição dos itens de segurança essenciais, e crédito mais acessível.
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O carro popular surgiu em 1993, quando foi estabelecida uma alíquota
menor de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis com
motor 1.0. "Mas, hoje, até carro com motor turbo ou aspirado tem motor
1.0", ressaltou o executivo, referindo-se a produtos mais sofisticados. Segundo
Andreta, da Fenabrave, agora, a ideia é que cada segmento dê sua contribuição
para o projeto, como ocorreu nos anos 1990, quando foi feito o acordo
automotivo. Mas, acrescentou, ainda não há propostas na mesa.Essa discussão
sobre a retomada do carro popular ocorre num momento em que montadoras tiveram de suspender sua produção e dar férias
coletivas aos trabalhadores, por falta de demanda. Atualmente,
há estoque suficiente para 40 dias de vendas.O setor apostava na demanda
reprimida nos últimos dois anos para ter resultados melhores em 2023, mas o
juro alto, a inadimplência e a restrição de crédito travaram o mercado.( Fonte
R 7 Noticias Brasil)