CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 28 de junho de 2024

VIDANEWS - Goiás registra 43 autuações diárias por álcool ao volante.

 

Dados do Detran-GO revelam que, de janeiro a maio deste ano, 6.548 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool ou se recusar a fazer o teste do bafômetro. Esse número já supera o total de autuações de 2023, que foi de 4.660, mostrando um aumento preocupante.

A Lei Seca, que completou 16 anos em junho, continua sendo desrespeitada por muitos motoristas. A multa de R$ 2.934,70 parece não ser suficiente para dissuadir aqueles que insistem em combinar álcool e direção. “Nem mesmo o alto valor da multa tem assustado o motorista goiano”, afirma o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir. Leia também: STF estabelece quantidade máxima de maconha para diferenciar usuário de traficante Para enfrentar esse problema, o Detran-GO está intensificando a fiscalização em parceria com a Polícia Militar e investindo em campanhas educativas. “Temos pesquisas que mostram que mais de uma pessoa morre por hora em acidentes causados por motoristas embriagados. Não podemos ser coniventes com essas mortes”, alerta Delegado Waldir. Suspensão da CNH Além da multa, motoristas flagrados no teste do bafômetro ou que se recusam a fazer o exame têm a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por 12 meses, e o veículo retido. Só este ano, 7.210 habilitações já foram suspensas administrativamente pelo Detran-GO. Estudos mostram que mesmo pequenas quantidades de álcool podem alterar os reflexos do condutor, sendo uma das principais causas de acidentes de trânsito. Após cumprir a penalidade, o condutor com CNH suspensa deve fazer um curso de reciclagem para restabelecer seu direito de dirigir. A Lei Seca, sancionada em 2008 e conhecida formalmente como Lei n° 11.705, proíbe dirigir sob influência de álcool ou substâncias psicoativas. Desde 2012, a tolerância zero para álcool foi estabelecida, e em 2016, o teste do bafômetro se tornou obrigatório. A pena para motoristas que se recusam a fazer o teste é a mesma para aqueles flagrados no etilômetro, com a multa corrigida para R$ 2.934,70. Em 2018, a lei foi endurecida, prevendo até oito anos de prisão para motoristas que causem acidentes após beber. (Vander Lúcio Barbosa, com informações do DETRAN/GO).( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

Nenhum comentário:

Detran-GO inicia vistoria de transporte escolar em Goiás.

  Durante a vistoria são verificados importantes itens de segurança do veículo. Documentação dos condutores também é observada O Departa...