CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 23 de junho de 2024

VIDANEWS - Há cinco eleições, percentual de votos femininos em Anápolis está na casa de 53%.

 

Levantamento realizado pelo CONTEXTO junto a base de dados do TSE, mostra que nominalmente o número de eleitoras aumentou, mas o percentual tem se mantido

No último pleito, ou seja, nas eleições presidenciais de 2022, Anápolis contava com 286.671 eleitores aptos ao voto em Anápolis. Desse total, 134.158 (47%) do sexo masculino e 152.513 (53%) do sexo feminino. Segundo levantamento realizado pelo CONTEXTO junto ao banco de dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral, essa correlação de percentuais entre os votos de homens e mulheres vem se mantendo no mesmo patamar desde as eleições de 2012. São cinco pleitos, diga-se de passagem. Vamos aos números. Lá atrás, em 2012, o município contava com 241.586 eleitores no total, sendo 113.902 do sexo masculino (47%) e 127.684 (53%) do sexo feminino. Na eleição seguinte, em 2016, tinha-se um total de 260.567 eleitores aptos no município, sendo desse total: 121.952 (47%) eleitores e 138.615 (53%) eleitoras. Já nas eleições de 2018, o TSE contabilizava na época um total de 268.394 eleitores anapolinos aptos a votar. Desse total, 125.600 (47%) do sexo masculino e 142.794 (53%) do sexo feminino. Na eleição de 2020, o total de eleitores somava 269.556, sendo 126.381 (47%) homens e 143.175 (53%) mulheres. De forma que o percentual se manteve, mas o eleitorado feminino aumentou em quantidade: eram 127.684 eleitoras em 2012, passando para 138.615 em 2016 e depois para 142.794 em 2018. Na eleição de 2020 chegou a 143.175 e em 2020, a 152.513. Da eleição de 2012 para a de 2020, o crescimento do voto feminino, em Anápolis, foi de 19,44%. Faixa etária O levantamento também buscou saber sobre o maior quantitativo de votos femininos, levando em conta a faixa etária. Na eleição de 2022, o maior quantitativo de votos femininos foi entre 25 a 29 anos de idade, com 15.737. Nas eleições anteriores, a busca mostrou maior número de aptas ao voto, em 2020, na faixa etária de 35 a 39 anos (15.105). Em 2028, de 35 a 39 anos (15.575). Em 2016, de 30 a 34 anos (15.199). E, em 2012, 30 a 34 anos (14.834). Facultativo Além disso, a pesquisa identificou também aumento de eleitoras para as quais a votação é facultativa, ou seja, não obrigatório, por terem menos de 18 anos ou por estarem acima dos 70 anos de idade. Na eleição de 2012, tinha 1.466 eleitoras entre 16 e 17 anos e 8.431 acima de 70 anos. Em 2014, eram 1.336 de 16/17 anos e 6.331 com mais de 70 anos. No pleito de 2016, havia 1.097 eleitoras de 16 e 17 anos e 8.028 com mais de 70 anos. Na eleição seguinte, em 2018, tinha-se 768 eleitoras de 16/17 anos e 9.862 eleitoras com mais de 70 anos. No pleito de 2020, 1.209 eleitoras aptas tinham entre 16 e 17 anos e 11.539 com mais de 70 anos. Na última eleição, em 2022, o número de eleitoras com idade entre 16 e 17 anos subiu para 1.888 e o de eleitoras com mais de 9º anos saltou para 13.022. Agora Segundo os dados atualizados pelo TSE, até o mês de março desse ano, o total de eleitores aptos ao voto em Anápolis é de 292.153, sendo 136.817 do sexo masculino (47%) e 155.336 do sexo feminino (53%). Novamente, como se vê, a proporção tende a se repetir nas eleições desse ano. Elas, portando, são maioria para escolher o próximo prefeito ou prefeita e os próximos vereadores e vereadoras.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

 

VIDANEWS - Roberto Naves antecipa apoio a Daniel Vilela para 2026.

 

O prefeito Roberto Naves (Republicanos) deixou clara e cristalina a sua posição em relação à sucessão estadual, que vai ocorrer ainda em 2026.

Mesmo sendo uma realidade distante, esse posicionamento sinaliza que a relação dele com o governador Ronaldo Caiado está bastante sólida. Durante evento de entrega de investimentos da Saneago em Anápolis, nesta quinta-feira, 16/05, o chefe do Executivo anapolino (que não é candidato a nada nas eleições desse ano), explicitou que caso Daniel Vilela seja o candidato natural para a sucessão de Caiado, terá o seu apoio. “Questões locais da política não vão atrapalhar esse o apoio a Daniel”, frisou Roberto, assinalando que o vice-governador possui credenciais para figurar na disputa pela governadoria, porque ele [Daniel] representa “a boa política”. Ainda, ressaltou que Daniel está à altura de representar o legado deixado pelo seu pai (o ex-governador Maguito Viela) na política goiana. Quando citou as “questões locais”, obviamente, Roberto Naves deixou nas entrelinhas o cainho a ser seguido pelo MDB no município. Daniel Vilela é presidente regional da legenda e faz parte do governo ao lado de Ronaldo Caiado, do União Brasil. Caiado lançou Eerizânia Freitas (UB), como pré-candidata à Prefeitura de Anápolis, representando a sua base. O que, em tese, incluiria o MDB de Vilela. Mas, parte do MDB local tem trabalhado no sentido de que a legenda possa apoiar a pré-candidatura de Márcio Corrêa (PL). No evento, o presidente do MDB goiano foi questionado sobre a posição do partido no município, nas eleições desse ano, mas ele disse não ser o momento e que oportunamente irá “falar de política”. No momento, ele disse que o assunto era a Saneago e as obras na cidade. “Estamos aqui para comemorar”, resumiu. Mas, afora essa questão, as palavras do prefeito indicam que ele, mais do que nunca, está alinhado a Caiado, que vem trabalhando em torno de um projeto para disputar a Presidência da República, em 2026. A eleição municipal ainda nem chegou, mas já tem outra eleição movimentando os bastidores. Mas, acaba que uma coisa vai levando a outra. E, nem é necessário dizer que a política é dinâmica. Põe dinâmica nisso!.( Fonte Jorna Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Cargos de Prefeito (a) e Vereador (a) são distintos e têm formas diferentes de escolha.

 

Faltam menos de quatro meses para as Eleições Municipais 2024, em que serão eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país.

A pessoa que ocupa o cargo de prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal, a quem cabe a administração da cidade. Já o vereador integra o Poder Legislativo da localidade e é responsável por representar a sociedade na elaboração de projetos de lei e na fiscalização das ações da prefeitura. Dito isso, será que você, eleitora ou eleitor, é capaz de distinguir qual desses agentes públicos tem a responsabilidade de pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos? E a quem cabe analisar e criar leis relacionadas, por exemplo, ao transporte público? Se a resposta ainda não é tão evidente para você, continue por aqui e confira as principais diferenças nas atribuições desses cargos. O que faz o prefeito? Em resumo, cabe à prefeita ou ao prefeito desenvolver funções sociais de um município e garantir o bem-estar de seus habitantes por meio de ações como: – organizar os serviços públicos de interesse local; – proteger o patrimônio histórico-cultural do município; – garantir o transporte público e a organização do trânsito; – atender a comunidade, ouvindo suas reivindicações e seus anseios; – pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques; – zelar pelo meio ambiente, pela limpeza do município e pelo saneamento básico; – implementar e manter em boas condições de funcionamento postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças; – arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma possível. São também atribuições da prefeita ou do prefeito a promoção do desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial; a busca de convênios, benefícios e auxílios para o município que representa; a apresentação de projetos de lei à Câmara Municipal, além da sanção ou vedação de projetos de lei aprovados pelo Poder Legislativo da cidade. Compete, ainda, ao titular do cargo a intermediação política com outras esferas de poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local. Quais são as funções do vereador? O papel da vereadora ou do vereador é, principalmente, o de propor, analisar, votar e aprovar leis e alterações às diretrizes municipais já existentes, de modo a melhorar a vida das pessoas residentes na localidade. Para isso, deve estar disponível para ouvir a sociedade, conhecer os problemas da população e buscar soluções possíveis dentro da esfera municipal. O ocupante do cargo de vereador também detém a função fiscalizadora. Cabe a ele acompanhar a administração municipal, principalmente, na supervisão de projetos, programas e ações da prefeitura. A vereadora ou o vereador deve avaliar aspectos como o cumprimento da lei e do orçamento, bem como a boa aplicação e gestão dos recursos públicos. Além da atribuição de fiscalizar, esse parlamentar também pode colaborar com o Poder Executivo local, por meio da discussão de políticas públicas a serem implantadas no município. Por fim, a vereadora ou o vereador tem o dever de apreciar as contas públicas e apurar infrações político-administrativas por parte da prefeita ou do prefeito e dos próprios membros da Câmara Legislativa municipal. Como prefeitos e vereadores são eleitos? Uma das diferenças entre esses cargos está na forma pela qual as candidatas e os candidatos são eleitos. A eleição para prefeita ou prefeito ocorre pelo sistema majoritário de votação, que também é aplicado para a escolha dos ocupantes dos cargos de presidente da República, de governador e de senador. Em municípios com mais de 200 mil eleitores, a escolha do titular da prefeitura pode ser feita em dois turnos, se uma candidata ou um candidato não alcançar mais da metade dos votos válidos no primeiro turno para se eleger. Nesse caso, disputam o segundo turno os dois candidatos mais votados na primeira etapa. Nos municípios com eleitorado abaixo desse número, conquista a prefeitura quem obtém o maior número de votos válidos no primeiro turno. Já a eleição para vereadora ou vereador ocorre pelo sistema proporcional. Isso significa que, nem sempre, os mais votados conseguem um cargo na Câmara Municipal. O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) prevê a aplicação dos quocientes eleitoral e partidário para esse tipo de votação. (Com informações do TSE)( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - Descontos no preço do m² no DaiaPlam podem chegar a 75%.

 

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) lançou o edital para a aquisição de terrenos na Plataforma Logística Multimodal do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daiaplam), marcando a estreia da comercialização de lotes em polos industriais por meio de licitação pública no estado. Isso garante maior transparência e equidade no processo de seleção das empresas interessadas em se estabelecer no novo distrito.

O presidente da Codego, Francisco Jr., destacou que essa abordagem visa estimular a concorrência no mercado, garantindo igualdade de oportunidades para todos os participantes. Qualquer empresa legalmente estabelecida no país pode participar do processo, desde que seja considerada estratégica para o desenvolvimento do estado e atenda aos requisitos mínimos estabelecidos no edital, definidos em conjunto com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) após consulta pública. O certame está agendado para o dia 28 de maio, às 9 horas, quando as empresas interessadas devem apresentar suas propostas. A avaliação será baseada em critérios estabelecidos pela Codego, priorizando aquelas que contribuem para o desenvolvimento econômico de Goiás, comprometendo-se com a geração de empregos e riqueza, o recolhimento de impostos, o desenvolvimento de tecnologia e a observância das normas ambientais.  As empresas elegíveis serão classificadas em uma lista única, em ordem decrescente de pontuação, determinando o desconto que cada uma poderá receber na área desejada. Dentre os critérios de classificação, estão o impacto no emprego, práticas ambientais, sociais e de governança, tempo de pagamento das áreas, recuperação de resíduos, entre outros. A empresa com pontuação superior a 80 receberá uma redução máxima de 50% no valor do metro quadrado da área na expansão do Daia, estimado em R$ 185,00. Sobre o valor já com desconto incidirá um subsídio adicional dado pelo estado de 50%, podendo alcançar um desconto final de até 75%. A área de expansão do Daia, o DaiaPlam, tem capacidade para abrigar cerca de 100 indústrias, gerando aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Maioria das empresas participantes da licitação do DaiaPlam é do DAIA.

 

A maioria das empresas que participaram da licitação para a expansão do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DaiaPlam) já está instalada no próprio Daia e busca ampliar suas operações. Isabel Machado, superintendente de Assentamento da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e integrante da Comissão de Licitação do DaiaPlam, informou que o processo de seleção das empresas pode ser concluído antes do prazo previsto de setembro.

Em entrevista à Rádio 105,7 Anápolis, Isabel revelou que 16 empresas apresentaram propostas durante o processo presencial, muitas delas buscando expandir suas plantas industriais. “O número de empresas interessadas é muito significativo”, observou a superintendente, destacando que a maioria já está instalada no Daia e precisa de mais espaço para crescer. Pequenas empresas A Codego administra distritos industriais que tradicionalmente assentam empresas de médio e grande porte, que representam apenas 6,3% das 21,8 milhões de empresas ativas no Brasil, segundo o Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Devido a isso, o interesse de 16 empresas é considerado significativo. Francisco Jr., presidente da Codego, está avaliando a possibilidade de alterar a legislação para permitir a inclusão de pequenas empresas nos distritos industriais, ampliando assim o alcance das políticas de desenvolvimento econômico estadual. Esta é a primeira vez que a Codego realiza uma licitação para selecionar empresas para seus distritos industriais. O DaiaPlam, com uma área de 1,1 milhão de m², foi dividido em módulos e cada empresa indicou a metragem de interesse. A seleção final será feita em audiência pública, baseada em um ranqueamento conforme critérios estabelecidos por um estudo conjunto da Codego, Secretaria do Estado de Infraestrutura (Seinfra) e Instituto Mauro Borges (IMB). Os critérios priorizam empresas que contribuam para o desenvolvimento econômico de Goiás, geração de empregos, arrecadação de impostos e desenvolvimento tecnológico. Este novo procedimento é projetado para ser mais simples, ágil e transparente, oferecendo segurança jurídica para as empresas envolvidas. “Não há privilégios e o processo licitatório dá uma segurança jurídica enorme para a empresa”, afirmou Isabel Machado. Futuras Licitações Caso ainda restem áreas disponíveis no DaiaPlam após esta licitação, uma nova seleção será realizada para assentar mais empresas interessadas. Isabel Machado expressou confiança de que todos os pedidos de expansão serão atendidos até o final do atual governo. A antecipação do resultado da licitação e a possível inclusão de pequenas empresas no Daia representam avanços importantes para o desenvolvimento industrial de Goiás. O novo processo de seleção, transparente e criterioso, promete atender às necessidades de expansão das empresas já instaladas e atrair novas indústrias, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos na região.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - Daia vai ganhar ampliação do sistema de abastecimento.

 


O Sistema de Abastecimento de Água do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) vai mais que dobrar a capacidade do reservatório atual, que é de 10 milhões de litros. Uma obra de R$ 17 milhões, já em andamento, prevê a construção de dois novos reservatórios metálicos, um de 10 milhões de litros e outro de 2 milhões de litros, além da reforma do reservatório existente.

“Teremos um estoque de água de 20 milhões de litros, resolvendo os problemas de abastecimento”, afirmou Alcestes Netto, diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). A Codego é responsável pelo abastecimento de água tratada do Daia e de mais 70 bairros em Anápolis. Pedro Paulo de Melo, engenheiro da Codego, observou a escassez de recursos hídricos e a necessidade urgente de aumentar a capacidade de água para atender à demanda crescente do município e do Daia. A obra, executada pelo Consórcio Anápolis Saneamento, deve começar na segunda quinzena de agosto e terminar em outubro de 2025. Expansão da estação Simultaneamente, está em licitação a reforma e expansão da estação de tratamento de esgoto do Daia (ETE Daia), com orçamento de R$ 7 milhões. A obra visa reformar e ampliar a capacidade de tratamento da estação, adequando-a às normas ambientais e melhorando o tratamento dos efluentes industriais. “A obra vai adequar a ETE às normas ambientais legais, além de melhorar a capacidade de tratamento do efluente que é recebido do esgotamento das empresas”, explicou Alcestes Netto, diretor técnico da Codego. A Codego é responsável pela coleta e tratamento de esgoto das indústrias no Daia. Com a demanda crescente, a ampliação da ETE é essencial para a destinação correta dos dejetos industriais. A previsão é que a obra dure seis meses após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Comissão aprova projeto que cria campanha anual de prevenção à automutilação e suicídio.

 

A proposta continua tramitando na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui legalmente a campanha Setembro Amarelo, de prevenção à automutilação e ao suicídio, a ser realizada em setembro de cada ano em todo o País. O projeto também estabelece o dia 10 de setembro como o "Dia Nacional de Prevenção do Suicídio" e a data de 17 de setembro como o "Dia Nacional de Prevenção da Automutilação". O texto aprovado é um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), ao Projeto de Lei 5015/23, da ex-deputada Priscila Costa (CE). O projeto original apenas criava o Dia de Prevenção à Automutilação (17 de setembro). Rogéria Santos explica que a ideia é criar espaço para o diálogo, a educação e a sensibilização no mês dedicado à saúde mental. "A proposta fortalece as ações preventivas por meio de parcerias com instituições, organizações e a sociedade civil, promovendo atividades e campanhas educativas”, acrescentou. Segundo o substitutivo, o Poder Público poderá apoiar e incentivar a realização de atividades educacionais nas escolas e na comunidade. As ações poderão incluir ainda a iluminação de prédios públicos na cor amarela e a veiculação de campanhas na mídia. Política nacional O Brasil já conta com uma Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, instituída pela Lei 13.819/19. Essa política caracteriza-se como estratégia permanente do poder público para a prevenção desses eventos e para o tratamento de suas condicionantes. A norma, no entanto, não menciona o Setembro Amarelo. Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a matéria precisa ser aprovada também pelos senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Noéli Nobre Edição - Natalia Doederlein Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova criação de selo para projetos voltados a dependentes de drogas.

 

Outra comissão da Câmara precisa aprovar a proposta. Para virar lei, precisa ser aprovada também pelo Senado.

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4862/23, que cria o Selo de Boas Práticas na Cooperação Social, para o reconhecimento de projetos terapêuticos ao usuário ou dependente de drogas, com vistas à abstinência e à reinserção social. A proposta, do deputado Pastor Eurico (PL-PE), foi aprovada na Comissão por recomendação da relatora na comissão, deputada Clarissa Tércio (PP-PE). Conforme o texto, o selo será concedido às comunidades terapêuticas e às entidades de cuidado e de ressocialização de dependentes do álcool e de outras drogas e seus familiares, certificadas como entidades beneficentes da assistência social. Requisitos As entidades deverão disponibilizar uma estrutura de ambientes para estudo e cursos profissionalizantes para os usuários ou dependentes de drogas e também manter acompanhamento multidisciplinar, inclusive médico, psicológico e por meio de grupos de apoio, acrescido da oferta de apoio espiritual, para os usuários ou dependentes de drogas e seus familiares. Todas as atividades deverão incluir também o acolhimento de mulheres. Em relação à aferição de resultados, deverá haver acompanhamento trimestral, por pelo menos dez anos após o desligamento do acolhido pela instituição. Do ponto de vista institucional, será verificado o cumprimento de metas de conclusão de tratamento e abstinência a serem definidas em regulamento. “Acreditamos que assim criaremos condições para o devido reconhecimento às inciativas de responsabilidade social e comunitária, notadamente aquelas voltadas ao usuário ou dependente de drogas e suas famílias”, avalia Clarissa Tércio. Próximos passos A matéria tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada também pelos senadores. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Noéli Nobre Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS Medida provisória eleva total de famílias que vão receber ajuda financeira no Rio Grande do Sul.

 

Mais 135 mil famílias serão contempladas com o Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil, pago em parcela única pelo governo federal.

O Congresso Nacional analisa a Medida Provisória (MP) 1235/24, que abre crédito extraordinário no Orçamento de 2024 de R$ 689,7 milhões para aumentar o total de famílias do Rio Grande do Sul que vão receber a ajuda emergencial de R$ 5,1 mil. Esse benefício, criado em maio, é usado para repor itens que foram perdidos nas enchentes, como móveis e eletrodomésticos. O montante orçamentário inicial, de R$ 1,2 bilhão, atendeu a 240 mil famílias, mas foram identificadas mais 135 mil que precisam do apoio. Para o atendimento da MP, serão utilizados recursos do superávit financeiro da União apurado em 2023, que totalizou R$ 70,2 bilhões. Desse valor, R$ 33 bilhões já estariam comprometidos com diversos tipos de créditos. Os recursos para a ajuda ao Rio Grande do Sul não têm impacto no cumprimento da meta fiscal de 2024, que é o equilíbrio das contas públicas. Ou seja, elas não aumentam as despesas computadas, porém podem ser custeadas com a elevação do endividamento público. Tramitação A medida provisória tem validade imediata, mas precisa ser aprovada no Congresso Nacional para virar lei. O texto será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Saiba mais sobre a tramitação de medidas provisórias Reportagem - Silvia Mugnatto Edição - Marcelo Oliveira Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

VIDANEWS - Projeto aprovado permite que vigilante inspecione imediações do imóvel sob guarda em caso de risco.

 

Proposta ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, depois, pelo Senado.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite às empresas de segurança inspecionarem as imediações do imóvel sob vigilância em casos de sinistro ou de possibilidade de dano ao local. As rondas devem ser limitadas a situações de risco. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Coronel Ulysses (União-AC), ao Projeto de Lei 5668/19, do deputado Albuquerque (Republicanos-RR). A proposta original permite que os seguranças privados realizem rondas em um raio de 200 metros do imóvel sob vigilância. O relator mudou a redação, limitando a ronda às imediações do imóvel, para evitar conflitos com a atuação dos agentes do sistema de segurança pública, como a Polícia Militar. “O aperfeiçoamento da norma deve se dar por meio da definição objetiva das ações permitidas ao vigilante fora do perímetro do imóvel guarnecido, a fim de prevenir danos patrimoniais e pessoais no local sob vigilância privada”, afirmou Coronel Ulysses. O projeto aprovado altera a Lei de Segurança Bancária. Próximos passos Ele será analisado agora, em caráter conclusivo, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, o projeto também precisa ser aprovado pelo Senado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei Reportagem – Janary Júnior Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias

VIDANEWS - CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão aprova projeto com novas obrigações para Defesa Civil estadual e municipal.

 

Proposta pode ser agora analisada diretamente pelo Senado.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que amplia as obrigações dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na Defesa Civil. Entre outros pontos, o texto estabelece que os estados e o DF deverão manter equipes para oferecer suporte aos municípios na implantação de processos de governança de riscos e de desastres. Já os municípios com mais de 50 mil habitantes deverão ter equipe permanente para analisar áreas de risco, identificar ameaças e desenvolver ações para prevenção, mitigação e resposta a desastres. Como foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto poderá seguir diretamente para o Senado, a menos que haja recurso para que a votação também ocorra no Plenário. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei O relator na CCJ, deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), recomendou a aprovar a versão do texto aprovada pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, elaborada pelo deputado Josenildo (PDT-AP). A proposta original (PL 1219/22) é do deputado Juninho do Pneu (União-RJ). O projeto inclui na lista de agentes de defesa civil as entidades privadas sem fins lucrativos que utilizam veículos fora de estrada para fins desportivos (os chamados “jipeiros”). Elas poderão ajudar, de forma suplementar, em buscas, salvamentos e resgates. As novas medidas são inseridas na Lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Reportagem – Janary Júnior Edição – Rachel Librelon Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

sábado, 22 de junho de 2024

VIDANEWS - Burro desaparecido há 5 anos é encontrado vivendo entre veados nos EUA.

 

O desaparecimento de Diesel ocorreu há cinco anos, quando ele se juntou a um grupo de veados. Terrie Drewry, sua antiga dona, disse à CBS News que ficou muito feliz ao ver Diesel em boa companhia. Na época do desaparecimento, Drewry e sua família procuraram o burro por dias sem sucesso e temiam que ele tivesse sido vítima de um predador.

Oburro Diesel, desaparecido há cinco anos, foi encontrado vivendo com um grupo de veados no Alabama, Estados Unidos. O animal foi identificado por seus antigos tutores após ser avistado por um caçador local. O desaparecimento de Diesel ocorreu há cinco anos, quando ele se juntou a um grupo de veados. Terrie Drewry, sua antiga dona, disse à CBS News que ficou muito feliz ao ver Diesel em boa companhia. Na época do desaparecimento, Drewry e sua família procuraram o burro por dias sem sucesso e temiam que ele tivesse sido vítima de um predador. O caçador e triatleta Max Fennell encontrou Diesel e gravou o encontro, surpreso com a convivência do burro com os veados. Fennell não conhecia a história de Diesel e ficou impressionado com a adoção do burro pelo grupo de veados. Segundo os antigos donos, Diesel estava a alguns quilômetros de onde havia sumido, em uma área onde não há burros selvagens. Os antigos tutores de Diesel não têm a intenção de capturá-lo. Terrie Drewry, que adotou outros burros desde o desaparecimento de Diesel, afirmou que trazê-lo de volta seria quase impossível, pois ele se tornou um verdadeiro burro selvagem. Drewry mencionou que Diesel tem oito anos e pode viver até os 40 anos.( Fonte Mundo ao Minuto Noticias)


 

 

VIDANEWS - Pai suspeito de espancar filha até a morte é encontrado morto.

 

A Polícia Civil divulgou que o corpo de Oseas foi levado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde será submetido a exames para determinar a causa da morte. Assim que concluídas, as investigações serão encaminhadas ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Paloma foi brutalmente assassinada dentro de casa, e sua mãe, Sônia Fernandes, de 46 anos, foi encontrada ao lado da filha, gravemente ferida.

Oprincipal suspeito do assassinato de Paloma Fernandes, de 6 anos, seu próprio pai, foi encontrado morto nesta sexta-feira (21), em Cariacica, na Grande Vitória. O delegado Romualdo Gianordoli, Superintendente de Polícia Especializada, confirmou a informação. Oseas Marciel Soares, de 48 anos, estava foragido desde o crime, ocorrido na terça-feira (18), e tinha um mandado de prisão em aberto desde a noite de quarta-feira (19). Seu corpo foi localizado em uma área de mata no bairro Novo Brasil. A Polícia Civil divulgou que o corpo de Oseas foi levado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde será submetido a exames para determinar a causa da morte. Assim que concluídas, as investigações serão encaminhadas ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Paloma foi brutalmente assassinada dentro de casa, e sua mãe, Sônia Fernandes, de 46 anos, foi encontrada ao lado da filha, gravemente ferida. Segundo a perícia da Polícia Civil, Paloma morreu em decorrência de um corte profundo na cabeça. A investigação aponta que as agressões ocorreram por volta das 17h, mas a Polícia Militar só foi acionada à noite, após uma denúncia de homicídio. Desde o início das investigações, Oseas Marciel Soares era considerado o principal suspeito, mas ele havia desaparecido. Na quinta-feira (20), o juiz Alexandre Pacheco Carreira decretou a prisão temporária de Oseas, justificando que a medida era essencial para o sucesso das investigações. Ele ressaltou a gravidade do caso e a "repulsa social" gerada por crimes dessa natureza como fundamentos para a prisão.( Fonte Justiça ao Minuto Noticias )

 

VIDANEWS - Médico brasileiro envolvido em acidente de trânsito em safari é preso.

 

A família do médico ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Único sobrevivente de um acidente de carro durante um safari na Namíbia, o médico brasileiro Charles Sá foi preso e indiciado por homicídio culposo e condução imprudente, conforme informou a porta-voz da polícia local, Kauna Shikwambi, ao jornal The Namibian. Entre as nove vítimas fatais do acidente está a brasileira Natale Gotijo, esposa de Charles. A família do médico ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Segundo o The Namibian, Charles deverá comparecer a um tribunal no dia 27 deste mês. No momento, ele está sob guarda policial em um hospital de Otjiwarongo. A inspetora de policiamento comunitário, Maureen Mbeha, relatou que o casal tentou ultrapassar um carro e colidiu de frente com um veículo que vinha na direção contrária, resultando na morte de todos os ocupantes do segundo carro. Inicialmente, o número de mortos foi informado como oito, mas depois foi atualizado para nove. Os médicos estavam na Namíbia para um safari expedicionário. Nas redes sociais, Charles havia publicado fotos ao lado de Natale, expressando sua felicidade por realizar um sonho antigo de viajar por três países africanos. Ele descreveu o plano de cruzar a África em um SUV, sem guia, e visitar vários parques e reservas para contemplar a natureza. O Itamaraty, por meio de nota, informou que acompanha o caso desde a notificação do acidente. Um funcionário da Embaixada foi enviado imediatamente para Otjiwarongo, e a Embaixada mantém contato contínuo com as autoridades locais e os familiares dos brasileiros para prestar a assistência consular necessária. A Clínica Performa, da qual o casal era proprietário, lamentou a morte de Natale, destacando sua dedicação à medicina e ao bem-estar dos pacientes. A equipe expressou solidariedade a Charles e aos familiares, desejando força e resiliência neste momento de luto.( Fonte Mundo ao Minuto Noticias )

 

 

 

VIDANEWS - Piloto morre, copiloto desvia voo e pousa na Arábia Saudita.

 

O voo é da empresa Sky Vision Airlines, companhia aérea egípcia.

Um piloto morreu em pleno voo, durante uma viagem entre o Cairo, Egito, e Taif, na Arábia Saudita, obrigando o copiloto a fazer um pouso de emergência. O caso, segundo a imprensa internacional, aconteceu no último dia 12, no voo NE 130 da Sky Vision Airlines. O avião acabou por pousar em território saudita, mas em Jeddah.  O The Aviation Herald escreve que o copiloto usou o sistema de som da aeronave para comunicar que teria de desviar a rota devido à morte do comandante.  Ao site Al-Arabiya, um diretor da Sky Vision Airlines explicou que o anúncio foi feito para que não houvesse pânico a bordo. Além disso, segundo a companhia, o comandante tinha se submetido a um exame médico há três meses. O homem teria morrido subitamente durante o voo. Leia Também: Criador de streaming pirata pode pegar 48 anos de prisão nos Estados Unidos. ( Fonte Mundo ao Minuto Noticias)

VIDANEWS - Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda,13.

 

A partir desta segunda-feira (13), os bancos começam a oferecer uma opção para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. A medida visa renegociar dívidas não pagas até 23 de janeiro de 2024, representando uma oportunidade crucial para pequenos empreendedores manterem suas atividades.

O Programa Desenrola Pequenos Negócios, uma iniciativa conjunta do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entra em vigor para auxiliar empresas em dificuldades financeiras. Os empresários interessados devem entrar em contato com suas instituições financeiras para aderir ao programa. A renegociação oferece condições especiais, porém, cabe a cada instituição financeira, participante do programa, definir as condições e prazos para renegociação. É importante ressaltar que somente os bancos cadastrados no programa oferecerão condições especiais de renegociação. Caso contrário, a sugestão é buscar a renegociação de dívida mesmo assim ou optar pela portabilidade da dívida para uma instituição financeira cadastrada. As empresas devem estar atentas aos canais oficiais dos bancos cadastrados para buscar mais informações e evitar propostas fraudulentas. O programa Desenrola Pequenos Negócios, lançado pelo governo federal, tem como objetivo ampliar o acesso ao crédito e estimular a economia, sendo parte do Programa Acredita. Além da renegociação de dívidas, o programa oferece incentivos tributários para os bancos que aderirem, visando alavancar o capital para a concessão de novos empréstimos. Esse incentivo não acarreta custos adicionais ao governo em 2024 e apresenta um custo estimado muito baixo nos próximos anos, proporcionando uma oportunidade estratégica para a recuperação econômica das empresas de pequeno porte.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - Em Anápolis, já se pode iniciar abertura de empresa com apenas 17 minutos. Entenda!.

 

Anápolis está, oficialmente, integrada à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. O objetivo dessa rede, em linhas gerais, é permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas. Na manhã desta segunda-feira, 27/05, foi realizado um evento que tornou oficial a integração de Anápolis à rede, muito embora, o município já esteja há algum tempo efetivamente fazendo parte dessa plataforma. Foi o que destacou o vice-prefeito Márcio Cândido, um dos responsáveis por introduzir o município à rede, na época em que esteve à frente da secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização. Segundo ele, hoje, a cidade lidera em Goiás o ranking entre os municípios da rede com o menor tempo para se abrir uma empresa: em torno de 17 minutos. Ou seja, esse é o tempo que pode ser alcançado, em média, para que o empreendedor tenha a formalização do seu cadastro de pessoa jurídica. E isso se torna possível, devido ao fato de que a Redesim integra juntas comerciais, cartórios, órgãos administrativos tributários dos entres municipal, estadual e federal, órgãos licenciadores, dentre outros. O presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Euclides Barbo Siqueira, ressaltou, antigamente, o tempo para se abrir uma empresa era de 3 a 4 meses, pelo menos. Hoje, essa abertura é “mais rápida, segura e simplificada”. Para ele, a integração à Redesim dará suporte para que Anápolis possa atrair mais investimentos. “Vai fortalecer a cidade como um todo”, frisou. Leia também: O eterno problema do lixo O atual secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Modernização, Geraldo Lino Ribeiro, pontuou que a integração de Anápolis à Redesim é parte de um processo de modernização da máquina pública da cidade, que ocorreu de forma planejada, trazendo avanços para várias áreas. Lino citou como exemplo que anteriormente, o empresário necessitava renovar todo ano o seu alvará de funcionamento e, hoje, já se tem disponível o alvará permanente, que só alterado em caso de mudança de endereço e/ou de atividade econômica. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Luiz Cláudio Ledra, assinalou que a integração de Anápolis à rede também vai contribuir no sentido de reduzir a informalidade.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

 

VIDANEWS - Goiás é o oitavo estado com maior número de empresas atuantes na construção.

 

O Estado de Goiás possui 2.471 empresas ativas na construção civil, segundo dados apresentados na Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), com dados consolidados de 2022.

Esse número, vale ressaltar, é o maior da série histórica do levantamento, realizado desde 2011. Em relação ao ano anterior, ou seja, a 2021, houve crescimento de 4,3%. Naquele ano, tinha-se a soma de 2.368 empresas atuando na construção. Esses números levam em conta as empresas que tenham 5 ou mais pessoas ocupadas) No Brasil, o número de empresas ativas na construção passou de 61.452 em 2021 para 64.877 em 2022, com incremento de 5,6%. Entre as 27 unidades da federação, Goiás ocupa a oitava posição no ranking nacional em relação ao número de empresas atuantes na construção. Esse ranking é liderado por São Paulo, que tem 17.907 empresas atuantes. A PAIC/IBGE registra ainda informações acerca do quantitativo de pessoal ocupado. Em Goiás, em 2022, o número apurado foi de 70.247. No ano de 2021, eram 65.658. Houve, portanto, um acréscimo de 7,0%. Apesar do crescimento, o número de pessoal ocupado na construção, em 2022, não é o maior na série histórica. O recorde é de 2013, quando o número registrado pela pesquisa foi de 88.553.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Conab prevê crescimento de 30,6% na produção de café em Goiás.

 

A produção de café em Goiás para a safra 2024 está projetada para atingir 263,5 mil sacas, representando um aumento significativo de 30,6% em comparação ao ano anterior. Essa estimativa foi divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 2º Levantamento da Safra de Café deste ano.

Esse crescimento expressivo é atribuído a dois principais fatores: um aumento de 10,3% na área de plantação e a bienalidade positiva, um fenômeno natural que alterna anos de alta e baixa produção. Além disso, a entrada em produção de cafezais mais novos deve contribuir para uma produtividade de 44,5 sacas por hectare, um aumento de 18,4% em relação a 2023. Apesar das condições climáticas desafiadoras enfrentadas durante a safra atual, com chuvas benéficas em março e abril que evitaram o abortamento de frutos e facilitaram o manejo, o período anterior de seca e calor intenso durante o florescimento e frutificação impactou o potencial produtivo. Em relação à área em produção, houve um aumento em comparação ao ano anterior, impulsionado pela inclusão de áreas que passaram por renovação e agora retomam a produção em níveis significativos. No cenário nacional, a produção brasileira de café está prevista para alcançar 58,8 milhões de sacas beneficiadas, representando o terceiro ano consecutivo de crescimento. A expectativa é de uma safra de 42,1 milhões de sacas para o café arábica, principal variedade cultivada no país, impulsionada pelo aumento da área em produção e da produtividade.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

VIDANEWS - CEO do grupo Petrocity apresentará projeto ferroviário que impactará economia goiana.

 

O Conselho Empresarial para o DAIA (Consedaia) realiza na próxima sexta-feira, 07/06, às 8h30, no Intercity Hotel, em Anápolis, uma audiência pública com a presença do CEO do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva.

Na oportunidade, ele discorrerá sobre o projeto de construção de ferrovias e portos que irão conectar Goiás à zona portuária do Espírito Santo e ao Oceano Pacífico, via Peru. Segundo o presidente do Consedaia, Amaury Esberard, o projeto já se encontra em execução, com viés estratégico para Anápolis e o Estado de Goiás. A fase de licenciamento ambiental já está em fase final de aprovação. Portanto, significa que o start desse grande projeto está próximo. O evento capitaneado pelo Consedaia, contribuirá, portanto, para que os interessados possam não só conhecer o projeto, mas entender os impactos positivos que ele trará na economia local e regional. Além, claro, de oferecer uma janela para que sejam observadas as oportunidades de negócios que poderão surgir num futuro breve. Devido ao número limitado de lugares, o Consedaia pede a confirmação de participação, para melhor organização do evento. Após a apresentação, aqueles que desejarem poderão visitar as instalações e obras da Petrocity próximas ao Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA). Leia também: Saúde orienta romeiros a se vacinarem antes da Festa do Divino Pai Eterno.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

VIDANEWS - Pix terá opção de pagamento por aproximação no celular.

 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que a instituição está associando-se ao Google Pay e Apple Pay para permitir pagamentos via Pix por aproximação no celular. A novidade foi revelada em evento promovido pelo Valor Capital Group, em São Paulo.

Funcionalidade Inovadora Em breve, consumidores poderão registrar uma chave Pix em carteiras digitais como Apple Pay ou Google Pay, utilizando o Pix como um cartão de crédito ou débito. “Ao invés de colocar cartão de crédito lá, (a pessoa) pode apenas colocar Pix”, explicou Campos Neto. Motivações e Expectativas Uma das razões para a preferência dos cartões de crédito sobre o Pix é a facilidade da ferramenta de aproximação. No entanto, Campos Neto não especificou quando a funcionalidade estará disponível.  Recorde de Transações Na última quinta-feira (6), o Pix atingiu um novo recorde com 206,8 milhões de transações em um único dia, totalizando R$ 90,9 bilhões. Desde seu lançamento em novembro de 2020, o Pix tem mostrado crescimento contínuo, com cinco bilhões de transações mensais, movimentando cerca de R$ 2 trilhões.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

VIDANEWS - Governo renegocia R$ 1,5 bilhão em débitos de ICMS, IPVA e ITCD.

 

O programa de regularização de débitos da Secretaria da Economia, Negocie Já, renegociou R$ 1,5 bilhão em dívidas de ICMS, IPVA e ITCD em dois meses. Entraram R$ 380 milhões à vista nos cofres do Tesouro Estadual. A negociação beneficiou 80 mil contribuintes goianos, quitando 97 mil autos de infração e realizando 50 mil parcelamentos.

Até 31 de maio, dos R$ 380 milhões pagos à vista, R$ 228 milhões correspondem a dívidas de ICMS, R$ 90 milhões de IPVA, R$ 39 milhões de ITCD e R$ 23 milhões de pena pecuniária. Os parcelamentos somam R$ 1,12 bilhão. O Negocie Já, lançado em 1º de abril pelo Governo de Goiás, oferece descontos de até 99% sobre juros e multas para pagamentos à vista ou parcelados. A adesão ao programa termina em 29 de julho. Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria da Economia (https://goias.gov.br/economia/negocie-ja). O secretário de Economia, Sérvulo Nogueira, destacou que o programa superou expectativas: “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora. O volume de negociações e de adesão demonstra que a regularização de débitos está alinhada aos interesses do estado e dos contribuintes.” A Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia negociou o maior número de Processos Administrativos Tributários (PATs) quitados, seguida por Anápolis, Luziânia e Goiás Com informações da Secretaria da Economia. ( Fonte Jornal Contexto Noticias )

 

VIDANEWS - A farra com o dinheiro público

 

No final do ano passado (2023), nada menos que oito mil e 600 empreendimentos (em um total de 21 mil obras) tocados com dinheiro público estavam paralisados. Os dados são do Tribunal de Contas da União.

Numa comparação com os últimos três anos, a porcentagem de obras paralisadas aumentou de 29%, em 2020, para 41% em 2023. No  mesmo período, a quantidade total de projetos diminuiu significativamente (6.119 obras a menos), apesar do aumento do investimento previsto. O valor total de recursos investidos passou de R$ 75,95 bilhões em 2020, para R$ 113,65 bilhões em 2023. E, lamentavelmente, pouca coisa, ou, nada, mudou. Isso é o que se pode chamar, literalmente, de “farra com o dinheiro público”. Recursos dos cofres públicos são usados para obras inacabadas que não servem para nada, apenas para enriquecer empreiteiras. Esse fenômeno ocorre em cidades de todos os tamanhos. Obras são prometidas, licitadas, iniciadas, mas depois abandonadas sob diferentes pretextos. A população se sente desprotegida e traída, com escolas, estradas, hospitais, esgoto, água e energia prometidos pelos governos nunca se concretizando ou sendo entregues pela metade. Após o período de gestão, o governante substituto frequentemente ignora obras inacabadas, propondo novos projetos e esquecendo que essas obras são do povo, não de seu antecessor. O ciúme, a inveja e o desprezo pelo que foi iniciado levam ao abandono de projetos quase concluídos, resultando em desperdício de recursos. Raramente uma administração conclui obras deixadas por outra, e quem paga a conta é o cidadão, o contribuinte, o eleitor. Já passou da hora de existir, no Brasil, uma lei que obrigue o candidato eleito a continuar projetos interrompidos. O dinheiro do povo não pode alimentar vaidades e caprichos de políticos. Ele vem dos tributos, do sacrifício de trabalhadores de baixos salários, que votam na esperança de que os políticos respeitem o erário. Com essa legislação, candidatos saberiam das regras antes de disputar. Sem isso, o ciclo vicioso continuará, eleição após eleição, governo após governo. Isso é inaceitável.( Fonte Jornal Contexto Noticias GO)

 

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão da Câmara aprova projeto que amplia atendimento a doenças raras no SUS.

  Exames para diagnóstico deverão ser oferecidos em até 30 dias, e o primeiro tratamento, em até 60 dias; a Câmara continua discutindo a pro...