CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Os motivos por trás do desaparecimento do feijão do prato dos brasileiros.

De acordo com um estudo conduzido pela UFMG, o hábito alimentar dos brasileiros está passando por uma mudança significativa, indicando uma tendência de redução no consumo regular de feijão até o ano de 2025. 

Os resultados apontam para uma transformação nos padrões alimentares, possivelmente influenciada por fatores como variações nos estilos de vida, preferências gastronômicas em evolução e até mesmo aspectos econômicos. Os brasileiros estão gradativamente abandonando o hábito de consumir feijão diariamente, refletindo mudanças culturais, a ascensão dos alimentos ultraprocessados e o aumento dos preços desse alimento básico. Conforme um estudo do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da UFMG, a tendência aponta para a redução do consumo regular de feijão, prevendo que, a partir de 2025, a maioria da população passe a consumi-lo de maneira irregular (de 1 a 4 dias por semana). Essa transição alimentar tem implicações significativas para a segurança alimentar e a saúde pública, conforme destacado pela pesquisa da UFMG. A não ingestão regular de feijão está associada a um aumento de 10% na probabilidade de desenvolver excesso de peso e um aumento de 20% na probabilidade de obesidade, comparado à parcela da população que o consome com alguma frequência. O que explica a queda de consumo nos últimos anos Mudanças culturais e o avanço dos ultraprocessados – alimentos calóricos e de baixo valor nutricional – estão no centro da redução do consumo de feijão, segundo a pesquisadora. “Na década de 1980, há a entrada das grandes transnacionais de alimentos no Brasil e o avanço da participação das mulheres no mercado de trabalho, o que causa uma modificação no perfil de consumo da população, com os ultraprocessados sendo percebidos como uma solução prática para o dia a dia”, observa a nutricionista. “Com o passar do tempo, há também uma perda de práticas culinárias, da habilidade em si de preparar os alimentos, com a tradição de receitas que passavam entre gerações que começa a se perder.”Fonte Jornal Contexto Noticias Nascional.

Nenhum comentário:

Ataque de tubarão mata jovem e fere outro em estado crítico na Austrália.

Uma mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um ataque de tubarão em Nova Gales do Sul.  As autoridades fecharam praias da regi...