CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

DF e Goiás avançam na criação de consórcio para gerir transporte do Entorno.

O Distrito Federal e Goiás deram início ao processo de criação de um consórcio público para a gestão do transporte coletivo no Entorno do DF. 

O protocolo de intenções foi apresentado nesta terça-feira (16/9) à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com estimativas, mais de 220 mil passageiros utilizam diariamente os ônibus que ligam as cidades goianas ao DF, reforçando a urgência de uma gestão compartilhada e eficiente do sistema. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), informou que o documento com as diretrizes do consórcio interestadual foi submetido à ANTT junto ao pedido de prorrogação do aumento da tarifa. O reajuste de 2,91%, previsto para entrar em vigor no dia 22 de setembro, deve ser adiado por mais 30 dias. “O documento foi concluído e agora será analisado pela ANTT. Junto com o termo, vamos apresentar o pedido de adiamento do reajuste por mais 30 dias”, disse Ibaneis ao Metrópoles. O secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, destacou que o protocolo de intenções é o primeiro passo para a criação do consórcio, que ainda precisa da aprovação da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O acordo prevê gestão conjunta dos contratos das empresas de ônibus que operam na região. Segundo Viana, a expectativa é de que DF e Goiás destinem anualmente cerca de R$ 100 milhões em subsídios para reduzir o valor da passagem paga pelo usuário. “Ao estabelecermos um consórcio público, com natureza próxima à de uma autarquia, será possível que a ANTT delegue os contratos para o consórcio. Assim, os dois governos farão a gestão direta e garantirão os aportes necessários”, explicou o secretário. A União, por sua vez, informou ao grupo de trabalho que não participará financeiramente do consórcio, mas dará anuência para a criação da nova entidade.(Fonte Portal da Ùnica Noticias GO)

Nenhum comentário:

Gratuidade em conta de luz para baixa renda vai à sanção presidencial.

  A gratuidade, prevista na medida provisória, deve beneficiar 4,5 milhões de famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal por p...