CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Fruto de acordo, decreto que regulamenta emendas dos vereadores de Goiânia é publicado.

 

Agora, há a obrigatoriedade de apresentação de justificava técnica que comprove a "compatibilidade da proposta [da destinação da emenda] com as necessidades de saúde pública do Município".

Sob justificativa de “aprimorar os procedimentos para trâmite e execução”, o prefeito Sandro Mabel (UB) assinou o decreto de regulamentação das emendas impositivas parlamentares de Goiânia. O decreto, publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, 27, é fruto de acordo entre o Paço Municipal e a Câmara após longas tratativas e deve contribuir para “pacificar” o clima entre os dois Poderes. Entre as alterações no manejo das emendas por parte dos vereadores está a questão das entidades que receberão os valores. A partir de agora, com o decreto, emendas parlamentares destinadas à área da saúde deverão, obrigatoriamente, “estar em conformidade com as diretrizes, metas e prioridades estabelecidas no Plano Municipal de Saúde vigente” e apresentar orçamentos compatíveis com os valores de referência constantes nas tabelas do SUS. Além disso, agora há a obrigatoriedade de apresentação de justificava técnica que comprove a “compatibilidade da proposta com as necessidades de saúde pública do Município, conforme diagnóstico situacional estabelecido nos instrumentos de planejamento do SUS”. O decreto deve sanar um dos principais pontos de veto do Executivo na aplicação de emendas – cuja parte majoritária era destinada à entidades da área da saúde. Conforme apurado pela reportagem, Ao todo, o Executivo vetou 132 emendas, que somam quase R$ 80 milhões, sob a justificativa de que as entidades indicadas não mantinham convênio com o SUS.(Fonte Jornal Opção Noticias GO)

Nenhum comentário:

Às vésperas de tarifaço, aeroportos brasileiros relatam alta nos envios de cargas aos EUA.

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, aponta que, desde a última sexta-feira (25), há um aumento "expressivo" nos ...