Prefeitura
de Águas Lindas implanta programa de Fonaudiologia Escolar
A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da
Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Pedagógica, CEMEI e as pedagogas
que prestam suporte pedagógico, a Equipe de Fonoaudiologia da Secretaria de
Educação, realizam um trabalho de visitas nas escolas com técnicos da Fonoaudiologia
Escolar com o objetivo de verificar as dificuldades dos alunos no processo de
aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino.
Devido ao grande número de casos de alunos com
distúrbios articulatórios encontrados nas escolas, a Fonoaudiologia Escolar,
começou o trabalho com a capacitação e instrumentalização dos professores.
Entre as habilidades estão a saúde vocal dos professores, problemas que
envolvam a construção da leitura e da escrita e as dificuldades enfrentadas
pelos alunos em relação ao desenvolvimento da oralidade, principalmente a
gagueira e o distúrbio articulatório.
“Esse método utilizado pelos professores é de
grande importância para os alunos, pois auxilia no tratamento ou dependendo do
caso, o problema pode ser resolvido na própria escola, mas devemos sempre
pensar que essa forma de intervenção do professor não substitui o tratamento
fonoaudiológico”, disse o prefeito Hildo do Candango.
Segundo o secretário de Educação Silvério Correa os
trabalhos começaram pela divulgação dos possíveis problemas de fala, com
enfoque no distúrbio articulatório, que é um problema em nível articulatório,
ou seja, a criança troca os sons da fala ao se comunicar.
“A melhor forma para corrigir os problemas, esta na
correção do ponto de articulação que está errado, com auxílio de estímulos
visuais, auditivos e sinestésicos (audição, visão e percepção tátil). “Ponto de
articulação”, nada mais é do que o lugar onde os articuladores da fala se tocam
para produzir os sons (fonemas)”, explica o Fonoaudiólogo Nilson de Melo
Brandão, responsável pelo desenvolvimento do programa.
Cada fonema é observado em termos de produção
articulatória e anotado em uma ficha, constando o que está alterado. Essas
informações são repassadas aos professores, eles aprendem o que está errado e o
que pode ser feito para que ocorra a produção correta.
Após o término da avaliação, os professores são
orientados quanto às possíveis intervenções pedagógicas e quais os materiais de
apoio que podem ser utilizados para auxiliar no processo de correção dessas
dificuldades articulatórias. De uma forma geral, os professores se dizem
interessados e motivados por esse método e estão colocando em prática na sua
atividade profissional.
O mais importante é o efeito multiplicador, os
professores repassam esses novos conhecimentos a outros professores, e diversas
escolas estão interessadas pelo método.
Da Assessoria de Imprensa da
Prefeitura
Fotos: ASCOM