CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

domingo, 23 de novembro de 2025

França nomeia seu primeiro foguete civil lançado do território continental como “Baguette One”

A iniciativa parte da HyPrSpace, empresa francesa de foguetes híbridos com sede em Bordéus, que fechou recentemente um acordo para realizar uma missão de demonstração com carga a bordo.

No ano que vem, a França realizará um marco no espaço civil: o primeiro foguete lançado a partir de seu território continental será batizado de Baguette One. O nome, que pode soar bem-humorado, é real — e carrega ambição. A iniciativa parte da HyPrSpace, empresa francesa de foguetes híbridos com sede em Bordéus, que fechou recentemente um acordo para realizar uma missão de demonstração com carga a bordo. O lançamento será feito a partir do centro de testes de mísseis de Biscarrosse, no sudoeste da França, após autorização da Direção-Geral de Armamento nacional. Essa operação representa uma novidade: até então, a França havia lançado seus veículos espaciais apenas a partir do Porto Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Com cerca de 10 metros de altura — um pouco menor que o foguete Miura 1 —, o Baguette One será usado para levar experimentos suborbitais. A ATMOS Space Cargo, empresa alemã de logística espacial, vai testar sua cápsula de reentrada, chamada Phoenix-2, durante o voo. O foguete é apresentado pela HyPrSpace como uma etapa preparatória para seu veículo orbital, chamado Orbital Baguette One (OB-1). Para desenvolver a tecnologia necessária, a empresa levantou 21 milhões de euros em investimentos privados, que se somam a 35 milhões de euros do programa público “France 2030”. A OB-1, segundo a HyPrSpace, terá seu primeiro lançamento — previsto para o final de 2027 — e deverá transportar entre 200 kg e 250 kg até a órbita. Diferentemente de muitos foguetes, ela usará um sistema híbrido de propulsão: combustível sólido derivado de plástico reciclado e oxigênio líquido como oxidante. Essa abordagem elimina a necessidade de turbobombas, reduzindo os custos de produção em aproximadamente 40%, embora sacrifique a reutilização do motor.Fonte Jornal Opção Noticias Internacional.

Nenhum comentário:

Operação termina com mortos e fuzil apreendido após ataque de facção à PM em Goiás.

As equipes chegaram aos suspeitos após o compartilhamento de informações que apontavam que o grupo ostentava um fuzil automático. A Polícia ...