Neste mês, dá-se a passagem do Outubro Rosa. Um movimento conhecido em boa parte do mundo e que tem por objetivo colocar no centro das atenções a luta contra o câncer de mama.
Mas, como surgiu esse movimento? O movimento surgiu em
1982, quando a norte-americana Nancy Brinker, criou a Susan G. Komen Breast
Cancer Foundation, uma instituição pensada para cumprir uma promessa feita a
sua irmã, Susan G. Komen, que faleceu em 1980, com 36 anos, lutando contra o
câncer de mama. Um ano depois da sua fundação, o instituto organizou a Corrida
pela Cura em Dallas e, surpreendentemente, movimentou mais de 800 mulheres
pelas principais ruas do Texas. Duas décadas mais tarde, em 2002, a Susan G.
Komen Breast Cancer Foundation contabilizou, aproximadamente, 1,3 milhões de
participantes em centenas de eventos, não só nos Estados Unidos, como também em
outros países. De uma única corrida, o acontecimento foi expandido para oito
novas atividades ao longo dos anos e passou a disponibilizar exames gratuitos e
de baixo custo para a população. A instituição levantou cerca de US$ 2 bilhões
basicamente para a pesquisa do câncer de mama. Empenho Em uma entrevista ao
jornal americano Palm Beach Daily News, Nancy relatou na época que jamais
pensava que o movimento iria se popularizar mundialmente. “Eu tinha 33 anos
quando perdi a minha irmã. Aquilo era algo completamente novo, um enorme
desafio que me senti obrigada a enfrentar. Sabia que, de uma forma ou outra,
tinha que cumprir a promessa que fiz a Suzan e sempre dei tudo de mim. Acho que
se fosse para dar um conselho as mulheres de luta, seria para não se distrair.
Haverá contratempos. Mas com calma chegamos lá “, contou na entrevista. Campanha
ficou conhecida pelo laço rosa O rosa era a cor favorita
da irmã- contou Nancy- e por conta disso essa cor se tornou a marca, por
excelência, da mensagem da fundação Susan G. Komen. Ela se empenhou para que o
tema surgisse em vários lugares diferentes através da cor. Estrategicamente,
eram distribuídos laços e panos rosas nos eventos como forma das pessoas se
lembrarem da causa pela pigmentação. Movimento no Brasil Em território
brasileiro, a primeira manifestação em apoio ao movimento aconteceu em 2002, no
Obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O local foi todo contemplado
por uma bela iluminação rosa. A partir de então, a campanha ficou conhecida em
todo Brasil e se consolidou em 2008 quando houve a participação de milhares de
municípios. Leia também: APAE Anápolis: Sete vezes entre as Melhores ONGs do Brasil
Foi em 2010 que o Brasil ganhou, oficialmente, o apoio do Instituto Nacional de
Câncer (INCA), que promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o
tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar
o conhecimento sobre o câncer de mama. Em
2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama
– outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades,
entre outras:
- Iluminação de prédios públicos com luzes de
cor rosa;
- Promoção de palestras, eventos e atividades
educativas;
- Veiculação de campanhas de mídia e
disponibilização à população de informações em banners, em folders e em
outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao
câncer, que contemplem a generalidade do tema.(Fonte Jornal Contexto
Noticias GO)
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