Após avaliação técnica, equipes concluíram que não será preciso colocar estacas para sustentar a pista local, onde estava a cratera
A pista central da marginal Tietê será liberada ao tráfego de veículos a partir das 17h desta quinta-feira (3), de acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Foi realizada uma análise no local que, segundo as empresas, "demonstrou que foi bem-sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do poço de ventilação da Linha-6 Laranja do Metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras". As equipes concluíram que não será necessária a instalação de estacas para a contenção da pista local da marginal Tietê, a mais prejudicada com o surgimento da cratera. O acidente foi próximo à ponte do Piqueri no sentido Ayrton Senna. Segundo a Sabesp, serão instalados tapumes na pista local da marginal Tietê para preservar o lugar, proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas provoque lentidão no fluxo de veículos. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Sabesp disseram que acompanham o andamento dos trabalhos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente. Bombeamento do esgoto Nesta quinta-feira tem início o bombeamento do esgoto que está na saída de emergência e nos túneis da obra da Linha-6 do Metrô. As bombas já estão instaladas e transportarão o esgoto para o coletor localizado na margem direita (oposta ao acidente) do rio Tietê. Ao longo do trabalho de drenagem, parte do esgoto também vai ser bombeado para o interceptor ITi-1. Dessa forma, todo o esgoto é encaminhado para tratamento na ETE Barueri. Segundo a Sabesp, o ITi-1 é o interceptor de esgotos que está substituindo provisoriamente o ITi-7, até a completa recuperação. O ITi-7 é um supertúnel de 7,5 km de extensão construído embaixo da marginal Tietê no trecho entre a avenida do Estado e a ponte do Piqueri. Inaugurado em 2020, tem 3,4 metros de largura e 2,65 metros de altura, implantado em profundidade máxima de 18 metros. Ele atende 2,2 milhões de pessoas na região central de São Paulo, em bairros como Bela Vista, Consolação, República, Anhangabaú, Sé e Liberdade, abrangendo também Aclimação, Cambuci e Ipiranga.(Fonte R 7 Cratera O Shield, mais conhecido como tatuzão, permanece no túnel onde ocorreu o acidente que abriu uma cratera na marginal Tietê, em São Paulo, na última terça-feira (1º). O equipamento foi alagado pelo líquido que vazou da rede de esgoto, que se rompeu. Segundo a Acciona, concessionária que administra as obras e operações da futura Linha 6-Laranja, a máquina vai passar por uma avaliação após a drenagem de todo o esgoto que vazou no poço de ventilação e certamente terá de receber troca de equipamentos. Não há prazo para que o tatuzão retome o trabalho de escavação. De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, a causa do desabamento foi o rompimento de uma galeria de esgoto no sentido transversal à obra da Linha 6-Laranja do Metrô.( Fonte R 7 Noticias Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário