CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

CONTRA COVID 19 "COVID MATA"

sábado, 23 de julho de 2022

VIDANEWS - Povo de Cuba sofre com apagões e longas filas em postos de gasolina.

 

País luta contra a queda do número de turistas na ilha, uma das principais fontes de renda da nação com as sanções dos EUA.

A população de Cuba está convivendo com apagões diários, além dos baixos estoques de comida, remédio e combustível, forçando os cubanos a enfrentarem longas filas em postos, farmácias e mercados. Em alguns casos, o povo passou a recorrer ao mercado ilegal para ter itens básicos. Houve pequenos protestos isolados neste verão do hemisfério norte e mais de 150 mil cidadãos cruzaram a fronteira dos EUA com o México desde outubro, segundo o governo norte-americano. "Todos os cubanos da ilha estão sofrendo as consequências da situação econômica", disse Daniel Rech Companioni, morador de Havana, segundo a Reuters. "Mas, realmente, a situação é crítica. Com falta de energia, escassez de alimentos — coisas básicas e elementares que um cidadão deve ter", disse. Após décadas de declínio devido a problemas de gestão e escassez de oferta, a produção de açúcar deste ano foi metade do planejado e a menor desde o século 18. O ministro da Economia de Cuba, Alejandro Gil, disse que a inflação foi de 77% no ano passado e 28% até junho deste ano. Especialistas independentes disseram que o índice atingiu três dígitos em 2021. O setor chave do turismo ainda sofre. Os turistas dos EUA estão tendo dificuldades para chegar a Cuba por causa das restrições impostas pelo governo às viagens à ilha, enquanto outros visitantes estão cautelosos devido à crise e aos protestos do ano passado. Foram cerca de 700 mil visitantes estrangeiros no ano até junho, bem abaixo do que é necessário para atingir a meta de 2,5 milhões para o ano. O ministro da Economia disse nesta quinta-feira (21) que a economia cresceu 10,9% até março em comparação com o mesmo período de 2021, quando ficou “quase paralisada” pela pandemia de Covid-19. A economia de Cuba começou a se recuperar dos efeitos da pandemia e deve crescer 4% este ano, disse o ministro da Economia, embora a maioria dos cubanos tenha visto poucos sinais de alívio da escassez de alimentos e energia. “O objetivo é a recuperação gradual da economia para atingir os níveis de atividade que tivemos em 2019”, disse Gil. O economista cubano Omar Everleny disse que não descartou um crescimento de 4% este ano, mas que as contínuas sanções dos EUA, a pandemia, a crescente inflação internacional e a guerra na Ucrânia o levaram a duvidar disso. A economia de Cuba depende das importações, disse Everleny, mas o país tinha pouco dinheiro e custos crescentes de combustível, alimentos e transporte, minando seus esforços para se recuperar. "A realidade é que a economia está muito pior do que no ano passado. Por isso, é muito difícil para mim pensar que os 4% serão atingidos", disse.( Fonte R 7 Noticias Internacional)

Nenhum comentário:

VIDANEWS - DISCURSO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO DO CANDANGO

    Senhor Presidente, senhores e senhoras presentes, não posso mais me calar diante do absurdo que está acontecendo com a nossa gente! Na s...